saúde e vacinas

farmacia nordbeck

Preciso de um seguro médico?

Em imigração e vistos vimos que a apresentação de um seguro médico não é uma exigência para visitar a Espanha. Porém, na prática, a contratação de um seguro médico é IMPRESCINDÍVEL.

Até finais de 2010, existia um convênio entre a Espanha e o Brasil que garantia a prestação de assistência sanitária na Espanha para turistas brasileiros. Para isso, o turista deveria ter um formulário emitido pelo INSS brasileiro.

No entanto, esse acordo foi revisado e a cláusula que estabelecia a prestação de serviços de saúde foi suspensa. No site do consulado do Brasil em Madri aparece o seguinte:

Assim sendo, os cidadãos brasileiros em viagem de turismo na Espanha não serão atendidos gratuitamente pelos serviços de saúde pública da Espanha.

E o site do consulado do Brasil em Barcelona contém um aviso parecido:

O Consulado-Geral do Brasil em Barcelona informa que, não obstante, continuar em vigor o Convênio sobre Seguridade Social entre Brasil e Espanha, foi, no entanto, suspensa a cláusula do referido convênio que estabelece a prestação mútua de serviços de saúde aos segurados dos dois sistemas de previdência.

Os cidadãos brasileiros residentes na Espanha deverão recorrer a outras formas de acesso e/ou de financiamento à assistência médica. No caso de turistas, torna-se imprescidível que disponham de seguro de saúde e de repatriamento.

Por isso, a recomendação de passaporte BCN não é diferente da emitida pelas autoridades: é imprescindível a contratação de um seguro médico antes de viajar para Barcelona. Com esse assunto não é possível discutir os prós e os contras de contratar tal seguro.

Com o seguro médico, você vai ter acesso à rede de hospitais privados de Barcelona, em geral com um ótimo nível médico.

Em Seguro de Viagem para Barcelona apresentamos nossa indicação de empresa para a contratação do seguro para sua viagem.

Preciso de alguma vacina?

Não é necessária nenhuma vacina para visitar nem Barcelona nem a Espanha. A Espanha não exige a apresentação de nenhum Certificado Internacional.

27 abr2014
Daniel

Tony, pode-se beber água da torneira em Barcelona ?

    Tony
    28 abr2014
    Tony

    Daniel, a água da torneira de Barcelona está entre as piores da Espanha. Metade dos habitantes de Barcelona não bebe essa água diretamente. Para evitar qualquer problema intestinal, indicamos que compre água mineral. Abraço.

1 jul2014
Priscilla

Olá Tony e Cristina!
Parabéns pelo site e pela quantidade de informações úteis para quem vai viajar para a Espanha!
Tenho algumas dúvidas sobre o seguro Saúde: ele é requerido mesmo para uma estadia curta no país?
Estarei indo para a Europa em Agosto, partindo de São Paulo para Lisboa onde fico por 5 dias e depois parto para Madri e fico 9 dias na Espanha.
Outra dúvida: há alguma exigencia na entrada do país para os brasileiros com dupla cidadania?
Obrigada desde já.

    1 jul2014
    Priscilla

    Perdão, Escrevi errado!! Tony e Cecília!

      Tony
      2 jul2014
      Tony

      Priscilla, a Espanha nunca exigiu o seguro de saúde. Teve muita gente na mídia, bancos, seguradoras e blogs que fizeram confussão. O fato do seguro de saúde nunca ter figurado entre os requisitos para entrar na Espanha (pode ver quais são aqui), não significa que você deva viajar sem seguro de saúde Como você já deve ter visto no texto, na prática, a contratação de um seguro médico é IMPRESCINDÍVEL. Não importa se você vai ficar um dia ou um mês, um problema de saúde pode acontecer em qualquer momento e acabar se transformando num imenso transtorno. Como você vai visitar Portugal também, é bom conferir os requisitos de entrada naquele país, que podem ser diferentes dos pedidos pela Espanha. Quando você fala em dupla cidadania, qual seria a segunda cidadania? Se for da União Europeia, você vai apresentar o seu passaporte comunitário no momento da entrada na Europa (no seu caso, em Portugal). Abraço.

