Plaça Sant Felip Neri

Sant Felipe Neri, Barri Gòtic, Barcelona

Pode parecer impossível, mas existe um lugar onde todo o barulho, a muvuca e movimentação do Barri Gòtic são esquecidos, um oásis de calma surpreendente: a plaça de Sant Felip Neri, presidida pela igreja barroca com o mesmo nome.

Sant Felipe Neri, Barri Gòtic, Barcelona

O silêncio que reina na praça esconde segredos do passado. Em janeiro de 1938, a aviação italiana, a serviço de Franco, realizou um bombardeio sobre Barcelona. No refúgio que existia na igreja, muitas pessoas estavam escondidas. O bombardeio acabou com a vida de 42 delas, das quais 20 eram crianças. Ainda é possível ver as marcas deixadas pelo bombardeio nas paredes da igreja. Existe uma lenda urbana de que essas marcas foram feitas durante fuzilamentos, mas fotografias da época do bombardeio já mostravam as paredes como estão agora.

Sant Felipe Neri, Barri Gòtic, Barcelona

Antoni Gaudí regularmente assistia a missas na igreja de Sant Felip Neri. No dia em que foi atropelado por um bonde, acidente que custou sua vida, estava a caminho da missa nessa igreja.

Como chegar

A igreja de Sant Felip Neri está bem escondida no coração do Barri Gòtic. Veja aqui a localização no mapa. A estação de metrô mais próxima é a Liceu na linha 3 (verde).

Dica do passaporte BCN

A praça de Sant Felip Neri é um canto muito escondido do Bairro Gótico. Como é pouco movimentado, é bom tomar cuidado na zona depois de escurecer.

12 fev2015

Que tal o Museu da Moto, aí mesmo nesta praça?

    13 fev2015
    Tony

    Prezado Enaldo, nunca fomos no museu e por isso não podemos dar nossa opinião pessoal. É um museu pequeno que deveria entrar nos planos de quem é fanático por moto e já visitou Barcelona várias vezes, conhecendo já todas as atrações imperdíveis da cidade. O museu na verdade não fica na praça e sim no subsolo da igreja Sant Felip Neri, cuja fachada está virada para a praça. O acesso ao museu é pela rua Palla, que fica atrás da praça. Abraço.

Deixe seu comentário!