passeio até Vall de Núria nos Pireneus

Vall de Núria

ATUALIZAÇÃO: infelizmente, o passeio não vai ser oferecido na temporada de inverno 2017-2018.

Pirineos – Vall de Núria é o nome de um passeio de ônibus, com duração de quase um dia, que visita a cidadezinha de Ripoll e Vall de Núria, nas montanhas dos Pireneus.

ripoll

É um passeio oferecido pelo Catalunya Bus Turístic (clique no link para saber mais sobre ele) e conta com acompanhamento de guia (catalão, espanhol e inglês).

Fomos testar o passeio para compartilhar com você como foi nossa experiência. Se você quiser saber mais sobre o Vall de Núria, leia nosso extenso texto dedicado a este destino tão lindo nas montanhas de Girona: Vall de Núria.

Saída de Barcelona

Catalunya Bus Turistic

O ponto inicial do passeio é a Plaça de Catalunya, bem em frente ao El Corte Inglés, e ao lado do ponto final do Aerobús, o ônibus do aeroporto. O passeio sai às 8:00h e a indicação é que você esteja no ponto inicial 20 minutos antes do horário de partida. Dependendo do dia da semana, você pode encontrar mais de um ônibus do Catalunya Bus Turístic estacionados um atrás do outro. Cada ônibus realiza um passeio diferente. É fácil saber qual é o seu, pois o nome de cada destino aparece indicado na parte frontal do ônibus.

Subindo no ônibus, o guia do passeio vai conferir sua passagem. O guia acompanha o grupo e vai oferecendo explicações durante o passeio por Ripoll, primeiro, e por Vall de Núria, mais tarde.

de Barcelona a Ripoll

A viagem entre Barcelona e Ripoll demora aproximadamente 1 hora e 45 minutos, dependendo do estado do trânsito na saída de Barcelona. Durante a viagem o guia aproveita para apresentar a excursão, explicar o que vai ser feito durante o dia e oferecer várias informações sobre Barcelona, a Catalunha e a região que vai ser visitada.

Ripoll

ripoll

A primeira parada do passeio é a cidadezinha de Ripoll, que tem uma grande valor sentimental para Catalunha, ao ser considerada seu berço histórico. A parada de uma hora em Ripoll é aproveitada para visitar o Monasterio de Santa María de Ripoll, construído pelo conde Vifredo I de Barcelona (Guifré el Pilós em catalão) em 888. É uma destacada obra da arte românica na Catalunha.

ripoll

O mosteiro, da ordem beneditina, na Idade Média tornou-se um importante centro histórico, religioso, cultural e econômico. O trabalho dos monges copistas no Scriptorium do mosteiro foi muito destacado.

ripoll

Uma das partes mais extraordinárias do mosteiro, e a primeira a ser visitada, é seu magnífico pórtico, realizado no século XII. Tem forma de arco de triunfo e é uma das melhores mostras de escultura românica monumental da Catalunha.

ripoll

Aproveite para observar de perto o extraordinário trabalho em pedra.

ripoll

A visita ao mosteiro continua com um passeio pelo claustro.

ripoll
ripoll

E finaliza percorrendo o interior da igreja, onde estão enterrados os condes de Barcelona e Besalú.

O ônibus aguarda aos passageiros na frente do mosteiro para continuar a viagem até Vall de Núria. Se houver tempo, antes ou depois da visita ao mosteiro, há uma ótima doceira na pracinha bem na frente do mosteiro.

de Ripoll a Vall de Núria

Vall de Núria

A viagem até Vall de Núria é feita em duas etapas. A primeira consiste em uma viagem de ônibus de 45 minutos até a cidade de Ribes de Fresser. A estação do trem cremalheira que leva até Vall de Núria, chamada Ribes-Enllaç, fica em Ribes de Fresser.

A saída do trem cremalheira está coordenada com a chegada do ônibus, e por isso há tempo suficiente para passar rápido pelo toalete antes de continuar a viagem rumo às montanhas.

Vall de Núria

A segunda parte da viagem é feita em um trem cremalheira amplo e confortável. O trem cremalheira utiliza um sistema de fixações nos trilhos que permite que o trem suba grandes desníveis em segurança. O desnível superado pelo trem é  bem grande. O ponto de partida, em Ribes-Enllaç, está a 905 metros de altura com relação ao nível do mar. Ao chegar no Vall de Núria você estará a 1.964 metros de altura!