14 ago2014
vanessa

Olá Tony e Cecilia,

Vocês sabem me informar se posso levar na mala remédios para gripe, dor de cabeça, má digestão e outros deste tipo sem receita médica?

    Tony
    14 ago2014
    Tony

    Prezada Vanessa, pode levar, sim. Também pode comprar em uma farmácia em Barcelona. Abraço.

21 set2014
Carlos de Moura

Ola! Vou a Espanha, Alemanha e Austria em breve. Tenho passaporte da Comunidade Europeia, (espanhol). Necessito seguro saúde mesmo assim?
Obrigado!.

    Tony
    22 set2014
    Tony

    Prezado Carlos, você vai precisar de um seguro médico até para a Espanha. Não vai ser solicitado no controle de imigração (você é cidadão comunitário), mas se você precisar de qualquer assistência médica, não poderá ser atendido no sistema público de saúde, mesmo você sendo espanhol. O atual governo da Espanha está fazendo profundas reformas que estão atingindo, entre outros, o sistema público de saúde. Uma das reformas foi a retirada da assistência sanitária a quem não estiver contribuindo à Seguridad Social (seu caso). Espanhol que emigra para procurar emprego no exterior, e volta para a Espanha de férias, também não tem direito à assistência sanitária. Uma tristeza. Faça um seguro e fique tranquilo, tanto na Espanha como no restante da sua viagem. Indicamos o seguro de viagem do nosso parceiro World Nomads, caso você não tenha nenhum outro em mente. Abraço.

      22 set2014
      Carlos de Moura

      Obrigado pela informação! Valeu Tony.

8 out2014
Pam Silveira

Bom dia Tony, desculpa fazer essa pergunta aqui, mas poderia me informar como está a espanha com os primeiros casos de EBOLA?
Estamos com muito medo com o que começou a passar nas Tvs aqui…
Como está realmente?
Estamos indo ficar 4 dias em barcelona e 4 em madrid…
Me dê essa informação por favor!!
Obrigado

    Tony
    9 out2014
    Tony

    Prezada Pam. Os fatos: existe uma enfermeira que contraiu o ebola depois de atender um enfermo de ébola repatriado da África para ser tratado na Espanha. É o primeiro e, até agora, único caso de ebola contraído na Espanha, nas circunstâncias descritas acima.
    E legítimo tentar saber mais sobre o ebola, mas por enquanto a situação é a descrita acima e não há motivo para pânico. Hoje, você tem milhares de chances mais de contrair e morrer de dengue no Brasil, sem sair da sua cidade, do que de contrair o ebola na Espanha.
    Se houver novas informações significativas, publicaremos um texto sobre o assunto. Abraço!

9 out2014
Pam Silveira

Obrigado Tony pelas informaçoes,
Aqui estão falando que já tem mais 56 infectados…
Ai agente nunca sabe o que se passa na verdade!!
Obrigado mesmo, pois estivemos ate pensando em mudar a data da viagem…

ate logo,obrigado

    Tony
    10 out2014
    Tony

    Prezada Pam, ficamos espantados lendo que alguém publicou que já tem mais de 56 infectados. Você teria o link para essa fonte de (des)informação? Até o momento de escrever esta resposta, há uma paciente infectada e 14 em observação (pessoas que estiveram em contacto com a paciente infectada). Abraço.

13 out2014
Pam Silveira

Não achei mais o link, =(
Porem não vamos adiar nossa viagem não,
Estamos cada dia mais perdendo o medo,
Riscos tem, mas em todos os lugares hoje tem esse mesmo risco,
é só ter mais cuidado,
Vou ler o link,
Obrigdo Tony, por suas postagens sempre!!!
Faz e fez toda diferença pra nós!!

    Tony
    13 out2014
    Tony

    Desculpe, Pam, tinha um erro no link. Agora funciona corretamente. Já atualizamos o texto duas vezes, mas não houve nenhuma mudança significativa. Abraço e obrigado pela confiança!

31 out2014
lara

Olá, gostaria de saber se seria tranquilo tomar a 3 dose de algumas vacinas em Barcelona. Pela rede privada msm..

Obrigada!!

