Mercat de la Boqueria

mercado de la Boqueria, Barcelona

O Mercat de la Boqueria (seu nome oficial é Mercat de Sant Josep) é o mercado mais famoso de Barcelona. Grande parte da fama é uma consequência de sua localização, junto ao passeio de Las Ramblas. Essa localização, próxima a pontos de grande movimentação turística, garante um intenso afluxo de turistas ao mercado. O acesso principal é feito pela própria Rambla, e há também outra entrada pela parte posterior do mercado, já no bairro de El Raval.

mercado de la Boqueria, Barcelona

La Boqueria é um mercado municipal, mantido pela prefeitura de Barcelona, e conta com mais de 300 bancas. Nelas é possível encontrar muitos produtos locais, que abastecem os moradores e os restaurantes da cidade, além de bancas que oferecem produtos para os turistas que visitam o mercado.

La Boqueria é o mercado municipal mais antigo de Barcelona, inaugurado em 1840, no dia 19 de março, dia de São José. Informações sobre o início das atividades de comércio ambulante na área remontam ao século XIII.

A característica mais marcante da arquitetura é sua cobertura metálica,datada de 1914, que divide o espaço em cinco naves idênticas.

mercado de la Boqueria, Barcelona

O que há para ver?

Na parte do mercado mais próxima da Rambla, e por isso mais frequentada por turistas, você vai encontrar bancas com produtos destinados a esse público, incluindo frutas exóticas, frutos secos, jamón e embutidos, chocolates e doces. As bancas que estão nas laterais da entrada ao mercado, vindo de Las Ramblas, são ainda mais turísticas e com preços equivalentes aos praticados nos aeroportos.

mercado de la Boqueria, Barcelona

É a parte mais descaracterizada do mercado. As bancas onde compram os moradores de Barcelona estão mais ao fundo do mercado, com produtos como peixes e carnes.

mercado de la Boqueria, Barcelona

Os consumidores locais sabem que boa parte das melhores bancas do mercado estão, na verdade, na parte exterior do mesmo ou em lojas nas proximidades, como as da rua Jerusalém.

mercado de la Boqueria, Barcelona

Aliás, se você quiser comprar frutos secos, visite a loja Paramí, na rua Jerusalém, 30, na parte posterior da Boqueria, onde encontrará produtos de ótimo preço e qualidade (superior à oferecida no mercado).

Mercado de la Boquería, BarcelonaMercado de la Boquería, BarcelonaMercado de la Boquería, Barcelona
Mercado de la Boquería, BarcelonaMercado de la Boquería, BarcelonaMercado de la Boquería, Barcelona

O site do mercado contém um mapa identificando todas as paradas (as bancas).

Refresco para um dia de calor

mercado de la Boqueria, Barcelona

Se você estiver visitando Barcelona em um dia de calor, o mercado da Boqueria oferece opções fantásticas e refrescantes. As bancas, dentro do mercado e mais próximas da entrada, vendem saladas de frutas, picolés de sabores refrescantes e sucos, que são destinados principalmente aos turistas. Uma ótima e saudável pedida!

Visita

O mercado abre de segunda a sábado, de 8:00h a 20:30h.

O Ajuntament (prefeitura) de Barcelona oferece a aqui a possibilidade de realizar uma visita virtual ao mercado.

Como chegar

O Mercat de la Boqueria está no número 91 de Las Ramblas, bem perto do Gran Teatre del Liceu. Veja aqui a localização no mapa. A estação de metrô mais próxima é a Liceu na linha 3 (verde).

Dicas do passaporte BCN

Tanto em La Boqueria como em qualquer outro mercado de Barcelona, não toque em nada exposto nas bancas, se não quiser levar uma bronca monumental! Só quem trabalha nos postos pode manusear os alimentos.

Muito cuidado com seus pertences, quando estiver visitando o mercado. É um lugar com muita gente e muitos turistas, favorecendo a atuação dos batedores de carteira. Veja nosso texto segurança e precauções.

É difícil encontrar um guia de Barcelona que não indique o Mercat de la Boqueria como visita imprescindível. E o passaporte BCN não vai ser diferente. Vá conhecê-lo, sem dúvida alguma! Apesar de estar completamente descaracterizado como mercado local, na nossa opinião e na de muitos moradores de Barcelona, La Boqueria é um mercado que alegra os olhos com suas bancas bem organizadas e coloridas. Se gosta de percorrer mercados, vá também ao Mercat de Santa Caterina para conhecer um mercado de arquitetura moderna. E se quer conhecer lugares onde compram os moradores da cidade, entre também no Mercat de la Concepció, no Mercat de l’Abaceria Central ou no Mercat de la Llibertat, o primeiro no bairro do Eixample, o segundo e terceiro no bairro de Gràcia.

5 set2014
Rafaela

Oi, assino embaixo sobre o que todos já disseram, seu site é excelente!
Eu gosto muito de comprar souvenirs dos lugares que visito, como miniaturas, imãs… então gostaria de saber se você recomenda o mercado La boqueria para comprar esses artigos ou existe outro lugar com preços mais baixos para indicar?
Abraço.