Vall de Núria

A viagem tem um percurso de 12,456 km. O trem leva aproximadamente 45 minutos para subir mais de 1.000 metros.

Vall de Núria

A viagem parecerá curta com as lindas paissagens de montanha que irão se sucedendo. No camino, o trem para nas estações de Ribes-Vila, Rialb e Queralbs.

Vall de Núria

vall de nuria

A chegada a Vall de Núria acontece por volta das 11.50 horas. E o retorno no trem cremalheira sai  às 16:30 horas. Durante o tempo na montanha a visita é dividida em várias partes diferentes:

  • degustação de produtos típicos da região.
  • visita de introdução a Vall de Núria.
  • tempo livre até a saída do trem cremalheira.

Apesar da programação apresentada, você é livre para organizar seu tempo em Vall de Núria do jeito que você preferir, o único horário que deve ser cumprido é estar no ponto combinado, no horário marcado para pegar o trem de volta (por favor, confirme este e todos os horários mencionados no texto com seu guia, pois eles podem mudar).

1. Degustação de produtos típicos da região.

vall de nuria

Logo depois de chegar em Vall de Núria e descer do trem, o guia vai reunir os visitantes e levá-los até a primeira parte da visita. É a parte mais deliciosa também, ao se tratar de uma degustação de produtos típicos dos Pireneus.

vall de nuria

É o tradicional pão com tomate para acompanhar uma seleção de queijos e embutidos da região.

vall de nuria

Para beber, é servido Licor de Núria, uma ratafía elaborada nas montanhas. A ratafía é um licor com uma base alcoólica, e se elabora com diversos frutos macerados, ervas e especiarias. Material poderoso!

2. Visita de introdução a Vall de Núria.

vall de nuria

Com o estômago feliz, é hora de dar uma volta rápida pelo complexo de Vall de Núria. O guia vai apresentar o lugar e apontar as diferentes trilhas que podem ser realizadas durante o tempo livre em Vall de Núria. Há trilhas bastante íngremes, e outras muito amenas, como a que dá a volta completa ao laguinho.

vall de nuria

É visitada também a Capilla de San Gil, do século XVII, e o Santuário da Virgem de Núria.

Vall de Núria

Junto com a virgem de Montserrat, a virgem de Núria é a que tem maior importância simbólica para os catalães. A lenda da presença da virgem no vale se remonta até o século VIII.

Vall de Núria

O santuário, no centro do vale, está em uma construção moderna e dentro dele pode ser contemplada a valiosa imagem da virgem. Preste atenção às datas de 29 de junho, 1 de setembro e 8 de setembro, quando muitos devotos sobem em peregrinação até Vall de Núria.

3. Tempo livre até a saída do trem cremalheira.

Visitados os principais pontos de interesse no coração de Vall de Núria, chegou o momento de curtir a visita no seu próprio tempo. São várias horas para caminhar, descansar e se extasiar contemplando as montanhas.

Veja várias dicas sobre como utilizar seu tempo livre.

TELEFÉRICO

Vall de Núria

Seu pacote inclui uma passagem de ida e volta no teleférico de Vall de Núria (na fotografia acima). Aproveite para subir no alto das montanhas, onde fica o Hostel de Vall de Núria. Faça isso logo depois de começar seu tempo livre.

Vall de Núria

As vistas das montanhas na estação superior do teleférico são muito bonitas.

VIA CRUCIS MONUMENTAL

Vall de Núria

Se você se interessa pela arte religiosa, Vall de Núria conta com uma Via Crucis formado por esculturas monumentais, que foi concluída em 1963. A Via Crucis começa próximo da estação inferior do teleférico e ascende pela ladeira da montanha.

Vall de Núria

Dica do passaporte BCN: se você não quiser se cansar, suba de teleférico até a estação superior. Lá, olhando para baixo na direção de Vall de Núria, logo mais será possível ver as cruzes mais altas da Via Crucis. Caminhe, na descida, até elas, e continue a Via Crucis, no sentido inverso, até chegar no vale.