    Tony
    1 nov2014
    Tony

    Prezada Lara, Barcelona conta com a rede hospitalar privada mais avançada da Espanha. Porém, para poder dar maiores esclarecimentos sobre sua consulta (sempre lembrando que o escopo do passaporte BCN são as viagens turísticas a Barcelona) precisariamos entender melhor seu contexto e a razão pela qual você iria tomar as vacinas em Barcelona e não no Brasil. Abraço.

18 dez2014
Clara

PAM, sou portadora do virus HIV e pretendo me mudar junto com meu marido para Barcelona. Possuo passaporte Europeu, porém estou com muito medo de não conseguir ser atendida pelo sistema de saúde deles. Já tomo os medicamentos a mais de 3 anos e não posso ficar sem! Você saberia como posso ser atendida ??

    18 dez2014
    Clara

    Desculpa, errei o nome! A msg era para o Tony!

      Tony
      19 dez2014
      Tony

      Prezada Clara, o escopo do passaporte BCN está nas viagens turísticas a Barcelona. Não temos como dar esclarecimentos sobre outros assuntos que fujam do tema turismo. Sabemos que outros sites de viagens costumam dar esses esclarecimentos, nem sempre de forma precisa e responsável. Mudar para outro país é um assunto muito complexo e informações erradas podem ter consequências muito sérias. Para não deixar você de mãos vazias, podemos dizer que as regras da assistência sanitária pública mudaram radicalmente nos últimos três anos. Hoje a posse de um passaporte comunitário não garante o direito a receber assistência no sistema público de saúde da Espanha. Até cidadãos espanhóis estão ficando sem esse direito! Para poder receber assistência sanitária você deve estar pagando mensalmente contribuições para a Seguridad Social espanhola. Peça maiores esclarecimentos para o consulado espanhol mais próximo da sua cidade. Certifique-se de informações obtidas em sites não oficiais. Abraço.

2 jan2015
Aloisio

Prezado Tony

Estou indo com minha família em Janeiro, minha preocupação é qual a roupa adequada usar nos passeios. Esta época do ano deve ser mais frio. Pode nos ajudar?

    Cecília
    3 jan2015
    Cecília

    Aloísio, sugerimos a leitura do nosso texto sobre clima e tempo em Barcelona no seguinte link. Nesse texto você encontrará um link para a Agencia Estatal de Meteorología onde poderá consultar as temperaturas máximas e mínimas para o período em que vai estar em Barcelona. Também temos um texto sobre Barcelona no mês de janeiro, que pode ser consultado aqui. Como não sabemos em que região você vive e com que tipo de frio está acostumado, não podemos dizer quanto de agasalho você tem que trazer. Se quiser alguma informação adicional sobre clima e roupa, pedimos a gentileza de deixar sua pergunta no texto Barcelona em janeiro. Abraço.

14 fev2015
Simone

Tony e Cecília

Eu e meu marido tomamos remédios de uso contínuo ( Hipertensão e reposição hormonal tireoideana), é necessário levar as receitas médicas? Gostaria também de saber se para a entrada na Espanha é exigida alguma vacina e se é necessário, no desembarque, apresentar o Certificado Internacional de Vacinas? Vamos para Barcelona com escala em Madri final de março 2015.

Aguardo sua ajuda.

Obrigada!

    Tony
    15 fev2015
    Tony

    Prezada Simone, vocês não vão ter nenhum problema para entrar na Espanha com seus remédios (eu também tenho que tomar Levotiroxina/reposição tireoideana). Agora, se por alguma razão (acabou, vocês perderam os remédios) vocês precisarem comprar mais, não vão conseguir fazer isso em uma farmácia, sendo que são remédios vendidos unicamente com receita. No caso, vão precisar acionar seu seguro médico para ir visitar um médico, que preparará uma receita para vocês. Na visita ao médico pode ajudar (mais não é essencial) levar uma receita pronta do seu médico brasileiro. Pode estar escrita em portugués, sendo que vai ser entendida pelo médico espanhol. Suas dúvidas sobre vacinas estão respondidas na parte final do texto. Abraço.

      18 fev2015
      Simone

      Tony, obrigada pelos esclarecimentos!

      Parabéns pelo site!

      Grata.

