atrações imperdíveis

Definir quais são as atrações imperdíveis de Barcelona é algo muito subjetivo. Os interesses pessoais são muito diferentes e o que agrada a uns pode não interessar a outros. Veja um bom exemplo, o Camp Nou, o estádio do FC Barcelona, pode ser uma visita imperdível para quem gosta de futebol ou torce pelo Barça, enquanto pode ser totalmente dispensável para quem não gosta do esporte ou do time.

Pensando nisso, elaboramos uma seleção de lugares e atrações imperdíveis em Barcelona, acompanhada de comentários que esclarecem nossa escolha.

A lista de atrações imperdíveis pode ser o básico para sua visita a Barcelona, lugares que você não pode deixar de ver e conhecer na cidade.

Uma igreja

Sagrada Família. Ir a Barcelona e não visitar a Sagrada Família é como ir ao Rio de Janeiro e não subir no Corcovado. É algo para conferir de perto e ficar admirado com a incrível obra de Antoni Gaudí.

Se pretende passear pelo bairro de El Born, não deixe de entrar na espetacular Santa Maria del Mar. Qualquer roteiro pelo Barri Gòtic deve incluir a Catedral de Barcelona.

Um parque

Park Güell. O parque desenhado pelo gênio Gaudi é um dos lugares mais incríveis de Barcelona. Suba até a parte alta do distrito de Gràcia para conferir!

Destacamos também o Parc de Montjuïc, o mais extenso de Barcelona, com muitas opções de lazer e cultura para todas as idades. Outro parque interessante é o Parc de la Ciutadella, grudadinho na parte antiga de Barcelona, também um passeio delicioso.

Um edifício modernista

Casa Batlló. Outra obra impressionante de Antoni Gaudí.

Casa Batlló, Barcelona

Se o orçamento permitir, a La Pedrera (Casa Milá) deveria ser outra visita imperdível para qualquer pessoa interessada em arte modernista ou em Antoni Gaudí (não perca nosso texto Casa Batlló ou La Pedrera, qual escolher?). Não podemos deixar de citar o Palau de la Música Catalana, do arquiteto modernista Domènech i Montaner. E, sobrando tempo, um espetacular e maravilhoso conjunto de edifícios modernistas pode ser visto no Hospital de la Santa Creu i Sant Pau, que é Patrimônio Mundial da Humanidade.


Palau de la Música CatalanaHospital de la Santa Cruz y San Pablo, Barcelona

Um bairro

É impossível destacar um único bairro imperdível de Barcelona, por isso apontamos aqui os bairros que você não deve perder na sua visita à cidade: El Raval, o Barri Gòtic e El Born (situados no distrito da Ciutat Vella) e o distrito do Eixample, principalmente a parte do Passeig de Gràcia.

El Raval, BarcelonaBarri Gòtic, BarcelonaEl Born, BarcelonaPasseig de Gràcia, Barcelona

Recomendamos também um passeio pelo tradicional bairro de Gràcia, onde você irá descobrir uma Barcelona diferente.

Um museu

Escolher um museu como imprescindível em Barcelona, dependerá muito dos seus gostos artísticos. Para os apaixonados por Miró, o lugar é a Fundació Joan Miró; os apreciadores de Picasso não devem perder o Museu Picasso. Quem quiser ter uma visão ampla da arte na Catalunha, com uma belíssima seção dedicada à arte românica, o lugar é o MNAC (Museu Nacional d’Art de Catalunya). Indicamos também o CaixaForum, com exposições temporárias, localizado em uma antiga fábrica modernista em Montjuïc.

Fundació Miró, BarcelonaMuseu Picasso, BarcelonaMNAC, BarcelonaCaixaForum, Barcelona

Um mercado

É difícil encontrar um guia de Barcelona que não indique o Mercat de la Boqueria como visita imprescindível. Cá entre nós, na nossa opinião e na de muitos moradores de Barcelona, a Boqueria está descaracterizado por ser tão turístico. Mas não é por isso que você deixará de passar por lá, uma vez que está perto de muitos lugares pelos quais você certamente passará.

