segurança e precauções

Se você reside em uma grande, média ou pequena cidade brasileira, Barcelona não será nenhum desafio do ponto de vista da segurança. A ocorrência de crime com violência é muito pequena, especialmente se comparamos com o Brasil. Um crime acompanhado de violência sempre ganha destaque na mídia local e pode até parecer que ocorra com mais frequência do que realmente acontece.

O grande problema em Barcelona, como em outras grandes cidades turísticas da Europa, é o furto. Ter uma passagem de metrô furtada é uma coisa; ter seu passaporte furtado é outra bem diferente. Por isso, é preciso prestar muita atenção para evitar que um furto dessa natureza estrague suas férias.

carro dos Mossos d’Esquadra, a policia da Catalunya

Nossas dicas:

  • Fique esperto. É a dica mais importante de todas. Não julgue que, por se tratar de uma cidade segura, você estará imune. Informe-se sobre os riscos e como pode evitá-los. O fato de estar lendo este texto indica que você já está consciente de que há riscos.
  • Relaxe, mas não exagere. Se você saiu do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Belo Horizonte ou de outra cidade brasileira, já está acostumado a tomar cuidados relacionados com a segurança pessoal. Ao chegar a Barcelona, não se iluda com a ideia de que o primeiro mundo é uma ilha de paz e tranquilidade. Não é bem assim. É fato que nas ruas das cidades europeias existe maior sensação de segurança do que nas ruas de cidades brasileiras. Mas se você se descuidar em uma cidade como Barcelona, se tornará um alvo fácil para aqueles que tiram proveito dessa situação.
  • Não é necessário sair com tudo. Use o cofre do hotel. Deixe lá os documentos que você não vai utilizar. Você não precisa de todos seus documentos brasileiros, todos seus cartões de crédito, todo o dinheiro da viagem, suas passagens. Saia do hotel com uma cópia do passaporte. No caso de sair especificamente para fazer compras, utilizando o cartão de crédito, você vai precisar apresentar o passaporte na hora de pagar; alguns locais aceitam a apresentação do RG, mas a maioria exige o passaporte. Sempre será necessário apresentar um documento ao realizar pagamentos com cartão de crédito, algo pouco comum no Brasil.
  • Dificulte o acesso a documentos e dinheiro. Mantenha-os em algum bolso interno de difícil acesso. As bolsinhas de tecido que ficam colocadas ao corpo são ótimas para o transporte de ítens de valor.
  • Dentro das bolsas femininas, não carregue absolutamente nada de valor, mesmo que estejam muito próximas do corpo e aparentemente em segurança.
  • Cuidado com aglomerações, especialmente nos lugares mais turísticos, no metrô, nos shoppings e nas lojas. Esses são os paraísos dos batedores de carteira, quando você precisa duplicar a atenção, precisamente porque as distrações se multiplicam. Não pense que por estar em um lugar turístico o risco diminui. É exatamente ao contrário!
  • Preste muita atenção durante seu deslocamento do aeroporto até sua hospedagem. É um momento muito crítico porque você está tendo que tomar conta das suas bagagens e, em algum momento, você vai ficar distraído. E os batedores de carteira sabem disso. Já tivemos vários leitores do passaporteBCN vítimas de furtos no deslocamento entre o aeroporto e a cidade. Se você estiver viajando com mais de uma mala, nossa indicação é que você pegue um táxi para sair do aeroporto. Quem viaja com mais de uma mala não consegue ficar alerta o tempo todo com o que passa ao seu redor, sendo que em algum momento vai precisar se concentrar no transporte da bagagem.
  • Cuidado na hora de comprar suas passagens de metrô. Ninguém vai roubar você enquanto compra as passagens, mas pode ter alguém de olho, para saber onde é que você guardou sua carteira, para tentar furtá-la mais tarde, já dentro de um vagão de metrô lotado. Procure chegar nas máquinas de venda de passagens do metrô com o dinheiro já separado. Uma nota de 10€ é suficiente para pagar um bilhete T-10.
  • Cuidado com as armadilhas e os golpes. Se alguém se aproxima de você para falar, tenha cuidado! Pode ser um golpe. Nós, autores do passaporte BCN, temos uma história de golpe para contar: o golpe da roupa manchada.
  • Cuidado com os falsos policiais. O próprio consulado do Brasil em Barcelona avisa: “desconfie de policiais que não se identificarem devidamente”. Se alguém não uniformizado se apresentar como policial, peça para mostrar sua identificação e, em caso de dúvida, fale que vai ligar para a policia para confirmar sua identidade.
  • Cuidado com a bolsa nos restaurantes. Não é nenhuma novidade; em várias cidades do Brasil existem dispositivos para prender as bolsas nas cadeiras. Não deixe a bolsa no encosto da cadeira ou sobre balcões e mesas. Mantenha no colo ou em outro lugar em contato direto com você. Não é tão confortável, mas você pode evitar um susto. Tome muito cuidado também com a carteira acima da mesa (veja o relato de noso leitor Moacyr no primeiro comentário abaixo).
  • Tome muito cuidado com pessoas que se aproximam para pedir sua assinatura em algum tipo de documento ou abaixo-assinado. Elas estão querendo aproveitar uma distração sua para roubar (veja o relato da nossa leitora Patricia aqui). Se você estiver sentado em uma mesa de restaurante, lanchonete, terraça, tome muito cuidado com quem se aproximar e colocar algum tipo de papel ou documento em cima da sua mesa (veja o ponto anterior). Esse papel ou documento é colocado propositalmente sobre algum pertence seu (carteira, celular, bolsa etc) e quando a pessoa retirar o documento da mesa, estará levando também aquilo que estava embaixo do papel.
  • Cuidado dentro das lojas. Há vários grupos organizados que começaram a atuar recentemente em Barcelona. Em geral são procedentes de outras cidades europeias, e se dedicam ao furto de dinheiro, documentos e bolsas de turistas dentro das lojas. Costumam estar em grupo de duas mulheres, bem vestidas e passando-se por clientes, que se dedicam a furtar os bens do turista, sem que ninguém se dê conta, enquanto este realiza suas compras. A área de atuação está concentrada nas lojas das zonas mais nobres de Barcelona.
  • Cuidado com seu smartphone. Não deixe ele na mesa do restaurante ou no balcão de check-in no hotel.
  • Cuidado na hora do check-in ou check-out no hotel ou no hostel. Especialmente se o lobby estiver muito movimentado. Há quadrilhas especializadas em furtar malas, enquanto o hóspede está cuidando do check-in ou do check-out. Nunca perca suas malas de vista.
  • Cuidado na hora do check-in no aeroporto. Há quadrilhas especializadas em furtar malas de mão e outros pertences de menor tamanho, enquanto o viajante está cuidando do check-in. Nunca perca de vista sua bagagem de mão, nem que seja por um instante! Não deixe bolsas, mochilas ou maletas de mão no chão, sem que estejam sob seu total controle. Um leitor do passaporte BCN teve sua mala de mão furtada enquanto fazia o check-in no balcão da companhia aérea. Uma pessoa se aproximou sigilosamente por trás e levou a mala de mão que o leitor tinha deixado no chão. Tudo aconteceu muito rapidamente.
  • Câmera fotográfica pode? Pode, sim! Circulamos por Barcelona, com bastante tranquilidade, levando equipamento fotográfico profissional. Sabemos que o momento em que tiramos uma foto ou gravamos um video é crítico, pois toda a atenção está focada na câmera e na fotografia. É o momento de mais vulnerabilidade. Nossa forma de controlar essa situação é simples; enquanto o Tony fotografa, a Cecília fica de olho aberto no que acontece ao redor, ou ao contrário.
  • iPad pode? Pode, sim! Mas com cuidado. Em uma fração de segundo podem pegar o tablet de suas mãos e você nunca mais vai ver a cor dele. Use-o sempre com cuidado.

