Montserrat

Monistrol de Montserrat

A excursão à montanha e ao mosteiro de Montserrat é, provavelmente, o bate-volta mais lindo e completo que pode ser feito, saindo e retornando a Barcelona no mesmo dia. Veja a continuação nossas dicas.

Aqui, no passaporte BCN, você encontrará informações detalhadas sobre como chegar, o que fazer e os lugares imperdíveis de Montserrat.

O que é Montserrat?

Monasterio de Montserrat

Montserrat é um grande maciço rochoso localizado a 50 quilômetros de Barcelona. Nele está o Monasterio de Montserrat (Monestir de Montserrat em catalão) e o Parc Natural de la Muntanya de Montserrat. Para chegar ao mosteiro é possível utilizar um trem cremalheira ou um teleférico, meios de transporte que conferem um charme especial ao passeio.

Montserrat é um ponto de referência muito importante na cultura da Catalunha e é chamada da muntanya sagrada, a montanha sagrada. É um lugar reverenciado e com significado especial para a Catalunha e para muitos catalães.

O que pode ser visto?

Monistrol de Montserrat

O bate-volta até Montserrat é um programa perfeito pela diversidade de atividades, paisagens e lugares que se pode experimentar e conhecer.

  • a viagem até Montserrat é muito bonita, combinando uma viagem de trem com uma ascensão em trem cremalheira ou em teleférico.
  • no mosteiro dá para conhecer a forma de vida dos monges beneditinos e ver de perto a Moreneta, a Virgem de Montserrat. Provavelmente o símbolo mais importante da Catalunha.
  • nesse cenário espetacular é possível ouvir ao vivo a atuação da famosa Escolania de Montserrat, um dos coros formados apenas por vozes de meninos, que é um dos mais antigos da Europa.
  • há um interessante museu de arte com obras de renomeados artistas.
  • os funiculares, que partem do mosteiro, permitem visitar diferentes partes da montanha de Montserrat, com vistas maravilhosas e trilhas muito legais para quem gosta de caminhar.

Como chegar: a viagem é parte da aventura

Apesar de ser possível chegar em Montserrat de carro, a viagem mais bonita é feita de trem e está composta por dois trajetos:

  • De Barcelona até a cidadezinha de Monistrol de Montserrat. A viagem é feita de trem.
  • De Monistrol até o Mosteiro. A viagem pode ser feita com o trem cremalheira ou com o teleférico.

Como chegar: de Barcelona até Monistrol de Montserrat

Monistrol de Montserrat

Para chegar de Barcelona até Monistrol de Montserrat é preciso pegar um trem da linha regional número R5. Esse trem tem como ponto de partida a estação de trens da FGC da Plaça Espanya. Chegando de metrô na Plaça Espanya, procure as placas indicativas de acesso a estação de trem, que está dentro do mesmo recinto da estação, com a direção a seguir muito bem sinalizada.

Se você chegar na estação sem ter comprado as passagens para Montserrat, note que há um cabine de informações, onde você receberá todas as orientações e conhecerá as diversas opções existentes para viajar até Montserrat.

Monasterio de Montserrat

Você também poderá comprar as passagens nas máquinas de venda automática. Porém, são tantas as opções de atividades e passagens combinadas que é melhor receber orientações mais detalhadas do funcionário que atende no posto de informação de Montserrat. Aqui vamos explicar um pouco sobre as diferentes opções de passagens.

Monasterio de Montserrat

A viagem até Monistrol dura por volta de uma hora.

Como chegar: de Monistrol de Montserrat até o Monasterio de Montserrat

Existem duas alternativas diferentes e espetaculares para subir até o Monasterio de Montserrat. Cada uma delas é operada por empresas diferentes, por esse motivo só é possível subir com o trem cremalheira e descer de teleférico, ou vice-versa, se você comprar passagens separadas para experimentar cada um deles.

1. O trem cremalheira.

Cremallera de Montserrat

O Cremallera de Montserrat é operado pela FGC, os trens da Catalunha, a mesma empresa que opera o trem que faz Barcelona-Monistrol de Montserrat. Por essa razão, os horários do trem e do trem cremalheira estão muito bem sincronizados.

Cremallera de Montserrat

O trem cremalheira sobe pela encosta da montanha e tem um percurso de 15 minutos, com lindas vistas de Montserrat. O cremalheira usa trens muito modernos com grandes janelas que facilitam a contemplação da paissagem. Dica: sente do lado esquerdo do trem na subida e do lado direito na descida.

Tanto na subida como na descida, o trem faz uma parada rápida na estação de Monistrol Vila.

Cremallera de Montserrat

Na ida você não precisará se preocupar com o horário de saída do trem cremalheira em direção a Montserrat. Logo depois de descer do trem vindo de Barcelona, na estação Monistrol de Montserrat, você encontrará o trem cremalheira, na mesma plataforma. Tome muito cuidado para não descer na estação Montserrat-Aeri, que fica uma estação antes da Monistrol de Montserrat e que unicamente serve para quem for subir de teleférico até Montserrat.

Cremallera de Montserrat

Na hora que você chegar na estação superior, dê uma conferida no cartaz com os horários de descida. Tome cuidado, há trens descendo a cada 20 minutos, mas a maioria não chega até a estação do trem que leva para Barcelona (ficam na estação de Monistrol Vila). O cremalheira que serve para você parte 15 minutos depois de cada hora (15:15, 16:15, 17:15, etc). Na descida, quando você já estiver na estação final do trem cremalheira, consulte nas telas o horário do próximo trem para Barcelona. Não costuma demorar mais que 10 minutos.

Confira nesta página os preços do trem cremalheira. Mais adiante vamos falar sobre as diferentes passagens combinadas.