Se gosta de percorrer mercados, vá ao Mercat de Santa Caterina para conhecer um mercado de arquitetura moderna. E se quer conhecer lugares onde compram os moradores da cidade, entre também no Mercat de la Concepció, no Mercat de l’Abaceria Central ou no Mercat de la Llibertat, o primeiro no bairro do Eixample, o segundo e terceiro no bairro de Gràcia.

Mercat de la Boqueria, BarcelonaMercat de Santa Caterina, BarcelonaMercat de la Concepció, BarcelonaMercat de l’Abaceria Central, BarcelonaMercat de la Llibertat, Barcelona

Um templo esportivo

Camp Nou. O estádio do FC Barcelona é um lugar imprescindível para quem gosta de futebol o torce pelo Barça.

Igualmente imperdível para quem ama esporte é Open Camp, um parque de diversões onde as atrações são experiências relacionadas com o esporte e modalidades olímpicas. Está localizado na Anella Olímpica, na montanha de Montjuïc, que concentra algumas das instalações mais importantes dos Jogos Olímpicos de 1992.

Estadio Olímpico, Barcelona

Com as crianças

Font Màgica. O espetáculo gratuito da Fonte Mágica, na montanha de Montjuïc, é uma forma fantástica de acabar seu dia em Barcelona.

Fuente Mágica, Montjuic, Barcelona

As crianças também ficarão encantadas com o Aquàrium, o oceanário da cidade, com o Parc d’Atraccions del Tibidabo, o parque de diversões no alto da montanha do Tibidabo, ou com o Zoo, o zoológico de Barcelona. Viajando para Barcelona com crianças? Não deixe de ler o texto Barcelona com crianças.

Acuario, BarcelonaTibidabo y Collserola, BarcelonaZoo de Barcelona

Veja também: compra antecipada de ingressos para as atrações de Barcelona | índice completo | índice por bairros | atrações gratuitas | arte na rua | esportes | história | igrejas | lazer e diversão | mercados | modernismo | museus | parques | praças | praias | outras | bate-voltas | continuando a viagem

Barcelona em 15 roteiros

1 jun2016
AURELIO FIORILLO

Nós, aqui de volta. Viagem de sonhos. Desnecessário dizer, MUITA coisa não teríamos conhecido não fosse sua ajuda. Sinceros agradecimentos.
Chegamos no dia 25 passado e saímos no dia 30. Tempo ambiente: Sol, TODOS os dias.
Vou contar resumidamente o que fizemos CADA dia. (não tudo de uma vez, claro)
Mas hoje vai uma introdução sobre as emoções MAIS violentas que tive na viagem, de me levarem às lágrimas.
1) Quando cheguei no hotel (Catalonya Plaza, um “desbunde”) e o “cara” fuzilou:
“Vai ter que pagar as cinco diárias à vista!” É emoção demais, né não? Saí carregado da recepção… Não teve choro nem vela da Santa Creu.
2) Na viagem de volta de avião, NÃO tinha bebê chorando! Essa, então, é forte demais!
Imagine você, viajar 11 horas e cinquenta minutos de Zurique a São Paulo, SEM nenhum bebe chorando? Até estranhei! Assim como a tripulação, quando me viu no corredor ajoelhado agradecendo a Deus.
Amanhã eu volto. Abraços ao casal

    Tony
    2 jun2016
    Tony

    Prezado Aurelio, obrigado por botar um sorriso no rosto da gente com seu relato inicial da viagem! Ficamos felizes de saber que fez um tempo ótimo durante sua estadia na cidade. A primavera é uma caixinha de surpresas. Aguardamos mais relatos da sua viagem. Grande abraço.

2 jun2016
AURELIO FIORILLO

Primeiro dia:

chegamos às 15 horas no hotel (eu ainda ouvindo o eco do choro do maldito bebe…).
Pra espanto meu, a santa da minha mulher falou:
“Nada de dormir agora, senão só acordamos amanhã”.
Lavamos o rosto, fomos a las RAMBLAS e fizemos sua lição de casa: da Catalunya ao porto, passando pelo relógio, palácio Güell, as “chaminés” coloridas.
ah, sim, antes passamos no terraço do café da Catalunya pra apreciar a vista!

