segurança e precauções

Se você reside em uma grande, média ou pequena cidade brasileira, Barcelona não será nenhum desafio do ponto de vista da segurança. A ocorrência de crime com violência é muito pequena, especialmente se comparamos com o Brasil. Um crime acompanhado de violência sempre ganha destaque na mídia local e pode até parecer que ocorra com mais frequência do que realmente acontece.

O grande problema em Barcelona, como em outras grandes cidades turísticas da Europa, é o furto. Ter uma passagem de metrô furtada é uma coisa; ter seu passaporte furtado é outra bem diferente. Por isso, é preciso prestar muita atenção para evitar que um furto dessa natureza estrague suas férias.

carro dos Mossos d’Esquadra, a policia da Catalunya

Nossas dicas:

  • Fique esperto. É a dica mais importante de todas. Não julgue que, por se tratar de uma cidade segura, você estará imune. Informe-se sobre os riscos e como pode evitá-los. O fato de estar lendo este texto indica que você já está consciente de que há riscos.
  • Relaxe, mas não exagere. Se você saiu do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Belo Horizonte ou de outra cidade brasileira, já está acostumado a tomar cuidados relacionados com a segurança pessoal. Ao chegar a Barcelona, não se iluda com a ideia de que o primeiro mundo é uma ilha de paz e tranquilidade. Não é bem assim. É fato que nas ruas das cidades europeias existe maior sensação de segurança do que nas ruas de cidades brasileiras. Mas se você se descuidar em uma cidade como Barcelona, se tornará um alvo fácil para aqueles que tiram proveito dessa situação.
  • Não é necessário sair com tudo. Use o cofre do hotel. Deixe lá os documentos que você não vai utilizar. Você não precisa de todos seus documentos brasileiros, todos seus cartões de crédito, todo o dinheiro da viagem, suas passagens. Saia do hotel com uma cópia do passaporte. No caso de sair especificamente para fazer compras, utilizando o cartão de crédito, você vai precisar apresentar o passaporte na hora de pagar; alguns locais aceitam a apresentação do RG, mas a maioria exige o passaporte. Sempre será necessário apresentar um documento ao realizar pagamentos com cartão de crédito, algo pouco comum no Brasil.
  • Dificulte o acesso a documentos e dinheiro. Mantenha-os em algum bolso interno de difícil acesso. As bolsinhas de tecido que ficam colocadas ao corpo são ótimas para o transporte de ítens de valor.
  • Dentro das bolsas femininas, não carregue absolutamente nada de valor, mesmo que estejam muito próximas do corpo e aparentemente em segurança.
  • Cuidado com aglomerações, especialmente nos lugares mais turísticos, no metrô, nos shoppings e nas lojas. Esses são os paraísos dos batedores de carteira, quando você precisa duplicar a atenção, precisamente porque as distrações se multiplicam. Não pense que por estar em um lugar turístico o risco diminui. É exatamente ao contrário!
  • Preste muita atenção durante seu deslocamento do aeroporto até sua hospedagem. É um momento muito crítico porque você está tendo que tomar conta das suas bagagens e, em algum momento, você vai ficar distraído. E os batedores de carteira sabem disso. Já tivemos vários leitores do passaporteBCN vítimas de furtos no deslocamento entre o aeroporto e a cidade. Se você estiver viajando com mais de uma mala, nossa indicação é que você pegue um táxi para sair do aeroporto. Quem viaja com mais de uma mala não consegue ficar alerta o tempo todo com o que passa ao seu redor, sendo que em algum momento vai precisar se concentrar no transporte da bagagem.
  • Cuidado na hora de comprar suas passagens de metrô. Ninguém vai roubar você enquanto compra as passagens, mas pode ter alguém de olho, para saber onde é que você guardou sua carteira, para tentar furtá-la mais tarde, já dentro de um vagão de metrô lotado. Procure chegar nas máquinas de venda de passagens do metrô com o dinheiro já separado. Uma nota de 10€ é suficiente para pagar um bilhete T-10.
  • Cuidado com as armadilhas e os golpes. Se alguém se aproxima de você para falar, tenha cuidado! Pode ser um golpe. Nós, autores do passaporte BCN, temos uma história de golpe para contar: o golpe da roupa manchada.
  • Cuidado com os falsos policiais. O próprio consulado do Brasil em Barcelona avisa: “desconfie de policiais que não se identificarem devidamente”. Se alguém não uniformizado se apresentar como policial, peça para mostrar sua identificação e, em caso de dúvida, fale que vai ligar para a policia para confirmar sua identidade.
  • Cuidado com a bolsa nos restaurantes. Não é nenhuma novidade; em várias cidades do Brasil existem dispositivos para prender as bolsas nas cadeiras. Não deixe a bolsa no encosto da cadeira ou sobre balcões e mesas. Mantenha no colo ou em outro lugar em contato direto com você. Não é tão confortável, mas você pode evitar um susto. Tome muito cuidado também com a carteira acima da mesa (veja o relato de noso leitor Moacyr no primeiro comentário abaixo).
  • Tome muito cuidado com pessoas que se aproximam para pedir sua assinatura em algum tipo de documento ou abaixo-assinado. Elas estão querendo aproveitar uma distração sua para roubar (veja o relato da nossa leitora Patricia aqui). Se você estiver sentado em uma mesa de restaurante, lanchonete, terraça, tome muito cuidado com quem se aproximar e colocar algum tipo de papel ou documento em cima da sua mesa (veja o ponto anterior). Esse papel ou documento é colocado propositalmente sobre algum pertence seu (carteira, celular, bolsa etc) e quando a pessoa retirar o documento da mesa, estará levando também aquilo que estava embaixo do papel.
  • Cuidado dentro das lojas. Há vários grupos organizados que começaram a atuar recentemente em Barcelona. Em geral são procedentes de outras cidades europeias, e se dedicam ao furto de dinheiro, documentos e bolsas de turistas dentro das lojas. Costumam estar em grupo de duas mulheres, bem vestidas e passando-se por clientes, que se dedicam a furtar os bens do turista, sem que ninguém se dê conta, enquanto este realiza suas compras. A área de atuação está concentrada nas lojas das zonas mais nobres de Barcelona.
  • Cuidado com seu smartphone. Não deixe ele na mesa do restaurante ou no balcão de check-in no hotel.
  • Cuidado na hora do check-in ou check-out no hotel ou no hostel. Especialmente se o lobby estiver muito movimentado. Há quadrilhas especializadas em furtar malas, enquanto o hóspede está cuidando do check-in ou do check-out. Nunca perca suas malas de vista.
  • Cuidado na hora do check-in no aeroporto. Há quadrilhas especializadas em furtar malas de mão e outros pertences de menor tamanho, enquanto o viajante está cuidando do check-in. Nunca perca de vista sua bagagem de mão, nem que seja por um instante! Não deixe bolsas, mochilas ou maletas de mão no chão, sem que estejam sob seu total controle. Um leitor do passaporte BCN teve sua mala de mão furtada enquanto fazia o check-in no balcão da companhia aérea. Uma pessoa se aproximou sigilosamente por trás e levou a mala de mão que o leitor tinha deixado no chão. Tudo aconteceu muito rapidamente.
  • Câmera fotográfica pode? Pode, sim! Circulamos por Barcelona, com bastante tranquilidade, levando equipamento fotográfico profissional. Sabemos que o momento em que tiramos uma foto ou gravamos um video é crítico, pois toda a atenção está focada na câmera e na fotografia. É o momento de mais vulnerabilidade. Nossa forma de controlar essa situação é simples; enquanto o Tony fotografa, a Cecília fica de olho aberto no que acontece ao redor, ou ao contrário.
  • iPad pode? Pode, sim! Mas com cuidado. Em uma fração de segundo podem pegar o tablet de suas mãos e você nunca mais vai ver a cor dele. Use-o sempre com cuidado.