Precisando de ajuda?

Procure, em primeiro lugar, a polícia espanhola, seja à Policía Nacional (corpo nacional de polícia) ou aos Mossos d’Esquadra (a polícia da Catalunha). Denuncie o roubo em uma delegacia.

A Polícia Nacional tem uma delegacia de atendimento ao turista na Via Laietana, 43, muito perto da catedral de Barcelona (veja a localização no mapa). O telefone é 932 903 327.

Precisando de documentos brasileiros, entre em contato também com o consulado do Brasil em Barcelona. Encontre todas as informações de contato aqui.

18 maio2017
Barbara

Boa noite

Vou para Barcelona em Novembro ficarei 10 dias e vou sozinha. Vou ficar no hotel Catalonia Sagrada Família na Carrer d’Arago 569, o que têm a dizer da região, principalmente de noite?

Obrigada
Barbara

    18 maio2017
    Tony

    Bom dia, Bárbara, o hotel fica um pouco distante, em um extremo do distrito mais nobre de Barcelona. A região é tranquila, com bastante trânsito tanto na Avenida Diagonal como no próprio Carrer d’Aragó.

11 jun2017

Prezado Tony, primeiramente parabéns pelo blog. É uma verdadeira enciclopédia pra quem vai para Barcelona.

Nós vamos para Barcelona em setembro. Gostaria de sua ajuda no seguinte:
1. Vamos ficar no Hollyday Inn Express Barcelona City 22 (Pallars, 203). A região é tranquila, principalmente pra voltar à noite?
2. Ouvi dizer que o bairro de Raval é um pouco perigoso. É verdade?
3. Quais são as atrações que precisam comprar entradas antecipadas?

Obrigado por tudo.

Deixe seu comentário!