as “rebajas”

rebajas

As rebajas (rebaixes em catalão) são o momento mais esperado pelos consumidores na Espanha. É quando as lojas sacam seus estoques a preços reduzidos e os consumidores têm as maiores e melhores chances de garimpar ótimas pechinchas.

rebajas

“Rebajas” de inverno e de verão

Há dois períodos de rebajas durante o ano:

  • as rebajas de enero (ou rebajas de invierno). Começam depois do dia 1 de janeiro e se extendem até o final do mês de fevereiro. Recentemente estamos vendo cartazes nas lojas, anunciando as rebajas, logo depois do Natal, rompendo com o calendário oficial das rebajas.
  • as rebajas de julho (ou rebajas de verano). Começam depois do dia 1 de julho e se extendem até o final de agosto.

A data oficial das rebajas costumava ser determinada pelo governo de cada região. Hoje cada comerciante é livre de escolher a data. Mas a maioria acompanha o calendário tradicional para evitar confundir os consumidores.

rebajas

Durante as rebajas, os descontos podem variar de 20% até o 90%, dependendo do produto e da loja. Em geral, os descontos são menores logo no início das rebajas, quando ainda é possível encontrar grande variedade de numerações e os itens mais cobiçados começam a sumir das prateleiras. É possível encontrar muita gente nas lojas, inclusive com longas filas para os provadores ou para pagar.

rebajas

Já no final das rebajas estão os melhores descontos, em geral para produtos menos interessantes ou com numerações mais limitadas. Por isso, comprar logo no começo das rebajas pode ser bom, principalmente se você já tem algum produto em mente; deixar para o final também pode ser uma boa para quem quer comprar algo pelo melhor preço.

rebajas
rebajas

O periodo final das rebajas é conhecido como segundas rebajas ou até terceras rebajas, sinalizando o número de vezes que os preços podem ser reduzidos.

Não esqueça do passaporte

Vale lembrar que, para pagamento com cartão de crédito nas lojas da Espanha, pode ser necessária a apresentação de documento de identificação. No caso dos brasileiros será preciso apresentar o passaporte original, não adianta apresentar uma cópia, pois já vimos não serem aceitas. Lembre-se também que as lojas espanholas não parcelam as compras no cartão de crédito. Finalmente, leia nosso texto moeda e câmbio, onde relatamos vários problemas na utilização do VISA Travel Money na Espanha.

a devolução do IVA continua valendo!

Durante o periodo das rebajas continua sendo possível solicitar a devolução do IVA, sempre que o estabelecimento participe do programa Tax Free. Na Espanha, existe a possibilidade de devolução de parte do IVA (impuesto sobre el valor añadido, saiba mais aqui) pago pelos turistas na compra de produtos que não ficarão no território espanhol. Essa tramitação é conhecida como Tax Free. Leia mais detalhes aqui.

15 nov2013
Joao Luis Daldegan

Estive lá no início de novembro/2013. Pelo menos atualmente ,se o cartão de crédito for com chip e senha, os vendedores não pedem para ver o passaporte ( ou cópia dele). Fiz compras sem pedir o tax free, portanto não sei informar sobre o procedimento nestes casos.

    15 nov2013
    Tony

    João Luis, tem lugar que está pedindo identificação na hora do pagamento com cartão com chip e senha, tem lugar que não. Legalmente não é obrigatório mostrar, mas como o comércio é responsável em caso de clonagem de cartão ou qualquer outra fraude, muitos pedem para o cliente se identificar. Eu acho legal, se todo mundo fizesse desse jeito seria bem mais difícil usar um cartão roubado ou clonado. A conclusão é, melhor carregar documentação caso você quiser comprar alguma coisa, pois pode acontecer de pedirem uma identificação. Obrigado, mais uma vez, por compartilhar sua experiência.

16 nov2013
Joao Luis Daldegan

Ok , Tony. Realmente a minha experiência de compra é restrita não deve ser generalizada. De qualquer modo este é um item muito importante, já que ter de andar com o passaporte, em vez de deixá-lo guardado em segurança no cofre do hotel, acarreta riscos. Não estou fazendo recomendações de conduta para futuros visitantes de Barcelona, mas, depois do que eu vivenciei lá nos primeiros 02 dias, passei a circular só com uma cópia do passaporte. Abraço

    16 nov2013
    Tony

    Deixar o passaporte no cofre do hotel é sem dúvida uma ótima ideia. Se as compras não fossem prioridade, então não pegue o passaporte. Minha cunhada não conseguiu fazer uma compra na Espanha com cartão de crédito com chip porque não estava com o passaporte (não aceitaram seu RG). Mas já ficou estabelecido que as normas variam de uma loja para outra. Obrigado por todas suas contribuições!

13 fev2014
Thiago Ávila

Olá Tony, tudo bem?
Estou aqui em Barcelona e hoje comprei umas roupas de bebê em uma loja lá em Passeig de Gracia. Paguei com cartão de crédito e não pediram mais nada. Mas acho que depende da loja, não é?

Abraços

    13 fev2014
    Tony

    Olá Thiago. Sim, depende muito da loja e da pessoa. Mas via de regra, é solicitada identificação. Esperamos que você esteja aproveitando muito seus passeios! Abs.

30 jun2014
Pedro

Estou morando há 3 meses em barcelona e jamais me pediram documento de identificação. Como meu cartão de crédito (brasileiro) é de senha, não pedem por isso, como é a maioria dos cartões no brasil hoje.

Devem ter o costume de pedir só em caso o cartão não peça senha seria bom atualizar o post pra não assustar o pessoal.

