o que fazer em Barcelona

o que fazer em Barcelona: o Palau de la Música Catalana

Para quem ainda não visitou a cidade, descobrir e decidir o que fazer em Barcelona pode ser uma tarefa complicada. A cidade oferece inúmeras opções culturais e de lazer (dê uma olhadinha no menu atrações para ver como a lista é extensa!).

Nesse texto tentamos estabelecer grandes destaques que só Barcelona pode oferecer. Para isso, vamos focar naqueles lugares e experiências que são tipicamente barcelonesas e que você não vai encontrar em outras cidades do mundo.

Há cinco grandes temas que são tipicamente barceloneses e que poderão ajudá-lo na escolha do que fazer em Barcelona:

  • a arquitetura modernista
  • a história, o mar Mediterrâneo
  • a culinária
  • o Barça
  • a cultura e tradições locais

Vamos saber mais sobre cada um deles.

O que fazer em Barcelona: modernismo

Hospital de Sant Pau, Barcelona

Em nenhuma outra cidade do planeta você vai encontrar um repertório tão rico, extenso e maravilhoso de arte e arquitetura modernista como em Barcelona. Não é à toa que a cidade de Barcelona tem oito construções modernistas declaradas Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Na dúvida sobre quais construções você não pode perder, consulte nosso top 5: a Barcelona de Gaudí e top 5: modernismo em Barcelona.

O que fazer em Barcelona: história

Hospital de Sant Pau, Barcelona

Barcelona é uma cidade onde a história está presente a cada passo que o visitante dá, muito especialmente nos bairros que formam o distrito da Ciutat Vella, a cidade antiga, que contrasta com a modernidade do Eixample. Encare nossos roteiros pelo Barri Gòtic e Parc de la Ciutadella e El Born como uma viagem ao passado, e conheça como Barcelona mudou sua cara por completo, no final do século XIX, com nosso roteiro pelo Eixample.

Se você se interessa pela história local, tente incluir uma visita ao MUHBA, o museu que conta a história da cidade e aproveite nosso roteiro um domingo histórico.

O que fazer em Barcelona: o Mediterrâneo

platja, Barcelona

A essência mediterrânea está no DNA de Barcelona. Entre as grandes cidades turísticas da Europa, nenhuma tem um contato direto com o mar tão intenso quanto Barcelona. Conheça a sequência de praias da cidade, e aproveite para percorrer a orla de Barcelona, com um calçadão bem arrumado e muito frequentado por seus moradores. Veja nossa proposta de roteiro por La Barceloneta e a orla marítima.

O que fazer em Barcelona: a culinária

escalivada

Comer em Barcelona é uma arte, e você vai descobrí-la sendo interpretada desde o mais simples dos barzinhos até o restaurante mais badalado do mais estrelado dos chefs. Dê uma passada pelo menu comida para saber mais.

Acima de tudo, quando estiver em Barcelona, tente entrar em contato com as especialidades gastronômicas da região. Os pratos típicos têm como base os produtos da horta e do mar, utilizando o que há de melhor e mais saudável em cada época do ano.

Contando com tempo, o bate-volta até Sant Sarduní d’Anoia permite entrar em contato com a cultura do “cava”, o tradicional vinho espumante catalão.

O que fazer em Barcelona: o Barça

Camp Nou, Barcelona

A imagem do FC Barcelona está intimamente ligada à identidade da cidade, e mesmo quem não tem muito interesse por futebol não quer perder a oportunidade de conhecer o estádio do Barça, o Camp Nou, e seu excelente museu.

Já quem é torcedor só pensa no momento de poder assistir um jogo do Barça ao vivo.

O que fazer em Barcelona: A cultura e as tradições locais

Castellers, Barcelona

Os catalães valorizam muito suas tradições, e é bastante provável que, durante sua visita à cidade, você consiga presenciar alguma amostra delas.

Todo mês publicamos o “Acontece em BCN” (pode ver o link na coluna lateral direita do guia), onde listamos os eventos tipicamente catalães como as apresentações de sardana (a dança tradicional da Catalunha) ou de castellers (as torres humanas).

Aproveite nossos roteiros

Todos nossos roteiros foram pensados e testados para ajudar você a se aproximar do melhor que Barcelona tem para oferecer e com aproveitamento máximo do seu tempo. Aproveite os roteiros do site ou a versão mais completa no nosso guia Barcelona em 15 roteiros.

barcelona em 15 roteiros

Dica do passaporte BCN

Quantos mais elementos característicos e únicos de Barcelona você puder incluir na sua viagem, mais completa será sua experiência visitando a capital da Catalunha, uma das cidades mais incríveis do mundo.

