restaurantes: manual de uso

Só pensando na oferta gastronômica, já valeria a pena conhecer Barcelona! As opções de restaurantes são muito variadas, desde lugares mais tradicionais até os melhores exemplos da culinária espanhola mais moderna. Já vimos a importância da comida para os espanhóis em geral, e para os catalães em particular. Agora queremos dar uma noção de como funcionam os restaurantes e como aproveitá-los melhor. Nos textos sobre restaurantes por culinária e restaurantes por bairro você encontrará mais informações sobre os restaurantes de Barcelona.

O almoço

No texto cinco refeições por dia já vimos que a principal refeição do dia, o dinar (comida ou almuerzo em espanhol) costuma ser entre as 14h e 15:30h.

Um almoço tradicional é formado por uma sequência de pratos, que são servidos, um de cada vez, e retirados para dar lugar ao próximo prato que vem na sequência.

  • primer plato. O primeiro prato pode ser uma salada caprichada, quase nunca sem algum queijo, atum, ovo, presunto curado (jamón serrano); o conceito de vegetariano exclui esses complementos. Ou ainda pode ser uma massa, verduras, legumes, embutidos.
  • Assim que terminar com o primeiro prato, este é retirado e servido o segundo plato, geralmente composto por algum peixe, frutos do mar ou carne (porco, vaca, coelho, carneiro, caça).
  • finalmente vem o postre (a sobremesa), que pode ser alguma fruta de temporada, doces (flan, coalhada, pudins regionais) ou sorvete.

Normalmente a refeição é acompanhada por pão, água, vinho e café.

A maioria dos restaurantes oferece esse tipo de refeição com o nome de menú del dia, que corresponderia, a grosso modo, ao PF ou prato comercial brasileiro. O menú del día típico inclui várias opções de primeiro prato, segundo prato e sobremesa, para que você escolha somente um de cada item para compor seu próprio menu.

Se o orçamento estiver apertado ou você quiser comer do jeito que a maioria dos cidadãos de Barcelona comem, o menú del día poderá ser sua escolha na hora do almoço. Em termos de preço-qualidade, é absolutamente imbatível.

O jantar

Também no texto cinco refeições por dia, vimos que a segunda refeição mais importante do dia, o sopar (cena em espanhol), costuma ter lugar a partir das 21h.

Há restaurantes que oferecem a opção de menú del día tanto no horário do almoço, quanto no horário do jantar. Há outros que oferecem um menú del día diferenciado, com um preço maior, no horário do jantar. E há muitos restaurantes que não oferecem menú del día no horário do jantar, restando unicamente opções à la carte.

O menú del día servido no horário do jantar também segue a mesma sequência de pratos servidos na hora do almoço.

Em geral, jantar é mais caro que almoçar.

Preços, impostos e gorjetas

No texto IVA e outros impostos, vimos que, em geral, os preços que você encontrará nos restaurantes já devem incluir o IVA, que é o principal imposto pago pelo consumidor na Espanha. Porém, já vimos, em mais de uma ocasião, restaurantes que anunciam o valor do menu e, depois do preço em letra pequena, acrescentam “IVA no incluído” ou “IVA no inclòs“. Nesse caso, você deve saber que o IVA aplicado é de 10%. O normal é que, caso não conste que o IVA não está incluído, este já faça parte do preço. É um detalhe que pode causar alguma estranheza, quando a conta vier para a mesa.

No caso de você se sentar em algum terraço, para almoçar, jantar ou beber e comer alguma tapa, o local escolhido pode implicar na cobrança de uma taxa adicional por estar no terraço. Essa é uma prática presente em muitas cidades turísticas mundo a fora.

Com exceção de restaurantes de luxo, o normal é que o serviço não apareça na sua conta. Para saber como proceder, veja as dicas que demos em gorjetas.

26 maio2014
Poliana

Olá, gostaria de mais uma vez elogiar o site, pois nunca vi algo tão completo sobre viagens. Tenho uma dúvida em relação aos preços de alimentação que encontrarei em Barcelona, sei que tudo é muito variado mas será que vocês poderiam dar umas dicas sobre os valores para os viajantes não querem gastar muito.

27 maio2014
Elsa Simão

Boa Tarde,

Muitos parabéns pelo vosso site. Está excelente!

Estive à pouco dias em Barcelona pela terceira vez. Adoro esta cidade!

Mas desta vez tive a infelicidade de entrar numa “La Baguetina Catalana”. Cobram preços absurdos, pedimos uma cerveja e pensámos que seria “normal”, apresentaram uma caneca enorme, e que custa a módica quantia de 13 euros.