2 abr2015
TIAGO

Olá! Eu vou para Barcelona em maio e ficarei hospedado no bairro Exaimple durante um mês e vou ter que fazer todas as refeições na rua. Gostaria de saber alguma dica de lugares mais acessíveis nessa região. Obrigado

    Tony
    2 abr2015
    Tony

    Prezado Tiago, para que a informação disponível no passaporte BCN seja fácil de consultar, pedimos a colaboração de todos nossos leitores, para que deixem suas dúvidas em textos relacionados a elas. Aqui respondemos a consultas relacionadas com a saúde e as vacinas. Veja o menu comida com muitas dicas de lugares para comer em Barcelona. Pode deixar sua consulta aqui: restaurantes e outras comidas em El Eixample. Abraço.

12 maio2015
Ludmila

Fiquei com uma dúvida: o seguro de saúdo que vocês falam aqui é o mesmo seguro de viagem que cobre os 30.000 EUR em caso de acidente, exigido para entrar na Europa no Espaço Schengen, ou é um específico para a Espanha?

    Tony
    13 maio2015
    Tony

    Ludmila, nem a Europa, de forma geral, nem a Espanha, em particular, exigem um seguro médico (mas existem vários paises que exigem estar de posse do tal seguro). De qualquer jeito, o importante é estar de posse de um seguro com cobertura no caso de acidente, mas também no caso de doença. Não é um seguro específico para a Espanha, pode ser válido para vários paises. Abraço.

26 ago2015
talita

ola, pode levar remedios para Barcelona?
remedios simples como: dorflex, cataflan, doril, etc

    Tony
    26 ago2015
    Tony

    Para uso pessoal, pode levar.

7 nov2015
Cleide Garcia

Oi Tony, como você disse que não é obrigatório seguro médico para se entrar na Espanha, estou pensando em fazer o seguinte, depois que estiver aí e se acontecer algo eu aciono o World Nomads, pois em pesquisas que fiz ele pode ser acionado depois que se começou a viagem, não precisa ser feito do país de origem. O que você acha? Obrigada desde já.

    Tony
    8 nov2015
    Tony

    Prezada Cleide, você pode contratar o seguro da World Nomadas depois de iniciar a viagem. Mas não existe seguro nenhum no mundo, nem de viagem, nem de saúde, nem de carro nem de qualquer outro tipo, que possa ser utilizado de forma retroativa. O seguro só é válido a partir do momento que você contrata e nunca cobrirá eventos que aconteceram antes da contratação. Se não fosse assim, ninguém contrataria seguros, somente no caso de sufrir um acidente. Já imaginou? Abraço.

14 nov2015
Cleide Garcia

É mesmo Tony, nunca se sabe quando algo vai acontecer, principalmente depois dos últimos acontecimentos em Paris, certo é o ditado ‘seguro morreu de velho’. Acabei de contratar o nosso. Obrigada pelas dicas.

    Tony
    15 nov2015
    Tony

    Ótimo Cleide, agora você pode viajar tranquila. Abraço.

    15 mar2016
    mary

    qual seguro vc contratou tbm quero contratar?

15 mar2016
mary

Tony minha filha ja ta morando em barcelona a 1 ano sempre ficando doente garganta ela sempra sai e volta com visto de 3 meses como ela faz pra ser atendida em hospitais ela tem de fazer seguro viagem ou algum outro tipo de seguro saude qual vc indicaria por ela ja morar ai eu fico preocupada sobre se precisar usar e nao ter obrigada

    Tony
    16 mar2016
    Tony

    Mary, não entendemos muito bem a situação da sua filha. Qual é o visto de três meses que ela fica renovando? O escopo do passaporte BCN está nas viagens turísticas a Barcelona. Não temos como dar esclarecimentos sobre outros assuntos que fujam do tema turismo. âra entrar na Espanha como turista, não precisa ter visto e só é possível ficar legalmente no país um máximo de 180 dias por ano. Veja o seguro de viagem para Barcelona que indicamos para quem visita a cidade a turismo.

2 maio2016
OZONIO BIGHETTI FILHO

vou a espanha por 12 dias preciso tomar alguma vacina?

    Tony
    3 maio2016
    Tony

    Sua consulta está respondida no texto acima, por gentileza leia-o com atenção.

