cinco refeições por dia

Os hábitos alimentares dos catalães, baseados na dieta mediterânea, são bem distintos do modelo brasileiro. As refeições estão mais distribuídas durante o dia, não se concentrando em café, almoço e jantar. Vamos ver com detalhe cada uma delas.

1. Café da manhã

O dia começa com o esmorzar (desayuno em espanhol), o café da manhã. Em Barcelona você poderá tomar o café da manhã no hotel ou em qualquer barzinho ou padaria. Um café, uma torrada, um pão, um suco (principalmente de laranja) e um docinho, e você está pronto para encarar o dia.

A maioria das padarias e cafetarias de Barcelona oferecem promoções no horário do café da manhã, geralmente anunciadas por um cartaz colocado na porta do estabelecimento. As propostas de café da manhã normalmente incluem um café (ou café com leite) e algum item de pastelaria (pão, croissant, torradas, magdalena – um tipo de muffin) ou alguma outra combinação que pode incluir também um suco.

Qualquer opção pode ser uma boa, se você não é do tipo que precisa de um café da manhã farto. É uma opção muito econômica para começar um dia que terá muitas paradinhas para experimentar tapas e comidinhas.

2. Parada técnica ao meio dia

Antes do almoço propriamente dito, é costume parar para comer alguma coisa, por volta do meio dia, que na Espanha é considerado como a meia manhã. Esta parada é conhecida como almuerzo, um termo que, para confundir os estrangeiros, também pode se referir ao almoço.

Aproveite para comer alguma tapa ou algum docinho acompanhado por um café, um refrigerante ou uma cerveja.

3. O almoço

A principal refeição do dia é o dinar (comida ou almuerzo em espanhol), o almoço. O horário em que as pessoas da cidade constumam almoçar é entre 14h e 15:30h. Em lugares do interior da Catalunha vai ser difícil encontrar algum restaurante aberto antes das 14h e tentar comer depois das 15:30h também não será fácil. Como Barcelona é uma cidade que recebe inúmeros estrangeiros, os horários de muitos restaurantes foram adaptados ao costume de almoçar mais cedo, presente em grande parte dos países europeus, bem como no Brasil. Por isso, não é difícil encontrar restaurantes abertos às 13h. Provavelmente só vai ter estrangeiro comendo nesse horário, mas se você estiver com fome, vai ter onde comer.

No texto restaurantes: manual de uso damos detalhes sobre como é um almoço tradicional, formado por uma sequência de pratos, incluindo um primer plato (primeiro prato), um segundo plato (segundo prato) e um postre (sobremesa). Não deixe de dar uma olhadinha para conhecer mais detalhes.

4. Parada técnica no meio da tarde

Como acontece no período da manhã, no meio da tarde é preciso fazer uma boquinha, pois o horário do jantar também é bem tarde, comparado com os horários brasileiros. Um lugar perfeito para fazer um lanchinho, às vezes chamado de merienda, é a granja, sobre a qual já tratamos no texto as granjas de Barcelona.

A pedida mais tradicional vai ser um docinho, pode ser um chocolate quente ou uma deliciosa sobremesa. Outra opção, com cara de verão, é uma das maravilhosas gelaterias (heladerías em espanhol), as sorveterias de Barcelona.

5. O jantar

A última refeição do dia é o sopar (cena em espanhol), o jantar. Nos lugares mais tradicionais só acontece depois das 21h, mas muitos restaurantes de Barcelona também adaptaram o horário do jantar ao gosto dos turistas estrangeiros, abrindo suas cozinhas antes do que seria habitual em um lugar sem turistas.

Os jantares seguem o mesmo esquema dos almoços, sendo composto por três pratos. Já deu para perceber que é muita comida para ser consumida tão tarde. Por isso, muitos turistas acabam trocando o jantar por algo mais leve e aproveitam para provar mais algumas tapas (tira-gostos).

Quando em Barcelona, faça como…

Ninguém deve se sentir pressionado a seguir à risca o ciclo completo das refeições. Não é pensando unicamente no custo, o grande problema é a quantidade de comida! Aqui apresentamos o ciclo completo para você estar familiarizado com ele, faça as adaptações necessárias à sua fome.

Quando vínhamos para a Espanha em férias, ganhávamos uns bons quilos com toda essa comilança. Agora que moramos na Espanha, não seguimos esse ritmo de comidas e adaptamos alguns costumes brasileiros com a culinária regional. Quando estamos à passeio, um costume que temos é preferir um almoço mais tradicional e um jantar mais frugal. Assim não abrimos mão de provar especialidades locais entre as refeições.