Escrevo este comentário no sentido de alertar outros turistas para este “negócio escuro” pois após pesquisa sobre o mesmo na internet é o que toda a gente comenta.

Se quiserem entrar, primeiro certifiquem-se dos preços! Porque faz-se o pedido e mandam-nos imediatamente sentar. Não vemos o que nos vão servir e é mais difícil contestar os valores cobrados.

Elsa Simão/Lisboa

    Tony
    28 maio2014
    Tony

    Elsa, muito obrigado pelo seu comentário. Sentimos muito sua experiência. Realmente, dá muita raiva ficar sabendo da existência de estabelecimentos que exploram o turista. A melhor forma de se defender contra esse tipo de exploração é sempre consultar o cardápio com os preços antes de realizar o pedido. Que bom que a experiência não conseguiu estragar o prazer de sua viagem a Barcelona. Abraço.

      28 maio2014
      Elsa Simão

      Bom Dia,

      Eles não têm os preços expostos!!! Logo por aí devíamos ter desconfiado… Eu ainda fiz o comentário “que estranho estar vazio”, mas…

      Mas Barcelona é sempre um prazer mesmo!

      Aproveito também para referenciar duas experiências maravilhosas:
      -Hostal Grau – Hotel amigo do ambiente, que é simplesmente encantador e com uma localização perfeita.
      – Mercat Princesa – Passámos por acaso, entrámos e ao contrário da experiência do comentário anterior, ficámos encantados. Também não é barato (pelo menos para o nível de vida português) mas vale a pena pagar pela qualidade.

      Outra referência é a Sagrada Família, na qual entrei pela primeira vez graças à vossa dica de comprar os bilhetes online! 😉

      Mais uma vez muitos parabéns pelo vosso trabalho neste site!

      Elsa Simão

      Tony
      28 maio2014
      Tony

      Obrigado de novo pelo retorno, Elsa. Você não gostaria de fazer a grande gentileza de deixar seus comentários sobre hospedagem e comidas nos dois textos que temos no passaporte BCN sobre o assunto? São Hostería Grau e Mercat Princesa. Desse jeito, outras pessoas interessadas nesses locais poderão ler os comentários de sua experiência. Abraço!

29 maio2014
Elsa Simão

Assim farei!

29 nov2014
Maryane Saisse

Olá parabéns pelo ótimo site!
Vou para Barcelona de 22 de dezembro a 02 de janeiro. Suas dicas estão me ajudando muito. No dia 25 (natal) gostaríamos de jantar em um lugar legal, mas estou tendo dificuldade em reservar, parace que estará tudo fechado. É Isso mesmo? Tem alguma sugestão para me ajudar?
abçs

    Tony
    30 nov2014
    Tony

    Maryane, caso você não tenha visto, respondemos sua consulta aqui. Não precisa deixar sua consulta duplicada, uma vez é suficiente. Abraço.

      1 dez2014
      Maryane

      Tony,
      mil desculpas…perdi a referência do lugar onde havia feito a pergunta. Está respondido. Grata pela ajuda!
      Maryane

7 mar2015
Bruno Pinho

Boa tarde Tony.
Chego semana que vem… :):):):)
uma dúvida que tenho é que tenho uma filha de pequena (6 anos). Aqui é super normal quando vou a algum restaurante com minha esposa de só pedirmos 2 pratos, e nossa filha divide conosco. Isso pode ser considerado “feio” ou algo do tipo..???

    Tony
    9 mar2015
    Tony

    Prezado Brunho, na maioria dos lugares ninguém vai olhar mal por você compartilhar a comida com sua filha. Além disso, muitos lugares contam com um cardápio infantil para facilitar a vida de quem viaja com crianças. Abraço.

18 mar2015
Maicon

E como é a oferta de self-service em Barcelona?

    Tony
    19 mar2015
    Tony

    Maicon, não é farta. O restaurante self-service que mais sucesso faz com nossos leitores é a rede Fresc Co. Abraço.

      19 mar2015
      Maicon

      Obrigado Tony. Vou a Madrid e Barcelona na segunda metade de abril. O site e suas dicas têm sido preciosos. Abraço!

      Tony
      20 mar2015
      Tony

      Que ótimo, Maicon. Agradecemos muito seu esforço por ir deixando suas consultas em textos relacionados com o assunto delas. Abraço.

6 maio2015
MICHEL

Boa noite Tony.

Antes de mais nada, parabéns pelo seu site. É o melhor site de viagens que já vi. Se vc criar um sobre outros locais além da Espanha, com certeza vou consultar antes.

