La Pedrera (Casa Milà)

La Pedrera / Casa Milà, Barcelona

La Pedrera (a “canteira”), também conhecida como Casa Milà, é uma das obras mais importantes do genial Antoni Gaudí. Foi também a última casa residencial construída por Gaudí, que dedicou os últimos anos da sua vida ao projeto e construção da Sagrada Família.

Em 1906, um pequeno edifício de 3 andares foi demolido e deu lugar a La Pedrera. Uma obra encomendada por Pere Milà, um jovem endinheirado casado com uma rica viúva, ao renomado Gaudí. Milà queria uma casa que deixasse Barcelona de queixo caído e que ofuscasse as famosas vizinhas do Passeig de Gràcia: a Casa Amatller, a Casa Batlló e a Casa Lleó Morera.

Gaudí, que recebeu um orçamento ilimitado para a obra, ficou empolgado. O resultado do seu trabalho foi uma grande escultura abstrata, onde triunfam as linhas curvas e formas orgânicas.

Após a inauguração, a obra foi motivo de chacota generalizada. Sua modernidade não foi compreendida e o próprio apelido de La Pedrera, dado à casa logo depois de inaugurada, revelou o desprezo pela mesma.

Era um projeto muito à frente de sua época e só com o passar do tempo foi reconhecido seu autêntico valor. Por sua importância para a história da arte e da arquitetura, a Casa Milà foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, em 1984. Curiosamente nessa época a Casa apresentava um aspecto terrível, com um bingo no andar principal e lojas que descaracterizavam a arquitetura original.

O exterior

La Pedrera / Casa Milà, Barcelona

A Casa Milà tem três fachadas, uma delas situada no Passeig de Gràcia, outra voltada para a rua Provença e a última, em forma de chaflán, na esquina entre as outras duas fachadas. O projeto de Gaudí unificou as fachadas como se fossem uma só, com suas formas onduladas que se assemelham a uma rocha açoitada pelas ondas do mar.

La Pedrera / Casa Milà, Barcelona

A fachada da Casa Milà está coberta com pedra calcária, com 33 balcões decorados em ferro forjado com formas que se assemelham a algas marinhas.

La Pedrera / Casa Milà, Barcelona

É muito interessante contemplar a fachada da Casa Milà em diferentes horários do dia e notar como a luz pode mudar a aparência e cor dessa maravilhosa obra.

O interior

La Pedrera / Casa Milà, Barcelona

O andar térreo da Casa Milà tem dois acessos com halls de entrada separados e conectados com dois pátios. As portas de entrada combinam ferro forjado e vidro, com representações em formas orgânicas.

La Pedrera / Casa Milà, Barcelona
La Pedrera / Casa Milà, Barcelona

A decoração com pinturas murais é um dos elementos mais destacados das entradas.

La Pedrera / Casa Milà, Barcelona
La Pedrera / Casa Milà, Barcelona

Os apartamentos estão distribuídos ao redor dos dois pátios internos que garantem a iluminação e a ventilação.

La Pedrera / Casa Milà, Barcelona

É muito interessante saber que Gaudí desenhou os apartamentos de maneira que os proprietários pudessem redistribuir os espaços internos da forma mais conveniente para cada um deles. As paredes não têm uma função de sustentação estrutural do prédio e por isso podem ser realocadas. Não há dois apartamentos iguais.

La Pedrera / Casa Milà, Barcelona

El Piso de la Pedrera

La Pedrera / Casa Milà, Barcelona

A visita a La Pedrera inclui também um tour pelo “El Piso de la Pedrera”, uma verdadeira viagem ao passado feita através de um apartamento decorado e ambientado como se estivesse ocupado por um antigo morador do edifício.

La Pedrera / Casa Milà, Barcelona

O espaço visitado representa a reconstrução de um apartamento da época.

El Espai Gaudí

La Pedrera / Casa Milà, Barcelona

O sótão da casa era o lugar onde estavam os tanques e espaço para lavar roupa. Hoje apresenta seu aspecto original, com abóbadas realizadas com tijolos.

La Pedrera / Casa Milà, Barcelona

Atualmente o sótão é um espaço destinado a apresentar a obra de Antoni Gaudí, através de desenhos, maquetes, fotografias e apresentações audiovisuais.

La Pedrera / Casa Milà, Barcelona

O terraço

La Pedrera / Casa Milà, Barcelona

O poeta catalão Pere Gimferrer descreveu o terraço da Casa Milà como o “jardim dos guerreiros”, e não é difícil entender rapidamente a razão. As chaminés de ventilação concebidas por Gaudi parecem guerreiros, com a cabeça adornada por capacetes.

La Pedrera / Casa Milà, Barcelona

O terraço é um autêntico jardim de esculturas.

