Basílica de la Mercè

Basílica de la Mercè, Barri Gòtic, Barcelona

A Basílica de la Mare de Déu de la Mercè, ou simplesmente Basílica de la Mercè, é uma das igrejas mais importantes de Barcelona. Sua importância não está em seu valor artístico, mas pela devoção a la Mercè, consagrada como padroeira de Barcelona.

La Mercè, Barcelona

Conta a lenda que, em 1637, a virgem livrou Barcelona de uma praga de gafanhotos. Em agradecimento, o conselho de governo da cidade nomeou a virgem de la Mercè como padroeira de Barcelona.

La Mercè, Barcelona

A igreja, em estilo barroco, foi construída entre 1765 e 1775, sobre uma antiga igreja medieval, que já havia sido ampliada nos séculos XIV e XV, em estilo gótico. No interior, destacam-se a  monumentalidade e a decoração no estilo rococó.

La Mercè, Barcelona

Dentro da basílica está uma valiosa imagem gótica da Mare de Déu de la Mercè.

Visitas

A Basílica abre de segunda a sexta, de 10:00h a 13:00h e de 18:00h a 20:00h. Nos feriados abre de 10:00h a 13:45h e de 18:30h a 19:45h. O horário de misas na basílica pode ser consultado aqui.

O Ajuntament (prefeitura) de Barcelona disponibiliza uma visita virtual à Basílica aqui.

Como chegar

A basílica está no Carrer de la Mercè, 1, na parte do Barri Gòtic mais próxima do mar. Veja aqui a localização no mapa. As estações de metrô mais próximas são a Jaume I e a Barceloneta na linha 4 (amarela) e a Drassanes na linha 3 (verde).

Dica do passaporteBCN

Visite a basílica no seu passeio entre o Barri Gòtic e o Port Vell.

Deixe seu comentário!