Precisando de ajuda?

Procure, em primeiro lugar, a polícia espanhola, seja à Policía Nacional (corpo nacional de polícia) ou aos Mossos d’Esquadra (a polícia da Catalunha). Denuncie o roubo em uma delegacia.

A Polícia Nacional tem uma delegacia de atendimento ao turista na Via Laietana, 43, muito perto da catedral de Barcelona (veja a localização no mapa). O telefone é 932 903 327.

Precisando de documentos brasileiros, entre em contato também com o consulado do Brasil em Barcelona. Encontre todas as informações de contato aqui.

11 ago2016
Patricia

Boa tarde,

Como vou viajar com o meu filho menor, aproveito para solicitar uma opinião relacionada com a segurança.
Vamos chegar ao aeroporto por volta das 23h30 da noite. Estava a pensar e porque é mais barato ir de aerobus para a praça da catalunha e depois apanhar o metro até LICEU.
Aconselha-me a fazer a deslocação desta forma ou tendo em consideração que vamos chegar já muito tarde a Barcelona é preferivel fazer a deslocação de taxi?
Obrigado

    12 ago2016
    Tony

    Prezada Patricia, em relação à segurança, qualquer meio de transporte para sair do aeroporto é tranquilo. Como você chegará bastante tarde, aproveite para pegar um táxi, chegar confortavelmente no seu hotel e começar sua viagem no dia seguinte de forma tranquila. Por causa do horário, dependendo do dia da semana da sua chegada, você pode descobrir que o metrô já não está funcionando na hora que quiser entrar nele. No texto como sair do aeroporto de Barcelona respondemos consultas sobre o assunto. Abraço.

16 ago2016
Simone

Estou em Barcelona fui roubada dentro da loja Brandy Melville na Carrer Rosselló, 245. Cominicamos aos funcionários que ficaram de analisar as imagens após o fechamento da loja. Nunca fui assaltada moro no Brasil-Rio de janeiro fiquei sem ação e senti-me “Idiota”
Gostaria de saber se adiantará registra o roubo caso as câmeras identifique a ladra.
Péssima experiência em Barcelona

    17 ago2016
    Tony

    Simone, sentimos muito o acontecido com você. O aborrecimento quando você é vítima de um delito é sempre indescritível. Sabemos bem disso. Você não explica muito bem o que aconteceu, entendemos que deve ter sido um furto (falando do Rio, você menciona o termo assalto, que acreditamos deva ser usado com muito cuidado, ao se referir a um crime muito diferente do furto). Também não sabemos o que foi levado.
    O que sabemos é que, se a pessoa não registra uma queixa do furto (e muitas não o fazem), este acaba não entrando nos registros policiais e, para as autoridades, acaba não acontecendo. A única forma de contribuir a que acabem os furtos é registrando-os. A identificação da ladra pode ajudar, sim, mas a razão principal de registrar o roubo é incrementar a pressão sobre a polícia para que aumente a segurança na cidade. Abraço.