2. O teleférico.

Aeri de Montserrat

O Aeri de Montserrat é um teleférico operado por uma empresa privada. Está formado por cabines que transportam até 20 passageiros em pé, subindo em 5 minutos até o mosterio. As vistas são tão bonitas quanto as do trem cremalheira, mas não serve para quem tem vertigem ou medo de altura, o que não será um problema viajando com o trem cremalheira.

Aeri de Montserrat

Confira nesta página os preços do teleférico. Mais adiante vamos falar sobre as diferentes passagens combinadas.

Muito importante: se você for pegar o Aeri, precisará descer na estação de trem Montserrat-Aeri, que fica uma estação antes da Monistrol de Montserrat (a estação para quem vai pegar o trem cremalheira).

No Monasterio de Montserrat

Tanto o trem cremalheira como o aeri vão deixar você no coração de Montserrat; as estações de ambos os transportes são próximas. No seguinte mapa identificamos os principais lugares de interesse no mosteiro e redondezas. Abra o mapa em uma nova página para ver com mais detalhe.


Ver BCN Montserrat em um mapa maior

A basílica de Montserrat

Basílica de Montserrat

No coração do mosteiro está a basílica, que tem suas origens no secúlo XVI, mas foi completamente destruída pelas tropas francesas, no começo do século XIX.

Basílica de Montserrat

A basílica tem dois pontos principais de interesse. Na parte posterior do altar, no alto, encontra-se a imagem da Virgem de Montserrat, uma belíssima peça talhada no século XII. Pela cor escura da sua pele é conhecida como “La Moreneta”. Junto com a Virgem de Núria, a Virgem de Montserrat é a santa de maior importância simbólica para os catalães.

La Moreneta, Basílica de Montserrat

O acesso a imagem da virgem é feito pela nave lateral direita da igreja. Partindo no pátio, localizado em frente da basílica, a entrada é feita pela porta da direita. Quando há muitos visitantes no mosteiro, formam-se longas e demoradas filas para chegar até a virgem.

O segundo ponto de interesse, dentro da basílica, é a apresentação da Escolania de Montserrat, um dos coros mais antigos da Europa, formado só por vozes de meninos. A existência desse coro data do século XIV!

La Moreneta, Basílica de Montserrat

  • De segunda a sexta, às 13:00h, a Escolania entoa o Salve e o Virolai, um hino dedicado a Virgem de Montserrat, que é um símbolo espiritual e patriótico da Catalunha.
  • Também de segunda a sexta, a Escolania reaparece no final do dia, às 18:45h.
  • Aos domingos e feriados religiosos, a Escolania canta o Salve e o Virolai às 12:00h e novamente às 18:45h.
  • A Escolania não canta aos sábados.

Os horários atualizados das apresentações podem ser consultados aqui. Os horários podem ser alterados sem aviso prévio.

Nos dias de grande afluência de visitantes a Montserrat, pode ser muito difícil conseguir entrar na basílica para ouvir a Escolania. Tente pegar um lugar dentro da igreja meia hora antes da apresentação.

claustro, Basílica de Montserrat

Saindo da basílica, não deixe de contemplar o claustro, obra do arquiteto modernista Puig i Cadafalch.

Código de vestimenta na basílica de Montserrat.

funicular de Sant Joan, Montserrat

Se você pretende incluir uma visita interna à basílica de Montserrat, deve prestar atenção ao código de vestimenta, muito especialmente durante os meses de verão, quando o calor não anima a cobrir o corpo com muita roupa. O cartaz é esclarecedor. Nada de shorts ou minisaias. Bermuda comprida, saia mais comportada e os ombros cobertos. Uma alternativa para quem está vestindo uma roupa que não se encaixa no código permitido aos visitantes é carregar um chale, uma echarpe ou até mesmo uma canga para poder cobrir os ombros ou as pernas durante a visita à basílica.

O funicular de Sant Joan

funicular de Sant Joan, Montserrat

A espetacular subida no funicular de Sant Joan é um dos passeios imperdíveis em Montserrat. O funicular foi inaugurado em 1918 e liga o mosteiro com a ermita de Sant Joan.

funicular de Sant Joan, Montserrat

Na estação superior do funicular, as vistas do mosteiro e da montanha de Montserrat são fantásticas. As enormes rochas assumem diferentes formas, dependendo da sua imaginação.

funicular de Sant Joan, Montserrat
funicular de Sant Joan, Montserrat

Dentro da estação superior do funicular há um pequeno centro de interpretação, que permite conhecer um pouco mais sobre Montserrat. Vale a pena dar uma olhada.

funicular de Sant Joan, Montserrat

O funicular Santa Cova

funicular Santa Cova, Montserrat

O funicular Santa Cova, à esquerda na fotografia, desce até o local onde, de acordo com a lenda, a imagem da Virgem de Montserrat foi encontrada por pastores.

funicular Santa Cova, Montserrat

funicular Santa Cova, Montserrat

A partir da estação inferior, há um caminho muito bonito, uns 20 minutos de caminhada, até a Santa Cova. A igreja está apoiada na rocha em uma localização incrível. Ao longo do caminho, o visitante encontrará várias obras de arte religiosa espalhadas por ele.

funicular Santa Cova, Montserrat
funicular Santa Cova, Montserrat
funicular Santa Cova, Montserrat

O audiovisual

audiovisual, Montserrat

O moderno espaço audiovisual de Montserrat é um lugar muito interessante, onde são apresentadas informações sobre a montanha, o mosteiro e o santuário.

audiovisual, Montserrat

Muito indicado para quem quiser saber mais sobre a geologia da região e sobre a história da presença humana na montanha.

O Museu de Montserrat

audiovisual, Montserrat

O Museu de Montserrat contém uma coleção de obras de arte, principalmente pintura, que se formou a partir de aquisições feitas pelos monges ao longo do tempo. Ao contrário do que se poderia imaginar, o museu não está focado em arte religiosa. Caravaggio, El Greco, Tiépolo, Monet, Sisley, Pissarro e Picasso são alguns dos nomes presentes no museu. A web do museu contém informações detalhadas sobre suas coleções.

