“pa amb tomàquet”, o pão com tomate catalão

restaurante Nass, Barcelona

Hoje vamos falar de uma das grandes contribuições da Catalunha à culinária mundial: o pa amb tomàquet (fora da Catalunha você poderá encontrar a forma espanholizada pan tumaca). Um preparo que é, junto com a crema catalana, uma das grandes alegrias de quem come na Catalunha.

La Barca del Salamanca, Barcelona

O que é o pa amb tomàquet?

O pa amb tomàquet, que em catalão significa “pão com tomate”, não e mais do que uma fatia de pão untada com tomate triturado. Pode também ser apresentado como fatias de pão levemente torrado e tomates maduros para serem esfregados na superfície da torrada.

Uma receita simples e, ao mesmo tempo, uma forma de comer que identifica aos catalães.

Tapas 24

Qual é sua origem?

O pa amb tomàquet é uma variação do pão com azeite, uma combinação de produtos básicos na dieta mediterrânea e que pode ser encontrado na época da Grécia clássica.

O tomate demorou muitos séculos para chegar na Espanha, e a primeira referência escrita a um pedaço de pão untado com tomate é de 1884. Era tradicional que, nas casas dos camponeses, o pão que tinha fica seco e duro fosse untado com tomate para deixá-lo mais macio, úmido e fácil de comer. Era uma forma de reaproveitar alimentos e evitar o desperdício de comida.

restaurante Nass, Barcelona

Como é elaborado?

A forma de elaborar o pa amb tomàquet é muito simples, mas para que fique perfeito é preciso seguir vários passos:

  1. em primeiro lugar, e necessário escolher o pão. Em teoria, o pão com tomate poderia ser preparado com qualquer tipo de pão, mas a receita autêntica usa pan de payés, que é um tipo de pão rústico, de grande tamanho, com uma casca mais grossa que facilita a conservação do miolo do pão durante mais tempo. A aparência poderia lembrar o pão italiano, mas o sabor é textura são bem diferentes.
  2. o pão deve ser cortado em fatias, que serão levemente torradas.
  3. com a torrada pronta, quem quiser pode acrescentar um pouco de sal sobre ela, que será bem distribuída no momento de colocar o tomate.
  4. chegou o momento mais importante do preparo, o acréscimo do tomate. Para preparar pa amb tomàquet não serve qualquer tipo de tomate. O ideal é o tomate en rama, um tipo de tomate pequeno e suculento que costuma ser vendido em pequenas pencas com vários tomates nelas. O tomate deve ser cortado e esfregado sobre o pão, até que só reste a pele do tomate.
  5. o ponto final da elaboração é o acréscimo do azeite, que deverá ser azeite virgem extra.

restaurante Canela, Barcelona

O pão com tomate poder ser acompanhando por embutidos, especialmente presunto curado, que fazem uma combinação fantástica.

Onde posso encontrá-lo?

Nos bares e restaurantes da Catalunha, as refeições são acompanhadas, na maioria das vezes, por pa amb tomàquet.

Outras informações sobre comida no passaporte BCN

Leia nossas dicas sobre comida e restaurantes em Barcelona: especialidades gastronômicas | 10 comidas típicas de Barcelona que você deve conhecer | cinco refeições por dia | restaurantes: manual de uso | restaurantes testados | onde comer em Barcelona: nossos restaurantes prediletos | restaurantes por bairro | restaurantes por culinária | onde comer as melhores paelhas em Barcelona | grande furada: os restaurantes de Las Ramblas

Deixe seu comentário!