22 ago2016
Rodrigo

Tony. Estarei viajando apenas com uma mala muito pequena, de Bordo (dessas rígidas com 4 rodas aceitas como bagagem de mão). É seguro sair do aeroporto de TREM / METRO e andar na rua com essa mala?

Há ainda a possibilidade de eu substituir a mala pequena por uma mochila. É mais seguro? É menos seguro? Ou é indiferente? Só vou optar pela mochila se realmente fizer diferença em relação à segurança.

    22 ago2016
    Rodrigo

    Só completando, chegarei em Barcelona às 19:30

    23 ago2016
    Tony

    Prezado Rodrigo, com uma mala de bordo você pode pegar o trem/metrô e andar na rua tranquilamente. Optar pela mala ou pela mochila não faz nenhuma diferença. O importante é colocar seus pertences (documentos, dinheiro) em um lugar onde ninguém consega acessar. Os batedores de carteira aproveitam as distrações para agir. Abraço.

25 ago2016
Heloisa

Boa Tarde Tony, verifiquei que o metrô em barcelona de segunda a quinta fecha as 00:00, o jogo do barcelona começa as 22:00 e pelo visto quando sairmos já estará fechado. Do Camp Nou até o meu hotel ( Smartroom Barcelona) fica em torno de 26 min andando. Voltar este horário é muito perigoso?

    25 ago2016
    Tony

    Prezada Heloisa, podem caminhar até seu hotel tranquilamente, vai ter muita gente saindo do estádio ao mesmo tempo caminhando em todas as direções. Para maior tranquilade, escolham as ruas principais para fazer o caminho de volta ao hotel. Abraço.

5 set2016
HELOISA

Tony, muito obrigada, acabamos trocando para o hotel Alguer, que fica 500m do estádio e 200m do metrÔ collblanc, e me parece uma linha tranquila para chegar a estação Sants e também ao centro da cidade.

Muito Obrigada.

    5 set2016
    Tony

    Perfeito, Heloísa. Um ótimo passeio para vocês!

17 set2016
Bruno Brito

Vivi uma experiencia similar a esta na cidade de Paris. Fui abordado na rua, com um documento para assinatura, enquanto queriam roubar meu celular do bolso. Graças a um morador eles foram dispersados. Estes goples estão se proliferando nos países da Europa e grandes cidades. O pior de tudo é que as pessoas ainda não estão acostumadas com este tipo de golpe, já que são menos “agressivos” se comparados aos que presenciamos em nosso país. Eu pelo.menos, apesar de estar alerta, não sabia como funcionavam.

    17 set2016
    Tony

    Prezado Bruno, obrigado pelo seu relato. Na verdade, tirando alguma coisa que é muito específica de Barcelona, o texto acima serviria para a maioria das grandes cidades europeias. Até porque os bandos de criminosos que realizam os roubos costumam ser itinerantes e se deslocam entre cidades para fugir da polícia. Eles acabam praticando os mesmos delitos em todas as cidades que contam com a infelicidade de receber sua visita. Em Paris, Berlim e Madri já vimos os bandos de albanesas pedindo assinaturas em um documento. Em muitos lugares diferentes. Em Barcelona não são tão frequentes. Abraço.

23 set2016
Nilson

Boa noite,

Em novembro estarei hospedado no hotel Ibis Sagrada Familia. Vou com minha namorada e temos planos de jantar na regiao de Las Ramblas todos os dias. Gostaria de saber se esse trajeto pode ser perigoso se feito a pe e tarde da noite.

Muito obrigado desde ja.

    23 set2016
    Tony

    Prezado Nilson, há uma boa pernada entre o hotel e Las Ramblas, mas o trajeto é seguro. Não recomendamos nem comer nem jantar na região de Las Ramblas, onde o turista é esfolado e recebe um produto de qualidade muito inferior. Veja nosso texto onde comer em Barcelona: nossos restaurantes prediletos. Abraço.

3 out2016
Cassia

Tony,
Depois que fiz a reserva no hotel (que não permite cancelamento) que fiquei sabendo que a região do Las ramblas é perigosa. Meu hotel é muito próximo a estação metro Liceu. Esta área é perigosa?
O onibus do aeoporto chega na plaza catalunya, eu tinha pesando em ir andando até o hotel ou pegar o metro, mas lendo os comentários aqui, estou realmente receosa. O que me indica?
obrigada

    4 out2016
    Tony

    Cassia, não sabemos onde é que você leu que a região de Las Ramblas é perigosa. Não existem bairros perigosos em Barcelona. Existem bairros muito turísticos onde é preciso tomar cuidado, principalmente com os furtos. A área próxima da estação Liceu é muitíssimo movimentada. Pode caminhar da Plaza Catalunya até a estação Liceu tranquilamente, sempre dependendo do tamanho e peso da sua mala. Abraço.