Trilhas na montanha de Montserrat

trilhas, Montserrat

A montanha de Montserrat é muito popular entre os apaixonados por caminhadas. O site do Cremallera de Montserrat contém informações sobre as trilhas.

trilhas, Montserrat

As trilhas estão muito bem sinalizadas, com indicações de tempo e dificuldade. Mesmo para quem está em Montserrat para conhecer tudo no mesmo dia, existe a possibilidade de realizar algumas trilhas curtas, a partir da estação superior do funicular de Sant Joan. As trilhas estão cobertas de pedras lisas e arredondadas, típicas dessa área, sendo importante a utilização de um bom calçado.

Outros lugares interessantes

Montserrat
Montserrat

Saindo da estação do trem cremalheira e virando à direita, vale a pena dar uma pequena caminhada até o mirador dos Apòstols e o terraço do restaurante self-service, ambos com vistas privilegiadas.

MontserratMontserrat

No caminho você encontrará algumas barraquinhas, onde são vendidos productos típicos da região, incluindo o tradicionalíssimo mató, um tipo de queijo fresco. Uma sobremesa bastante popular é o mel i mató, uma mistura deliciosa de queijo e mel.

Comida

Em Montserrat, é possível encontrar diferentes opções de alimentação. Se o dia estiver bom e você quiser fazer um pic-nic nas alturas, é possível utilizar o terraço com mesas ao ar livre, levar sua própria comida e bebida. No complexo do mosteiro há um pequeno mercadinho, onde também dá para se abstecer de comes e bebes.

Você também poderá escolher o restaurante self-service, que fica próximo do terraço e que também oferece lindas vistas.

restaurante Abat Cisneros, Montserrat

Agora, se você quiser experimentar a culinária local, preparada com toques de modernidade, o lugar é o restaurante Abat Cisneros, ao lado da basílica. Aqui você poderá escolher entre cardápios com preço fechado e também escolher a comida à la carte.

restaurante Abat Cisneros, Montserratrestaurante Abat Cisneros, Montserrat
restaurante Abat Cisneros, Montserratrestaurante Abat Cisneros, Montserrat

A comida é absolutamente deliciosa, com materiais de primeira qualidade e uma apresentação muito cuidada, sem falar no bonito e original local onde o restaurante está instalado.

Hospedagem

Nossa proposta de passeio até Montserrat é de um bate-volta no mesmo dia. Mas você já deve ter percebido que há tantas coisas para fazer que o tempo pode ficar curto. Se você quiser dormir em Montserrat, existem duas opções de hospedagem: o Hotel Abat Cisneros, de 3* (veja mais informações aqui) e as Cel·les Abat Marcet, que são apartamentos com cozinha (veja mais informações aqui).

Passagens combinadas e pacotes para visitar Montserrat

As combinações de passagens e pacotes para chegar até Montserrat são inúmeras. Para tentar facilitar sua vida, apresentamos aquelas que achamos mais interessantes. Para saber os valores atualizados dos pacotes, consulte a seguinte página do Cremallera de Montserrat.

  • Opção 1 – básica. Passagem de trem ida e volta Barcelona-Monistrol de Montserrat e passagem de trem cremallera Monistrol de Montserrat-Montserrat. O preço depende da temporada.
  • Opção 2 – intermédia. O passe Trans Montserrat. Inclui passagem de ida e volta no metrô de Barcelona + trem Barcelona-Monistrol de Montserrat ida e volta + trem cremalheira até Montserrat ida e volta + uso ilimitado do funicular de Sant Joan + uso ilimitado do funicular Santa Cova + ingresso para o Espaço Audiovisual. Custa €29,50. Pode comprar aqui, sem necessidade de definir a data da viagem.
  • Opção 3 – intermédia. O Montserrat Expres. Passagem de trem ida e volta Barcelona-Monistrol de Montserrat e passagem de trem cremallera Monistrol de Montserrat-Montserrat. Além disso, os passageiros ganham uma mochila com uma série de brindes: um reprodutor de MP3 com uma audioguia da viagem (em catalão, espanhol, inglês, russo, holandês, francês, alemão e japonês); um guia impresso com detalhes dos passeios ao ar livre; um pacotinho com carquinyolis feitos em Montserrat (os carquinyolis são muito típicos da Catalunha, um tipo de torradinha de pão doce, elaborada com farinha, ovo, açúcar e amêndoas inteiras) e vários vouchers com descontos para os funiculares e outras atrações no monastério. Há mais informações sobre o passe aqui. Custa €35. Este passe já foi oferecido no passado com assento marcado. Hoje quem compra o passe pode viajar em qualquer trem da rede dos Ferrocarrils da Generalitat, porém, sem assento marcado. Pode comprar aqui, sem necessidade de definir a data da viagem.
  • Opção 4 – completa. O passe Tot Montserrat. Inclui passagem de ida e volta no metrô de Barcelona + trem Barcelona-Monistrol de Montserrat ida e volta + trem cremalheira até Montserrat ida e volta + uso ilimitado do funicular de Sant Joan + uso ilimitado do funicular Santa Cova + ingresso para o Espaço Audiovisual + ingresso para o Museu de Montserrat + comida no restaurante self-service. Custa €46,95. Pode comprar aqui, sem necessidade de definir a data da viagem.

A dica do passaporte BCN é que você compre, ao menos, o passe Trans Montserrat. Os funiculares de Sant Joan e Santa Cova, não inclusos na opção básica, são uma parte essencial da visita a Montserrat.

Os passes podem ser comprados nas bilheterias da FGC, em Barcelona. As mais centrais estão situadas na bilheteria da Plaça de Catalunya, na da Plaça Espanya e na da estação de Provença (perto da Diagonal).

Os passes também podem ser comprados na Visit Barcelona Tickets, a loja oficial de turismo da cidade de Barcelona, parceira do passaporte BCN. Saiba mais sobre ela aqui.

