Basílica dels Sants Màrtirs Just i Pastor

Basílica dels Sants Màrtirs Just i Pastor, Barri Gòtic, Barcelona

Na Plaça Sant Just, no Barri Gòtic, encontra-se a Basílica dels Sants Màrtirs Just i Pastor. Foi construída en 1342 no lugar ocupado pela igreja mais antiga de Barcelona. Desde 2011, há um plano de investigações arqueológicas, com importantes achados de valor histórico, para resgatar restos romanos e visigodos que estão soterrados no subsolo da igreja. A igreja segue o estilo gótico catalão e no seu interior podem ser contemplados belos vitrais.

Basílica dels Sants Màrtirs Just i Pastor, Barri Gòtic, Barcelona

O 11 de setembro de 1924 (data da Diada, a festa nacional da Catalunha), Antoni Gaudí foi detido ao tentar entrar na Basílica. Eram os tempos da ditadura do General Primo de Rivera e Gaudí se recusou a falar em espanhol a vários agentes da Guardia Civil.

Visitas

A Basílica abre de segunda a sábado, de 11:00h a 14:00h e de 17:ooh a 20:00h, e aos domingos, de 10:00h a 13:30h.

Como chegar

A basílica está na praça Sant Just, próxima da Plaça Sant Jaume, no Barri Gòtic. Veja aqui a localização no mapa. A estação de metrô mais próxima é a Jaume I na linha 4 (amarela).

Dica do passaporte BCN

Basílica dels Sants Màrtirs Just i Pastor, Barri Gòtic, Barcelona
Basílica dels Sants Màrtirs Just i Pastor, Barri Gòtic, Barcelona

Na Plaça Sant Just, na frente da basílica, não perca a font de Fivaller, uma bela fonte gótica.

3 out2016
Gustavo

Tony,

Eu entrei no site da Basílica e fiquei confuso. Dentro do site, na aba “visitas”, mostra os valores das visitas guiadas. Porém quero saber se é possível visitar a basílica por conta própria, sem ser guiada e se isso seria gratuito. Você sabe me dizer?

Desde já, obrigado!

    Tony
    4 out2016
    Tony

    Prezado Gustavo, devem ter mudado as regras de visitação. Acreditamos que a visita por conta, sem visita guiada, continue sendo gratuita. De qualquer jeito, a igreja é de interesse menor, deve interessar a quem vai passar uns 20 dias em Barcelona, com muito tempo para explorar todos os cantos da cidade, tendo visitado nosso top 5 de igrejas. Abraço.

Deixe seu comentário!