Este é um texto que completa nosso resumo das principais especialidades gastronômicas que você vai encontrar na Catalunha. São muitas as especialidades, e por isso decidimos fazer uma seleção de 10 comidas típicas de Barcelona, que recomendaríamos que você conhecesse – sempre que elas piscarem para você! 😉
1. Pa amb tomàquet
Você não vai precisar ir atrás do famoso “pão com tomate”, é muito provavél que ele apareça repetidas vezes na mesa dos restaurantes onde você for almoçar e jantar. O pa amb tomàquet nada mais é que uma fatia de pão, tipo pão italiano, tostada, na qual se esfrega um tomate bem vermelho e menor que o usado nas saladas. Também pode receber algum tipo de embutido como complemento.
Saiba mais sobre a iguaria lendo o texto “pa amb tomàquet”, o pão com tomate catalão.
2. Escalivada
A escalivada é uma delícia muito saudável e tipicamente catalã. É elaborada com pimentão vermelho, beringela e cebola, previamente assados na brasa (de preferência) e temperados com azeite e alho. Pode ser servida em um bom pedaço de pão tostado, untado com azeite de oliva, ou como acompanhamento de um prato principal de carnes ou peixes. Normalmente é servida como uma espécie de aperitivo antes da comida.
3. Coca de recapte
As cocas são um producto muito típico da culinária catalã. São um tipo de torta de massa bem fina, quase como se fosse uma massa de pizza. A coca de recapte é uma das nossas prediletas: sobre a massa, ainda crua, são colocados molho de tomate, cebola, beringela, pimentão vermelho e verde assados no forno, além de algum tipo peixe salgado (arenques ou anchovas). Procure pela coca de recapte em uma boa padaria.
4. Butifarra
A butifarra é um embutido típico da Catalunha. Com formato de salsicha, é elaborada com carne de porco moída e especiarias. Considerada durante muito tempo uma comida humilde, hoje a butifarra protagoniza um autêntico renascer em Barcelona. Estamos presenciando a abertura de restaurantes especializados em apresentações gourmet do tradicional alimento catalão.
5. Arròs caldoso
Quem quiser ir além da paella, pode experimentar um arròs caldoso, um prato elaborado com arroz de formato mais arredondado, que pode ser preparado com verduras e legumes, ou com carne, ou frango, ou peixe, ou ainda com frutos do mar. Não é parecido com um risoto, pois é servido com mais caldo, parecendo mais com uma sopa.
6. Arròs negre
Ainda no território do arroz, muito importante na culinária mediterrânea, o arròs negre (arroz negro) utiliza para seu preparo o mesmo recipiente da paella. O prato leva basicamente arroz branco, lula, sépia (uma espécie de lula grande e bem branca) e camarões pequenos, tudo preparado com caldo de peixe, condimentos e tinta de lula, que dá a cor característica e nome ao prato.
7. Fideuá
Para quem quiser conhecer um prato emparentado com a paella, a pedida é a fideuá, um prato que troca o arroz por um macarrão parecido com espaguete, com furinho central e em forma de semicírculo. Como a paella, a fideuá é originaria de Valência, mas é muito popular na Catalunha também, onde é preparada com camarões, caranguejo, lula, frango, pimentão e tomate. O acompanhamento imprescindível da fideuá é o molho alioli.
8. Bomba de la Barceloneta
Entre os zilhões de tapas (os tradicionais tira-gostos) que habitam os balcões dos bares de Barcelona, há uma tipicamente barcelonesa: a bomba de la Barceloneta (ou, simplesmente, bomba) que, a história diz, foi inventada no antigo bairro de pescadores da cidade. A bomba é uma bola de batata recheada de carne moída e coberta com um molho apimentado. Já provamos bombas muito boas, entre outros, na Fábrica Moritz e no Tapas 24.
9. Mel i mató
Entrando no território doce, mel i mató é uma sobremesa tipicamente catalã, que já fez muito sucesso entre os leitores do passaporte BCN, depois que seguiram nossa sugestão para prová-la. Mató é um tipo de queijo fresco, com menos gordura, elaborado com leite de cabra ou ovelha. A uma bela fatia de mató, ou a porções em pedacinhos, se acrescenta mel e pronto!
10. Crema catalana
No último lugar da nossa lista, a rainha das sobremesas, a crema catalana. É elaborada com leite, gemas, açúcar, amido (tipo Maizena), raspa de limão e rama de canela. O toque especial fica por conta da cobertura crocante de caramelo, feita com açúcar cristal queimado com maçarico culinário. Para saber mais sobre ela, leia nosso texto aqui. Três lugares muito indicados para experimentar a crema catalana são a Granja Viader, a Granja Dulcinea e a Granja La Pallaresa.
Veja também: especialidades gastronômicas | restaurantes: manual de uso | restaurantes testados | onde comer em Barcelona: nossos restaurantes prediletos | onde comer as melhores paelhas em Barcelona
Excelente a matéria sobre os pratos típicos da catalunha!
Estarei para Barcelona com minha família agora em julho e vou tentar experimentar alguns destes pratos
Gostaria de saber se vcs poderiam recomendar algum restaurante de comida catalã próximo ao Estádio do Barcelona (estarei hospedado num hotel nesta região)
Obrigado e parabéns pelo trabalho!