Há três modalidades diferentes de visitas a Montserrat disponíveis na Visit Barcelona Tickets.

  • o Trans Montserrat. Pode comprar aqui, sem necessidade de definir a data da viagem.
  • o Tot Montserrat. Pode comprar aqui, sem necessidade de definir a data da viagem.
  • o Montserrat Exprés. Pode comprar aqui, sem necessidade de definir a data da viagem.

Passeio de ônibus até Montserrat

barcelona bus turistic

O Catalunya Bus Turístic (ônibus oficial de turismo) oferece um passeio que combina a visita à Colònia Güell com Montserrat. Pode ver todos os detalhes sobre o passeio aqui.

Mais fotos de Montserrat

Montserrat

Veja no nosso album de Montserrat mais algumas fotos que tiramos por lá.

Precisa de ajuda?

Está querendo ir para Montserrat e precisa de alguma ajudinha? Pergunte para a gente e tentaremos ajudá-lo a preparar seu passeio!

—————————————————–
Os autores do passaporte BCN escolheram escrever sobre Montserrat por saber que certamente seria um assunto de interesse para nossos leitores. Em uma das viagens até Montserrat contamos com o apoio de FGC Turisme i Muntanya. As opiniões, comentários, avaliações e fotografias publicadas aqui refletem nossa experiência pessoal e nosso compromisso com nossos leitores.

Quer ganar o e book “50 dicas para aproveitar Barcelona ao máximo?

É só curtir a página do passaporte BCN no Facebook clicando aqui.

5 dez2016
Vinicius

Bom dia Tony tudo bem? Gostaria de saber seu eu posso trocar o voucher comprado no site com uma certa antecedência, por exemplo: trocar o voucher numa quinta-feira para viajar à Montserrat no domingo. Muito Obrigado.

    5 dez2016
    Tony

    Prezado Vinicius, você pode trocar o voucher com antecedência, sim. Como tem uma bilheteria da FGC na Plaça Catalunya, você poderia fazer a troca lá (se ficar mais próxima da sua hospedagem), para já chegar na estaçao da Plaça Espanya com as passagens na mão no dia do passeio. Abraço.

      7 dez2016
      monica

      foi aqui mesmo, uma dos primeiros comentarios
      entao se entrar no site e vender com almoço (vou estar por volta de 15/12)
      e garantido estar o restaurante aberto?
      grata

7 dez2016
monica

obs: o cometario foi post em 16/11/2013

    7 dez2016
    Tony

    Mónica, além desse retorno não muito positivo relacionado com o almoço, já tivemos outros retornos de leitores muito satisfeitos com a refeição incluída no passe. As experiências culinárias podem mudar muito de um dia para outro. O passe Tot Montserrat inclui o almoço no restaurante self-service. Na dúvida, compre um passe que não inclua o almoço. Abraço.

16 dez2016
Yuri

Tony, estou indo para Barcelona nos dias 29,30,31, 01 e 02. Além do post sobre Montserrat, também li sobre Vall de Núria, então aproveito para tirar uma dúvida em comum sobre datas: dia 01 de janeiro é um domingo, e li que o feriado de Ano novo passaria para dia 02, na segunda-feira. Eu tinha me programado para conhecer ir até Vall de Núria dia 01 e Montserrat dia 02, finalizando minha passagem por Barcelona. Gostaria de saber se esses passeios são possíveis por se tratar de um domingo pós virada de ano (Vall de Núria) e dia 02 de janeiro, segunda-feira (Montserrat) ??? Tenho interesse em comprar os passeios de forma antecipada, por isso a minha dúvida. Obrigado!!

    20 dez2016
    Tony

    Prezada Yuri, vamos responder aqui sua dúvida sobre Montserrat, assunto do presente texto (pode deixar sua consulta sobre o Vall de Núria no texto Vall de Núria, onde responderemos com o maior prazer). No caso de Montserrat, tudo indica que deverá ter trens indo até o mosteiro no dia 1, porém não conseguimos obter mais informações sobre o que estará funcionando por lá nesse dia. O que costumamos indicar para o 1 de janeiro, um dia complicado, é fazer algum roteiro a pé pela cidade de Barcelona (por exemplo, o roteiro pelo Parc de Montjuïc). Abraço.

20 dez2016
Leticia

Tony ,estou com duvidas quato ao preenchimento do formulario serviço de compras para Montesserat:o que coloco em CP? direcion? fecha legada(data do passeio ou chegada em Barcelona?poblacion?duracion de esancia? não entendi o que escrever nestes itens que são obrigatorios. Obrigada

    21 dez2016
    Tony

    Leticia, coloque o seguinte:
    CP: seu código postal do Brasil.
    Dirección: seu endereço no Brasil.
    Fecha llegada: a data da sua chegada em Barcelona.
    Población: cidade do Brasil onde você mora.
    Duración de la estancia: coloque o número de dias que você vai ficar em Barcelona.
    Abraço.

21 dez2016
Leticia

Tony, mais uma dúvida:como irei na segunda quinzena de janeiro, vale a pena comprar o bilhete combinado completo para Montesserat? no caso com o self service? este restaurante está aberto sempre?obrigada

    22 dez2016
    Tony

    Leticia, a conveniência de comprar o bilhete completo depende dos seus gostos e preferências. O que achamos imprescindível é comprar um bilhete que inclua os funiculares no mosteiro. Já a comida e os museus são uma escolha pessoal, dependendo do tempo que você estiver planejando dedicar à visita. O self-service está sempre aberto. abraço.

3 jan2017
Marcos

Bom dia Tony. Tentei comprar o pacote Trans Montserrat através do link informado porém está dando erro. Você sabe se ainda dá para comprar? Obrigado

    4 jan2017
    Tony

    Prezado Marcos, os passes vão voltar a ser vendidos a partir do dia 6 de janeiro. Sua venda foi temporariamente suspensa por causa de interrupções no serviço até essa data. Tente a partir do dia 6, quando os links devem voltar a funcionar. Abraço.