16 maio2016
Ailton Lima

Ola pessoal! Mais uma vez parabéns pelo trabalho!!

Minha dúvida é a seguinte: tenho assistência viagem do meu cartão de crédito, que cobre atendimentos médicos/hospitalares (valor limitado) em viagens ao exterior; pergunto: este tipo de assistência é suficiente ou preciso contratar uma avulsa específica para esta viagem? É necessário apresentar alguma comprovação na imigração?

Grande abraço! Ailton

    Tony
    16 maio2016
    Tony

    Prezado Ailton, no começo do texto acima explicamos que “a apresentação de um seguro médico não é uma exigência para visitar a Espanha”. Você não é obrigado a contratar um. Porém, é mais do que recomendável viajar com um seguro médico. Confira as coberturas oferecidas pelo seguro do seu cartão e veja se elas oferecem a tranquilidade que você procura numa eventual e não desejável emergência médica. Não temos como responder consultas sobre assuntos tão importantes sem saber mais detalhes do que seu cartão está oferecendo. Procure uma cobertura de um mínimo de 30.000 euros para emergências médicas. Abraço.

21 dez2016
Katia

Olá! Estou em Barcelona e minha filha de 3 anos parece estar com infecao urinaria. Devo acionar seguro do cartao de credito ViSA. ITAU Black. Algum relato de alguem ter usado e como tenha sido a experiencia? Como foi atendido e valores se foram repassados?

Obrigada

    Tony
    22 dez2016
    Tony

    Prezada Katia, primeiro de tudo, esperamos que sua filha esteja bem. Na verdade, o prioritário agora é entrar em contato com a central de atendimento do cartão para solicitar orientações sobre como proceder. Não achamos que seja o momento de ficar esperando por relatos de outras pessoas. Na central de atendimento vão informar você sobre onde levar sua filha e como será feito o atendimento, inclusive na parte relacionada com os pagamentos. O atendimento médico em Barcelona é de um ótimo nível. Melhoras para sua filha!

24 jan2017
Esther Latalisa

Boa noite! Parabéns pelo site, vocês são ótimos. Sairei de Recife no dia 10/03/2016 num cruzeiro que passará por Cabo Verde, Tenefire e irei desembarcar em Barcelona dia 22/03/2016 onde ficarei por mais 3 noites e 1 dia em Lisboa, a minha dúvida é em relação ao seguro de viagem.Vi em alguns lugares que não é obrigatório, mas em outros que era obrigatório. Quero saber se na hora do embarque ( Brasil) ou desembarque (Barcelona) no navio é solicitado o seguro junto ao passaporte?

Obrigada

    Tony
    25 jan2017
    Tony

    Prezada Esther, no texto imigração e vistos você pode ver quais são as exigências da imigração na Espanha, que não incluem nenhum seguro de viagem. Porém, você pode ver no texto acima nossa opinião sobre a contratação de um seguro médico. No seu caso, embarcada em um cruzeiro, se torna quase uma obrigação, por tudo que está envolvido no caso de uma emergência. Abraço.

26 jan2017
Esther Latalisa

Tony, muito obrigada! As dicas de vocês são realmente incríveis, nunca vi algo parecido. Estou olhando cada tópico, com certeza voltarei com a minha experiência utilizando todas recomendações mencionadas. Abraços !!!!!

    Tony
    26 jan2017
    Tony

    A gente que agradece. Precisando de qualquer esclarecimento sobre Barcelona, aproveite as caixas de comentários do site para perguntar, estamos aqui para tentar ajudar. Abraço.

12 fev2017
MURILO ESPINDOLA RAMOS

Boa noite Tony. Estou viajando em março para Barcelona e tenho dúvidas sobre o seguro VIAGEM e o seguro SAÚDE. A operadora do cartão de crédito disponibiliza gratuitamente o seguro viagem, que possuem algumas coberturas como: Despesas médicas e hospitalares e /ou odontológicas em viagem ao exterior ( Acidente ou doença. com cobertura de $ 25.000,00. Além de morte acidental em transporte público e invalidez permanente total ou parcial por acidente com valores de capital assegurado de $500.000,00. Pergunto: Essas coberturas não são suficientes para a estadia na Espanha, ou tenho mesmo assim que contratar um seguro saúde ? Além disso, os valores contratados estão de acordo com o solicitado para ingresso na Europa ? Desde já agradeço.