    Tony
    6 set2014
    Tony

    Prezada Rafaela, obrigado pelos elogios. La Boqueria não é um bom lugar para comprar souvenirs, mesmo que um tanto descaraterizado, continua sendo um mercado de alimentação. Mas não se preocupe, você encontrará zilhões de lojas vendendo souvenirs, muito especialmente na Cidade Antiga, nas redondezas da Sagrada Família e do Park Güell. Abraço.

10 nov2014
Eliana Romanis Diegues

Prezado Tony, estaremos chegando em Barcelona dia 16 de novembro, agora! E eu, que venho pesquisando sobre a viagem…. só agora achei seu ótimo site. Dá uma vontade de conhcer essa magnifica cidade. É muito inspirador e incentivador.
Estou imprimindo os roteiros, porque acho mais fácil que ficar procurando no smatfone ou no computador, mei trambolho. Então tenho uma sugestão, de vc vender esses roteiros impressos, via internet, como faz a Conexão PAris, da Lina.
PArabéns pelo trabalho.
Abraços.

    Tony
    10 nov2014
    Tony

    Prezada Eliana, agradecemos muito seus elogios. Sobre os roteiros impressos, fizemos uma escolha pelo formato digital por acreditarmos que, no quesito viagens, é o futuro. Cada vez mais viajantes liberam peso da sua bagagem “carregando” virtualmente seus guias de viagens. Nossos guias são interativos, com links internos e externos, interatividade que seria perdida em um guia impresso. Os guias contém também muitas fotografias coloridas, presentes na maioria das páginas (já imaginou o custo de imprimir um guia em cores?). Porém, pensando também em quem adora levar tudo impresso, diagramamos os guias de forma que nada impide que você o imprima bonitinho na sua própria casa. Você escolhe os roteiros que interessam e pode imprimí-los. Se fossemos oferecer o guia impresso, o custo seria muito, mas muito maior. Do jeito atual, você imprime em casa e a economia é considerável, sendo que você não paga mais pelo roteiro impresso nas suas mãos. O mais importante é salientar que os roteiros que aparecem no site são uma versão reduzida dos roteiros do guia. No guia você tem roteiros mais detalhados, com dicas de comidas ao longo do roteiro e mapas exclusivos para acompanhar os passeios. Abraço.

14 maio2015
Carolina

Olá Tony,
Primeiramente parabéns pelo site completíssimo! Vou pra Barcelona e tenho especial interesse em mercados. Sabe me dizer, além do Boqueria se algum destes outros mercados citados vendem pratos/tapas prontas e se têm um lugar para se sentar e fazer uma refeição e jogar conversa fora?

    Tony
    16 maio2015
    Tony

    Prezada Carolina, desculpe a demora em responder, estamos no meio de uma viagem com acesso limitado à internet. No quesito barzinhos, a Boqueria é o mercado melhor servido de Barcelona. No Mercat de Santa Caterina há um restaurante muito bonito, o Cuines Santa Caterina. Abraço.

13 jun2015
Ivan Rodrigues

Ficarei 3 dias em Barcelona, hotel Paseo de Gracia, quero fazer o bus tour, Sagrada Familia e Camp Nou. E a pé, partindo do hotel quais são os melhores lugares para visitar. Ramblas, La Boqueria e outros é possivel?
Abraço e obrigado.

    Tony
    15 jun2015
    Tony

    Prezado Ivan. Para que a informação disponível no passaporte BCN seja fácil de consultar, pedimos a colaboração de todos nossos leitores, para que deixem suas dúvidas em textos relacionados a elas.
    Aqui respondemos a consultas relacionadas com o mercado de La Boqueria. Como você vai ficar três dias em Barcelona, pode aproveitar para deixar sua consulta no texto 3 dias em Barcelona. Abraço.

      23 jun2015
      Ivan Rodrigues

      Obrigado pelo retorno.

1 set2016
Gisela

Olá Tony,
obrigada por todas as suas respostas até o presente momento!!! O site está realmente sendo de grande ajuda, é uma mão na roda para viajantes que planejam tudo sozinho. É muito bom encontrar pessoas boas como você, mesmo que virtualmente, isso é raro nos dias de hoje.

Bom, minha pergunta da vez é a seguinte: você sugere almoçar em alguma loja do mercado?
Gosto muito de comer em mercados, seria uma ótima pedida encontrar um local com uma comida deliciosa por lá!

Muito obrigada,
Gisela

    Tony
    2 set2016
    Tony

    Olá de novo, Gisela, o mercado de la Boqueria é muito turístico e a maioria dos bares do mercado são turísticos também (com preços inflacionados). Não é o tipo de lugar onde indicaríamos comer. Mas querendo fazer uma boquinha, tente no El Quim de la Boqueria, que fica na parada (posto) 606. Abraço.

8 set2016
Silvana Guimarães

olá! uma dúvida: tem lugares para almoçar no La Boqueria? Se não, você indica algum próximo, pois na minha programação estarei por la perto do horário de almoço. Obrigada!

    Tony
    9 set2016
    Tony

    Silvana, o mercado de la Boqueria é muito turístico e a maioria dos bares que há dentro do mercado são turísticos também (com preços inflacionados). Não é o tipo de lugar onde indicaríamos comer. Mas querendo fazer uma boquinha, tente no El Quim de la Boqueria, que fica na parada (posto) 606. Próximo do mercado, há uma unidade da rede Fresc Co no Carrer del Carme, 16. Abraço.

Deixe seu comentário!