8 jan2017
Matheus

Tony, eu e minha esposa vamos de férias para a Espanha em Fevereiro, estou pensando em ir a Montserrat no ultimo dia, indo bem cedo, nosso voo sairá as 20hs, é possível conhecer Monntserrat em meio dia? Ficarei na casa de uma prima pertinho de Plaça Espanya.
Abraços e parabéns pelo site!

    10 jan2017
    Tony

    Matheus, Montserrat é muito interessante, e se o tempo estiver lindo no dia da sua visita, meio dia pode parecer muito pouco. Não faríamos essa visita no dia da saída do seu voo. Os trens locais em Barcelona tem um histórico escandaloso de atrasos, e vocês não vão querer ficar estressados de olho no relógio no dia que parte seu voo de volta para casa. Abraço.

      11 jan2017
      Matheus

      Valeu Tony pela dica, vou remanejar Montserrat para outro dia e ficar por perto do Aeroporto no último dia.

9 jan2017
Rodrigo

Olá Tony.
Passando por aqui para tirar mais uma dúvida…
Desembarcamos em BCN dia 10.mar às 15 hs e ficaremos até dia 17, com destino a Madrid.
Pensamos em alugar carro no aeroporto e ir direto para Andorra para ficar 2 ou tvz 3 noites, e retornar a BCN.
Vc acha melhor fazer um pit-stop em Montserrat entre Andorra a BCN de carro? sabe se tem estacionamento (seguro e/ou prático, já que as malas vão ficar no carro)?
Ou seria melhor ir direto a BCN e voltar outro dia de trem para Montserrat?
Ah, quanto tempo demora em média para passar na alfândega?

Muito obrigado.
Abs.

    10 jan2017
    Tony

    Olá de novo, Rodrigo. Existe estacionamento em Montserrat, e seria um bom lugar para um pit-stop entre Barcelona e Andorra, mas o assunto das malas no carro é crítico. O estacionamento é ao ar livre, sem segurança. Acreditamos que vocês podem ficar o tempo todo preocupados pensando na segurança dos seus pertences. Pode ser melhor ir para Montserrat em outra data. Se você quiser deixar sua consulta sobre Andorra no nosso especial sobre Andorra, responderemos por lá o antes possível. Abraço.

11 jan2017
Luciano

Olá! Vou a Barcelona em breve e gostaria de esticar até Monteserrat. Consigo chegar apenas de carro?

    12 jan2017
    Tony

    Luciano, consegue, sim. Há um estacionamento pago próximo do mosteiro.

18 jan2017
Leonardo

Olá Tony, estaremos em Barcelona em março/17 com nossa filha de 3 anos e meio.
Vou comprar o TransMontsserrat, devo comprar pra ela? Crianças nesta idade pagam inteira?
Obrigado pelo blog.
Abraços

    18 jan2017
    Tony

    Prezado Leonardo, seja bem-vindo ao passaporte BCN. Pelas informações que aparecem no site da FGC, a empresa que opera tanto o trem até Montserrat quanto os funiculares, os menores de 4 anos, sempre que não ocupem nenhum assento, viajam grátis. Mas seria bom confirmar esta informação antes de comprar o passse, especialmente para saber se a gratuidade é aplicável também no caso do passe. Podem aguardar para comprar o passe até sua chegada em Barcelona, conseguindo desse jeito esclarecer sua dúvida nas bilheterias da FGC. Abraço.

31 jan2017
Rosangela

Boa tarde!
Viajarei em setembro, com duas idosas (74 e 77 anos). Andam sem dificuldades, porém devagar.
Um dia em Montserrat nos permitiria:
– visitar o mosteiro
– visitar o Museu
– Explorar o espaço audiovisual (você já falou que dura de 30 min a 1 hora)
– Ir ao mirante, na parte superior
– Usas os 2 funiculares
– Visitar La Moreneta
– Ouvir o coro da Escolania (13 horas)
– almoçar

Se achar que não dá tempo, o que sugere cortar?
A que horas sugere sair de Barcelona? (estaremos hospedados na Praça da Catalunha)
A que horas parte o último trem para Barcelona?

Muito obrigada e parabéns pelo EXCELENTE site!

    31 jan2017
    Tony

    Prezad@, no momento estamos de férias. A partir do 7 de fevereiro, já de volta em casa, responderemos sua consulta com a atenção que merece. Abraço.

      1 fev2017
      Rosangela

      Obrigada! Aguardo.

      6 fev2017
      Tony

      Prezada Rosangela, um dia de setembro (com grande aproveitamento das horas de luz) deveria ser suficiente para todas as atividades que vocês estão querendo realizar em Montserrat. Setembro ainda está longe, e nossa recomendação é que vocês confiram os horários atualizados mais próximo da data da sua viagem. Mas deve ter trens saindo de Montserrat até próximo das 20:30 horas. Seria tempo suficiente. Até porque, chegando o final do dia, vocês devem estar bem cansadas. No começo da manhã, tentem pegar um trem antes das 9:30h para driblar as massas de turistas. Mais próximo da data da sua viagem, volte para conferir os horários atualizados dos trens. Abraço.

3 fev2017
Luis Fernando

Olá, Tony, tudo bem? sei que vcs estão de férias, mas queria avisar que estive hoje, dia 02/FEV, em Montserrat e os funicukares e o restaurante buffet estavam fechados em manutenção… parece que até o dia 10/FEV… com isso não foi possível comprar o TOT MONTSERRAT… apenas comprei o trem e cremalheira… aos amigos do passaporte BCN sugiro confirmarem a informação no site

    3 fev2017
    Tony

    Muito obrigado pelas informações, Luis Fernando. É isso mesmo, quando algum serviço está temporariamente indisponível, os passes que incluem esse serviço deixam de ser vendidos até que tudo volte ao normal. Abraço.