10 out2016
Luiz Ricardo

Olá Tony. Perdi uma bolsa dentro de um táxi . Não peguei o recibo então não sei identificar o taxista. Tem algum telefone que posso ligar (achados e perdidos) dos táxis de barcelona ? Obrigado

    11 out2016
    Tony

    Prezado Luiz Ricardo, existe um formulário para tentar achar o objeto perdido, é este aqui. Infelizmente, está unicamente em catalão. Se você precisar de algum esclarecimento para tentar traduzir os termos que aparecem no formulário, aproveite para perguntar. Abraço e sorte!

10 out2016
Tais

Olá, parabéns pelo site! Confesso que fiquei preocupada com o quesito segurança, não por distração porque sou bem atenta, mas pelo medo de me roubarem usando violência ou tomando minha câmera ou celular de minha mão (isso ocorre?). Fiz um passeio de (na prática) 1 dia completo, porque os voos nao ajudaram, e fiz uma programacao com as coisas que mais me agradaram de acordo com tudo que li e queria sua opinião se possível. Vi também que devo comprar os ingressos com antecedência, além disso queria te perguntar algo, vou a um concerto em um local chamado razzmatazz e queria saber se no fim (de madrugada) caminhar 1,5km (uma mulher só) sentido Praça Catalunya é perigoso no quesito, assalto, estupro, violencia etc, Muito obrigada, o meu roteiro de 1 dia:

1- Parque guell – de metrô
2- Sagrada Familia – de metrô
3- Casa mila – a pé
4- Casa Batllo – a pé
5- ( se der tempo) bairro el gotic -a pé

    11 out2016
    Tony

    Prezada Tais, roubo com violência em Barcelona é raridade. Não podemos falar que não exista, mas estatisticamente é uma ocorrência muito rara. O perigo é o furto sem violência.
    Não volte a pé do Razzmatazz até a Praça Catalunya. O clube fica em uma zona erma à noite, pegue um táxi.
    No presente texto respondemos dúvidas sobre o assunto segurança. Se você quiser saber nossa opinião sobre seu roteiro, aproveite para deixar sua pergunta no texto 1 dia em Barcelona. Abraço.

17 out2016
monica

oi Tony
lendo um pouco de tudo, fiquei preocupada
fui roubada em paris mas o hotel nao dispunha de cofre,
em barcelona fiz questao do mesmo e um leitor relatou ser roubado
vou me hospedar no hotel raco del pi,
pesquisando sua localização vi que a rua nao passa carro, ela e so para pedestres
voce acha perigoso a noite?
vou estar em dezembro entre os dias 13 A 19 dias que escurecem mais cedo
e o bairro?
li que ele e interessante apenas no dia
grata

    18 out2016
    Tony

    Prezada Monica, sendo ciente dos riscos existentes em Barcelona (que não são diferentes de qualquer outra grande cidade turística da Europa), você não precisa se preocupar. Seu hotel fica no coração do Bairro Gótico, que conta com muitas ruas estreitas. Não é perigoso à noite, mas evite as ruas mais estreitas e transite sempre pelas ruas mais movimentadas. Não sabemos onde é que você leu que o Bairro Gótico é unicamente interessante durante o dia, mas não concordamos com essa opinião. É muito legal à noite também. Não perca a Fira de Santa Llucia, próxima do seu hotel. É o tradicional mercado de Natal de Barcelona. Abraço.

19 out2016
Roberto da Silva

Prezados, estive em Barcelona e este site foi muito útil. Ocorre que, esperando o ônibus para Andorra (ótima dica deste site) em Barcelona Nord, minha esposa se distraiu por um segundo brincando com o celular e a mochila dela sumiu, com documentos, máquina fotográfica e outros itens. A polícia era ao lado, mas não pareceu muito interessada, preencheu um boletim de ocorrência de qualquer maneira e nos despachou no ônibus, mesmo sem a passagem que também fora levada. Foi um transtorno, fomos para Andorra sem documentos e lá não há representação diplomática brasileira, mas conseguimos terminar a viagem. Na volta, nessa estação, vimos dois rapazes sentados sozinhos, em atitude suspeita, abrindo duas bolsas femininas; voltamos à mesma delegacia (nisso já havia mais vítimas por lá) para saber se havia investigação (havia câmeras no local do furto, mas eles não parecem fazer caso), se haviam achado algo e disseram que não, mas poderíamos ir à delegacia do aeroporto, para onde estávamos indo pegar o voo de saída em poucas horas. Então, o que se aconselharia ao próximo turista que possa estar nessa situação fazer? Evitar essa estação? Em um caso desses, será que adiantaria procurar o consulado brasileiro (ainda por cima era domingo)? Mais uma vez, parabéns por este belo site.

    20 out2016
    Tony

    Olá de novo, Roberto, lamentamos o ocorrido e agradecemos pelo relato, pois seguramente servirá a outros leitores. Vamos repetir a informação que demos para você no post sobre a estação Barcelona Nord. No caso de roubo de passaporte, existe um plantão consular no consulado brasileiro, os detalhes podem ser vistos aqui” target=”_blank”>aqui. Sentimos muito o acontecido com vocês, ficamos arrasados sempre que um leitor relata ter sido vítima de roubo em Barcelona. O sucesso turístico da cidade trouxe muitos malandros de outras cidades europeias, atraídos pela vítima fácil. A polícia tenta agir, mas as leis são muito benevolentes para esse tipo de delito. Por isso, é importante não relaxar nunca no quesito segurança, essa é a melhor orientação que podemos dar. Não há lugares proibidos para turistas em Barcelona, mas no metrô e em lugares de grande movimentação de pessoas nossas dicas acima devem ser seguidas à risca. Grande abraço.