La Pedrera / Casa Milà, Barcelona

É um espaço fantástico, com suas diferentes partes conectadas por escadas e passadiços, que acompanham o desnível provocado pelo desenho do teto do sótão.

La Pedrera / Casa Milà, Barcelona

Gaudí utilizou diferentes soluções para as 30 chaminés, as duas torres de ventilação e as 6 saídas das escadas que existem no terraço.

La Pedrera / Casa Milà, Barcelona

Uma das marcas mais características de sua obra, o trencadís (fragmentos de cerâmica esmaltada formando um mosaico), também está presente no terraço.

La Pedrera / Casa Milà, Barcelona

Visita

La Pedrera foi propriedade da Caixa Catalunya, que comprou o prédio em 1986 e fez uma linda restauração. Hoje La Pedrera pertence à Fundació Catalunya-La Pedrera, responsável pelas visitas ao prédio.

La Pedrera abre para visitação todos os dias do ano, com exceção do Natal.

O site oficial de La Pedrera tem informações muito interessantes para quem quer visitar o prédio, além de dados detalhados sobre horários e preços.

Além da visita convencional, La Pedrera oferece também mais dois tipos de visita:

  • El Despertar de La Pedrera, uma vista guiada feita no começo do dia, às 8 horas, antes do horário de visitação normal da casa. A visita guiada inclui um percurso pelos lugares mais importantes da Casa e também por espaços que não são visitados habitualmente. Inclui também um café ou uma bebida no Café de La Pedrera no final da visita. Para mais informações consulte aqui.
  • La Pedrera Secreta, uma vista feita no final do dia e tem um preço mais elevado. Para mais informações consulte aqui.

Ingressos

[veja mais informações no novo texto como comprar ingressos para La Pedrera]

ingresso

Indicamos a compra dos ingressos para La Pedrera na Visit Barcelona Tickets, a loja oficial de turismo da cidade de Barcelona, parceira do passaporte BCN. Saiba mais sobre ela aqui.

Os ingressos comprados na Visit Barcelona Tickets contam com uma grande vantagem, permitem furar a fila da bilheteria em La Pedrera. Com o voucher que você vai receber na sua caixa postal, deve ir até a fila rápida para quem comprou os ingressos online.

Na Visit Barcelona Tickets você compra seus ingressos para La Pedrera aqui.

Como chegar

La Pedrera encontra-se no número 261-265 do carrer Provença, esquina com o Passeig de Gràcia. Veja aqui a localização no mapa. A estação de metrô mais próxima é a Diagonal nas linhas 3 (verde) e 5 (azul).

Dica do passaporte BCN

Se seu orçamento permitir, não deixe de visitar também a Casa Batlló, a outra magnífica obra de Antoni Gaudí no mesmo Passeig de Gràcia. Veja também nosso texto Casa Batlló ou La Pedrera, qual escolher?

E se sua programação permitir, suba no terraço no final da tarde, quando é incrivelmente lindo ver o sol se pôr e o terraço se iluminar.

Outros textos de interesse: compra antecipada de ingressos para as atrações de Barcelona | atrações imperdíveis de Barcelona | top 5: modernismo em Barcelona | top 5: a Barcelona de Gaudí

31 jul2017
Gisele

Não existe um turist card, com várias atrações de Barcelona? Alguma cidades possuem esse tipo de card, que vc consegue ir nas principais atrações com desconto!

    Tony
    2 ago2017
    Tony

    Existe, veja as informações aqui.

2 ago2017
Sérgio Câmara

Boa noite! Antes demais dar-lhe os parabéns pelo excelente site.
Gostaria de perguntar-lhe se me sabe informar na compra dos bilhetes, para estudante, se é qualquer estudante em qualquer parte ou se é estudante somente espanhol?
Cumprimentos
Aguardando sua resposta

    Tony
    3 ago2017
    Tony

    Prezado Sérgio, seja bem-vindo ao passaporte BCN. Se não houver nenhuma indicação contrária, o desconto para estudantes é válido independente da nacionalidade. Você vai ter que mostrar sua carteirinha do ISIC (veja o texto descontos para estudantes em Barcelona). Abraço.

23 ago2017
Denise

Olá Tony
Tudo bem?

Uma dúvida. No site oficial de La Pedrera, tem um ingresso LA PEDRERA DIA PREMINUM, neste ingresso não preciso informar data, é isso? Seria um ingresso para um dia mas sem data marcada?

Obrigada
Denise

    Tony | PASSAPORTE BCN
    23 ago2017
    Tony | PASSAPORTE BCN

    Olá, Denise, no caso do ingressso La Pedrera de día Premium você não precisa informar nem data nem horário. Você está pagando para poder visitar La Pedrera quando você quiser (em até seis meses a partir da data de compra do ingresso). Abraço.

Deixe seu comentário!