Do hotel onde ficamos, (Catalunya Plaza) você sabe, conseguimos ver o Museu da Catalunya! (a escadaria)

Ponto “mais alto” do passeio: o mercado de la Boqueria. Tudo bem, turístico e tal, mas nos empanturramos de cereja, salada de frutas e alcaçuz!

Abs ao casal

    Tony
    3 jun2016
    Tony

    Ainda bem que vocês aproveitaram o melhor de La Boqueria, produtos locais! Começou agora há pouco a temporada das cerejas! Se você quiser comentar o que achou do seu hotel no texto Hotel Catalonia Barcelona Plaza agradeceremos muito seu feedback. Abraço.

3 jun2016
AURELIO FIORILLO

Segundo dia: 26/05, quinta-feira

O dia de MONTJUIC.

Bondinho, teleférico, a lição de casa. E eu, muito emotivo, caio em prantos com o preço do teleférico…
Descemos e demos a volta no CASTELO, apreciamos a vista. Não entramos.
Fomos descendo, Mirador.

Quando chegou na estátua da dança, me enfiei no meio e sentei na pedra!. Fotos. Coisa de criança
A piscina estava fechada. Uma lástima.
Para o estádio não tinha mais ingressos.

O ponto mais alto do dia, e quiçá da viagem, seguido de perto pelo Pablito: FUNDAÇÃO MIRÓ.
Ahhhhhhhh Pagou a viagem. Espetacular! Lápis e papel? Anote aí: mulher, pássaro, estrela (as constelações)
O duro é você achar no quadro “Cadê a mulher??!!” “Cadê o pássaro?”
Minha mulher não perdoou, tirou foto de TUDO. Quadros, paredes, …Maravilhoso. As cores

Os monumentos, Anella,etc
Chegamos no Museu Nacional de Arte da Catalunya. Possue a MAIOR coleção do mundo de futebol de botão do Corinthians (ou era românica?…)
Nesse musei nós flanamos. Imenso. Fiquei com os MODERNOS e os ROMANICOS.

Fomos descendo, passamos pela Fonte Mágica e chegamos no hotel.
à noite, ainda fomos dar uma volta perto do Museu Picasso.

Foi um belo dia!!

Abs

    Tony
    4 jun2016
    Tony

    Belo dia, sim! Obrigado mais uma vez, Aurelio.

4 jun2016
AURELIO FIORILLO

Terceiro dia: 27/05
Roteiro El Raval.
A igreja de Sant Pau Del Camp. Gracinha. Fomos entrando, e tinha uma velhinha (112 anos) na recepção que ficou com dó da gente e cobrou (claro)! Dois “europaus” de cada um pra entrar. O normal, 3 europaus.
O gatão (enorme!) de Botero.
O hotel Barceló Raval. Nós é que agradecemos a dica. Subimos, sim. Muito legal. E tinha ainda a “luneta” de graça”! pra observar dentre outros, a Sagrada Família. Aliás, pra qualquer lado que você olhe, tá lá a famigerada (ops!, perdão Jesus!)
O hospital, os jardins. Aí, a confusão na biblioteca. Queriamos entrar e “fuçar” nos livros, of course, mas expulsaram a gente de lá. Biblioteca de Segurança Nacional! Não adiantou nada argumentar com “nosotros” pra lá, “nosotros” pra cá. É rua!
Os museus. Ahh, outra gratísssssssssima surpresa.
No MACBA o tema era o punk (violência e vandalismo). Impressionante. Você sai irritado de lá, com vontade de quebrar tudo pela frente (os skates…)
E no CCCB, a África. Maravilhoso. O colorido e as peças.
Outro dia abençoado.
Abs ao par

    Tony
    6 jun2016
    Tony

    Obrigado, Aurelio.

