Monument als herois de 1809

Monument als herois de 1809

Em 1808, Barcelona foi ocupada pelas tropas francesas. Houve uma tentativa de insurreição e os responsáveis foram executados. Em 1929, foi erguido um monumento em homenagem aos mortos, situado no Barri Gòtic de Barcelona.

Monument als herois de 1809

As cinco figuras em bronze, representadas em estilo realista no centro do monumento, são de autoria do escultor catalão Josep Llimona (1864-1934). Mostram os personagens condenados pouco antes da execução no Parc de la Ciutadella.

Monument als herois de 1809

Em 1941, um relevo em alabastro foi acrescentado ao monumento, representando vários anjos. Nas laterais aparecem cenas da entrada das tropas do Napoleão na cidade de Barcelona.

Como chegar

A estátua está na praça Plaça Garriga i Bachs, no Barri Gòtic. Situa-se bem ao lado da entrada do claustro da Catedral de Barcelona. Veja aqui a localização no mapa. A estação de metrô mais próxima é a Jaume 1 na linha 4 (amarela).

Dica do passaporteBCN

Os mortos homenageados pelo monumento estão sepultados no claustro da catedral. Aproveite para visitá-lo e surpreenda-se com um espaço tão bonito e simbólico. E saiba mais sobre a parte antiga da cidade no texto Ciutat Vella.

Deixe seu comentário!