O ALMOÇO

O almoço em Vall de Núria não está incluído no preço do passeio. Cada pessoa é livre para escolher o lugar e o momento de fazer sua refeição. Há várias escolhas:

  • você pode levar seu lanche de Barcelona.
  • pode comprar um delicioso lanchinho, preparado na hora, na loja onde é feita a degustação de produtos típicos. É o que a gente fez! Aproveitamos a parada em Ripoll para comprar uns docinhos na confeitaria, e completamos a refeição com dois sandubas da lojinha, já em Vall de Núria.
  • há um restaurante tipo buffet, com boa comida.
  • há uma lanchonete onde são servidas pizzas e outras comidas básicas.

de Vall de Núria a Barcelona

Na hora combinada, será preciso embarcar no trem cremalheira de volta até Ribes de Fresser, onde o ônibus estará aguardando para começar o caminho de volta até Barcelona. Tempo para descansar, dar uma olhadinha nas fotos tiradas e lembrar dos lindos lugares visitados durante o dia. O ônibus deixa todos os passageiros de volta na Plaça de Catalunya em torno das 19:00h.

Muito importante

Vall de Núria, apesar de estar em um vale, encontra-se a quase 2.000 metros de altura com relação ao nível do mar e as temperaturas por lá costumam ser bastante mais baixas que na cidade. É muito importante que você leve algum agasalho para este passeio. Calças compridas e calçado fechado podem ser uma ótima ajuda também, caso estiver frio nas montanhas.

O que inclui e o que não inclui o passeio

O preço do passeio inclui:

  • transporte até todos os pontos visitados na excursão.
  • acompanhamento de guia.
  • em Ripoll: ingresso ao Monasterio.
  • em Vall de Núria: subida e descida em trem cremalheira, degustação de produtos típicos, subida e descida em teleférico.

O passeio não inclui:

  • refeições e bebidas são por sua conta, fora as oferecidas na degustação.

como comprar o passeio

O passeio Pirineos – Vall de Núria deve ser comprado antecipadamente. Pode ser comprado diretamente em Barcelona, nos escritórios de turismo da cidade.

passeio com desconto

O passeio também pode ser comprado online na Visit Barcelona Tickets, que é a loja oficial de turismo de Barcelona, parceira do passaporte BCN. Compre seu passeio online, com um desconto exclusivo, aqui.

a opinião do passaporte BCN

Vall de Núria

O passeio Pirineos – Vall de Núria vai agradar aqueles que gostam de natureza e de paisagens com montanhas. O passeio está muito bem organizado e permite, por um lado, conhecer um lugar como Ripoll, o berço da Catalunha, e por outro lado, Vall de Núria, um lugar delicioso nas montanhas dos Pireneus. É ideal também para quem gosta de passeios organizados, onde você é levado até todos os lugares sem ter que esquentar a cabeça com transporte, horários e demais ou para quem tem pouco tempo. Os guias são muito atentos e preparados, e estão sempre dispostos a atender as solicitações dos turistas. Os roteiros estão muito bem organizados, com um cálculo de tempos otimizado para ter um contato inicial rápido com cada destino.

—————————————————–
Os autores do passaporte BCN escolheram escrever sobre o passeio Pirineos – Vall de Núria por saber que certamente seria um assunto de interesse para nossos leitores. Para realizar o passeio contamos com o apoio do Catalunya Bus Turístic. As opiniões, comentários, avaliações e fotografias publicadas aqui refletem nossa experiência pessoal e nosso compromisso com nossos leitores.

20 jul2016
Suyami

Olá Tony! Esse passeio parece fantástico. Acontece também na temporada de inverno? Parabéns pelo post e pelo site.

    Tony
    21 jul2016
    Tony

    Prezada Suyami, o passeio é muito bonito mesmo. Por enquanto, está sendo oferecido unicamente entre os meses de abril e outubro. Já falamos várias vezes para eles que o passeio durante o inverno iria ser um sucesso também, vamos ver se tentam operar o passeio também nos meses do frio. Como se trata de um roteiro novo, eles querem ter certeza de que o passeio vai ser rentável antes de extender o período de funcionamento. Se soubermos de alguma notícia, atualizaremos as informações aqui. Abraço.

27 set2016
Milton

Tony,

Conforme mensagem em outro post (CATALUNYA BUS TURÍSTIC) , estava vendo o site to Visit Barcelo Tickets e este passeio aparece disponível para dezembro. Provavelmente haverá neve lá ? Vc acha que vale apena já comprar com tanta antecedencia ?

    Tony
    28 set2016
    Tony

    Olá de novo, Milton. É impossível saber se haverá neve, normalmente a temporada de esqui costuma começar no feriado da Inmaculada (8 de dezembro), mas nem sempre é assim. Aguarde um pouco mais. Se você quiser perguntar para a gente, uma semana antes do passeio, como está a situação da neve, daremos uma conferida para você. Abraço.

