tomadas e eletricidade

As tomadas em Barcelona

As tomadas mais habituais em Barcelona (e no resto da Espanha) são as de dois pinos circulares. O nome técnico é tomada de Tipo F / Schuko. Também é possível encontrar tomadas do Tipo C / Europlug.

tomadas
tomadas

Sempre é uma ótima idéia viajar com um adaptador de tomadas. Nunca se sabe quando pode ser necessário!

A eletricidade em Barcelona

O voltagem da rede elétrica de Barcelona é 230V e a frequência de 50Hz.

Na prática, todos seus equipamentos eletrônicos bi-volt (carregador de celular, laptop, tablet, câmera fotográfica) poderão ser conectados a rede elétrica sem problemas. Mas confira cada aparelho com atenção. Em Barcelona, se você for utilizar um aparelho 110V, e que não seja bi-volt, certamente irá queimá-lo.

4 jan2015
Nila

Olá! Existe a possibilidade de não conseguir encaixar os conectores pelo fato das tomadas serem redondas? (Não os pinos, sim a caixa)

    Tony
    5 jan2015
    Tony

    Prezada Nila, nunca aconteceu com a gente. Mas sempre é uma boa ideia viajar com um adaptador, que pode ser comprado no aeroporto. Abraço.

2 abr2015
Marcelo Henrique Faggioni

Olá, Tony! os plugues que temos no Brasil encaixam perfeitamente nas tomadas de Barcelona ou é necessário comprar adaptador? aqui, geralmente, utilizamos tomadas de 10 amperes. Pelo desenho, parece que a tomada aí é de 20 amperes (um pouco mais grossinha), mas posso estar enganado.

    Tony
    2 abr2015
    Tony

    Prezado Marcelo, os plugues encaixam sem problemas, pode até ser que o encaixe não seja 100% perfeito, mas nunca tivemos problemas para usá-los. Abraço!

13 maio2015
Ludmila

Quando fui a primeira vez para Madri, levei um adaptador, mas por conta da “caixa” arredondada e mais funda, nem o adaptador que levei daqui conseguia entrar. Resultado: justo no dia em que ia visitar Toledo, fiquei sem bateria da câmera fotográfica. De noite, já em Córdoba, fui a uma loja do El Corte Inglés e comprei um adaptador universal, que viaja junto comigo desde então.
Na prática, se o bocal utilizado tiver aquela borda “hexagonal”, ele cabe na tomada espanhola… Caso contrário, investir num adaptador universal significa o fim dos seus problemas (o meu tem inclusive entrada USB e fusível, embora eu nunca tenha descoberto a utilidade dele).

    Tony
    13 maio2015
    Tony

    Prezada Ludmila, vivemos entre a Espanha e o Brasil e nunca tivemos problemas com as tomadas. Mas sua dica de levar sempre um adaptador universal é ótima, garantindo uma solução para problemas como os experimentados por você. Obrigado por compartilhar! Abraço.

17 ago2016
Cláudia

Sei que a diferença entre 220V e 230V é pequena, mas há impacto se utilizar um produto eletrônico (secador de cabelo ou ferro de passar) de 220V na voltagem de 230V? Posso usar tranquila? Bjs

    Tony
    18 ago2016
    Tony

    Prezada Cláudia, nunca gostamos de dar garantias absolutas, mas sempre usamos aparelhos brasileiros bi-volt na Espanha e nunca tivemos problemas. Abraço.

31 ago2016
Hadassa

Olá Boa Tarde. Tony gostaria de saber se os táxis que tem no aeroporto de Barcelona, leva as pessoas para fora da cidade. Pois vou precisar de um taxi para ir a Cervera (Lleida). E quanto que sera que vai custar uma viagem assim?? Pesquisando eu vi que sai mais ou menos uns 150 euros. Pois é a primeira vez que estou indo passear na Espanha?? Desde já Obrigada.

13 out2016
Cris

Olá. Meu conector eh o patrão brasileiro da Samsung. Ele encaixa na tomada aqui em Barcelona, mas não carrega. Pode ser a tomada? Testei em todas aqui do albergue.

    Tony
    14 out2016
    Tony

    Cris, nunca tivemos problemas com carregadores brasileiros na Espanha. Será que é um problema do carregador? Abraço.

4 maio2017
Marcelo

Olá Tony….

Consigo comprar um adaptador desses no aeroporto em Barcelona? Se não, onde consigo comprar?

Grato.

    Tony
    4 maio2017
    Tony

    Marcelo, você consegue comprar adaptadores tanto no aeroporto de partida no Brasil como nas lojas do aeroporto de chegada em Barcelona. Dependendo da origem do seu voo pode ser que, na sua chegada, você não tenha acesso às lojas da parte interna do aeroporto. Nas lojas da cidade você também consegue comprar o adaptador. Abraço.

23 maio2017
Denise

Oi Tony
Boa tarde

Para o carregador do Iphone/Apple é necessário adptador?

Obrigada
Denise

    Tony
    23 maio2017
    Tony

    Denise, não é necessário. Abraço.

7 jul2017
Erika Alves de Mello

Olá Toni!!!!

Minha questão é sobre amperagem. Tenho um aquecedor e os pinos machos da sua tomada são redondo com ponta prateada. Esta tomada é de 20 amperes e tem seus pinos maiores na circunferencia do que as de 10 amperes. Se o aparelho for bivolt como fica a questão da amperagem?A tomada femea da parede tera que ser de 20 amperes na Espanha, não é?Sera que existe esta diferença de amperagem na Espanha?

    Tony
    7 jul2017
    Tony

    Prezada Erika, aqui no passaporte BCN lidamos com visitas turísticas à Espanha. Nunca tivemos problema nenhum com os aparelhos que um turista transporta quando viaja para o exterior. Já no caso de um aquecedor, você vai ter que consultar um eletricista, sendo que não somos especialistas no assunto nem temos experiência de viagens carregando um. Acreditamos que não deva dar problemas, mas peça a opinião de um especialista antes de conectá-lo.

Deixe seu comentário!