23 fev2017
Thamires Lima

Olá! Gostaria de saber quanto custa em média no total pra ir até Montserrat, sem incluir alimentação. Na opinião de vocês, vale mais a pena La Molina ou Vall de Núria (sendo que não vou esquiar)?

27 fev2017
Anderson

Olá Tony, só pra avisar os leitores de seu site.. Baita enganação este tot Montserrat, comprei ele é cheguei para almoçar e o restaurante estava fechado, eles não poderiam vender algo assim..

    27 fev2017
    Anderson

    Depois de várias voltas achei alguém que informou que a cafeteria estava servindo este mesmo almoço… Mas faltou ponto de informações… Muitos turistas perdidos com esse caso.

      28 fev2017
      Tony

      Olá, Anderson. Na verdade, achamos que o termo enganação deve ser usado com muito cuidado, não é justo qualificar o passe Tot Montserrat como enganação, quando todas as condições do passe estão claramente explicadas nas páginas de venda do passe, inclusive o almoço no restaurante self-service (a cafeteria). Quem perguntou para a gente aqui no site recebeu esclarecimentos sobre o tal almoço. Pode até ser que em uma leitura pouco atenta das condições de venda do passe não fique clara a diferença entre o restaurante “normal” e o restaurante self-service, mas isso não justifica colocar em dúvida o trabalho de várias empresas idôneas, como são a FGC e mosteiro de Montserrat, e ainda menos qualificar o produto de “enganação”. O passaporte BCN não indica nem produtos nem serviços que não considera interessantes para nossos leitores. O Tot Montserrat continua sendo uma boa opção para quem quiser um passe completo para visitar Montserrat.

1 mar2017
cristiano munhoz

Oi Tony, parabéns pelo site. Irei em maio pra BCN e quero conhecer o mosteiro. Quero comprar o Montserrat Expres. Essa bilheteria da FGC na plaça espanya fica dentro do metrô ou ali na volta, perto do Shopping Arenas ou da biblioteca?
Grato

    2 mar2017
    Tony

    Prezado Cristiano, seja bem-vindo ao passaporte BCN. A FGC conta com várias bilheterias em Barcelona, inclusive uma muito central na Plaça Catalunya. A bilheteria da estação Espanya fica dentro da estação de trem, bem no ponto onde partem os trens para Montserrat. A estação de trem e a estação de metrô compartilham o mesmo espaço embaixo da praça. O caminho até a estação de trem está muito bem sinalizado. Abraço.

4 mar2017
Luciana

Olá Tony,

Irei para Barcelona no final de abril com meu marido e meu filho de dez anos e faremos um bate-volta à Montserrat. Achei o passe Trans Montserrat mais vantajoso, pois, além de ser mais barato, dá direito ao uso ilimitado dos funiculares. Porém eu adorei os brindes que acompanham o passe Montserrat Express. Se eu comprar 2 passes Trans Montserrat e 1 passe Montserrat Express, poderemos viajar todos os três juntos no mesmo trem, ou existem trens específicos para cada tipo de passe?

    6 mar2017
    Tony

    Prezada Luciana, no texto Montserrat Expres explicamos em detalhe como funciona o passe. Quem compra o Montserrat Expres pode usar um trem exclusivo que parte no primeiro horário da manhã, ou qualquer outro trem nos demais horários do dia. Já quem viaja com o Trans Montserrat pega qualquer trem exceto o trem exclusivo do Montserrat Expres. Por isso, sim, é possível combinar os passes e chegar até Montserrat tranquilamente. Abraço.

      7 mar2017
      Luciana

      Obrigada Tony!!

6 mar2017
FERNANDO domingos da silveira

Comprei o passe combinado no site conforme orientação do Site. Chegando a estação Espanya devo me dirigir ao balcão de informações ou buscar uma bilheteria do trem para trocar o comprovante que recebi por email pelos bilhetes ? Obrigado

    7 mar2017
    Tony

    Fernando, junto com o voucher devem ter vindo instruções específicas sobre como deve ser usado. Em teoria, a troca deve ser feita em uma bilheteria da FGC. Há uma na estação Espanya, bem próxima do ponto onde partem os trens para Montserrat. Caso você estiver no centro de Barcelona, há outra bilheteria na estação Catalunya, onde você poderá fazer a troca dias antes de viajar. Abraço.

15 mar2017
Luciene rodrigues

Olá Tony e Cecilia!
Vocês poderiam me ajudar mais um pouco?! Estamos querendo ir a Montsserrat e ver além do mosteiro um pouco das trilhas. Não gosto de teleférico, a última vez que fui no Pão de açúcar prometi não voltar rsrsrsrs… Por isso irei de cremareira ao mosteiro. Vocês acham que poderei ir a parte alta de funicular sem problemas!? É um passeio tranquilo? Outra pergunta: o mosteiro é pago? Não consegui entender se só o museu é pago… E por ultimo: pretendo pegar com o trem da plaza de Espanha logo cedo, lá consigo comprar as opções combinadas trem mais cremareira? Posso comprar os funiculares só lá, separadamente?
Muito, muito obrigada por toda ajuda!
Luciene

    16 mar2017
    Tony

    Prezada Luciene, ajudamos mais um pouco, claro que sim! Você vai poder subir na parte alta do funicular sem problemas, é bem tranquilo. A entrada ao mosteiro é gratuita, somente tem que pagar pelo o transporte para chegar até lá, o museu, o espaço audiovisual e os funiculares. Você consegue comprar os pacotes combinados na bilheteria da Plaza Espanya. Mas pense que, como você, muitas outras pessoas vão quer ir até Montserrat no mesmo dia. Se não quiser encarar uma fila demorada, nossa orientação é comprar as passagens com um dia de antecedência. Abraço.