7 nov2016
Vera

Boa tarde Tony! Eu e uma amiga viajaremos para Barcelona em dezembro e passaremos o reveillon por lá. Ficaremos no hostel cujo endereço segue abaixo e gostaríamos em primeiro lugar saber se a região é tranquila e sem problemas pra sairmos à noite. Em segundo lugar, saber qual o melhor local para passarmos a virada do ano na cidade e com baixo custo.Além de dicas sobre os melhores lugares para irmos à noite. Se você tiver um guia sobre os restaurantes, lhe agradeço.

Girona , Eixample, 08009

    8 nov2016
    Tony

    Prezada Vera, vocês vão ficar no coração do bairro do Eixample, o melhor endereço para se hospedar em Barcelona. É um bairro nobre e tranquilo. No texto Natal, réveillon e fim de ano 2016/20167 publicamos as informações sobre esse período do ano. Na metade de dezembro devemos atualizar o texto com informações sobre a programação para o fim do ano. No menu comida você vai encontrar inúmeros textos sobre os restaurantes de Barcelona. Veja também o texto programas para a noite em Barcelona. Abraço.

10 nov2016
Karina

Olá!
Viajo ainda este mês de novembro para Barcelona, irei sozinha e ficarei 9 dias na cidade. Pretendo fazer alguns bate-voltas. Um deles sai da estação Sants. Provavelmente o horário de retorno é no período da noite. Gostaria de saber se existem riscos de assalto/furto para retornar ao hotel de transporte público.

Obrigada desde já.

    11 nov2016
    Tony

    Karina, as estações são sempre lugares movimentados onde é bom manter os olhos abertos. Mas a estação de Sants não é perigosa, mesmo à noite. Pode pegar o metrô tranquilamente. Se você quiser que a gente explique qual seria o melhor jeito de chegar do seu hotel até a estação, aproveite para perguntar no texto a estação de trem Barcelona Sants. Abraço.

19 nov2016
Jocyani

Olá!
Vou ficar 15 dias em Barcelona em dezembro.
Irei me hospedar no Kabul Hostel, Perto de Las Ramblas.
Minha dúvida é, o trajeto do aeroporto/hostel é muito perigoso?
E a noite é tranquilo sair de Las Ramblas e ir a outro lugar a pé ou em metro?
Estarei viajando sozinha.
Alguns amigos me relataram furtos e perseguições em 2012. Queria saber como está agora.

    19 nov2016
    Jocyani

    Ah, esqueci de perguntar.
    Também vou a Andorra e vou voltar no último ônibus e depois ir até a estação de trem Sants para ir a Madrid, e do ponto do ônibus até a estação são cinco/dez minutos de caminhada.
    Chegarei 02:00am, é perigoso caminhar com a malas a esse horário por lá?

      20 nov2016
      Tony

      A estação de ônibus fica do lado da estação de trem, você unicamente vai ter que atravessar uma rua. Às 2 da madrugada não vai ter muita gente na rua, fique antenada! Qual seria a razão da sua volta para Barcelona? Existe um serviço combinado de ônibus + trem que leva você de Andorra até Madri sem ter que perder tempo voltando até Barcelona.

    20 nov2016
    Tony

    Olá Jocyani, o Kabul Hostel fica em uma praça muito movimentada no coração de Barcelona. Não é uma região perigosa mas, por causa das multidões, é território predileto dos batedores de carteira. Leia com atenção nossas dicas no texto acima para garantir uma estadia tranquila em Barcelona. O trajeto do aeroporto até o hostel é tranquilo (veja o texto como sair do aeroporto de Barcelona). Abraço.

      20 nov2016
      Jocyani

      Não sabia dessa combinação de ônibus + trem para Madrid. Onde eu posso encontrar na internet? É pelo RENFE?

      21 nov2016
      Tony

      Veja as informações no texto como chegar. Abraço.

22 nov2016
Rodrigo Lamas

Tony, boa tarde.

Chegarei as 18hrs em Barcelona do Domingo dia 4/12. Ficarei no Melia Barcelona Sky, que fica perto da estação Poble Nou, na linha 4 do Metro. Como venho de Lufthansa, chego no terminal 1. Posto que o metro via linha 9 é mais lento mas posso pegar no T1 e o trem tenho que ir até o T2 pra pegar o transporte mais rápido, qual seria a melhor alternativa de trajeto? Abs

    23 nov2016
    Tony

    Prezado Rodrigo, se você tiver qualquer dúvida sobre o assunto segurança, aproveite para perguntar aqui no presente texto. Contamos com um texto específico onde respondemos consultas sobre a saída do aeroporto, deixe sua consulta por lá para que possamos respondé-la o antes possível: como sair do aeroporto de Barcelona. Abraço.

6 dez2016
Marcelo Barcelos

Olá, Tony.