1 jul2016
Ricardo

Oi Tony, tudo bom? Tenho uma dúvida, no dia 03/10 ao reservar o o hotel em Barcelona verifiquei que os hotéis da cidade já estão com a ocupação alta, você sabe qual evento ocorrerá? Muito obrigado, grande abraço

    Tony
    1 jul2016
    Tony

    Prezado Ricardo, na Fira de Barcelona não há nenhuma atividade programada para a data (logo depois há um congresso menor e mais para frente uma féria que vai trazer muitos visitantes para a cidade). Não sabemos se você identificou um período de altíssima ocupação na cidade ou simplesmente entrou em contato com a realidade de que, durante a maior parte dos meses do ano, a taxa de ocupação dos hotéis de Barcelona beira os 85%. Precisando de ajuda, aproveite nossa consultoria gratuita de hospedagme. Abraço.

7 jul2016
Vera Medeiros

Olá Tony! Estou a pesquisar o seu site e está a ser muito útil. Vou estar em Bracelona entre 22 e 24 de Julho. Vou de aviao de Lisboa para Barcelona e aterro em Barcelona pelas 21h. Vou ficar no hotel Catalonia Atenas, na Av. Meridiana. Penso que o check-in ficará pronto por volta das 22h. Queria saber o que aconselha fazer nas horas restantes desse dia.

    Tony
    7 jul2016
    Tony

    Prezada Vera, como o hotel é bastante distante do centro, não indicamos nenhum programa no coração da cidade. Mas a Torre Agbar fica muito próxima do seu hotel. Pode tentar jantar no vizinho Mercat de Glòries. Abraço.

26 ago2016
Julio

Tony, pretendo ir a Barcelona em novembro e assistir um jogo do Barcelona que esta marcado ate o momento para domingo a noite, consigo pegar um taxi facil para voltar para o hotel depois do jogo? como estarei com minha esposa não pretendo pegar o metro. Tem alguma sugestão ??

    Tony
    26 ago2016
    Tony

    Prezado Julio, aproveite para deixar sua consulta no texto como é um jogo do Barça. No presente texto respondemos consultas sobre as atrações imperdíveis de Barcelona. Aguardamos você por lá. Abraço.

8 set2016
Lourdes Maria

Olá, Estarei em Barcelona de 06/11 a 12/11 e ire sozinha. Gostaria de saber se você tem dicas de onde posso encontrar uma agenda cultural/eventos da cidade e se tem sugestões de roteiro para alguém que viajará so? Desde já grata

    Tony
    9 set2016
    Tony

    Prezada Lourdes Maria, publicamos mensalmente uma agenda de eventos na cidade, pode achar o link para o calendário do próximo mês na parte inferior da coluna direita do site. A revista Time Out é também uma ótima fonte de informações. Nossos roteiros, que você encontrará no menu Roteiros, podem ser feitos por pessoas que estão viajando sozinhas, sem problema nenhum. Veja nossas propostas para 5 dias ou mais em Barcelona aqui. Abraço.

22 set2016
Graça Marsi

Ola Tony
Chegamos ao aeroporto de Barcelona de manha qual o melho transporte para sair do aeroporto e depois nos deslocarmos para visitar a cidade . Somos 4 pessoas e ficamos hospedados perto C/ Fontrodona. onde posso comprar os bilhetes para visitar a Sagrada Familia?
Obrigado .
Abraço

22 set2016
Graça Marsi

nos vamos de domingo ( voo manha) a quinta-feira ( voo Noite)

31 out2016
Claudia

Oi Tony, Acabei de visitar Barcelona e gostei muito do passeio a Colonia Guell. Você já foi lá? Vale a pena. A igreja é linda e o pequeno povoado é bem bonitinho. Como eu estava hospedada no Porta Fira 4, a viagem de trem ficou bem curta.

