lugares que ficam mais lindos em Barcelona no outono

otoño

Este post faz parte da Blogagem do Outono Europeu, uma série de posts sobre o outono europeu que o passaporte BCN, juntamente com outros blogs brasileiros de cidades europeias, estará publicando.

O outono na Europa (e na América do Norte também) está associado, no imaginário do brasileiro, com lindas paisagens de florestas coloridas. Em geral é assim, o outono é uma época privilegiada do ano, para quem gosta de ver a explosão de cores provocada pelo frio.

otoño

Em Barcelona, a mudança da estação é sentida, mas o impacto visual é menor que em outras cidades europeias. A razão é que o bosque mediterrâneo de pinheiros compõe a maioria da cobertura vegetal de Barcelona. Os pinheiros são árvores perenes que mantêm as suas folhas durante todo o ano. O pinheiro domina espaços verdes e locais muito simbólicos da cidade, como o Park Güell ou o Parc de Montjuïc.

otoño

Mesmo assim, um passeio pelo Parc de la Ciutadella ou pelo Parc Diagonal Mar, que tem muitas espécies de árvores diferentes, como por outros espaços arborizados da cidade, pode ser muito gostoso durante o outono.

Os plátanos (Platanus orientalis) estão presentes no paisagismo de muitas ruas e passeios de Barcelona, por oferecerem abundante sombra no verão e perderem todas as folhas no inverno, deixando passar o sol. Assim, as ruas ficam cobertas de folhas de plátanos, formando um verdadeiro tapete, quando as temperaturas começam a baixar, logo no início do outono.

otoño

Agora, se você quiser ver essa explosão de cores, vai ter que pegar o carro e seguir rumo aos Pireneus, pois aí o espetáculo é para valer. Onde tiver um “bosque de hayas” (floresta de faias, uma espécie de árvore do género Fagus que não existe no Brasil) o espetáculo está garantido.

otoño
otoño

É muito difícil saber com precisão quando as cores das folhas estarão mais bonitas. O periodo de explosão de cores é muito breve e dura menos de uma semana. De um ano para outro existem grandes variações de datas, dependendo de como tiver sido o verão em termos de temperatura e umidade.

otoño

A Generalitat da Catalunya (o governo da região) tem uma página web com muitas informações úteis (embora unicamente em catalão) sobre os Colors de tardor (as cores do outono).

————–
Para ver os demais posts da Blogagem do Outono Europeu, e ficar por dentro dos lugares mais lindos em outros países do continente, visite:

Pingbacks & Trackbacks & Tweetbacks

Outono em Milão e sues lugares bonitos | Dicas de Milão | Milão nas mãos

[…] Porque não? Conexão Paris Londres para principiantes Passaporte BCN […]

Parques e florestas para você ver o verdadeiro outono em Paris

[…] Passaporte BCN – Lugares que ficam mais lindos em Barcelona no outono. […]

A moda no outono francês | Conexão Paris

[…] Passaporte BCN – Lugares que ficam mais lindos em Barcelona no outono. […]

Deixe seu comentário!