Obrigadão pelas dicas. Mas eu as deveria ter lido com um pouco mais de antecedência. Escrevo porque, como jornalista, considero estar bem informado como essencial para evitar frustrações de viagem e sustos. Mas foi justamente o que me aconteceu: chegando em Barcelona, na noite de 3 de dezembro, deixei minhas coisas no hostel e fui para Praça Catalunha, em busca de algo para comer. Estava cansado, mas decidi, depois ir a uma festa. Que azar o meu! Um batedor de carteira, muito provavelmente, dentro da casa, levou meu Galaxy S7 novinho. Fui à polícia local e me deparei com a grande quantidade de pessoas na mesma situação. Um entra e sai de turistas do mundo todo que tiveram seus pertences furtados. Só aí (e já tarde) me dei conta que vacilei. Uma pena, né?

Não bastasse o acontecido, ainda fiz uma péssima escolha de hostels: O New York, no bairro Gótico. Atendentes hostis e nada educados, sem vontade de ajudar e nunca sabem de nada quando você pede informação. Não bastasse, fui tomar meu café com 2 minutos de atraso e a senhorinha quase teve um piripaque porque eu a atrasaria. Ok, mas não precisava sair jogando as coisas e atirando tudo. Péssima experiência.

É incrível como dois eventos (o furto do smartphone e a péssima escolha do hostel) acabam tirando o brilho e a vontade de ficar aqui. Sempre quis conhecer Barcelona e, apesar de tudo de incrível que vi, broxei por aqui com essas coisas e só conto as horas para voltar. Espero que retorne à cidade em uma nova perspectiva.

E sem nada dessas zebras. Obrigado pelo seu trabalho!
Sempre o recomendarei.

    6 dez2016
    Tony

    Prezado Marcelo, seja bem-vindo ao passaporte BCN. Agradecemos muito seu comentário e fique sabendo que entendemos perfeitamente seus sentimentos, já passamos por isso também. As experiências pessoais podem mudar por completo a percepção que temos do lugar visitado. Até a cidade mais alucinante do mundo pode virar um lixo! Ficamos felizes de saber que você está cogitando voltar para Barcelona, esperamos que sua nova experiência seja muito mais positiva! Conte com a gente para qualquer esclarecimento que você precisar, inclusive com a escolha da hospedagem. Grande abraço.

31 dez2016
João C

Vou pela terceira vez a Barcelona e desta vez vou ficar hospedado no hotel Sehrs del Port. A zona é segura?

É relativamente perto do Tryp Apolo onde fiquei anteriormente e gostei bastante da avenida.

    31 dez2016
    Tony

    Prezado João, realmente, o Sehrs del Port fica quase na frente do Tryp Apolo, você já conhece a região, movimentada, com muita vida dia e noite. Em Barcelona não existem zonas não seguras, e se você gostou do pedaço na sua estadia anterior, vai gostar da localização do Sehrs del Port na sua próxima visita. Abraço.

1 jan2017
Deborah

Oi Tony! eu de novo, rs

Ficarei no Praktik Bakery, durante a segunda semana de Fevereiro.
Sou extremamente medrosa aqui em São Paulo kkk, gostaría de saber com você se acha que o percurso do aeroporto – hotel por metrô é tranquilo? estaremos com duas malas grandes.
Além disso, é um bom lugar para passear a noite? sair para jantar? ou é melhor sempre contar com um táxi?

Obrigada!

    2 jan2017
    Tony

    Olá mais uma vez. A região onde está o Praktik Bakery (veja aqui nossa resenha do hotel, onde explicamos como chegar nele saindo do aeroporto) é a mais nobre de Barcelona, pode sair do hotel a pé tranquilamente. Tome cuidado com batedores de carteira em qualquer parte da cidade e principalmente no metrô ou em aglomerações. Abraço.

17 jan2017
Monica Almeida

Olá!
Irei com meu marido agora no final de Janeiro e início de Fevereiro. Confesso que fiquei um pouco desanimada e assustada com os relatos e dicas. Já fomos algumas vezes à Itália e nunca tivemos essa sensação, inclusive em grandes cidades.
Enfim, seguiremos as dicas e esperamos que tudo corra bem! Estamos acompanhando vários tópicos do blog e adoramos! Parabéns.
Abraços.

    18 jan2017
    Tony

    Prezada Monica, vocês não precisam ficar desanimados, infelizmente a situação hoje em quase todas as grandes cidades turísticas da Europa é parecida, mesmo que você não tenha percebido (Roma é bem parecida com Barcelona). É muito importante ser consciente dos riscos para garantir umas férias tranquilas. Aproveite as caixas de comentários do site para tirar todas as dúvidas relacionadas com sua viagem, teremos o maior prazer em tentar ajudar. Abraço.

      18 jan2017
      Monica Almeida

      Tony,

      Agradeço sua resposta! Ficaremos mais espertos e certamente isso não atrapalhará nossa viagem. Estudando o blog já vimos que a beleza da cidade nos surpreenderá!
      Abraços!