19 jan2017
DANILO

Olá Tony! Teu site é maravilhoso.
Estarei chegando em Barcelona no dia 24/02/2017 as 15:00hs e voltarei ao Brasil no dia 01/03/2017 as 21:00hs.
Que dica de passeios vc pode me aconselhar?
Estes são alguns dos lugares que achei interessantes no teu site.
Você acha que consigo fazer todos?
Sagrada Familia
Parque Guell
Casa Batlo
La Pedrera
Museo Picasso
Montjuic
Camp Nou
Bairro Gótico
La Rambla
La Molina (esquiar)

11 mar2017
CARLOS PIZA

Boa noite TONY

Na compra do ticket para a Sagrada Família, o preço para aposentado espanhol é válido para idoso brasileiro aposentado com mais de 65 anos?
Se positivo, você acha que é necessário levar algum documento emitido no Brasil, para comprovar?

Grato

    Tony
    11 mar2017
    Tony

    Bom dia, Carlos, no ponto 11 das nossas dúvidas frequentes sobre a Sagrada Família respondemos sua pergunta. Sempre que alguma atração turística oferece um desconto, é importante levar um documento que justifique o direito ao desconto. Abraço.

19 abr2017
Beatriz

Oi Tony, tudo bem?

Vou pra barcelona e Roma agora em Maio e tenho algumas dúvidas.. Queria saber se você acha que o clima estará ameno em Barcelona, considerando que será primavera. Ficarei em Barça no dia 08 de Maio e depois do dia 16 até 22 de Maio.

Chego no dia 08 de Maio bem cedo e no dia 09 bem cedo vou para Roma, mas gostaria de aproveitar alguma coisa em Barça durante o dia 08.. Ficarei hospedada perto do Aeroporto, no Ibis Viladecans. O que você me recomenda fazer nesse dia?

Obrigada!

Bia

3 jul2017
Andre

Olá novamente Tony!

Vamos visitar Barcelona durante três dias e meio. Temos a tarde de dia 11 (voo chega às 9h30), o dia 12, o dia 13 e a manhã e inicio da tarde de dia 14 (voo às 22h). Estou bastante indeciso em relação à ordem dos roteiros.
Estava a pensar fazer as ramblas e acabar na Barceloneta no dia 11, o bairro gotico e o monte montjuic dia 12, dia 13 começar no parc guellme descer à gracia e depois parc da ciutadella e deixar a sagrada familia para o ultimo dia de manhã. O que acha?

(se calhar era melhor fazer a sagrada familia logo no dia 12 de manhã. a primeira vista devia ser de perto e não em miradouros :P)

Obrigado!!

    Tony
    5 jul2017
    Tony

    Prezado André, no presente texto respondemos dúvidas sobre as atrações imperdíveis de Barcelona. Contamos com um texto perfeito para sua consulta, é o 4 dias em Barcelona. Deixe sua consulta por lá e responderemos ela o antes possível. Abraço.

9 jul2017
Andre

Olá Tony!

Actualmente, estou a pensar fazer o seguinte itinerário :

– Chego na terça, por volta das 9h30. De manhã faço o check-in na zona do exiample e almoço por lá. Na parte da tarde, parto da praça da catalunha e desço as ramblas até barceloneta e janto por lá.
– Na quarta, acordo cedo para visitar o parc gruell e depois desço até à sagrada familia (não vamos entrar) e fazemos um passeio pelo modernismo da gracia e jantamos por lá.
– Na quinta, visitamos o barri gotic, almoçamos, damos uma volta no parc de la citadella e acabamos a tarde na área de montjuic e fonte mágica. Por fim, jantamos na rua que você fala que é o paraíso das tapas haha.
– Na sexta-feira, apenas temos voo às 22h. O que sugeria fazer? Acha que dá para encaixar Montserrat em meio-dia? Talvez fazer no dia 13 de manhã e deixar o barri gotic e o parc de la citadella para o último dia (dia 14)?

Muito obrigado desde já!

    Tony
    10 jul2017
    Tony

    André, você não deve ter lido a resposta e orientação que já demos para sua consulta anterior, logo acima da sua pergunta mais recente.