Vou passar alguns dias em Barcelona. Chego no dia 24 para assistir o jogo do Barcelona x La Coruna.

Para os passeios vou usar seus roteiros. com exceção do tour do Camp nou, que não tem no seu site.

Na terça a noite fiz uma reserva para o jantar no restaurante 4 gats, e na quarta, no restaurante Moments..
Alguma dica em específico para estes restaurantes ?

E tenho uma dúvida, No ato da reserva, veio a mensagem
“Preguem vestimenta casual al migdia i casual elegant per les nits, gràcies.”

O casual elegant, seria o nosso esporte chique ?: posso usar calça jeans ?
E a minha mulher, algum tipo de limitação ?

Obrigado. Grande abraço e parabéns pelo seu ótimo site..

    Tony
    6 maio2015
    Tony

    Prezado Michel, bem-vindo ao passaporteBCN! Por enquanto não temos planos de “sair” da Espanha, não, alimentar o passaporteBCN e o Espanha Total demanda 100% do nosso tempo. Não sei se você viu que temos um texto dedicado ao Camp Nou. Ele não forma parte dos roteiros porque fica fora de mão e não é fácil integrá-lo em outro roteiro.
    Sua pergunta sobre o “casual elegante” é muito boa. O termo é um conceito um pouco difícil de explicar, e os restaurantes de Barcelona colocam esse tipo de aviso porque, ao se tratar de uma cidade do lado do mar, tem muita gente andando de shorts e regata… “Casual elegante” significa que você não deve se vestir como faria para ir à praia, mas também não deve se arrumar tanto como se estivesse indo para uma festa. Jeans (não rasgados) e uma camisa para você estariam perfeitos, para sua mulher, um vestido. Evite bermudas, havaianas, calçado esportivo ou roupa muito decotada. Não esquente muito a cabeça, você vai ver que no quesito vestimenta Barcelona é muito relax.
    Temos um texto sobre o Els Quatre Gats (restaurante com um ambiente muito turístico), e uma resenha do Hotel Mandarin Oriental Barcelona, onde está o restaurante Moments (um lugar muito elegante, bem diferente do Els Quatre Gats). Esperamos que sua experiência nos dois restaurantes seja um sucesso.
    Se tiver qualquer outra dúvida, aproveite as caixas de comentários do site para perguntar. Estamos sempre de prontidão para tentar ajudar. Abraço!

13 maio2015
Ana Beatriz

Olá, acompanho o site e tenho lido muitos post pois em julho estarei por 3 noites em Barcelona e gostaria muito de de dicas de locais para almoçar/jantar com vista para o mar mediterrâneo.

Obrigada

    Tony
    13 maio2015
    Tony

    Prezada Ana Beatriz, há vários restaurantes ao longo da orla de Barcelona com vistas para o mar. Três que podemos indicar são o restaurante La Barraca (em La Barceloneta), o restaurante Ca La Nuri Mar (também em La Barceloneta) e o Xiringuito Escribà, na praia de Bogatell. Ao pé do Hotel W Barcelona (o hotel vela), há também vários restaurantes com vistas muito bonitas. Abraço.

4 jun2015
Bianca

Olá, parabéns pelo site!!! Está sendo essencial no planejamento da minha viagem.
Gostaria de uma informação: vou para Barcelona agora no final de junho com meu marido e gostamos muito de frequentar bares, mas não precisamos de uma indicação específica. Queria a indicação de um local bem movimentada, onde tenha vários bares para passear e escolher o que mais nos agradar na hora (mal comparando com Dublin, onde os bares ficam concentrados em uma região). Você poderia nos ajudar? Muito obrigada!

    Tony
    5 jun2015
    Tony

    Prezada Bianca, bem-vinda ao passaporteBCN1 Em Barcelona as regiões de bares são inúmeras, espalhadas pela cidade, não conta com um único Temple Bar. Há muitos bares no Eixample, na parte antiga da cidade, em La Barceloneta. Mas um lugar que achamos que vocês vão adorar é o Carrer Blai. Abraço.

      6 jun2015
      Bianca

      Anotado!!!

      Obrigada mais uma vez!

2 out2015
janete azzi

Tony,ola tudo bem.Gostaria de saber onde comprar produtos da Germaine de Capuccini em Barcelona.Adorei seu site,onde posso olhar os eventos da cidade do dia 10 de outubro ate dia 20. Temperatura tb me interessa .Obrigada janete

    Tony
    4 out2015
    Tony

    Prezada Janete, no momento estamos viajando. Na nossa volta, no dia 7 de outubro, responderemos sua consulta com a atenção e carinho que merece. Aproveite enquanto isso para dar uma olhada nos textos do site, com muitas informações para ajudar a preparar sua viagem. Abraço.

