Mercat de Santa Caterina

Mercat de Santa Caterina, Barcelona

O Mercat de Santa Caterina encontra-se no bairro de Sant Pere, Santa Caterina i La Ribera, parte do distrito da Ciutat Vella. Se você estiver na Plaça Nova, olhando de frente para Catedral de Barcelona, gire para sua esquerda e já verá o colorido telhado do mercado bem ao fundo.

Mercat de Santa Caterina, Barcelona

Como acontece com o Mercat de Sant Antoni também, o Mercat de Santa Caterina é um lugar que vale a pena conhecer, nem que seja para contemplar sua moderna cobertura.

Mercat de Santa Caterina, Barcelona

O mercado tem uma longa história e foi o primeiro mercado coberto da cidade em sua inauguração no ano de 1845.

Mercat de Santa Caterina, Barcelona

O mercado foi reformado em 2005, restando somente as portas do seu projeto original. Os arquitetos Enric Miralles e Benedetta Tagliabue foram os responsáveis pela reforma, deixando uma atrativa marca visual no telhado ondulado, coberto por mosaicos de cerámica nas cores dos alimentos vendidos no mercado. Foi uma solução arquitetônica inovadora, feita para ser vista do alto, rompendo com a estética dos prédios que estão ao redor.

Mercat de Santa Caterina, Barcelona

Dentro houve a ampliação do espaço nos corredores, tornando-os muito amplos e arejados. Suas bancas são frequentadas por moradores da cidade, que ainda se abastecem com alimentos frescos e de qualidade em mercados como esse.

Mercat de Santa Caterina, Barcelona

Como acontece no Mercat de la Boqueria, algumas bancas oferecem produtos prontos, como sucos de frutas, que podem ser uma refrescante pedida nos meses de mais calor em Barcelona. Também existem vários bares e restaurantes dentro do mercado.

Mercat de Santa Caterina, Barcelona

Na parte posterior do mercado encontra-se uma unidade do MUHBA (Museu d’Història de Barcelona) que percorre a história de Barcelona, desde os tempos dos romanos até a reforma mais recente do mercado.

Visita

O Mercat de Santa Caterina abre as segundas de 7:30h a 14:00h. Terças, quartas e sábados abre de 7:30h a 15:30h. E quintas e sextas abre de 7:30h a 20:30 h.

Veja mais informações no site oficial do mercado.

Como chegar

O Mercat de Santa Caterina está bem perto da catedral de Barcelona, mas já no bairro de Sant Pere, Santa Caterina i La Ribera. Veja aqui a localização no mapa. A estação de metrô mais próxima é a Jaume I na linha 4 (amarela).

Dicas do passaporte BCN

Tanto no Mercat de Santa Caterina como em qualquer outro mercado de Barcelona, não toque em nada exposto nas bancas, se não quiser levar uma bronca monumental! Só quem trabalha nos postos pode manusear os alimentos.

Dentro do mercado encontra-se o espaço gastronômico Cuines Santa Caterina, um lugar muito agradável ótimo para uma refeição.

11 maio2015
Dani

Oi, pessoal! Dá pra incluir esta feira em algum dos passeios à pé dos roteiros?

    12 maio2015
    Tony

    Dani, o mercado é visitado como parte do nosso roteiro de número 2. Abraço.

      12 maio2015
      Dani

      Obrigada!

16 fev2017
Cris

Existe variedade para se tomar café da manha nesse mercado

Deixe seu comentário!