28 set2016
Milton

Obrigado Tony,
Vc mensionou o feriado de 08/12. Fiquei preocupado pois chegaremos dia 08/12 as 13:00 hs no aeroporto. O que fecha neste dia de feriado nacional ? Vcs tem algum comentário sobre este feriado , até mesmo alguma opção turistica de passeio para este dia ? Estava pensando eu pegar um taxi do aeroporto até o hotel e já sair para visitar LAS RAMBLAS. Será que é uma boa neste dia de feriado nacional ?
Abraços

    Tony
    29 set2016
    Tony

    Olá de novo, Milton. No texto programas para um domingo em Barcelona você pode ter uma ideia de que esperar durante um feriado na cidade. Las Ramblas pode não ser uma boa escolha para um feriado porque o Mercado de la Boqueria vai estar fechado. Abraço.

19 out2016
Carlla Guenin Baptista

Boa noite:
Estou cada vez mais encantada com o site. Maravilhoso mesmo!,
O passeio a Vall de Nuria já está confirmado para dezembro?
Obrigada

    Tony
    19 out2016
    Tony

    Prezada Carlla, há um mês confirmaram que ia ter uma saída semanal durante os meses de inverno, mas estamos vendo que ela não aparece no sistema. Fizemos uma consulta para saber se está confirmado ou não. Aguarde nosso retorno. Abraço.

      Tony
      19 out2016
      Tony

      Acabamos de ter um retorno. Infelizmente, desistiram da ideia de operar o passeio no inverno, apesar de acharmos que seria um grande sucesso, especialmente entre os brasileiros. Está sendo estudado um passeio diferente até a neve, mas por enquanto não temos mais detalhes. Abraço.

17 nov2016
Yuri

Tony, estou indo para barcelona passar o reveillon, tenho planos de esquiar em um dos dias que passarei na cidade. Gostaria de saber a sua opinião entre La Molina e Vall d Nuria. Obrigado

    Tony
    18 nov2016
    Tony

    Yuri, no texto onde ver neve perto de Barcelona tentamos caraterizar cada um dos destinos de neve. Para quem já esquia, La Molina é uma melhor opção, com vistas muito bonitas entre ás árvores. Abraço.

17 dez2016
Marcelo

Tony. Estamos querendo ir a Vall de Nuria no dia 19 ou 20 dezembro (agora). Vi que há previsão de neve. Vc acha que dá para fazer o passeio com esta previsão??? Obrigado, mais uma vez.

    Tony
    18 dez2016
    Tony

    Prezado Marcelo, não faríamos o passeio se a previsão for de temporal de neve. Já com previsão de neve “normal” pode ser uma experiência muito legal, sempre que vocês estejam com roupa adequada para o frio e a neve. Abraço.

27 dez2016
RUI

Tony,
penso em ir de carro até ribes de freser e de lá pegar a cremaleira.
Tem lugar para deixar o carro nessa cidade?

    Tony
    28 dez2016
    Tony

    Rui, é melhor deixar o carro na estação intermediária de Querabls, que tem um grande estacionamento. Veja aqui sua localização no mapa.

15 jan2017
Sidneya

Olá, gostaria de visitar Vall de Nuria está semana, 19 ou 20 de janeiro. Você sabe se terá este passeio esta semana e se é possível comprá-lo ainda? Obrigada

    Tony
    16 jan2017
    Tony

    Agora no inverno o passeio, que é um pouco diferente, incluindo diversão na neve, acontece nos sábados. Pode ver mais detalhes na nossa agenda mensal de eventos.

7 fev2017
Silvia

Oi, Tony!
Estava pensando em comprar o passeio para Valle de nuria para o dia 04/03 (sábado)… pensei nesse dia por ter o passeio da empresa indicada que otimizaria o horário com a cremalheira…porém vamos assistir o jogo do Barcelona as 20h45 no campnou. Você acha que é possível fazer o passeios voltar com tempo para o jogo? Obrigada

    Tony
    8 fev2017
    Tony

    Silvia, nunca indicamos combinar duas atividades pagas no mesmo dia. Qualquer imprevisto no retorno do ônibus pode significar que você perca o jogo do Barça. Só você sabe qual é sua tolerância ao risco.

9 fev2017
Amanda

Olá!!