      Tony
      7 out2015
      Tony

      Prezada Janete, queríamos pedir uma gentileza para você. Para que a informação disponível no passaporte BCN seja fácil de consultar, pedimos a colaboração de todos nossos leitores, para que deixem suas dúvidas em textos relacionados a elas. Aqui respondemos a consultas relacionadas com os restaurantes de Barcelona. Deixe sua consulta sobre os produtos da Germaine de Capuccini no texto onde comprar perfumes e cosméticos em Barcelona. Veja também o texto Barcelona em outubro. Abraço.

21 fev2016
Angela

Estamos indo por 9 dias para Catalunha. Fizemos um circuito começando por 2 noites em Girona , 2 em Cadaques , 1 em Tosa e 4 em Barcelona. De Girona a Cadaques o que devemos conhecer além de Besalu ? Chegaremos em 9/3/16 . Casal maduro que ama viajar

    Tony
    22 fev2016
    Tony

    Aqui respondemos consultas sobre os restaurantes de Barcelona. Por gentileza, deixe sua dúvida em um texto relacionado com ela. Por exemplo, 5 dias ou mais em Barcelona.

27 fev2016
Regiani Ronqui

Por favor, poderia me informar qual o preço médio do Menu do dia em restaurantes que o pessoal da cidade almoça?
Poderia me indicar o nome de um bom e barato supermercado para quem vai ficar hospedado em um apartamento e não em hotel?
Poderia indicar uma marca boa e barata de vinho?

    Tony
    29 fev2016
    Tony

    Olá de novo, Regiani. De segunda a sexta, você vai encontrar “menús del día” por valores entre 10€ e 15€. Barcelona é uma cidade grande, para poder indicar um supermercado específico precisariamos saber o endereço da sua hospedagem. Duas redes grandes, com preços bons, são Caprabo e Mercadona. Na Espanha há milhares de produtores de vinho, você vai encontrar uma variedade interminável nas pratelerias do supermercado. A partir de 5€, você leva um vinho decente para casa. Abraço.

11 maio2016
Aline

Prezado Tony, esses “menús del día” por valores entre 10€ e 15€ serão a minha opção. Parece óbvio que sejam servidos a partir do meio-dia, mas até que horas consigo ser servida por essa opção? Como vou ficar no Hotel HCC Taber, já coloquei a dica de hoje do facebbok no meu roteiro, o Restaurante Goliard e não quero perder menu del día!

    Tony
    12 maio2016
    Tony

    Aline, os menús del día são servidos no horário do almoço, que costuma ser das 13:30h até as 15:30h. O HCC Taber conta com uma ótima localização. Os ótimos restaurantes Lluis de les Moles e restaurante Canela não ficam muito longe do hotel. Abraço.

6 jul2016
João Carlos dos Santos

com 4500 euros duas pessoas passam tranquilas 9 dias , já tendo passagens e hotel?? Este valor para alimentação,, locomocão … lazer?

14 set2016
Roberto da Silva

Prezados, sobre a “tasa de terraza”; fui a um restaurante, não havia nenhum aviso sobre ela, mss cobraram 10%. Perguntei ao garçom, e ele disse que uma lei permitia essa cobrança a todos os restaurantes e que alguns cobravam até 20%, isso está correto? Guardei a fatura. No mais, parabéns pelo ótimo trabalho.

    Tony
    15 set2016
    Tony

    Prezado Roberto, em 99% dos bares e restaurantes da Espanha existe uma cobrança adicional para quem senta em uma terraza. A cobrança é definida pelo estabelecimento, às vezes é um valor fixo, às vezes é uma porcentagem. Porém, pela legislação da Catalunha, os bares e restaurantes estão obrigados a informar nos cardápios sobre os preços praticados nas terrazas. Se houver algum suplemento ou cobrança adicional, ele deve aparecer. Para sermos sinceros, ele costuma aparecer, em letra miúda, escondido em algum cantinho do cardápio. Há uma minoria de estabelecimentos desonestos que não publicam essa informação. Costumam ser os mesmos que colocam os preços da comida sem incluir o IVA. Mas são uma minoria. O importante é saber que em qualquer terraza que você sentar, vai pagar mais caro que se estivesse no interior do bar ou restaurante. Abraço.