24 jan2017
MICHELE FORNARI

Oi Tony estamos indo semana que vem, meu hotel é Hostel Q. Gostaria de saber se podemos sair a noite, por exemplo ate a torre Agbar a pé, até que horas é recomendado ficar na rua a noite?
Confesso que fiquei preocupada e um pouco triste com os relatos. Mas muito obrigada por compartilhar conosco tantas informações e deixar nossa viagem mais segura e produtiva (estou seguindo seus roteiros topp)
Abraços,

    24 jan2017
    Tony

    Prezada Michele, existem dois hostais Q em Barcelona, com endereços diferentes (você reservou um “hostal” e não um “hotel”). Os dois ficam em endereços muito centrais. Vocês podem sair à noite, tranquilamente, o principal cuidado que deve ser tomado em Barcelona é com os batedores de carteira. Abraço.

29 jan2017
Gisele

Boa tarde, estive comeu marido e 2 filhos em Barcelona agora no período de 18/01 a 23/01 e tivemos essa péssima experiência de sermos furtados no metro. Ao entrarmos no vagão meu marido entrou por último e logo atras um homem que “deixou cair” no pé do meu marido o que parecia ser um carregador de celular. Meu marido abaixou para ajudar a pegar e o homem veio para cima dele, não falou nada, só gesticulando como se tivesse perdido o celular. Nesse momento eu tive a impressão q ele estava desconfiando que meu marido tivesse pego o celular dele pois lembro de ter ficado chateada: “poxa a gente quer ajudar e ele acha que pegamos algo dele”. Quando a porta está quase fechando ele bloqueia com a mão e faz um gesto de q teria caído fora do vagão. Assim que ele sai, nem olha para o chão, sobe as escadas correndo e olhando para trás. Nessa hora minha ficha caiu e logo perguntei pela carteira e já não estava mais com meu marido. Detalhe: a carteira era bem pequena e fina, ou seja, não fazia volume, estava no bolso direito de trás e coberta por um casacão pesado. Ele foi direto no bolso certo. Uma senhora no metro veio me perguntar se havíamos sido assalariados e se éramos estrangeiros, então nós orientou a descer na estação seguinte e procurar a polícia. Conforme o policial é bem provável que ele tenha visto a gente comprando o bilhete e nos seguiu. Na delegacia mais 2 famílias vítimas de furtos. Experiência nada agradável. Depois disse percebemos vários outras cenas que nos pareciam golpes …

    30 jan2017
    Tony

    Prezada Gisele, sempre que algum leitor compartilha uma experiência como a sua ficamos muito tristes. Barcelona não era assim, infelizmente o sucesso turístico da cidade trouxe para ela bandos especializados que antes operavam em cidades como Paris ou Roma. Hoje Barcelona não é diferente de Paris ou Roma, cidades nas quais é necessário tomar um cuidado extremo com os furtos. A carteira deve ir em um bolso interno sem acesso exterior. Preferentemente em um bolso superior, dentro de um casaco fechado, tornando impossível que alguém tente colocar a mão ali dentro sem que você perceba. Obrigado por compartilhar sua experiência, que deve servir de alerta para outros leitores. Esperamos que, mesmo assim, você e sua família tenham passado bons momentos na cidade. Abraço.

18 mar2017
Bruna Bittencourt

Olá. Irei à Barcelona em abril e irei ficar no Hotel chic e basic ramblas,na passatge de gutenberg. Fica no bairro El Raval e próximo do metrô Drassanes e de outros 2 hoteis recomendados por vocês (Acta mimic e andante hotel). Queria saber se tem alguma recomendação a mais para essa área, além do recomendado cuidado com os batedores de carteira. obrigada

    19 mar2017
    Tony

    Prezada Bruna, a aparência das ruas no pedaço do hotel não é muito boa, mas você não deve ter problema nenhum. O hotel, aliás, é uma fofura.

29 mar2017
Leandro Kuster Valentim

Olá boa tarde. Parabéns pelo blog. Está sendo um grande guia para minha programação. Estarei em Barcelona hospedado no Hotel Omnium, em Exaimple. Após fechar a reserva tomei conhecimento que não ficam porteiros a noite no hotel e isso me preocupou bastante. Se pudesse cancelaria mas fiz o pagamento sem possibilidade de estorno. Tenho motivos para me preocupar?

    30 mar2017
    Tony

    Prezado Leandro, bem-vindo ao passaporte BCN. Pois é, o Hotel Omnium é bastante incomum e não conta com recepção à noite (os serviços são oferecidos em um hotel da mesma empresa que fica muito próximo). Do ponto de vista da segurança, não existe nenhum problema, o hotel está em uma zona nobre. Abraço.

30 mar2017
rachel

Oi, Tony. Vou contar o que aconteceu com minha mãe para servir de alerta. Ela estava usando o tablet pra tirar fotos em Barcelona e um homem passou correndo por ela, arrancou o tablet da sua mão e continuou correndo. É bom ficar alerta, como vocês ressaltaram, ao tirar fotos, principalmente se não for com uma máquina pendurada no pescoço. Abraço.

    30 mar2017
    Tony

    Que chato, Rachel. Muito obrigado por compartilhar a experiência, que deve servir de alerta para outras pessoas. Imaginamos que vocês tenham feito boletim de ocorrência na delegacia, é a única forma de tentar acabar com esse tipo de furtos. Abraço.

