imigração e vistos

Os critérios de admissão de cidadãos estrangeiros na Espanha não são competência do governo espanhol, mas sim dos estados-membros do Acordo Schengen, que estabeleceram requisitos em comum para que os estrangeiros entrem no território dos estados que fazem parte do mesmo.

Os cidadãos brasileiros não precisam de visto para entrar na Espanha, caso a estadia não exceda 90 dias.

As autoridades espanholas podem exigir os seguintes documentos, quando o turista brasileiro chega à Espanha:

  • Passaporte com validade mínima de 3 meses a partir da data de saída da Espanha. Por favor leia o seguinte texto: confira a validade do seu passaporte e evite um desgosto.
  • Passagem nominal, intransferível e com a data de volta marcada ao país de procedência.
  • Comprovação de meios econômicos equivalentes a 70,77€ por pessoa e por dia de permanência, com um mínimo equivalente a 636,93€ por pessoa. A comprovação de meios econômicos independe de você ficar em um hotel ou uma residência particular, é obrigatória para todos os turistas que visitam a Espanha.
  • Comprovante de reserva da hospedagem/hotel pelo período total de permanência ou “carta-convite”. Unicamente se você tiver contratado um pacote turístico, deverá apresentar um comprovante do pacote contratado, mostrando o itinerário da sua viagem.
  • Justificativa do motivo da viagem.
  • Quando a viagem tenha por destino qualquer outro estado Schengen, o viajante deverá demonstrar sua hospedagem por meio de reserva de hotel confirmada no lugar de destino ou, caso se hospede numa residência particular, demonstrar a identidade e lugar de hospedagem da pessoa que convida.

Para elaborar esta lista consultamos o site do Ministerio del Interior espanhol. Recomendamos fortemente sempre consultar fontes oficiais e nunca depender da leitura feita por terceiros.

E o seguro de saúde?

Apesar de formar parte das exigências do espaço Schengen, e ao contrário do informado por inúmeras webs e blogs na internet, a Espanha nunca exigiou que os turistas brasileiros apresentassem um seguro de saúde ao visitar o país.

Porém, com o fim do acordo de prestação de assistência sanitária entre o Brasil e a Espanha (leia mais informações em saúde e vacinas) fica uma dúvida sobre a exigência do seguro de saúde. A Espanha não solicitava o seguro de saúde, porque existia o convênio entre o Brasil e a Espanha. Com o término desse convênio, a exigência de apresentação de um seguro de saúde pode ser uma possibilidade que não se deve descartar.

Mesmo não sendo, até o momento em que este texto foi redigido, uma exigência das autoridades espanholas, você pode dispensar o seguro de saúde para viajar à Espanha? A resposta é não. Como você verá em nosso texto saúde e vacinas, a posse de um seguro de saúde é imprescindível. Veja qual é nossa indicação de seguro de viagem para Barcelona.

Mais sobre a comprovação de meios econômicos

No BOE (o BOE é o Diário Oficial da Espanha) encontramos o seguinte:

La disponibilidad por los extranjeros de los medios económicos señalados se acreditará mediante exhibición de los mismos, en el caso de que los posean en efectivo, o mediante la presentación de cheques certificados, cheques de viaje, cartas de pago, o tarjetas de crédito, que deberán ir acompañadas del extracto de la cuenta bancaria o una libreta bancaria puesta al día (no se admitirán cartas de entidades bancarias ni extractos bancarios de Internet) o cualquier otro medio con el que se acredite fehacientemente la cantidad disponible como crédito de la citada tarjeta o cuenta bancaria.

O BOE deixa claro que não é necessário chegar na Espanha com todo o dinheiro exigido em moeda. Os cartões de crédito também são aceitos na comprovação de recursos. O problema reside na frase “tarjetas de crédito, que deberán ir acompañadas del extracto de la cuenta bancaria o una libreta bancaria puesta al día (no se admitirán cartas de entidades bancarias ni extractos bancarios de Internet) o cualquier otro medio con el que se acredite fehacientemente la cantidad disponible como crédito de la citada tarjeta o cuenta bancaria.