18 jul2017
Tania Menardo

Tony, bom dia,
Adorei o teu site!!!! Somos um grupo de 6 pessoas, nosso destino era Portugal, mas queríamos conhecer Barcelona por esse motivo vamos voar de São Paulo até Barcelona no dia 28/09 chegando as 16:00 e saímos para Lisboa no dia 30/10 as 10:20hs Mas voltamos no dia 8/10 para passar 2 dias. Minha pergunta é vc acha valido pegar um hotel perto do aeroporto para essa 1era noite ou melhor tentar ficar mais no centro da cidade tipo ficar em Eixample no hotel Sagrada Família? Na realidade nessa 1era etapa só vamos passar o fim da tarde e noite. Consegui um transfer para nos levar do aeroporto até o hotel e de volta até o aeroporto por 107 euros, o que achei viável, mas estou preocupada com as distâncias.
Desde já, muito obrigada

    Tony
    19 jul2017
    Tony

    Prezada Tania, seja bem-vinda ao passaporte BCN! Começando pelo final, um táxi com capacidade para seis pessoas, do aeroporto até o centro da cidade, tem um custo aproximado de 35€. Achamos que vocês pagaram bastante caro pelo transfer. Pode ver mais detalhes no texto como sair do aeroporto de Barcelona. Se você escolher um hotel próximo do aeroporto, vai ter que pagar o transfer do hotel até o aeroporto, e também o transporte do hotel até o centro de Barcelona. Ficando no hotel Sagrada Família vocês vão se preocupar unicamente com o transfer aeroporto-hotel, e vice-versa. O hotel Sagrada Família fica próximo da basílica, deve dar a chance de contemplá-la por fora. Abraço.

8 ago2017
Clarissa Rocha

Tony, na próxima semana, estarei em Barcelona. Vou ficar na Carrer La Maquinista, poderia me dar mais informações e dicas sobre esse lugar? É minha primeira vez lá. Desde já, obrigada.

    Tony | PASSAPORTE BCN
    8 ago2017
    Tony | PASSAPORTE BCN

    Prezada Clarissa, no presente texto respondemos consultas sobre as atrações imperdíveis de Barcelona. Aproveite nossa consultoria gratuita de hospedagem para deixar sua consulta. Abraço.

8 ago2017
Zelma Jane Pereira

Boa noite!

Essa fonte Magica, funciona todos os dias?

    Tony | PASSAPORTE BCN
    8 ago2017
    Tony | PASSAPORTE BCN

    Bom dia, Zelma. Não, não funciona. Veja todas as informações sobre a fonte, inclusive os horários de funcionamento, no texto Font Màgica.

21 ago2017
Diana

Boa noite Tony tudo bem? 😃
Visitarei Barcelona mês que vem, por três dias e gostaria de saber se vc poderia indicar alguma empresa ou guia que faça passeios em português? 😃
Algum site que vc recomendaria para a compra de ingressos para por exemplo a sagrada família?

Obrigada e parabéns pelo site 😃

    Tony | PASSAPORTE BCN
    21 ago2017
    Tony | PASSAPORTE BCN

    Prezada Diana, seja bem-vinda ao passaporte BCN. Nosso trabalho está direcionado para que qualquer pessoa seja seu próprio guia, utilizando nosso site e os guias eletrônicos que desenvolvemos para várias cidades, inclusive Barcelona, uma cidade incrivelmente fácil de se visitar por conta própria.Veja nosso guia Barcelona em 15 roteiros, com indicações super detalhadas de cada roteiro, que acreditamos seja uma alternativa muito mais econômica à contratação de um guia, permitindo ainda que você faça tudo no seu próprio tempo. Você ainda conta com nosso site para pedir esclarecimentos sobre todos os roteiros. Como defendemos um turismo sustentável, só indicaríamos guias turísticos legalizados (autorizados para desempenhar essa atividade econômica de forma profissional), algo que não conhecemos. Os ingressos para a Sagrada Família devem ser comprados no site oficial, veja mais informações no texto como comprar ingressos para a Sagrada Família. Abraço!

      22 ago2017
      Diana

      Muito obrigada Tony 😃

Deixe seu comentário!