Barcelona é considerada por muitos com uma das grandes capitais do design no mundo. Era lógico que a cidade tivesse um espetacular Museu del Disseny (museu do design), que foi inaugurado em 2015.
Também parece apropriado que o museu ocupe o moderno edifício do Disseny Hub Barcelona, vizinho da Torre Agbar, do Encants Barcelona e do distrito 22@, o distrito da inovação e pólo de tecnologia. Uma festa para quem gosta de arquitetura contemporânea!
A coleção permanente
O Museu del Disseny reúne o acervo de vários museus que já existiam anteriormente em Barcelona: o Museu de les Arts Decoratives, o Museu de Ceràmica, o Museu Tèxtil i d’Indumentària e o Gabinet de les Arts Gràfiques. O tema comum a todos os museus é o objeto ao longo do tempo, do momento que é concebido até sua produção de forma artesanal ou industrial.
O acervo do novo museu está distribuído em quatro andares temáticos.
Andar 01 | Del mundo al museo. Diseño de producto, patrimonio cultural
No primeiro andar o visitante vai encontrar uma mostra da evolução do desenho industrial na Espanha, com especial foco nos desenhos feitos na Catalunha.
É um percurso muito interessante e divertido. Para os mais pequenos, pode resultar surpreendente descobrir objetos que formaram parte da vida diária de muitos de nós e que hoje são precisamente objetos de museu.
Não falta a imagem de Cobi, o mascote dos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992, criada pelo designer valenciano (mas com raízes em Barcelona) Javier Mariscal.
Andar 02 | ¡Extraordinarias! Colecciones de artes decorativas y artes de autor (siglos III-XX)
No segundo andar do museu é possível acompanhar a evolução das artes ao longo dos séculos. É uma coleção espetacular formada por cerâmicas, azulejos, relógios, cadeiras, camas e muitos outros, inclusive carruagens.
Andar 03 | El cuerpo vestido. Siluetas y moda (1550-2015)
O terceiro andar do museu está dedicado aos vestidos, realizando um percurso pelos últimos cinco séculos da moda.
Andar 04 | El diseño gráfico: de oficio a profesión (1940-1980)
Finalmente, o último andar do museu está dedicado a abrigar a memória de 40 anos de design gráfico.
Trata-se, principalmente, de uma grande exposição de cartazes e material publicitário.
As exposições
Além de exibir sua coleção permanente, o Museu del Disseny também recebe exposições temporárias. O calendário de exposições pode ser conferido aqui.
Visita ao Museu del Disseny
O museu abre de terça a domingo, de 10h a 20h. Fecha na segunda (quando é feriado, abre na segunda também) e nas seguintes datas: 1 de janeiro, 1 de maio, 24 de junho e 25 de dezembro.
Os horários de funcionamento atualizados podem ser conferidos aqui.
Ingressos
Confira aqui o preço dos ingressos para visitar tanto a coleção permanente do museu como as exposições. Menores de 16 anos não pagam para visitar o museu, e a desconto para jovens entre 16 e 29 anos e para maiores de 65 anos.
O ingresso é gratuito aos domingos à tarde, de 15h a 20h, e também no primeiro domingo de cada mês.
Como chegar
O Museu del Disseny encontra-se na Plaça de les Glòries Catalanes, 37-38. A estação de metrô Glòries, na linha 1 (vermelha), fica do lado do museu. Veja a localização do museo no Google Maps.
Dicas do passaporte BCN
Se você tem interesse por design, o Museu del Disseny é uma visita imperdível na cidade de Barcelona. Já se for sua primeira vez na cidade e você não tivesse muito tempo, o museu, apesar de ser muito interessante, não deveria ser sua prioridade.
O museu conta com ilustres vizinhos que podem ser vistos na mesma visita: o Encants Barcelona, a grande feirinha de Barcelona (confira os dias de funcionamento no link) e a Torre Agbar. Querendo comer alguma coisa antes ou depois de visitar o museu, aproveite para conhecer o vizinho e muito agradável Mercat de Glòries.
————————
Veja também no passaporteBCN: museus de Barcelona | top 5: museus | museus grátis em Barcelona