12 jan2014
Olavo

Olá!

Antes de mais nada, parabéns pelo site!

Estou indo para Barcelona no dia 30/01. E aí aparece minha dúvida: esses horários para as refeições também se mantêm no inverno, ou no início/fim do ano o pessoal prefere ir dormir mais cedo?

Obrigado!

    12 jan2014
    Tony

    Olavo, os horários sâo os mesmos, inverno ou verão. Uma ótima viagem para Barcelona!

24 jan2014
Paulo

Mas que site legal! Os autores estão de parabéns! Estive em Barcelona por 3 vezes, sempre a trabalho. Adoro esta cidade. Numa das vezes, levei a esposa, num esquema de workshop (eu=work, ela=shop). Obviamente ela conseguiu aproveitar melhor. Agora estarei realizando uma viagem de 20 dias pela península iberica com toda família. Reservei 4 dias para Barcelona e vou aproveitar as dicas do site para me atualizar e aproveitar bem estes 4 dias.

    24 jan2014
    Tony

    Obrigado, Paulo. Esperamos que sua quarta estadia em Barcelona seja um sucesso!

26 jan2014
jose pedrosa

Muito bom o site, facilita a nossa viagem com informações específicas , não se perde tempo com
opções dispensáveis, gostaria de uma sugestão para nossa viagem pela 1. vez à Barcelona em 04
de março , somos em 4 adultos estadia de 3 dias, agradeço antecipadamente suas sugestões.

    26 jan2014
    Tony

    José, obrigado pelos elogios. Se você estiver procurando uma orientação sobre como distribuir seu tempo em Barcelona, dê uma olhada no texto 3 dias em Barcelona, com nossas propostas para aproveitar Barcelona ao máximo sempre priorizando seus interesses. Abraço.

29 jan2014
Anderson

Parabéns pelo site, quem nos dera existisse um asim para todas as cidades! Farei com minha esposa minha primeira viagem à Europa e Barcelona é destino certo. Aí vão as dúvidas: qual o melhor transporte de Madrid para Barcelona em Setembro? Onde ficar? Somos um casal jovem e queremos “abraçar o mundo” kkk, então, tudo de bom de todos os lugares nos interessa. O que estamos em dúvida é onde ficar (hospedagem e bairro) a baixo custo, mas sem passar aperto rsss. Muito obrigado!

    29 jan2014
    Tony

    Obrigado pelos elogios, Anderson. Para que outros leitores também se beneficiem com as respostas, pedimos a gentileza de deixar as perguntas na caixa de comentários do texto relacionado com cada assunto. Você vai encontrar respostas para suas dúvidas nos textos como ir de Barcelona a Madri e como escolho meu hotel?. Abraço.

13 abr2014
Graziela Bortone

Tony,
Maravilhoso,muito completo,fácil de entender,visual lindo,perfeito o seu blog!! Parabéns! Vou viajar em setembro e com certeza voltarei aqui várias vezes até lá.
Abraços

    13 abr2014
    Tony

    Obrigado Graziela, esperamos que você aproveite as informações do site. Precisando de ajuda, é só pedir. Abraço.

14 abr2014
abraao

Tony
parabéns, pelo site pois ele é de grande utilidade para nós brasileiros que pretendem ir a Barcelona.
gostaria de saber se existe alguma dica de soparia (casas de sopas)
abraços

    15 abr2014
    Tony

    Abraao, existem vários restaurantes que oferecem sopas dentro de um cardápio mais extenso, principalmente no inverno, mas não conhecemos nenhum restaurante especializado em sopas (tirando vários restaurantes de ramen, uma das típicas sopas japonesas). Abraço.

16 abr2014
Diego

Olá Tony,

meus parabéns pelo site! É extremamente útil!

Vou ficar 1 ano em Barcelona para realizar parte do doutorado e gostaria de saber se você tem alguma estimativa sobre o custo médio mensal de alimentação para 1 pessoa. O meu orçamento está meio restrito, portanto, não devo comer em restaurantes com muita frequência. Com alguma exceções, farei compras em supermercados e prepararei a comida em casa, mesmo.

Muito obrigado!

    16 abr2014
    Tony

    Diego, em preços e custo de vida fornecimos algumas ferramentas para ajudar com suas pesquisas. Veja também o folheto de ofertas da rede de supermercados Caprabo. Sobre valores, pense na sua cidade no Brasil. Se você perguntar para cinco pessoas diferentes quanto gastam por mês para se alimentar, você vai receber cinco respostas diferentes. O mesmo acontece com Barcelona, por isso é muito difícil falar em valores, o que serve para a gente pode não servir para você. E ainda tem um fator que complica o cálculo: a gente não gasta o mesmo valor para se alimentar todos os meses. Tem mês que gastamos 100€, mês que gastamos 200€ por pessoa. Você vai descobrir aos poucos os valores que correspondem com seus hábitos de alimentação. Abraço.