As autoridades espanholas não aceitam extratos obtidos na Internet. Acreditamos que o motivo seja a facilidade de forjar um extrato. Na Espanha, ao contrário do que acontece no Brasil, os titulares das contas bancárias recebem um pequeno livrinho oficial do banco (libreta), onde todos os movimentos da conta são registrados cada vez que a libreta é atualizada pelo titular da conta. Como no Brasil não existe tal documento, e tendo em conta o final da frase “otro medio con el que se acredite fehacientemente la cantidad disponible como crédito de la citada tarjeta o cuenta bancaria“, nosso conselho é pedir um extrato atualizado na sua agência bancária, com o carimbo do banco, preferivelmente poucos dias antes da viagem.

Mais sobre o comprovante de hospedagem (carta de invitación)

Para quem for ficar em casa particular, a página do Ministerio del Interior da Espanha contém a informação detalhada de como deve ser redigida a carta de invitación, um procedimento simplificado recentemente.

Depois da reunião técnica entre o Brasil e a Espanha sobre assuntos migratórios celebrada em junho de 2012, foi emitido um comunicado.

No comunicado consta que:

Se informó por parte de la delegación española el nuevo régimen simplificado de la carta de invitación en España que queda limitado a la constancia de la identidad de la persona que invita y de la persona invitada así como del lugar de alojamiento. Se acordó que dicha información junto con el modelo del modelo de solicitud será publicado también en los sitios web de las respectivas Embajadas y Consulados.

As informações sobre a carta podem ser consultadas aqui. Já não é necessário apresentar a batelada de documentos consularizados que eram exigidos antes. Mas ainda é necessário ir até a delegacia para obter a carta.

Período máximo de estadia

No site da Embaixada Espanhola encontramos também o seguinte:

Deve-se levar em consideração que a entrada no espaço Schengen é autorizada para um máximo de TRÊS MESES NUM PERÍODO DE SEIS MESES. Portanto, não se pode esgotar o período de três meses, sair do espaço Schengen e reingressar imediatamente. É necessário esperar três meses para reingressar.

A Espanha faz parte do espaço Schengen.

Uma ótima dica

Para garantir um paso tranquilo pela imigração espanhola, veja a ótima dica do Espanha Total: a melhor dica para passar com tranquilidade pela imigração espanhola.

Voo com conexão

Muitos leitores que chegam na Europa em um voo con conexão querem saber onde será feita a imigração. Nosso Espanha Total conta com um texto que responde essa pergunta: voos com conexão: onde será feita a imigração.

Mais dúvidas?

Em caso de dúvida aconselhamos entrar em contato com o consulado da Espanha em qualquer um dos endereços fornecidos no site da embaixada:

  • Departamento Consular da Embaixada da Espanha em Brasília. Telefones: 61 – 3701.1637/ 1618/ 1639/ 1696
  • Consulado Geral da Espanha em São Paulo. Telefone: 11 – 3087.2600
  • Consulado Geral da Espanha no Rio de Janeiro. Telefone: 21 – 2543.3200
  • Consulado Geral da Espanha em Salvador-Bahia. Telefones: 71 – 3336.9055 / 1937
  • Consulado Geral da Espanha em Porto Alegre. Telefone: 51 – 3321.1166
13 nov2016
Rosane Sampaio

Tony

Parabéns pelo site, tem sido de grande ajuda!

Vou com minha familiar para Barcelona no dia 11/12, estarei ministrando aula em uma Universidade e vou aproveitar para passear.
Pensamos em ficar uns dois dias em Paris.
Preciso passar novamente pela imigração na Fraca nos voos internos??

    14 nov2016
    Tony

    Prezada Rosane, seja bem-vinda ao passaporte BCN. Não existe controle de imigração permanente entre a Espanha e a França. Abraço.

12 dez2016
PAULA DE FREITAS

Olá tony,
Minha dúvida é, em voos domesticos dentro da europa o passaporte é carimbado?
Muito obrigada! Excelente site, parabéns!!

    13 dez2016
    Tony

    Prezada Paula, seja bem-vinda ao passaporte BCN. Não existe controle de imigração nos voos domésticos dentro de países que formam parte do Acordo Schengen. Já em voos entre países que não formam parte do acordo, existem controles onde o passaporte pode ser carimbado. Abraço.

