Museu Olímpic i de l’Esport

Museu Olímpic i de l’Esport, Barcelona

O Museu Olímpic i de l’Esport Joan Antoni Samaranch é um moderno museu onde, com a ajuda de instalações interativas e de recursos multimída, são apresentadas informações sobre muitos esportes olímpicos.

Museu Olímpic i de l’Esport, Barcelona
Museu Olímpic i de l’Esport, Barcelona
Museu Olímpic i de l’Esport, Barcelona
Museu Olímpic i de l’Esport, Barcelona

O museu também tem uma exposição sobre as cidades que receberam Jogos Olímpicos após 1992.

Museu Olímpic i de l’Esport, Barcelona

Visita virtual

O site oficial do museu permite realizar uma visita virtual pelas instalações.

Informações práticas

Museu Olímpic i de l’Esport, Barcelona

Veja detalhes de horários de funcionamento e preços na seguinte página do site oficial do museu.

Como chegar

Museu Olímpic i de l’Esport, Barcelona

O Museu Olímpic i de l’Esport Joan A. Samaranch encontra-se no alto do Parc de Montjuïc, bem ao lado do Estadi Olímpic Lluís Companys. Veja aqui a localização no mapa. Há duas formas fáceis de chegar.

Uma delas é usando o o metrô até a estação Paral·lel na linha 2 (lilás) e linha 3 (verde) e aí fazer baldeação (gratuita) para o funicular de Montjuïc. A partir da estação superior do funicular até a Anela Olímpica há um agradável passeio de uns 10 minutos.

A outra alternativa é pegar o metrô até a estação Plaça Espanha, nas linhas 1 (vermelha) e 3 (verde) e, a partir daí, subir passeando até o alto da montanha de Montjuïc, com escadas rolantes para te facilitar a vida.

Dica do passaporteBCN

Se você estiver interessado em visitar o Museu, saiba que o ingresso para o vizinho Open Camp inclui o acesso ao Museu.

4 jun2014

Incluímos a visita do Museu Olímpic no nosso dia em Montjuic e não nos arrependemos! Eu, particularmente, sou muito fã de Jogos Olímpicos (que não me escutem nesses dias, mas gosto muito mais de Olimpíada que de Copa do Mundo), inclusive já fui voluntário (Turim-2006), e por isso tinha de ver o museu. É muito bacana, começa com uma breve história dos Jogos Olímpicos da Antiguidade e da importância do esporte ao longo da história; depois vai intercalando displays sobre cada modalidade (incluindo esportes não olímpicos — tem até um Fórmula 1 da McLaren!) com a história dos Jogos da era moderna. É muito bacana ver a evolução dos equipamentos de vários esportes.

Bem no centro do museu tem uns computadores em que se pode ver vídeos, mas não dei muita bola. Pelo que percebi, é um acervo que dá para consultar em casa mesmo, entrando no site do Comitê Olímpico Internacional. Preferi ficar olhando as tochas olímpicas de todas as edições, e o vídeo grande com nomes importantes do esporte desde a década de 20 que é repetido periodicamente.

A parte dedicada aos Jogos de Barcelona começa com os recortes de jornal do dia seguinte à escolha da cidade; tem uniformes, peças da cerimônia de abertura (lembram daquele Hércules gigante que entra separando a Europa da África? Está lá), e parece que até a flecha original disparada pelo Antônio Rebollo para acender a pira também está lá (como recuperaram eu não sei).

A seção interativa é divertida, mas acho que podia ser um pouco melhor — por exemplo, podiam dar o seu tempo na pista de corrida que montaram lá (você dá um pique de uns 10 a 20 metros), e podia ter algo de outros esportes também. E quem quiser uma lembrança dos jogos de Barcelona vai ficar decepcionado com a a lojinha — na verdade, nem é lojinha, é mais uma vitrine lá onde se compram os ingressos. o negócio é se contentar com chaveiros do Cobi, o mascote do evento.

    Tony
    5 jun2014
    Tony

    Por falta de tempo, e ter que priorizar outras visitas, ainda não fomos no Museu. Eu estava muito curioso por ler comentários de alguém que já foi, e agora você deu resposta à minha curiosidade. Próxima vez que a gente estiver dando um passeio por Montjuïc vamos tentar entrar. Obrigado, Marcio Antonio.

7 jun2014

Coincidência ou não, o COI botou ontem no YouTube a íntegra do filme oficial dos Jogos de 1992, dirigido pelo Carlos Saura:

https://www.youtube.com/watch?v=ck2jpaLoOMA&list=TLjkx_ObOa6drSOOXPYhwDj5qHHKfEaZJ-

    Tony
    8 jun2014
    Tony

    Oba, vamos assistir assim que der. Obrigado!

10 dez2015
Livia

Oi Tony! Por favor, você saberia me dizer se este museu e o estádio olimpico estarão abertos no dia 01 e 06 de janeiro? Ou se nestes feriados eles irão fechar? Obrigada!!

    Tony
    11 dez2015
    Tony

    Prezada, no momento estamos viajando. Na nossa volta, no dia 14 de dezembro, responderemos sua consulta com a atenção e carinho que merece. Aproveite enquanto isso para dar uma olhada nos textos do site, com muitas informações para ajudar a preparar sua viagem. Abraço.

      Tony
      14 dez2015
      Tony

      Prezada Livia, o Museu ficará fechado no dia 1 de janeiro. A pequena parte do Estádio Olímpico que pode ser visitada livremente fica sempre aberta. Abraço.

27 out2016
Jaque

Oi Tony! Sou eu novamente …. é preciso comprar antes esse ingresso. Fui na página deles mas não achei link para compra …. abraço

    Tony
    28 out2016
    Tony

    Não precisa comprar o ingresso antecipadamente. Abraço.

Deixe seu comentário!