Casa de l’Ardiaca

Casa de l'Ardiaca, Barcelona

Olhando para a Catedral, o edifício que fica à direita é a Casa de l’Ardiaca. Era a casa do arcediago, um vigário-geral encarregado da administração de uma parte da diocese. A construção mistura muitos estilos artísticos, resultado das inúmeras reformas e modificações sofridas durante sua história.

Casa de l'Ardiaca, Barcelona

Atualmente a casa abriga a sede do Arquivo Histórico da Cidade de Barcelona. A entrada está na parte posterior do edifício. Nela você encontrará algo muito curioso. Em 1902, o Colegio de Abogados (um equivalente a OAB no Brasil) encomendou, ao arquiteto modernista Domènech i Montaner, o desenho de uma caixa de correio. O resultado foi bastante simbólico: as andorinhas representam a rapidez que as partes envolvidas desejariam da justiça, as folhas de hera simbolizam os entraves burocráticos e a tartaruga representa a lentidão da justiça. O brazão é do Colegio de Abogados.

Casa de l'Ardiaca, Barcelona

A porta principal dá acesso a um pequeno e bonito claustro. Subindo pela escada, que fica à esquerda, há uma vista interessante da catedral e de parte do Barri Gòtic.

Casa de l'Ardiaca, Barcelona

No andar térreo, no fundo do prédio, podem ser contemplados restos da muralha romana de Barcelona.

Casa de l'Ardiaca, Barcelona

De 1 de setembro até o 1 de julho a Casa de l’Ardiaca fica aberta de segunda a sexta de 9:00h a 20:45h e aos sábados de 9:00h a 13:00h. De 2 de julho até 31 de agosto abre só de segunda a sexta, de 9:00h a 19:30h. Pode conferir os horários atualizados aqui.

O ingresso é gratuito.

Como chegar

A fachada principal da Casa de l’Ardiaca está na rua Santa Llúcia, 1, em uma lateral da Catedral de Barcelona, no Barri Gòtic. Veja aqui a localização no mapa. As estações de metrô mais próximas são a Jaume I na linha 4 (amarela) e a Liceu na linha 3 (verde).

Dica do passaporteBCN

A zona da Plaça Nova está repleta de atrações de interesse. Veja outras atrações nessa região no texto sobre o Barri Gòtic.

3 out2016
Gustavo

Oi Tony!

Desculpe incomodá-lo novamente.

Não encontrei nenhum site oficial na internet que pudesse me auxiliar.

Você sabe me dizer se estes horários estão atualizados e se a visitação continua gratuita?

Desde já, obrigado!

    3 out2016
    Gustavo

    Putz. Que vacilo!

    Você colocou o site ali pra ver os dados atualizados!

    Desculpe e obrigado!

      4 out2016
      Tony

      Gustavo, não foi vacilo seu, não, logo depois de entrar sua consulta resolvemos colocar o link com os preços atualizados para que futuros leitores com dúvidas parecidas encontrem a resposta no texto. Abraço.

    4 out2016
    Tony

    Gustavo, os horários estão atualizados.

      4 out2016
      Gustavo

      Ahh..

      Show de bola!

      Obrigado pelo retorno rápido!!!

      Excelente!

Deixe seu comentário!