13 dez2016
Júlio César

Tony, venho agradecer por todas as dicas aqui recebido, estive em Barcelona no final de novembro, ficamos 7 dias e adorei tudo na cidade e pretendo voltar novamente. Passei pela imigração tranquilamente levando todos os documentos relatado por você aqui, nos solicitaram as passagens e o comprovante de hospedagem, após mostrarmos fomos liberados tranquilamente, fomos parado novamente apenas na saída do aeroporto por um policial federal de Barcelona, logo após pegarmos as malas, o guarda solicito novamente todos os documentos e depois pediu para abrir uma das malas, após sua conferencia fomos liberado sem maiores problemas. Neste período que ficamos em Barcelona andamos apenas de transporte publico, muito fácil e tranquilo de se locomover.
Mais uma vez obrigado pela ajuda.

    14 dez2016
    Tony

    Prezado Júlio César, muito obrigado pelo seu retorno, ficamos muito felizes ao saber que sua passagem pela imigração e alfândega foram muito tranquilas. Ficamos igualmente felizes ao saber que vocês estão querendo voltar para Barcelona. Contem com a gente para qualquer informação ou orientação que vocês precisarem. Abraço!

18 dez2016
Tiba

Olá Tony,

Estarei indo com a minha esposa em março/17 para Barcelona, alem do turismo, irei participar da Maratona de Barcelona. Fechei a hospedagem pela Decolar.com, o comprovante que a decolar enviar confirmando a Reserva serve para apresentar para migração?

Desde já agradeço.

Abraço.

    20 dez2016
    Tony

    Tiba, o comprovante que a Decolar.com encaminhou para você é válido na imigração, sim. Abraço.

21 dez2016
Camila França

Boa noite tomy estou com uma dúvida vou viajar dia 24 de dezembro 2016 para barcelona com escala em Madri vou fica na casa da minha prima 73 dias já estou com passagem de ida e volta,seguro viagem de 35.000€ documentos que eles pedem, estateri levando 3000,00€ euros mas não tenho a carta-convite da minha prima, pode te algum problema?

    21 dez2016
    Tony

    Camila, você não vai estar cumprindo as exigências da inmigração nos quesitos comprovação de meios econômicos e comprovante de hospedagem. A falta de qualquer um desses documentos é razão suficiente para ter sua entrada negada na Espanha. Aliás, a companhia aérea poderia barrar você no embarque ainda no Brasil, sendo que você não está de posse de dois dos comprovantes mais importantes exigidos pela imigração.

13 jan2017
Aline

Olá Tony irei para Barcelona na semana que vem junto com meu namorado para turismo ( ficaremos dois dias em Barcelona e depois embarcaremos em um cruzeiro). O voo fará conexão em Portugal. Primeiramente gostaria de saber se nossa imigração será feita em Portugal ou Barcelona? Ou nos dois países? Em segundo lugar lendo o post sobre a comprovação financeira fiquei com uma dúvida: levando a quantia estabelecida em dinheiro é necessário também o cartão de crédito e o extrato bancário ? Ou se estivermos com a quantia suficiente em espécie não será necessário? Caso seja necessário, o extrato de conta bancária pode ser aquele emitido pelos caixas eletrônicos dos bancos aqui do Brasil? Como seria este extrato ? desde já agradeço.

    13 jan2017
    Tony

    Prezada Aline, vamos com suas dúvidas:
    1) vocês farão a imigração unicamente em Portugal. Podem ver mais detalhes no texto voos com conexão: onde será feita a imigração, do nosso Espanha Total.
    2) se você estiver levando a quantia correspondente à comprovação de meios econômicos em espécie, não precisa apresentar nenhum outro documento.
    Abraço.

13 jan2017
Regina

Boa noite! A carta convite para entrar na Espanha , pode estar com a data fim da estadia maior que a data do retorno do voo? Retirno dia 18/02 e na carta esta 28/02. Tem algum problema na imigraçao?

    13 jan2017
    Tony

    Prezada Regina, entendemos que você não deveria ter nenhum problema. Você deve poder justificar a hospedagem durante o período da sua estadia na Espanha. Se o documento extende-se além do período da sua estadia, não deve dar nenhum problema. Se perguntada, fale que teve que mudar as datas da viagem. Mas isso não deve acontecer. Abraço.