15 set2014
Simone

Pessoal, vocês são demais! Comprei o guia de Barcelona e Sevilha de vocês e estava enlouquecendo para preparar meu roteiro, o artigo veio em ÓTIMA hora. Gracias!

    15 set2014
    Tony

    Obrigado, Simone!

5 out2014
Helena

Gente, que dicas tão boas, me ajudarão muito. 🙂

    9 out2014
    Tony

    Que bom, Helena. Esse era o intuito do texto, ajudar na escolha entre tantas opções interessantes em Barcelona. Uma ótima viagem para você!

7 out2014
Helio

Muito grato pelo texto. Fiquei com uma dúvida, entre a Casa Batlo e La Pedrera, qual escolher. Agradeceria muito sua ajuda.

    8 out2014
    Tony

    Prezado Helio, no momento estamos fazendo trabalho de campo. Na quinta-feira, já de volta em casa, responderemos sua consulta com a atenção que merece. Abraço.

      9 out2014
      Tony

      Prezado Helio, é uma escolha muito difícil, as duas casas são maravilhosas. Mas se fôssemos obrigados a escolher uma, iríamos na Casa Batlló. Veja o texto: Casa Batlló ou La Pedrera, qual escolher? Abraço.

19 abr2015
Alcina Morais

Voces sao pra la de generosos!! Muitissimo obrigada!! Alcina Morais

    19 abr2015
    Tony

    Obrigado pelas suas palavras Alcina. Precisando de qualquer ajuda, aproveite as caixas de comentários do site! Abraço.

16 nov2015
Maria Luiza

Parabéns pelo belo trabalho e pelas dicas maravilhosas! Eu e meu marido acabamos de chegar de Barcelona e tudo saiu como planejamos graças a todas as informações que buscamos no BCN. Valeu!!!

    17 nov2015
    Tony

    Que ótimo, Maria Luiza. Se você quiser compartilhar informações e dicas sobre sua viagem com outros leitores do site, seus comentários serão muito bem-vindos. Abraço.

3 fev2016
Juliana

Caro Tony,
Voltamos de Barcelona no último domingo e gostaria de agradecê-los pelo sucesso do nosso passeio. Nossos roteiros foram feitos baseados no site BCN e nas dicas e tudo ocorreu conforme o planejado, com muito sucesso, onde desfrutamos de tudo o que a cidade pode oferecer. Acho que vocês deveriam propor um roteiro com 10 dias, pois a cidade é maravilhosa e tem programação para todos esses dias ou mais! Fizemos o bate-volta de Girona e seguimos direitinho as dicas do site. Minha filha de 14 anos filmou toda a viagem e quem quiser ter um gostinho do que é a cidade, deixo aqui o endereço no YouTube: Julia Malard, para assistirem aos vídeos que ela postou. Mais uma vez, parabéns a vocês!
Abraços,
Juliana

    4 fev2016
    Tony

    Prezada Juliana, muito obrigado pelo seu retorno, tanto a Cecília quanto eu ficamos muito felizes ao saber que sua viagem para Barcelona foi um sucesso! Obrigado também pelos vídeos da sua filha! No texto 5 dias ou mais em Barcelona contemplamos a situação de quem vai ficar 10 dias na cidade. Só para realizar todos nossos roteiros, seria necessário dedicar 7 dias à cidade. Para completar a estadia, seria só escolher três bate-voltas. Abraço!

10 jul2016
Lucy

Estamos em Barcelona nesse exato momento e o seu site é nosso guia. Excelente trabalho!!
Abs.

    10 jul2016
    Tony

    Que ótimo, Lucy, ficamos muito felizes! Abraço.

18 ago2016
Silvana Garcia

Olá Tony, meu marido e eu iremos para Barcelona de 27/09 a 14/10/16. Ficaremos dez dias, já estamos com ap alugado. Entre os dias 7 e 10 irei visitar minha irmã na Inglaterra e meu marido ficará com o filho que reside em BCN e acredito que irão a Madrid. Retornaremos a Barcelona e teremos mais quatro dias, gostaríamos de fazer uma viagem, mas estamos em dúvida o que visitar? O que achas de Valencia, acha que quatro dias é suficiente? O que é mais em conta para três pessoas, carro, avião ou trem? Qual roteiro? Aceito sugestões!!

    19 ago2016
    Tony

    Silvana, Barcelona conta com extraordinários passeios que valeria a pena experimentar, veja a seção bate-voltas. Mas Valência é um lugar ótimo, sim. Dois dias na cidade é um prazo de tempo ótimo, ainda mais na companhia do nosso guia Valência em dois dias. Entre carro e trem, vocês vão precisar fazer contas e comparar preços. Mas o carro não vai ser útil durante a estadia em Valência. Vejam mais detalhes em como viajar de Barcelona a Valência. Abraço.

Deixe seu comentário!