    Tony
    13 fev2017
    Tony

    Prezado Murilo, a imigração espanhola não exisge seguro médico ou de saúde. Veja no texto imigração e vistos a lista de documentos que podem ser exigidos. Porém, a contratação de um seguro é essencial para garantir que qualquer eventualidade médica durante sua viagem não vire um grande problema financeiro. O seguro médico da World Nomads, nossa indicação aqui no passaporte BCN (veja mais informações no texto Seguro de Viagem para Barcelona) oferece uma cobertura de R$600.000,00 que parece muito razoável. O grande problema com o seguro dos cartões de crédito é acioná-los. Muitas vezes, você vai ter que adiantar as despesas para depois poder brigar pelo reembolso dos valores pagos. Abraço.

20 fev2017
Americo Holpert Neto

Tony bom dia.

Não sei se você está acompanhando, mas em alguma regioes do Brasil, há um surto de febre amarela. Não é o caso onde eu moro. Você tem ouvido falar de algum problema de brasileiros para entrar na Espanha? Acha que é válido eu tomar a vacina para garantir a entrada? Visto que a vacina deve ser tomada e aguardar 10 dias para que seu efeito seja válido.

Obrigado,
Americo

    Tony
    21 fev2017
    Tony

    Bom dia, Americo. Estamos acompanhando, sim, também a situação do chikungunya. A informação que publicamos no texto acima continua sendo válida: “Não é necessária nenhuma vacina para visitar nem Barcelona nem a Espanha. A Espanha não exige a apresentação de nenhum Certificado Internacional.” Abraço.

3 mar2017
Elizabeth

Boa tarde;

Vivo com um Espanhol aqui no Brasil faz 6 anos, temos um filho em comum de 4 anos e estou grávida de outro com 6 meses. Estamos saindo para Galicia na Espanha onde vive a familia dele, vai ser minha primeira vez na Espanha e supostamente do nosso filho também. Sera que corro algum risco de ser deportada? E vou ter acesso a saúde no caso do meu filho nascer la?

    Tony
    4 mar2017
    Tony

    O escopo do passaporte BCN está nas viagens turísticas a Barcelona. Não temos como dar esclarecimentos sobre outros assuntos que fujam desse tema. Consulte o consulado espanhol mais próximo da sua cidade.

5 mar2017
glaciane

ola tony, iremos para espanha e frança , meu marido (apenas ele) tem cidadania italiana. Ele precisa ter seguro viagem ou seguro saúde para entrar na europa? Ele deve entrar junto comigo ou em outra fila na imigração. Será nossa primeira vez à eupropa.

    Tony
    6 mar2017
    Tony

    Olá, Glaciane. Seu marido precisa conferir no consulado italiano se ele tem direito à assistência sanitária gratuita. Para obter assistência sanitária em outros países da União Europeia, os cidadãos da União precisam estar em posse do Cartão Europeu de Seguro de Doença. Na imigração, seu marido pode passar pela fila dos comunitários, ou junto com você pela fila dos não comunitários. Abraço.

24 maio2017
Carla

Olá!

Gostaria de saber se há pernilongos em Barcelona, para avaliar a necessidade de levar mosquiteiro de berço para o meu filho. Obrigada!

    Tony
    24 maio2017
    Tony

    Há mosquitos em quase todas as regiões da Espanha. Quase ninguém usa mosquiteiros, mas só você sabe qual é o nível de proteção que costuma dar para seu filho. Abraço.

12 jun2017
Rama

Olá querido Tony tudo bem?
Como faço para tomar a vacina contra febre amarela e adquirir o certificado internacional de febre amarela, para viajar para a Índia? Estando residindo em Barcelona?
Obrigado
Rama

    Tony
    13 jun2017
    Tony

    Bom dia, Rama. Sua consulta foge do intuito do passaporte BCN, que são as viagens turísticas à cidade de Barcelona, mas desta vez não vamos deixar você sem resposta. Você precisa ir, com sua Tarjeta de la Seguridad Social, até um Centro de Vacunación Internacional. Abraço.

Deixe seu comentário!