      16 mar2017
      Luciene Rodrigues

      Obrigada mais uma vez!
      Vou ficar ali perto e será facil seguir seu conselho!
      Não consigo deixar de me impressionar com a gentileza e o cuidado de vocês! Acho que ficarei mal acostumada e vou sofrer quando for pra um outro roteiro.
      Abç.
      Luciene.

      17 mar2017
      Tony

      Por nada, Luciene. Não deixe de fazer a trilha que vai até a Santa Cova (veja acima no texto). Abraço.

24 mar2017
Juliano

Boa noite!
Gostaria apenas de saber o seguinte: pretendo comprar a visita Tot MontSerrat (que inclui almoço) pelo site VisitBarcelona. Eu faço a retirada do bilhete na Plaça Catalunya? Ou a confirmação que eu receber no e-mail já vale para eu embarcar no metrô e nos trens?
Aproveito elogiar o site e a atenção nas respostas aos comentários dos leitores. Só decidi incluir Barcelona na minha primeira viagem a Europa graças ao site de vocês.

    24 mar2017
    Tony

    Prezado Juliano, seja bem-vindo ao passaporte BCN. Se você comprar o Tot Montserrat no Visit Barcelona, vai receber um voucher que deverá imprimir e trocar pelos bilhetes, ou bem na bilheteria da FGC no subsolo da Plaça Catalunya, ou bem na bilheteria da FGC na Plaça Espanya. O voucher não é válido para viajar por Barcelona. Abraço.

27 mar2017
Rosangela

Boa noite,
Quanto tempo dura a apresentação da Escolania?
Muio obrigada e super parabéns pela gentileza educação e pela utilidade prática de seu site!!!

    27 mar2017
    Tony

    Prezada Rosangela, a apresentação da Escolania é muito rápida, não dura mais de 15 minutos. Precisando de qualquer outro esclarecimento, aproveite as caixas de comentários do site para perguntar, estamos aqui para tentar ajudar. Abraço.

      28 mar2017
      Rosangela

      Muito obrigada.
      Estou apaixonada pela sua página e por Barcelona!!!
      Já que ofereceu, vou abusar mais um pouquinho:
      Acha que uma hora é tempo suficiente para subir no funicular Sant Joan e apreciar a vista das montanhas (sem fazer trilhas)??
      Viajarei com duas idosas e pretendo fazer o passeio “Montserrat EASY”.
      A chegada está prevista para 11 horas no Cremalheira. O tempo livre é de 12 às 15 horas
      Pretendo levá-las a visitar a basílica antes da apresentação e depois subir para apreciar a vista lá de cima. Andam devagar, sem maiores dificuldades.
      Acha que dá?
      Mais uma vez, muito obrigada por se dedicar a este trabalho maravilhoso de nos guiar por Barcelona. Já me sinto viajando.

      29 mar2017
      Tony

      Olá de novo, Rosangela. Suas perguntas não são um abuso, não. Adoramos tentar ajudar. O problema de um passeio com horário marcado é que você deve cumprir esse horário. Se não houver fila para subir no funicular de Sant Joan, seu planejamento deve dar certo. Na estação superior do funicular há vistas muito bonitas, e não é necessário realizar caminhada nenhuma. Agora, preste muita atenção às filas para subir, e também para descer, para não arriscar chegar tarde no ônibus. Abraço.

27 mar2017
Isabela Gomes

Oi,

Gostaria de saber se há opções de pacotes que combinem o trem desde barcelona, o teleférico e os furniculares. Ou se o teleférico só pode ser comprado separado.
Caso eu compre o pacote Trans Montserrat , posso pagar a descida de teleférico e pegar o trem na estação Montserrat-Aeri?

Obrigada!

    28 mar2017
    Tony

    Oi Isabela, se você quiser subir até Montserrat de teleférico, vai ter que comprar as passagens separadamente. Ou pode fazer do jeito que você indicou, comprar o Trans Montserrat, subir de trem-cremalheira, e descer de teleférico comprando esta passagem separadamente. Você vai poder pegar o trem de volta para Barcelona na estação Montserrat Aeri, sim. Confira com atenção os horários do trem, sendo que não todos param na estação Montserrat Aeri. Mas enquanto tiver teleféricos descendo, vai ter trens parando da estação. Abraço.

29 mar2017
Rosangela

Dessa vez não é uma pergunta, apenas um comentário, Tony!
Seu site é tão maravilhoso que nos faz sentir órfãos ao planejar outros trechos da viagem que passa por Barcelona. Todo lugar poderia ter uma equipe tão bem preparada para orientar os viajantes, principalmente os marinheiros de primeira viagem.
As prefeituras deviam apoiar iniciativas como esta. Espero que você possa contar com todo apoio, pois faz um trabalho muito apaixonado e de utilidade pública para a cidade de Barcelona. Parabéns!!!!

    30 mar2017
    Tony

    Muito obrigado pelas suas palavras, Rosangela, tanto a Cecília quanto eu ficamos muito felizes com elas. Não sabemos se você vai visitar outras cidades da Espanha durante sua viagem. Contamos com um segundo site, o Espanha Total, onde informamos sobre outros destinos na Espanha, respondendo consultas por lá também. Abraço.

      6 abr2017
      Rosangela

      Visitarei Madrid e Sevilha e vou começar a devorar o Espanha Total. Obrigada!

      6 abr2017
      Tony

      Faça isso, sim, e precisando de qualquer esclarecimento, aproveite as caixas de comentários do Espanha Total para perguntar.

2 abr2017
rachel

Oi, Tony. Procurei em diversos lugares e não consegui descobrir o preço dos funiculares, se eu não comprar um passe que os inclua. Tu saberia me dizer?

    3 abr2017
    Tony

    Rachel, pode conferir aqui os preços dos funiculares, quando comprados avulsos. Abraço.

      9 abr2017
      Rachel

      Muito obrigada! Grande abraço!