      14 jan2017
      Regina

      Obrigada Tony.

24 jan2017
Lua

Olá,

Vou viajar para Barcelona e vou ficar 40 dias, vou visitar uma tia, mas não tenho carta convite e só consigo me hospedar durante 1 mês, os outros 10 dias posso me hospedar em outro hotel?posso ter duas hospedagens?

    25 jan2017
    Tony

    Lua, pode ter tantas hospedagens quantas você quiser, sempre que você puder documentá-las, com o comprovante da reserva ou com a carta-convite oficial.

28 jan2017
Patrícia

Olá Tony.
Estou com uma dúvida que não sei se já foi respondida nos comentários, mas a dúvida é a seguinte: Irei com meus 2 irmãos para Madrid onde iremos ficar 15 dias, já verificamos todos os documentos que serão necessários. Vi muitos relatos de pessoas que tinham todos os documentos e foram barrados…o que achei muito estranho. Como a hospedagem está no nome da minha irmã, na imigração podemos ir todos juntos ou será separado? Como somos da mesma família, o dinheiro que eles pedem para mostrar é o valor total para nós 3 ou valor individual que cada um está levando? É necessário comprovar que trabalhamos no Brasil?
Desde já obrigada!

    28 jan2017
    Tony

    Prezada Patrícia, é muito importante diferenciar entre o que as pessoas dizem que fizeram e o que realmente elas fizeram. Estamos cansados de responder consultas de pessoas que estão querendo interpretar as regras da imigração do seu jeito. Até a data, nunca soubemos de ninguém que estivesse com toda a documentação realmente em ordem e tenha sido barrado. Quem chega com todos os documentos, entra sem problemas.
    Respondendo sua consulta, se vocês não quiserem passar juntos pelo guichê da imigração, fiquem um atrás do outro e caso o policial pedir algum esclarecimento, expliquem que estão viajando juntos. A comprovação de meios econômicos é por pessoa. Vocês não precisam comprovar que trabalham no Brasil. Abraço.

30 jan2017
Laís

Tony, irei para barcelona pegar um cruzeiro de 7 dias e na volta ficarei em barcelona 2 dias. Mesmo tendo alimentação inclusa no navio, que já irá reduzir meus gastos, sou obrigada em levar 580,77 euros, no mínimo? E eu posso levar esse dinheiro tanto em espécie como cartão né?Obrigada

27 fev2017
Sandro Ricardo de Souza

Olá Tony,
O cartão de crédito que pretendo usar não possui agência física de atendimento no Brasil mas me envia Boleto com Extrato de utilização pelo Correios, como não vou levar dinheiro em espécie suficiente, você acredita que este Extrato será aceito para comprovar capacidade financeira?
Obrigado pelo atenção e Grande abraço!

    28 fev2017
    Tony

    Sandro, se você tiver o extrato enviado pelo banco, mesmo que seja pelo correio, deve ser suficiente (sempre que indique o limite de crédito no cartão). Abraço,

6 mar2017
Renata

Boa tarde,estive Espanha de 29 de setembro 8 de Janeiro passei do perido turista mas retornei para meu .quero saber se te problemas para retonar maio

    7 mar2017
    Tony

    Se você ficou ilegal na Espanha pode ter problemas, sim. Esclareça sua situação no consulado espanhol mais próximo da sua cidade.

13 mar2017
Ailton Córdoba Junior

Olá Tony!
Muito útil suas dicas!
Tenho uma dúvida, estamos com uma viagem marcada para 10/04/17 com retorno em 27/04/17. Passaremos por Espanha, França e Portugal e formamos um grupo de seis pessoas com média de idade de 50 anos cada. Entraremos na UE pela Espanha, Madri. Estamos alugando imóveis através do Airbnb, a transação do aluguel sai em nome de uma única pessoa, teremos problemas com isso para comprovar estadia?
Grato,
Ailton Córdoba

    13 mar2017
    Tony

    Prezado Ailton, se todas as pessoas estiverem viajando juntas, não deve existir nenhum problema em que a reserva de hospedagem esteja em nome de uma única pessoa. Aproveitamos para indicar a leitura do texto sobre a problemática situação do AirBnb em Barcelona. Abraço.

