Las Ramblas

Las Ramblas, Barcelona

Quando falamos de Las Ramblas não nos referimos a um bairro e sim a avenida mais conhecida de Barcelona. Com pouco menos de um quilómetro de comprimento, Las Ramblas começa na Plaça de Catalunya e termina no Mirador de Colom, já no Port Vell, o porto antigo de Barcelona.

Las Ramblas, Barcelona
Las Ramblas, Barcelona

Las Ramblas serve como uma linha divisória entre os bairros de El Raval e Barri Gòtic. Descendo a avenida em direção ao mar, El Raval fica à direita e o Barri Gòtic à esquerda.

Las Ramblas, Barcelona

Apesar de ser uma única avenida, cada trecho de Las Ramblas recebe um nome diferente, o que pode confundir o visitante. Por essa razão é possível ouvir tanto “La Rambla” como “Las Ramblas”. Conheça agora os nomes de cada uma dessas partes.

Rambla de Canaletes

Las Ramblas, Barcelona

A famosa Font de Canaletes dá nome ao trecho inicial do passeio, saindo da Plaça de Catalunya.

Rambla del Estudis

Las Ramblas, Barcelona

No século XV, nessa área estava a primeira universidade de Barcelona, que foi derrubada no século XIX. Daí o nome de Rambla del Estudis, que também é conhecida como “Rambla dels Ocells” (“Rambla de los pájaros” en castellano). Perto daqui estava um antigo mercado de pássaros. Nessa parte de Las Ramblas havia, até 2009, 11 bancas de venda de pássaros, restando apenas uma para cumprir com a legislação de proteção de animais, sem que um dos símbolos desse passeio desaparecesse. Em 2013 a última banca de venda de pássaros foi fechada.

Rambla de les Flors

Las Ramblas, Barcelona
Las Ramblas, Barcelona

A Rambla de les Flors está alegremente decorada por suas bancas de venda de flores. Também é conhecida como Rambla de Sant Josep. Nesta parte da avenida encontra-se o Mercat de la Boqueria.

Rambla dels Caputxins

Las Ramblas, Barcelona

O começo da Rambla dels Caputxins está marcado pelo mosaico Pla de l’Os de Joan Miró. É um pedaço muito nobre com a presença do Gran Teatre del Liceu.

Rambla de Santa Mònica

Las Ramblas, Barcelona
Las Ramblas, Barcelona

No último trecho da avenida encontrava-se o antigo convento de Santa Mònica, hoje centro cultural.

Las Ramblas, Barcelona

É um lugar com muitos restaurantes, a maioria deles caça-turistas. Há uma infinidade de restaurantes em outras partes menos turísticas da cidade, onde você poderá comer com mais tranquilidade sem sentir-se ludibriado. Veja nosso texto grande furada: os restaurantes de Las Ramblas.

Las Ramblas, Barcelona

O último trecho de La Rambla de Santa Mònica, já perto do Mirador de Colom, é onde você vai encontrar as estátuas humanas. É bem divertido!

Las Ramblas, Barcelona

Las Ramblas, BarcelonaLas Ramblas, Barcelona

Rambla del Mar

Las Ramblas, Barcelona

Até 1992, Las Ramblas terminavam no Mirador de Colom, quando foi construída La Rambla del Mar. É uma passarela de madeira para pedestres, que cruza uma parte do porto antigo por cima do mar, e que leva até o Centro Comercial Maremagnum, no Port Vell.

Mapa

Veja as diferentes partes de Las Ramblas no mapa.


Ver Las Ramblas em um mapa maior

Principais atrações e um roteiro

passaporte BCN destaca as seguintes atrações em Las Ramblas: Café de l’Òpera | Camiseria Bonet | Casa Bruno Cuadros | Font als Santpere | Font de Canaletes | Gran Teatre del Liceu | Maremagnum | Mercat de la Boqueria | Mirador de Colom | Museu de Cera | Pla de l’Os | Palau de la Virreina | Reial Acadèmia de Ciències i Arts

Veja também nossa proposta de roteiro por Las Ramblas.

Como chegar

Las Ramblas está no coração de Barcelona, entre os bairros de El Raval e o Barri Gòtic. Existem várias estações de metrô ao longo de Las Ramblas: a Plaça Catalunya, a Liceu e a Drassanes.

Dica do passaporteBCN

Las Ramblas é, provavelmente, a avenida mais movimentada de Barcelona. É também o pedaço mais turístico da cidade. Mesmo abarrotada de turistas durante todo o ano, você não deve deixar de passear por ela. Las Ramblas é um lugar muito divertido, com muitos prédios históricos e lugares interessantes. Não deixe de ver as excelentes estátuas-vivas que se exibem ao longo de Las Ramblas. Você comprovará que é uma parte de Barcelona que vale muito a pena conhecer. Acima listamos algumas das atrações que podem ser encontradas em Las Ramblas.

Muita gente, muvuca, turistas de todos os cantos do mundo; não precisaria nem dizer qual é o resultado disso tudo. Tenha muita atenção com bolsas e carteiras, aqui é um paraíso para os batedores de carteira. Tome muito cuidado com seus pertences, veja mais em segurança e precauções.

