O Museu de Cultures del Món de Barcelona (museu de culturas do mundo) abriu suas portas em 2015. Encontra-se no bairro de El Born, onde está instalado em dois palácios góticos (os palácios Nadal e Marqués de Llió), bem na frente do Museu Picasso. O novo museu ocupa o lugar em que anteriormente estava o museu Barbier-Müller de arte précolombiana, que fechou em 2012.
Como acontece também com o Museu Picasso, a visita já vale a pena só pela possibilidade de contemplar a arquitetura dos palácios góticos, com detalhes tão lindos como o artesoado que cobre o teto de uma sala (o artesoado é uma característica destacada da arquitetura mudéjar, que consiste em molduras de madeira contendo motivos pictóricos).
O acervo do museu está composto por aproximadamente 2.400 peças de arte da África, Ásia, América e Oceania. O propósito do museu e divulgar a diversidade cultural do mundo através de objetos de diversos povos não ocidentais.
A origem das peças expostas no museu está na coleção de culturas não ocidentais da Fundación Folch, que foram cedidas durante 20 anos à Prefeitura de Barcelona, e nas coleções do Museu Etnològic de Barcelona, além de outras coleções particulares. Durante muitas décadas, a Prefeitura de Barcelona bancou viagens e expedições etnológicas e antropológicas a diversos destinos na África, na América, na Ásia e na Oceania.
As coleções
As peças do museu estão agrupadas pela sua origem geográfica.
1. África
O museu contém uma coleção de arte da África Ocidental e Central, dos séculos XIX e XX. São principalmente estátuas ceremoniais e máscaras de tribos como os fang, dogón, yoruba, senufo, baulé, bembe, songye, bamana e pende.
Há peças originárias de Serra Leoa, Costa de Marfim, Mali, Burkina Faso, Ghana, Nigéria, Camarões, Guiné Equatorial, Gabão, República do Congo e Etiópia.
Uma das peças mais bonitas da coleção africana é o tríptico com a Virgem e cenas da vida de Jesús e de Santos, originário da Etiópia, e que aparece na foto acima.
2. Oceania
As peças da coleção da Oceania são resultado de várias expedições à Austrália e à Nova Guiné.
Representam expressões artísticas da região originárias dos séculos XIX e XX.
3. América
O museu contém uma coleção de arte de diferentes culturas americanas pré-colombinas.
Há peças originárias do México, Guatemala, Costa Rica, Colômbia, Equador e Peru.
4. Ásia
A seção dedicada à Ásia percorre tradições artísticas do continente, incluindo imagens budistas, esculturas hinduístas e artes do Japão, a partir do primeiro milênio antes de Cristo até hoje.
Há peças originárias da Índia, Afeganistão, Nepal, Tibete, Japão, China e Coreia.
Visita ao Museu del Disseny
O museu abre de terça a sábado, de 10h a 19h, e domingo de 10h a 20h. Fecha na segunda.
Os horários de funcionamento atualizados podem ser conferidos aqui.
Ingressos
Confira aqui o preço dos ingressos.
O ingresso é gratuito aos domingos à tarde, de 15h a 20h, e também no primeiro domingo de cada mês.
Como chegar
O Museu de Cultures del Món encontra-se no Carrer de Montcada, 12-14, no bairro de El Born. Veja aqui a localização no mapa. A estação de metrô mais próxima é a Jaume I na linha 4 (amarela).
Dica do passaporte BCN
Entrar no museu das culturas do mundo é como começar uma viagem dentro da sua viagem. Se você se interessa por outros povos e outras culturas, o museu é o muito interessante. Já se for sua primeira vez na cidade e você não tiver muito tempo, o museu, apesar da sua qualidade, não deveria ser sua prioridade.