      2 abr2017
      rachel

      Eu não estava junto, mas acredito que não tenha feito. Uma pena porque realmente entendo ser necessário.

      3 abr2017
      Tony

      Pois é, se as pessoas não denunciam, o furto não fica registrado e a polícia não vai aumentar a pressão para evitar que mais furtos aconteçam. Sabemos que ter um bem furtado é muito chato e pode até ser traumático no caso de documentos, mas é muito importante reportar o furto na delegacia. Abraço.

      2 abr2017
      rachel

      Acho importante registrar que já ouvi/li muitas histórias de furto em todas as grandes cidades da Europa. Portanto, não vejo nenhum motivo para achar Barcelona mais insegura que outras dessas cidades. Eu e meu marido só levamos o passaporte e o dinheiro em doleiras, dentro da roupa, ou em bolsos internos de casacos e nunca tivemos problemas, mas confesso que não presto 100% de atenção à bagagem de mão no check in de aeroportos, achei bem legal essa dica.

      3 abr2017
      Tony

      É tal qual você descreve, Rachel. Barcelona tem mã fama, mas a situação não é diferente de Londres, Paris, Roma ou outras grandes cidades europeias. Como Barcelona é uma cidade muito menor que as mencionadas, o número de furtos até parece maior. Mas não é. Muitos dos bandos de ladrões que operam nas cidades mencionadas são os mesmos, eles viajam de uma cidade para outra coincidindo com a temporada alta em cada uma delas. Abraço.

30 mar2017
Renata

Estou em Barcelona e infelizmente fui furtada no metrô. Roubaram minha carteira de dentro da minha bolsa sem que ei nem percebesse. Só senti falta qiando cheguei no hotel. Agora vi um monte de relato similar na internet sobre Barcelona. Estou escrevendo para que sirva de alerta a outras pessoas que vierem aqui. Tomem muito cuidado e atençao 100% do tempo. Aqui me parece qie o furto é mais “profissional” que no Brasil. Nunca fui furtada no Rio, mas nestes 3 dias q estou em Barcelona infelizmente fui.

    31 mar2017
    Tony

    Renata, há anos alertamos nossos leitores sobre o risco de furtos em Barcelona, especialmente no metrô. Ao contrário do que acontece no Brasil, em Barcelona não existe roubo com violência, mas os bandidos que operam furtando carteiras são muito profissionais mesmo. Sentimos muito o acontecido com você. Imaginamos que você tenha feito uma queixa na delegacia, é a única forma de conseguir que a polícia aumente a segurança. Abraço.

      31 mar2017
      Renata

      Sim, fui na delegacia e reportei o furto. Abs

10 abr2017
Patrícia

Tony, boa noite, ficarei hospedada no hotel Espanãa Ramblas, sant pau 9-11. Ouvi relatos de que a rua é estranha, mal frequentada a noite, o que você tem para me dizer? Posso andar a pé a noite nesta região???
Desde Já obrigada

    10 abr2017
    Tony

    Bom dia, Patrícia, desconhecemos quais são esses relatos que você ouviu, quem é o autor e seu conhecimento da cidade. O Hotel España é muito muito lindo e fica muito próximo de las Ramblas, vizinho do Liceu, um dos centros de cultura mais importantes da Catalunha. Fica em uma rua para pedestres. Quem não conhece Barcelona pode desconfiar, mas é um lugar por onde a gente anda dia e noite tranquilamente. El Raval, onde fica o hotel, é nosso bairro predileto do centro histórico de Barcelona. Abraço.

24 abr2017
Selva

Posso andar com cópia do passaporte, e apresenta-lo ao efetuar uma compra ou solicitar o Tax Free/IVA?
É aceito tranquilamente?

    25 abr2017
    Tony

    Aqueles lugares que exigem um documento de identidade na hora de realizar um pagamento com cartão, não vão aceitar uma cópia, vão querer ver o documento original. O dia que você for às compras, leve seu documento original, guardado em algum bolso dentro da sua roupa.

24 abr2017
Leo Neto

Tony, buenos dias. Estarei em Barcelona no início de junho/2017. O que devo “gritar” no caso de perceber que estou sendo furtado, para chamar a atenção de possíveis policiais ?

    25 abr2017
    Tony

    Bom dia, Leo. Grite “¡al ladrón!”, é a frase padrão em espanhol. Mas não se preocupe, ao estar ciente dos possíveis riscos, sua viagem vai ser tranquila. Abraço.

25 abr2017
FRANCISCO GIORDANO

Boa Tarde,vou a Barcelona no final de abril e ficarei por 9 dias estando em um apartamento na Carrer Pujades.Gostaria de saber se é uma região perigosa especialmente à noite.Grato pela atenção e pelas ótimas dicas.

    26 abr2017
    Tony

    Bom dia, o carrer Pujades é muito extenso e inclui regiões muito diferenciadas, ajudaria saber o número da rua para poder dar informação mais precisa. Em Barcelona não existem regiões perigosas. Abraço.

26 abr2017
Felipe Lopes

Sou fotografo , vou pra bcn sozinho. Muito arriscado clicar por la ??

    27 abr2017
    Tony

    No texto acima falamos sobre câmeras fotográficas. O problema é estar sozinho, quando você não consegue dividir sua atenção.

Deixe seu comentário!