10 maio2014
paulo

obrigado excelente site…uma grande ajuda

    10 maio2014
    Tony

    Obrigado, Paulo!

16 maio2014
Estácio Santana

Por favor!
Se possível, gostaria de saber os preços de todas refeições: café da manhã, sucos,almoço, lanches e jantar nas cidades de Lisboa, Fátima,Porto( Portugal); Madri, Barcelona, saragoza (Espanha); e, Roma,Pisa, Pompéia ( Itália )

    17 maio2014
    Tony

    Estácio, não sei se você reparou, mas o passaporte BCN é um guia sobre a cidade de Barcelona. Também somos especialistas em Zaragoza, já publicamos o guia Zaragoza em um dia, que pode interessar a vocês se estão planejando visitar a maravilhosa capital de Aragão. Fora dessas duas cidades, não temos como dar esclarecimentos sobre outros destinos. Tentamos dar uma resposta à essa dúvida sobre despesas com alimentação no seguinte texto: quanto vou gastar em Barcelona?. Abraço.

6 ago2014
Nando Corrêa

Tony, jah vivi em Barna por um curto período e, como tenho família espanhola, conheci lugares não tào turísticos assim. Mtos desses lugares que fui e comidas que comi estão aqui em forma de dicas. Excelente trabalho……mto bom o site, parabéns!!! Anotei a dica das granjas, mto bacana!!! Obrigado, abraços!!!

    7 ago2014
    Tony

    Prezado Nando, muito obrigado pelas suas palavras. Visite uma “granja”, sim, não vai ser arrepender! Grande abraço.

17 jun2015
Nathalia

Olá, me salvou agora, eu já sabia do horario de almoço dos espanhois e temia isso (já morei na Espanha e sofria tendo que esperar dar a hora de almoço deles hahha) mas imaginava que Barcelona por ser tão turistica poderia ter outro horario, então é ótimo saber que alguns restaurantes podem abrir as 13h, ainda mais que irei no verão, então, eu tenho que achar algum aberto a essa hora, não é possivel XD

Obrigada!

    17 jun2015
    Tony

    Nathalia, pela nossa própria experiência, alguns restaurantes locais começam a servir refeições a partir das 13:30h. Abraço.

20 out2016
ZAIDE

Ficaremos em Barcelona 4 dias. Gostaria de saber se consigo comprar um café completo por menos de 5 euros ou é melhor reservar um hotel que disponha de café. Estamos achando muito caro em Barcelona hotel com café.

Desde já obrigada

    21 out2016
    Tony

    Zaide, você precisaria definir o que entende por café completo. Na Espanha o café da manhã costuma ser bastante simples, um café e uma torrada com azeite ou tomate ou um café com um croissant. Isso você encontra por menos de 5€. Já se você estiver pensando em um café buffet como o das pousadas brasileiras, vai ter que contratá-lo no hotel, e mesmo assim é provável que fique aquém do esperado. Sempre tomamos café da manhã em alguma das inúmeras cafeterias da cidade, que costumam oferecer opções combinadas que, em alguns casos, podem incluir um suco de laranja, assim nos adaptamos ao costume local. Abraço.

17 maio2017
Marcos

Parabéns pelo site. Irei a Barcelona em Novembro de 2017 com a família. Reservei, via Booking, um apartamento na área central. Gostaria de saber se é difícil comprar os produtos para fazer o café da manhã no apartamento. As demais refeições farei em restaurantes. Aliás, você indica algum restaurante na categoria BB (bom e barato)?

    18 maio2017
    Tony

    Marcos, ajudaria saber a localização exata do seu apartamento (“área central” é uma definição muito vaga), mas há supermercados e mercadinhos espalhados por toda Barcelona. Veja a lista dos nossos nossos restaurantes prediletos, inclui vários BBB. Abraço.

      19 maio2017
      Marcos

      No Booking consta que o apartamento fica em Horta-Guinardó.

      20 maio2017
      Tony

      Marcos, Horta-Guinardó não é o centro de Barcelona, aliás, dependendo do endereço exato (insistimos, precisamos saber o endereço exato para poder ajudar), pode estar muito longe do centro de Barcelona.

Deixe seu comentário!