Casa Martí, Els Quatre Gats

Els Quatre Gats, Barcelona

La Casa Martí é um prédio neogótico do arquiteto modernista Puig i Cadafalch, construído entre 1895 e 1896. Além de destacar-se pela arquitetura, foi um ponto de encontro de grandes artistas e intelectuais de Barcelona.

Els Quatre Gats, Barcelona

No andar térreo, La Taverna dels Quatre Gats era um bar-restaurante e ao mesmo tempo um dos centros da vida artística e cultural da cidade, entre o final do século XIX e princípio do XX. Aqui aconteceu a primeira exposição de desenhos de Pablo Picasso. Els Quatre Gats foi o epicentro de novas tendências artísticas vindas do norte da Europa, estabelecendo um paralelo com o café “Le Chat Noir” (o gato negro) de París.

Els Quatre Gats, Barcelona
Els Quatre Gats, Barcelona
Els Quatre Gats, Barcelona

Na parte externa podem ser observadas grandes janelas com vitrais coloridos, emolduradas por um impressionante trabalho escultórico e com um belo trabalho em forja.

Els Quatre Gats, Barcelona
Els Quatre Gats, Barcelona

O interior mantém a mobília medieval, desenhada por Puig i Cadafalch, e a grande cópia da pintura Ramón Casas y Pere Romeu en un tándem na parede, mostrando Casas e Romeu em uma bicicleta de dois assentos. O quadro original encontra-se no MNAC (Museu Nacional d’Art de Catalunya).

Els Quatre Gats, Barcelona
Els Quatre Gats, Barcelona

Restaurante

O restaurante continua funcionando até hoje. Está especializado em culinária catalã. Para fugir dos preços salgados dos restaurante, indicamos aproveitar o “menú del dia”, um cardápio no horário do almoço que inclui dois pratos, sobremesa e bebida (incluindo vinho). É possível também entrar fora do horário das principais refeições para tomar um café e um docinho.

Vale a pena ir até o Quatre Gats e fazer uma pequena viagem ao passado de Barcelona. Veja mais informações no site oficial do Els Quatre Gats, que abre todo dia de 9:00h até 1:00h da madrugada.

Como chegar

A Casa Martí / Els Quatre Gats encontra-se na rua Montsió, 3. Veja aqui a localização no mapa. A estação de metrô mais próxima é a Plaza Catalunya, pela qual circulam várias linhas de metrô e trem da cidade.

Dica do passaporte BCN

Els Quatre Gats, Barcelona

Não deixe de entrar em Els Quatre Gats, nem que seja para tomar um café.

4 mar2015
mauricio

Tony, é possivel almoçar o prato do dia no 4gats antes das 14h?

    5 mar2015
    Tony

    Mauricio, é possível, sim. O “menú del día” é servido de 13h a 16h. Abraço.

28 jun2016
Jeanne

Oi! PAra entrar na Casa Marti é necessário pagar?

    29 jun2016
    Tony

    A Casa Martí é aberta a visitação turística como outras casas modernistas da cidade. Dentro dela está o restaurante Els Quatre Gats. Se você entrar, nem que seja para tomar um café, vai poder conhecer seu interior.

3 ago2016
Telma Serra

precisa reserva?

    7 ago2016
    Tony

    Como qualquer outro café-restaurante, reserve se você quer garantir uma mesa em um dia de alta ocupação, caso contrário, pode aparecer na hora da refeição e solicitar uma mesa.

2 jan2017
Ronaldo

Olá Tony, parabéns pelo site!
O restaurante abre todos os dias, inclusive aos domingos?

    2 jan2017
    Tony

    Prezado Ronaldo, seja bem-vindo ao passaporte BCN. A informação que colocamos no texto acima é a que aparece no site do Els Quatre Gats, segundo ela o restaurante abre todo dia de 9:00h até 1:00h da madrugada. Isso inclui os domingos. Abraço.

Deixe seu comentário!