o terraço do MNAC

terraços do MNAC

O MNAC (Museu Nacional d’Art de Catalunya) habilitou recentemente o acesso aos terraços da suas instalações, o Palau Nacional. Do alto do grandioso prédio é possível contemplar espetaculares vistas de Barcelona, como você pode conferir nas fotografias que ilustram este texto.

terraços do MNAC

A parte superior do palácio foi muito bem acondicionada para permitir a visita. Na primeira parte da visita ao terraço, há um mirante com uma escadaria de madeira onde dá para sentar e contemplar Barcelona aos seus pés.

terraços do MNAC

Depois, uma passarela permite dar a volta ao terraço, caminhando entre as grandes cúpulas e torres no alto do prédio.

terraços do MNAC

A subida até o terraço é feita de elevador e mais uns lances de escadas. A descida é feita de elevador.

As vistas

Logo no início do percurso está uma das vistas mais bonitas dessa parte da cidade.

terraços do MNAC

No primeiro plano estão as quatro colunas de Puig i Cadafalch e a Font Màgica.

terraços do MNAC

À esquerda, supreende ver uma torre no estilo mudéjar (feito pelos artistas muçulmanos que ficaram na Espanha após a expulsão dos árabes) dominando uma parte de Barcelona. São as construções do El Poble Espanyol.

terraços do MNAC

Também pode ser vista a antiga fábrica têxtil Casaramona, hoje sede do interessante centro cultural CaixaForum.

terraços do MNAC

Na frente, guardada pelas torres venezianas (em processo de restauração), a Font monumental de la Plaça Espanya.

terraços do MNAC

Logo à direita, a inconfundível silhueta da Plaza de Toros de las Arenas, hoje Centro Comercial Arenas de Barcelona.

terraços do MNAC

Continuando o percurso pelo terraço, o visitante tem agora acesso a vistas sobre a parte antiga de Barcelona. Olha só, em uma única foto dá para ver o bairro de El Raval, o Gran Teatre del Liceu, a igreja de Santa Maria del Pi, a Catedral, o Parc de la Ciutadella e até os arranha-céus da Diagonal Mar, no distrito de Sant Martí. Quer mais?

terraços do MNAC

Bom, querendo mais é só continuar o percurso que dá a volta ao terraço do MNAC. Agora a vista muda por completo, aparecendo lugares de destaque no Parc de Montjuïc, como a Fundació Joan Miró e o Estadi Olímpic Lluís Companys.

terraços do MNAC

No percurso final da visita, a Torre de Comunicacions de Calatrava domina o horizonte.

terraços do MNAC

Horários e preços

A visita e o acesso ao terraço do MNAC é independente da visita ao museu e é paga à parte. Os horários do terraço são os mesmos do museu, que abre de terças a domingos. Fica fechado nas segundas-feiras e nos dias 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro. No site oficial você pode conferir as informações atualizadas sobre preços e horários.

Se estiver chovendo, o terraço não abre por questão de segurança.

Como chegar

O MNAC encontra-se no alto do Parc de Montjuïc. Veja aqui a localização no mapa. Há duas formas fáceis de chegar.

Uma delas é chegar pela parte de trás, no finalzinho de um passeio pelo Parc de Montjuïc. Você vai subir até o parque usando o metrô até a estação Paral·lel da linha 2 (lilás) e linha 3 (verde) e daí, com baldeação gratuita, para o funicular de Montjuïc. A partir da estação superior do funicular até o MNAC há um agradável passeio de uns 20 minutos.

MNAC (Museu Nacional d'Art de Catalunya), Barcelona

A outra alternativa é pegar o metrô até a estação Plaça Espanha, das linhas 1 (vermelha) e 3 (verde) e, a partir daí, subir passeando até o palácio, utilizando as escadas rolantes para facilitar sua vida.

Vale a pena subir até o terraço?

Você deve estar se perguntando se as vistas do terraço são tão diferentes assim, comparadas com as vistas que se tem a partir das escadarias do museu. Sim e não. As vistas na parte da frente do museu não são tão diferentes, mas a o fato de estar mais alto garante um ângulo ainda mais espetacular sobre Barcelona. Já as vistas a partir da lateral e a parte de trás do museu são únicas.

Dica do passaporte BCN

Aos sábados, de 15:00h até o fechamento, no primeiro domingo de cada mês e nos dias 11 e 24 de setembro e 19 de maio, o ingreso é gratuito, tanto ao museu quanto ao terraço.

2 maio2014
Cristine

Olá, Meu marido e eu estamos em Barcelona, para um curso de três meses. Já estou bastante ambientada com a cidade, mas sempre dou uma olhada no Passaporte BCN antes de sair para qualquer passeio. Sou uma viajante inveterada e tenho bastante experiência em planejar tudo que se refere a viagens, por isso faço questão de escrever a vocês para PARABENIZÁ-LOS. Não recordo de ter visto nenhum site que reúna tamanho número de informações, explicações, sugestões e dicas a respeito de NENHUM destino. Isso sem falar na beleza das fotos e na paciência e cortesia demonstradas nas respostas a consultas. PARABÉNS! Obrigada por compartilharem, muita sorte e MUITO SUCESSO!

    Tony
    2 maio2014
    Tony

    Cristine, seu comentário deixa a gente muito feliz, que ótima forma de começar o final de semana! O feedback positivo que recebemos de muitos leitores é um grande estímulo para continuar trabalhando e melhorando o site. Precisando de qualquer informação, estamos aqui para tentar ajudar! Grande abraço para você e seu marido.

20 jan2015
Filipa

Olá! Muitos Parabéns pelo vosso trabalho. Tem sido uma ajuda preciosa na descoberta de Barcelona. Tenho uma questão: A entrada no Museu é gratuita aos sábados a partir das15h00 e até à hora de fecho… também assim é na visita ao terraço? Obrigada.

    Tony
    20 jan2015
    Tony

    Prezada Filipa, se as regras não mudaram, a visita ao terraço é gratuita no sábado à tarde também. Abraço.

6 maio2016
Amanda

Boa noite, só para se ver a vista, é necessário comprar o ingresso para o terraço pela internet ou dá para comprar na hora sem muitas filas? obrigada

    Tony
    6 maio2016
    Tony

    Amanda, pode comprar na hora, não costuma ter filas. Abraço.

Deixe seu comentário!