      19 out2016
      Roberto da Silva

      Prezados, referia-me ao restaurante Mirandoalmar no Maremagnum. Já sabendo da cobrança pelo site e por ter visto em outros restaurantes, procurei a informação no cardápio, mas não encontrei. Pelo menos, a vista para o mar era bonita, mesmo, valeu esse adicional.

      Tony
      20 out2016
      Tony

      Pois é, essa região é complicada. Quase todos os restaurante podem ser definidos como caça-turista. Abraço.

26 set2016
Nilson

Boa tarde!

Antes de mais nada gostaria de registrar meu agradecimento por ter tirado minha duvida sobre minha hospedagem.
Agora tenho outra duvida relacionada em locais que poderia almoçar comida tipica espanhola, nos dias de embarque no navio e retorno para o Brasil no aeroporto. Minhas hospedagens serão ate o meio dia, apos isso devo me dirigir para o porto e no dia do retorno para o aeroporto. No navio, posso embarcar do meio dia as 19:00, já meu voo sera as 20:00. Minha principal preocupação é ter que me deslocar com minhas malas para almoçar. O que você sugere, saio do hotel e almoço nas proximidades do Hotel (Ibis Sagrada Familia) ou chegando por volta de meio dia no porto e aeroporto?

Obrigado mais uma vez.

    Tony
    27 set2016
    Tony

    Prezado Nilson, nas redondezas da Sagrada Família praticamente só há restaurantes turísticos, que não indicamos. A exceção seria o restaurante La Paradeta, que tem uma unidade muito próxima da basílica. No porto não há restaurantes, e no aeroporto você vai pagar muito caro pela comida. No bairro de Gràcia, não muito longe da Sagrada Família, está o restaurante Goliard. E muito próximo da Plaça Catalunya, ponto de partida do ônibus do aeroporto, está o restaurante Lluis de les Moles. Faça o check-out, deixe as malas guardadas no hotel, saia para almoçar e depois volte para pegar as malas. Abraço.

      28 set2016
      Nilson

      Perfeito Tony,

      Não sabia dessa possibilidade de deixar as malas no hotel após o Check-Out.

      Muito obrigado mais uma vez.

      Tony
      29 set2016
      Tony

      Prezado Nilson, todos os hotéis de Barcelona oferecem a possibilidade de guardar as malas dos hóspedes durante várias horas, mesmo depois de ter feito o check-out. A grande maioria dos hotéis faz isso sem cobrar pelo serviço. Abraço.

13 jan2017
Otamir Jr

Olá, parabéns pelo site, excelente!
Em abril, estarei viajando por 10 dias com minha esposa pela Espanha, sairemos de Barcelona a Madri depois iremos para Málaga, alugando um carro, podes nos dar dicas de passeios entre Madri/Málaga?
Muito obrigado.

    Tony
    13 jan2017
    Tony

    Prezado Otamir, não sabemos se você reparou que o passaporte BCN é um site dedicado à cidade de Barcelona, e que você deixou sua consulta em um texto onde respondemos dúvidas sobre os restaurantes da cidade. Um ótimo lugar para deixar sua perguntar seria o texto como viajar de … a … do nosso Espanha Total. Obrigado.

25 jan2017
Leoluiz

Olá!

Mais uma vez, Parabens pelo site. Espetacular!

A região do hotel Ibis Plaza Glories tem muitos restaurantes e padarias em volta? E os preços deles?

Obrigado e sucesso!

    Tony
    26 jan2017
    Tony

    Prezado Leoluiz, já ficamos hospedados (várias vezes, aliás) no Ibis Plaza Glories, pode ler nossa resenha sobre o hotel no texto Hotel Ibis Barcelona Plaza Glories 22 e deixar qualquer dúvida sobre ele na caixa de comentários. Desse jeito, outros leitores com dúvidas parecidas à sua vão conseguir aproveitar nossa resposta. Obrigado!

31 jan2017
Mirian Torres

Tony gostaria de saber se é comum, no caso de um prato a la carte, tipo paella, que parece bem servida pedir 1 para 2 pessoas, mesmo tendo especificado lá para 1 pessoa? No cardápio vem especificado prato para 1 pessoa, 2 pessoas?

    Tony
    6 fev2017
    Tony

    Mirian, se você pedir paella para uma pessoa, vai vir uma porção de paella em um prato, para uma pessoa. A paelha costuma ser bem servida quando pedida para duas pessoas. Nesse caso, costuma ser apresentada no recipiente onde é preparada. Se não houver nenhuma observação no cardápio, os pratos na Espanha são para uma pessoa.

Deixe seu comentário!