27 mar2014
Tiago Vionet

Oi Tony, eu chegarei em Barcelona numa quarta-feira às 16h. Estarei hospedado próximo à estação Jaume I. Seria uma boa iniciar o roteiro por Las Ramblas, visto que será fim de tarde? Deixaria assim outros roteiros para os próximos 5 dias. Grato

    Tony
    28 mar2014
    Tony

    Tiago, estando do lado do metrô, você consegue fazer o roteiro que você quiser. Você está chegando no hotel às 16h ou no aeroporto? Se for no aeroporto, você não vai conseguir começar o roteiro antes das 18 horas, é bastante tarde. Para chegar até o começo do roteiro de Las Ramblas você vai ter que atravessar meio Bairro Gótico ou subir pela Via Laietana até o Carrer de Fontanella, entrar nele à esquerda e chegar na Plaça Catalunya para começar o passeio pelas Ramblas. Como roteiros alternativos, se o tempo estiver bom, pode tentar fazer o roteiro 5, ou fazer o roteiro 2 no sentido inverso tirando o parque se não der tempo. Abraço.

      28 mar2014
      Tiago Vionet

      Oi Tony, muito obrigado. Eu chegarei no aeroporto às 16h. Realmente estarei hospedado proximo à estação de metrô e poderia ir a qualquer lugar. Porém gostaria de escolher um roteiro que fosse bom de se fazer ao fim do dia, já anoitecendo, que também não fosse muito exaustivo, pois chegaremos cansado de viagem. A Barceloneta não seria melhor ir outro dia mais pela manhã ou meio da tarde, com mais sol? Talvez por isso opte pela sugestão do roteiro 2 sem o parque, até pela proximidade com o hotel. Abraço.

      Tony
      28 mar2014
      Tony

      Tiago, em um dia lindo o passeio no final do dia ao longo da orla marítima é muito gostoso. O legal de Barcelona é que tem tantas possibilidades de passeios que independente do roteiro que você escolher, vai ser um sucesso! O roteiro 2 é super perto do seu hotel, por isso é uma boa escolha também. Uma ótima viagem!

2 dez2014
LEILA

Olá Tony,

Estarei em Barcelona no dia 27/12/2014, gostaria de uma dica quente sobre
hospedagem para quatro pessoas em Las Ramblas ou outro local de fácil
deslocamento para os pontos turísticos. Pretendo ficar 3 noites.
grata

    Tony
    3 dez2014
    Tony

    Prezada Leila, precisando de dica de hotel, aproveite nossa consultoria gratuita. Leia o texto com atenção para saber as informações que precisamos para poder pesquisar um hotel para você. Abraço.

4 maio2016
AURELIO FIORILLO

Então, caríssimo, tudo beleza?

O seguinte: Vou chegar no hotel (na Plaza de España) aproximadamente às 15 horas.

Descanso um pouco, pego o metrô até CATALUNYA e desço LAS RAMBLAS até DRASSANES (pego metrô pra voltar ao hotel), passando pelo BOQUERIA.

E aí? O que você acha? Dá pra fazer (tarde/noite)? Perigoso? é uma quarta-feira, dia 25 de maio.

Agradeço
Abs

    Tony
    5 maio2016
    Tony

    Olá de novo, Aurelio. Sua ideia é boa, o passeio é tranquilo e pode ser feito no final do dia sem problemas, unicamente preste atenção aos batedores de carteira (veja nossas orientações sobre segurança e precauções). Aproveite para deixar se guiar pela gente aproveitando nosso roteiro pelas Ramblas. Abraço.

5 maio2016
AURELIO FIORILLO

Ah, eu chequei o roteiro pelas Ramblas.

Maravilhoso! Vou usar, obrigado.

28 ago2016
Patrícia

Oi Tony, eu novamente! Vou fazer o seu roteiro das Ramblas e pretendo terminar no Maremagnum já no fim de tarde, para ver o pôr do sol por lá. Você saberia dizer que horas anoitece na primeira quinzena de setembro?
Como pretendo voltar já de noite, pensei em pegar o metrô até o meu hotel. Seria seguro? Estarei hospedada no Pratik Vinoteka, calle de Balmes, 51. Qual linha é a mais indicada?

    Tony
    1 set2016
    Tony

    Patrícia, no 15 de setembro o sol vai se por em Barcelona às 20 horas. Para voltar no seu hotel, pegue a linha verde do metrô na estação Drassanes e desça na estação Passeig de Gràcia, que fica a 5 minutos do seu hotel. Abraço.

      1 set2016
      Patrícia

      Valeu Tony!!! Estou complementando o roteiro de Barcelona que comprei com alguns detalhes, obrigada por tirar minha dúvida!
      Abraços

9 jan2017
Helena

Boa tarde Tony,

Vou descer do navio em Barcelona no dia 17/02/17(sexta-feira) e ficarei na cidade das 09:00 às 18:00h. Gostaria de saber se tenho tempo para visitar o Camp Nou e qual o melhor meio de transporte para chegar até lá?Obrigada

    Tony
    10 jan2017
    Tony

    Bom dia, Helena, no presente texto respondemos consultas sobre Las Ramblas. Se você quiser deixar sua consulta no texto Camp Nou responderemos o antes possível. Abraço.

13 mar2017
Lorena Marques Vaz

Boa noite. Chegaremos na Estacao de Sants 13.45 de 16 de abril. Vamos ficar no Hostal Petit Príncep na Avenida diagonal 587, 2, 08021. Gostariamos de saber sua opinião sobre o que fazer nessa primeira tarde. Se indica esse roteiro ou algum outro. Obrigada.

Deixe seu comentário!