Estou encantada com as dicas do site, tudo muito organizado e bem detalhado.
Vou passar 5 dias em Barcelona e estou em dúvida pois quero muito fazer um bate e volta e não me decido. Montserrat ou Vall de Núria ? Queríamos muito ver a neve também, mas não temos roupas e não queríamos comprar, aluguel não existe ? Parabéns pelo site, estou adorando passar por cada história aqui. Amanda Recker.

    Tony
    10 fev2017
    Tony

    Prezada Amanda, Montserrat é um bate-volta que pode ser feito em qualquer um dos 12 meses do ano. Se você quiser ver neve, vai ter que ser unicamente entre os meses de dezembro e março. Em Vall de Núria não existe aluguel de roupas. O importante é contar com um bom calçado impermeável e com um bom agasalho. Veja onde comprar roupa esportiva e de esqui em Barcelona. Abraço.

15 fev2017
Poliana

Encantando com este lugar, a postagem é maravilhosa rica em informações, só fiquei com uma pequena dúvida quanto tempo antes preciso comprar o passeio, é possivel comprar um ou dois dias antes?

    Tony
    16 fev2017
    Tony

    Prezada Poliana, pode tentar comprar o passeio dois dias antes, sim. Normalmente, não deveria ter problemas para encontrar assentos. Mas essa disponibilidade não é garantida, pode acontecer algum evento em Barcelona que lote os passeios. Abraço.

23 abr2017
Maria Britto

Tony
A viagem já começa com a leitura de suas dicas! Parabéns
Este passeio de ônibus ao Vall de Núria em dezembro/ janeiro tornou -se realidade?
Se não, vamos mesmo independentes de trem.
Desde já agradeço o seu contato.

    Tony
    24 abr2017
    Tony

    Prezada Maria, seja bem-vinda ao passaporte BCN. O passeio no inverno tornou-se realidade, sim, foi oferecido entre os meses de dezembro e março, e incluia um passeio com raquetes de neve, muito divertido! A partir de agora e até a próxima temporada de esqui, é oferecido o passeio de verão, com saídas aos sábados. Abraço.

18 out2017
Debora

Quero comprar o passeio, mas pelo que percebi não menciona atividades inclusas e o roteiro de inverno, como seria??como faço para comprar e saber o roteiro e o que esta incluso?

    Tony | PASSAPORTE BCN
    21 out2017
    Tony | PASSAPORTE BCN

    Pelas informações que temos até o momento, o passeio não vai ser oferecido na temporada de inverno 2017-2018, o que é uma verdadeira pena. Abraço.

26 out2017
Arhyna

Boa tarde! Estarei em Bcn dia 27 de dezembro e quero ir a vall de Nuria! Como faço para ter acesso ao passeio completo de ônibus e comprar o bilhete?
Obrigada pelas dicas!

    Tony | PASSAPORTE BCN
    27 out2017
    Tony | PASSAPORTE BCN

    Arhyna, infelizmente, o passeio não vai ser oferecido na temporada de inverno 2017-2018. Abraço.

      29 out2017
      Arhyna

      OBrigada!! mas conseguiria ir através do R3?

      Tony | PASSAPORTE BCN
      29 out2017
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Por gentileza, deixe suas consultas uma única vez! Obrigado.

29 out2017
Arhyna

mas daria para ir através do R3?

    Tony | PASSAPORTE BCN
    29 out2017
    Tony | PASSAPORTE BCN

    Pode subir até Vall de Núria por conta prórpia, mas não seria mais o passeio descrito no presente texto e sim o passeio sobre o qual falamos no texto Vall de Núria.

11 nov2017
Claudio Mendonca

Olá Sr. Tony,

Gostaria de uma informação por gentileza. Estou pensando em ficar em Vall de Nuria, entre os dias 25 a 27 de janeiro de 2018. É muito tempo, ou só um dia dá para fazer tudo por lá?

Grato pela atenção

    Tony | PASSAPORTE BCN
    12 nov2017
    Tony | PASSAPORTE BCN

    Prezado Claudio, na verdade, em Vall de Núria há muito o que ver (curtir a natureza e a neve!) e quase nada o que fazer (não é um vilarejo, fora do hotel não há lojas, comércios ou restaurantes). Uma noite em Vall de Núria pode ser suficiente para a maioria das pessoas. Duas noites não seriam uma escolha errada para quem gosta de viajar com calmae cirtir a neve. Abraço.

      13 nov2017
      Claudio Mendonca

      Como sempre atencioso nas respostas. Obrigado.

Deixe seu comentário!