Prezado Caio, como a região próxima do Camp Nou é residencial e fica fora das zonas turísticas de Barcelona, é uma parte da cidade que ainda não exploramos no quesito gastronomia. Podemos indicar restaurantes de comida catalã em regiões mais centrais da cidade, pode ver uma seleção de restaurantes no texto culinária catalã/mediterrânea e nossos favoritos na lista de restaurantes prediletos de Barcelona. Abraço.
ótimas receitas estão de parabéns deu até fome rs, ótimo blog.
Obrigado, Rafa!
Dica: restaurante Llavor dels Orígens. Vale a pena um almoço num dos estabelecimentos.
Obrigado Márcia. Na verdade, o presente texto é sobre comidas e não sobre restaurantes, mas já indicamos o La Llavor dels Orígens nos textos onde falamos sobre restaurantes em Barcelona. Ainda mais, adivinhe a qual restaurante corresponde a fotografia no topo do presente texto? Abraço.
A melhor crema caralana que comi
foi em Girona.
Faltaram as batatas bravas no post. Adoro!!!!
Prezada Noemi, as patatas bravas não são típicas de Barcelona, por isso não foram incluídas no post. É um prato (que adoramos!) que pode ser encontrado em qualquer canto da Espanha. Abraço.
oi tony, estarei em barcelona entre os dias 18/12 e 22/12 com meu marido e meus dois fihos ( 1ano e 9 meses – 5 anos). adorei seu poste sobre os restaurantes. vc indica algum na regiao perto do Ramblas, estarei hospedada la. vi sobre o show de flamenco no tableo cordobe… achei fantastico. vc indica algum roteiro p esses dias: aguardo resposta.
Fernanda, entre nossos restaurantes prediletos de Barcelona, ficam próximos de Las Ramblas todas as granjas e os restaurantes Lluis de les Moles, e Fonda Espanya, e uma unidade do Bacoa, além da sorveteria Rocambolesc. Veja nossas propostas para 5 dias ou mais em Barcelona e Barcelona para crianças. Abraço.
Adoro as dicas de vocês, já vi várias, estarei indo para Barcelona e Andorra mês que vem. E vou sim experimentar alguns desses pratos.
Que ótimo, Ana Paula. Precisando de qualquer esclarecimento, aproveite as caixas de comentários do site para perguntar, teremos o maior prazer em tentar ajudar.
Eu tive a oportunidade de provar mel i mató e a crema catalana. São divinos.
São divinos mesmo! Abraço!
Tony,
Vou à Barcelona em 24/02/19 com meu filho de 16 anos para uma estadia de 10 dias.
Procurando informações sobre a Cidade através do Google, achei vocês; salvei a página e de agora em diante virou meu guia diário!
Parabéns pelo site, pelas interações e por todo o conteúdo.
Obrigada, obrigada, obrigada! S2
Prezada Renata, seja bem-vinda ao passaporte BCN. Se você tiver qualquer dúvida, aproveite para perguntar, teremos o maior prazer em tentar ajudar. Aproveitamos para indicar a leitura do seguinte texto, alertando sobre a celebração do evento que mais compromete os serviços de Barcelona, o Mobile World Congress, que acontecerá no período da sua viagem. Abraço.
Olá pode nos indicar um lugar para jantarmos em família na ceia de Natal? Obrigada
Bom dia, Gisele, veja nossas indicações na seção Restaurantes de Barcelona para o período do Natal do texto Natal em Barcelona.
Parabéns por todo o trabalho informativo, simplesmente amei.
Estarei em novembro em Barcelona, por um dia apenas, meu cruzeiro ficará apenas 10 horas, sendo assim, se possível, informar um restaurante próximo para comer uma comida catalã.
Desde já agradeço
Maria Vasconcelos
Bom dia, Maria, seja bem-vinda ao passaporteBCN. Não existe nenhum restaurante na região do porto. Próximo da Plaça Catalunya, no coração de Barcelona, você pode tentar o ótimo Lluis de les Moles. Pode ler nossa resenha do restaurante aqui. Abraço.
Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!
Muito obrigado, Vera.
Bom dia!
Parabéns pela matéria acima, muito esclarecedora.
Estaremos fazendo um cruzeiro na proxima semana que irá fazer uma parada de 8 horas em Barcelona. Peço que nos idiquem uma confeitaria ou restaurante ou um bar que fiquem proximo ao porto ou ao monumento de Cristóvão Colombo.
Agradecidamente
Maria Vasconcelos
Bom dia, Conceição, seja bem-vinda ao passaporteBCN. Pode tentar a Granja Viader, a Granja Dulcinea ou a Granja La Pallaresa. Abraço.
Olá!
Sobre comidas: os restaurantes em Barcelona costumam ter opções sem frutos do mar, para quem não come? Porque a maior parte tem…
E o que vocês sugerem?
Bom dia, Renata, os frutos do mar estão longe de ser um ítem fixo ou dominante nos menús. São, simplesmente, uma alternativa. Na maioria de restaurantes a imensa maioria de escolhas não inclui frutos do mar. Abraço.
Bom dia! Onde posso comer o Arròs negre??
Bom dia, Melissa, procure um restaurante especializado em arroz. Onde há paella no menú (veja aqui indicações de restaurantes) costuma haver arròs negre.