3 abr2017
Miriam

Boa tarde! Primeiramente quero parabeniza-los pela qualidade maravilhosa do site!!! Estou programando nossa viagem a espanha e tenho me apropriado das inumeras sugestões de vcs!! Obrigada por colaborar com tantas pessoas!!! Eu tenho a seguinte dúvida, iremos para Montserrat de carro, devemos ir até monistrol de monteserrat e de la pegarmos um trem cremalheira(nossa opçao ao teleferico)? Sendo assim, o voucher do cremalheira compro na estaçao de monistrol? Ou em barcelona? Onde posso ver os horarios do cremalheira?
Muito obrigada

    4 abr2017
    Tony

    Prezada Miriam, seja bem-vinda ao passaporte BCN. Se vocês estão indo de carro até Montserrat, o lógico é subir até o mosteiro de carro. Existe um estacionamento antes de chegar no mosteiro. Querendo pegar o trem-cremalheira, há um estacionamento grande na estação Monistrol Vila. Pode comprar os bilhetes do cremalheira por lá. Confira os horários aqui. Abraço.

      4 abr2017
      Miriam cotini

      Bom dia! Muito obrigada! É que pensei que só fosse possível chegar ao monastério com o trem cremalheira ou teleférico.

      5 abr2017
      Tony

      Em dias de alta visitação ao mosteiro, com os estacionamentos lotados, você pode ser obrigado a estacionar na parte inferior da montanha, mas isso só acontece em dias muito específicos ao longo do ano.

6 abr2017
Elaine

Boa tarde! Primeiramente gostaria de dizer que o site é maravilhoso. Com dicas preciosas. Acabei de comprar o passe Tot Montserrat pela indicação que li aqui no site. Estarei em Barcelona na próxima semana (13 à 17 abril), bem no feriado. Pelo que entendi devo ir até a FGC (Pça Catalunya) trocar o voucher pelas passagens. Como é um feriado grande em Barcelona, qual seria a melhor data para ir até Montserrat? Será que na sexta-feira da paixão é um dia conveniente, se é que estará aberto? Obrigada.

    8 abr2017
    Tony

    Prezada Elaine, seja bem-vinda ao passaporte BCN. Você poderá trocar seu voucher ou na bilheteria da FCG na Plaça Catalunya, ou na bilheteria da Plaça Espanya, o que for mais conveniente para você. Deverá ter mais visitantes em Montserrat durante os dias que são feriado oficial, por isso o melhor seria escolher uma data alternativa. Mas você não conta com essa possibilidade, por isso não vai fazer muita diferença, escolha a data que melhor encaixar na sua programação. Montserrat sempre está aberto, mas algumas atividades, como o canto da Escolania, podem não acontecer durante o período do feriado (são ferias escolares dos meninos cantores). Abraço.

12 abr2017
Gabriela Pinon

Gostaria de saber se não tem como comprar apenas os ingressos para os funiculares separadamente???

    13 abr2017
    Tony

    Pode, sim, sem problemas. Veja os preços aqui.

15 abr2017
Paulo

Olá Tony.O bilhete Trans Montserrat vem com todos esses meios de transportes em um único bilhete ou são vários? No caso de ser único devo passar o bilhete na catraca de cada meio de transporte e pega-lo de volta para dar continuidade a viagem ? Obrigado

    16 abr2017
    Tony

    Paulo, são vários bilhetes. Abraço.

27 abr2017
Cristina

Boa noite!
Estou encantada com o trabalho de vocês .Parabéns!!!
Chegaremos em Barcelona dia 22/5/2017(segunda) as 11:50 hs e vamos ficar no BCN Urban Hotels
Ficaremos ate dia 28/5,contamos com o dia todo,embarcaremos só dia 29
Estou montando nosso roteiro seguindo suas sugestões e mais pra frente pedirei sua opinião,vou comprar os ingressos pra Sagrada Familia e Parque Güell
Você tem alguma sugestão para o dia da nossa chegada,como onde almoçar e o que fazer depois ou seria melhor almoçar e descansar para iniciar os passeios cedo no dia seguinte?
aguardo
Cristina

    27 abr2017
    Tony

    Prezada Cristina, seja bem-vinda ao passaporte BCN. No presente texto respondemos consultas sobre Montserrat. Aproveite para deixar sua consulta no texto 5 dias ou mais em Barcelona onde além de responder sua pergunta, ajudaremos a otimizar sua programação. Abraço.

27 abr2017
Micaela

Olá, Tony.

Já elogiei o Espanha Total e agora venho elogiar o Passaporte BCN. Parabéns mesmo! É um site maravilhoso!
No meu planejamento de viagem, que será agora início de maio, eu já havia decidido fazer o bate-e-volta a Montaserrat, apenas ao Monastério, e tentar ficar na Basílica para o Virolai. Li agora atentamente sobre o passeio e fiquei com vontade de fazer o Trans MontSerrat também. Estarei com meu filho de 2 anos. Seria apropriado fazer os trajetos dos funiculares com ele?
Obrigada mais uma vez (você já me orientou numa dúvida minha no Espanha Total).

    27 abr2017
    Tony

    Prezada Micaela, seja bem-vinda no passaporte BCN também! Ir até Montserrat e visitar unicamente o mosteiro é uma pena. Vale muito a pena usar os funiculares para ter umas vistas maravilhosas das montanhas. Os funiculares são modernos e muito tranquilos, pode levar seu filho de 2 anos sem problemas. Abraço.

30 abr2017
Cesar Batista Leoni

Boa Noite Tony.
Quanto demora desde a saída da praça da Espanha até chegar no Monastério de Montserrat?
Você recomenda o passeio Região de Tebes?
Se se você recomenda o pacote completo que inclui o trem+ almoço+ audioguia
Vamos em nove pessoas, incluindo 3 idosos e queremos fazer um bate e volta.
Obrigado

Deixe seu comentário!