14 mar2017
Natália

Olá!
Estou indo pra Madrid em 16/04 mas meu voo sai do Rio e tem uma escala em Roma para depois ir pra Madrid. Vou passar pela imigração em Roma ou Madrid?
Outra coisa, a maioria de minhas reservas são pelo AirBnb, vocês sabem me informar se é necessária uma carta convite?
Desde já agradeço a atenção.

    15 mar2017
    Tony

    Natália, não sabemos se você reparou que este é um site dedicado à cidade de Barcelona. Você vai visitá-la em algum momento da sua viagem. O texto voos com conexão: onde será feita a imigração, do nosso Espanha Total, responde sua dúvida e oferece um espaço para consultas sobre o assunto.

16 mar2017
Douglas

Oi Tony tudo bem? Então, Meu pai é residente na França e estará vindo com minha madrastra pra ver a família aqui no Brasil e passear um pouco, irei ir com eles para a França a passeio, com conexão em Portugal, a imigração será lá, como ele está vindo me buscar, precisará ser feito carta convite? Comprovante do apartamento dele e do aluguel dos últimos 3 meses serve? Desde já obrigado

    16 mar2017
    Tony

    Oi Douglas, não ficou claro para a gente em qual ponto da sua viagem você vai passar por Barcelona, que é o assunto do passaporte BCN.

18 mar2017
Ailton Córdoba Junior

Boa tarde Tony!
Muito obrigado pela resposta anterior. Surgiu mais uma dúvida, agora é quanto a bagagem. Chegarei em Madri no dia 11/04, depois seguirei para Paris e Lisboa retornado ao Brasil no dia 27/04. Minha duvida é quanto ao tamanho de malas e peso que posso levar em voo doméstico pela Europa. Existe limite? Tenho que pagar para despachar as malas?

Grato,
Ailton

    19 mar2017
    Tony

    Bom dia, Ailton, um bom lugar para deixar sua consulta, que já não está relacionada com o assunto do presente texto, é o texto de avião. Abraço.

      20 mar2017
      Ailton Córdoba Junior

      Olá Tony!

      Desculpe-me pelo engano, obrigado!

25 mar2017
Juliana

Oi bom dia tony meu namorado mora em Andorra vou passa férias de 90 dias com ele como fico sabendo como fazer a carta convite (modelo ) e quais informações precisam contém na mesma .e outra coisa mesmo com a carta preciso leva a quantia em dinheiro

    27 mar2017
    Tony

    Juliana, aqui no passaporte BCN somos especialistas nas exigências da imigração espanhola. Peça para seu namorado entrar em contato com a polícia de Andorra, que é outro país, para pedir esclarecimentos sobre as exigências da imigração, inclusive a parte da carta-convite.

27 mar2017
Carlos Falasco

OláTony!
Estarei indo a Espanha em Maio17 ….. porém chegarei em BCN as 16hs e farei NOVO check in para Madri às 21hs. Vc acha que 5 hs é tempo suficiente para a imigração e novo despacho de bagagens para Madri?? é facil se locomover dentro do areporto BCN e achar o check in Ibéria sem conhecer o aeroporto? alguma dica?… obrigado

    28 mar2017
    Tony

    Prezado Carlos, 5 horas é tempo suficiente, sim. Você não indicou qual será seu terminal de chegada, mas se estiver voando do Brasil, deverá chegar no T1, o mesmo terminal de onde partem os voos domésticos da Iberia. O aeroporto está muito bem sinalizado e ha balcões de informação onde você conseguirá todos os esclarecimentos que precisar. Não se preocupe, a conexão vai dar super certo. Abraço.

30 mar2017
Aline

Olá Tony!
Primeiramente, parabéns pelo site!
Estou com uma dúvida com relação a hospedagem, vou para Portugal na semana que vem. Descerei em Madrid e de lá seguirei de carro. Tenho visto algumas opções de hospedagem através do Airbnb. Minha dúvida é se tem validade para a imigração como comprovação de que tenho um lugar para ficar.
Desde já muito obrigada!

    31 mar2017
    Tony

    Olá Aline, o comprovante de reserva do Airbnb é aceito pela imigração. Abraço.