    30 jun2014
    Tony

    Prezado Pedro, modificamos o texto para refletir a realidade de que nem sempre é solicitado documento de identificação. Isso vai depender da política de cada estabelecimento comercial. Agora há pouco, fomos em uma loja e a atendente informou que era política da empresa solicitar sempre identificação, independente do tipo de cartão usado para o pagamento. Por isso, preferimos recomendar levar o passaporte para evitar a frustração de não poder realizar uma compra, como já aconteceu com um familiar nosso que tentou pagar com cartão de crédito com chip e apresentar uma cópia do passaporte, que não foi aceita. Abraço.

      30 jun2014
      Pedro

      Como andar com o passaporte eu particularmente acho arriscado, mostrar a identidade brasileira costuma ser aceito também. Algumas lojas que comprei nos últimos meses e não pediram identificação para pagamento: Corte Inglés (e grupo), Zara (e grupo inditex), H&M, Apple Store, postos de gasolina, Bon Preu, Lidl, restaurantes. Das vezes que precisei me identificar aqui por alguma razão, a carteira de identidade do Brasil resolveu bem, melhor que se arriscar a andar (e peder) o passaporte pela rua.

      1 jul2014
      Tony

      Pedro, agradecemos novamente por compartilhar sua experiência com os demais leitores. Abraço.

6 fev2015
Antonio Kauati Junior

Boa noite!
Você sabe informar se comprar um Iphone em Barcelona ele esta desbloqueado para uso no Brasil ?
Caso sim aonde comprar ?

    7 fev2015
    Tony

    Prezado Antonio, o iPhone vendido em Barcelona está desbloqueado para uso no Brasil, mas por favor, confirme na hora de realizar a compra. Pode comprar em muitos lugares como as lojas de El Corte Inglés ou a FNAC. Mas como o preço é tabelado, onde você vai achar maior variedade (e especialistas que vão poder tirar todas suas dúvidas) é na própria Apple Store. Há uma na esquina da Plaça Catalunya com o Passeig de Gràcia, no coração de Barcelona. Veja sua localização no mapa aqui. Para poder solicitar a devolução do IVA, você terá que pagar sua compra em dinheiro ou com um cartão de crédito (pagando em dinheiro você evita surpresas com o câmbio e o maior valor de IOF). Abraço.

23 jun2015
Enaldo Soares

Boa noite. Estive ano passado em Madri e usei cartão pré-pago em compras. Nunca me pediram passaporte. Comprei principalmente em grandes lojas de departamentos (FNAC e Lefties, por exemplo) e em diversos supermercados (Carrefour, Eroski, Dia). Obrigado e um abraço.

    24 jun2015
    Tony

    Obrigado, Enaldo. Acabamos de voltar de Madri e presenciamos, várias vezes, como os caixas solicitavam algum tipo de identificação de quem estava fazendo compras com cartão de crédito. Na verdade, nem a FNAC (uma livraria com diversas seções especializadas em informática, música e fotografia) nem Lefties (outlet de roupa do grupo Inditex) podem ser descritos como lojas de departamentos, uma categoria onde hoje na Espanha somente restou El Corte Inglés (antes também havia outras como Galerias Preciados ou SEPU). Antes comprávamos regularmente no Eroski onde sempre era solicitada alguma forma de identificação, quando pagávamos com cartão de crédito. Pode ser que a identificação não tenha sido pedida no seu caso por estar usando um cartão pré-pago. De qualquer jeito, é um pouco como a situação de quem passa pela imigração na chegada na Espanha e não tem que mostrar qualquer documento ou comprovante além do passaporte. Como editores responsáveis, devemos informar aos leitores sobre a existência de uma exogência de identificação que não é comum no Brasil. Se eventualmente não for solicitado nenhum tipo de identificação, mais fácil para o comprador. Mas preferimos que a pessoa saia com o passaporte e não precise utilizá-lo, do que acabar perdendo uma compra por não estar com o passaporte. Voltando à comparação com o controle de imigração, nunca orientaremos que as pessoas se apresentem na imigração sem todos os documentos que podem eventualmente ser exigidos pela autoridade, mesmo sabendo que em certas ocasiões nada vai ser solicitado. Abraço.

13 jul2015
Eduardo Almeida

Alguma dica de rua que possui lojas de informatica ou algumas lojas de informatica/eletronicos proximo da Plaça de Catalunya ??

    13 jul2015
    Tony

    Olá de novo, Eduardo. Na própria Plaça de Catalunya há uma grande loja de El Corte Inglés, com departamento de eletrônicos, e uma loja da FNAC (dentro do shopping El Triangle). E ainda tem uma Apple Store na esquina da Plaça Catalunya com o Passeig de Gràcia. Abraço.

14 set2015
Elton

Boa noite Tony, irei para a Europa em Janeiro e devo voltar lá pelo meio de fevereiro, mesmo eu fazendo compras no meu cartão de crédito em lojas diferentes posso pedir o IVA?

    15 set2015
    Tony

    Prezdo Elton, pode pedir, sim. Veja as exigências mínimas para solicitar a devolução do imposto no texto a devolução do IVA. Abraço.

20 set2016
Harlan

Bom dia. Parabéns pelo seu site, está sendo de grande ajuda para minha viagem à Barcelona! Uma dúvida, vou chegar em BCN dia 26/09 e saio dia 02/10, será que ainda terá lojas com as “rebajas”? Agradeço!

    20 set2016
    Tony

    Harlan, como informado no texto acima, “as rebajas de julho começam depois do dia 1 de julho e se extendem até o final de agosto”. Procure os outlets. Abraço.

Deixe seu comentário!