31 mar2017
Cristhine

Estou indo à Madri, e vou alugar um quarto no airbnb, essa reserva é valida na imigração, ou poderei ter problemas?

    31 mar2017
    Tony

    Olá Cristhine, o comprovante de reserva do Airbnb é aceito pela imigração. Abraço.

1 abr2017
Cristina

Olá há respeito do extrato bancário teria corresponder a quantos dias ou meses .

    2 abr2017
    Tony

    Olá. Você deve levar uma fatura recente do seu cartão onde apareça o limite de crédito.

5 abr2017
silvio eduardo valesi

Bom dia , meu nome é Silvio Valesi tenho 42 anos, tirei passaporte e comprei a passagem de ida dia 9 de Maio para lisboa e de la vou entrar na Espanha por trem.. POIS É MAIS PERTO DO QUE IR DE MADRI, retornando por Madri no dia 30 de Maio
estou indo a passeio, tenho comercio de bicicletas e participo de competiçoes de ciclismo aqui no brasil, e surgiu a oportunidade de conhecer, atraves de um amigo que esta na Espanha competindo ciclismo, na cidade de Ponteares, quase divisa de Portugal, porem o dono do apartamento onde vou ficar nao tem tempo para fazer a carta convite, mais vou fazer o seguro vagem, tenho filho, sou casado a 10 anos e minha esposa faz faculdade, tbm estou levando para passar estes 21 dias 2500 euros, vc acha que tem a possibilidade de ser deportado.

MUITO OBRIGADO

    6 abr2017
    Tony

    Bom dia Silvio, a falta de qualquer um dos documentos exigidos pelas autoridades espanholas pode ser motivo suficiente para ter sua entrada negada na Espanha.

14 abr2017
eder

tenho uma duvida, se o turista tem uma passagem ida e volta, e a data da passagem na volta confirma q ele vai ficar apenas 30 dias, ele precisa comprovar q tem dinheiropra se custear durante 30 dias ou 90 dias? outra questão, a reserva de hotel ou hostel tem q ser por 30 dias? pretendo ficar 30 dias, e gostaria de ficar uma semana em madri e o restante do tempo viajar pelo país, como fica nessa situação? levo volcher de entrada de uma semana ou tenho reservar hotel em todos os lugares q irei pela espanha? agradeço desde já!

    16 abr2017
    Tony

    Eder, se você pretende ficar na Espanha por 30 dias, deve demostrar meios econômicos suficientes para o período. Você também está obrigado a comprovar onde é que você vai ficar hospedado durante os 30 dias que permanecerá na Espanha. Como acontece com os turistas espanhóis que visitam o Brasil, os turistas brasileiros que visitam a Espanha precisam ter hospedagem reservada no momento que entram na Espanha. Abraço.

14 abr2017
Carlos Falasco

Ola Tony!
Como disse antes estou indo a Espanha em maio. O Brasil sofre um surto de febre amarela em alguns locais e é sabido que alguns paises estão pedindo vacinação especifica para liberar a entrada em seu pais. Será que a imigração espanhola pode vir a pedir algum tipo específico de vacinação excepcionalmente?

    16 abr2017
    Tony

    Olá Carlos, as autoridades espanholas não estão exigindo nenhum tipo de vacina. Todas as informações no texto saúde e vacinas estão atualizadas.

15 abr2017
Jéssica

ola. Irei viajar em Maio para Dublin e ficar 20 dias, nesse meio tempo, comprei uma passagem pela Ryanair de 4 dais para Barcelona. Passarei pela Imigracao ou nao é necessario? Fico sempre com essa dúvida.

    16 abr2017
    Tony

    Jéssica, no texto voos com conexão: onde será feita a imigração do nosso Espanha Total explicamos como funciona a imigração dentro da Europa. Entre Dublin e Barcelona não há controle fixo de imigração, mas isso não libera você de cumprir as exigências da imigração espanhola, existe a possibilidade de ser parada por policiais no aeroporto de Barcelona.

24 abr2017
Nina Gonçalves

Olá. Estarei indo sozinha a Madri dia 19/05, chegarei às 5h30, mas no mesmo dia às 18h tenho passagem comprada para Lisboa, como vou encontrar uma prima que seguirá viagem comigo, pretendo ir até a casa dela descansar para juntos seguirmos viagem. Será que me deixarão sair do aeroporto? E outra questão, fiz reservas de hotel em Portugal, pelo Booking, mas uma amiga nos convidou pra ficar em sua casa, e não terá tempo de fazer a carta convite. Terei problemas se levar a reserva do Booking, no entanto, pretendendo cancelar. Tem a possibilidade deles verificarem se a reserva foi cancelada? Obrigada!

    25 abr2017
    Tony

    Olá Nina. O passaporte BCN é um guia dedicado à cidade de Barcelona, mas pelo que entendemos na sua mensagem, você não vai visitar a cidade. Deixe sua consulta no texto Imigração e vistos do nosso Espanha Total, dedicado a informar sobre destinos na Espanha, inclusive Madri. Obrigado.

      26 abr2017
      Nina Gonçalves

      Olá, Tony, vou visitar Barcelona sim, inclusive é lá que embarcaremos eu e minha prima em um cruzeiro, e muito me está sendo esclarecedora suas dicas, perfeitas! Minha viagem é de 22 dias, mas estarei indo primeiro a Madri, porque minha prima mora lá e me aguarda para irmos juntas. Meu voo não é conexão. No entanto, como disse acima, no mesmo aeroporto e mesmo dia seguiremos viagem para Lisboa, por isso perguntei se poderei sair, pois pretendo descansar um pouco antes de seguir viagem. Daí minha preocupação se há a possibilidade de não me deixarem sair do aeroporto.Li o texto sugerido por você, só que ele não esclarece minha dúvida. Obrigada.

      26 abr2017
      Tony

      Tá certo, Nina. Mas sua consulta continua sendo sobre Madri, não é? Indicamos um texto para deixar sua dúvida mas para evitar perder mais tempo vamos responder aqui. Você vai fazer a imigração na chegada em Madri. No momento que você passar pela imigração, você já vai estar na área não restrita do aeroporto, vai poder sair dele tranquilamente. As reservas de hotel, mesmo canceláveis, devem estar ativas no momento de passar pela imigração. Cancele-as unicamente quando já estiver dentro da Espanha. Abraço.

26 abr2017
Nina Gonçalves

Obrigada, Tony! Valeu!

9 maio2017
Paulette Bugarin

Tony muito esclarecedor seu site!me tira uma duvida meu.marido vai visitar um amigo de infancia passara oito dias em barcelona ,e estamos em duvida quais conexões nao exigem visto americano na.verdade quais companhias aéreas! Grata se nos respode.

    9 maio2017
    Tony

    Paulette, veja o texto de avião. Unicamente voos com conexão nos Estados Unidos vão precisar de visto americano. A imensa maioria de voos para Barcelona são diretos (ou via Madri) ou com conexões em outros países da Europa, sem passar pelos Estados Unidos.

10 maio2017
Jose

ola parabéns pelas dicas no site. Vou de férias no verão julho para Barcelona ficaré 10 dias em Barcelona posso só levar 2000 euros e toda a documentação solicitada? Obrigado

    10 maio2017
    Tony

    Jose, 2.000 euros é mais do que o mínimo exigido pela imigração, que no seu caso seria de 707,70€. Levar mais do exigido não é um problema. Abraço.

16 maio2017
Michelle

Olá, por favor me esclareça uma dúvida: Viajarei à Europa em Setembro, ficarei 3 dias em Barcelona, 3 em Roma, 3 em Dublin e 2 em Madrid, portanto chego à Espanha em Barcelona e volto para o Brasil por Madrid. Há problema em regressar ao país por outra cidade, no caso Madrid? Estou seguindo suas dicas, excelente! Obrigada!

    16 maio2017
    Tony

    Michelle, não há problema nenhum, sempre que você consiga comprovar onde você vai ficar hospedada durante sua estadia na Europa.

23 maio2017
Andréia Cordeiro

Olá,

gostaria de saber se reservas canceláveis do Booking.com valem para a imigração. São as reservas que você não precisa pagar com antecedência e pode cancelar até 1 dia antes.

Obrigada!

    23 maio2017
    Tony

    Andréia, as reservas canceláveis são válidas, sempre que ainda estejam ativas no momento de passar pela imigração.

Deixe seu comentário!