posso beber água da torneira em Barcelona?

Estação de tratamento de água de L’Hospitalet de Llobregat, próxima de Barcelona.

Uma das primeiras perguntas que muitos viajantes se fazem, quando visitam uma nova cidade, é se dá para beber água da torneira (em espanhol, agua del grifo) sem nenhum problema. No presente texto tentamos responder a pergunta de se é possível beber água da torneira em Barcelona.

Barcelona, entre as piores cidades da Espanha

É um fato conhecido na Espanha que a qualidade da água da torneira de Barcelona está entre as piores do país. Inúmeros relatórios colocam Barcelona na parte final de uma lista que, no outro extremo, conta com Madri (veja no texto posso beber água da torneira em Madri?) entre aquelas cidades com água da melhor qualidade.

Por isso, não deve surpreender que, de acordo com um estudo da prefeitura publicado em 2008, somente 42% dos habitantes de Barcelona bebem água da torneira, uma porcentagem muito menor que em outras cidades da Espanha. Em Madrid, 74% dos habitantes bebem água da torneira.

O que faz com que tantas pessoas evitem beber água da torneira em Barcelona? Basicamente, são suas propriedades organolépticas ou, em bom português, seu cheiro e seu sabor.

Qual é a origem da água que sai pelas torneiras de Barcelona?

A água das torneiras de Barcelona tem origem nos rios Llobregat e Ter. A origem dos rios está nas montanhas dos Pireneus, e antes de chegar em Barcelona, realizam um grande percurso atravessando regiões de intensa atividade agrícola, mineira e industrial.

Ao chegar a Barcelona, a água é encaminhada às estações de tratamento, no norte e sul da cidade. Nessas estações, as águas dos rios Llobregat e Ter se misturam e depois de tratadas estão aptas para o consumo humano.

Por que é tão ruim o sabor?

Se o origem das águas consumidas em Barcelona são as limpas montanhas dos Pirenéus, por que a qualidade do produto final é tão ruim?

A resposta é fácil: por causa da grande quantidade de matéria orgânica presente na água que chega às plantas de tratamento. Ela precisa receber um tratamento mais intenso que em outras cidades, resultando em um produto final mais desagradável.

Parte do problema está nos resíduos orgânicos gerados pelas fazendas de criação de suínos. A Catalunha conta com 6 milhões e meio de porcos e suas fezes acabam infiltrando-se na terra e chegando nos rios, enchendo-os de nitratos.

Para piorar as coisas, o rio Llobregat atravessa uma região de minas de sal, que pioram o sabor da água.

E ainda, o rio Llobregat está repleto de pequenas represas construídas durante o período do desenvolvimento da indústria téxtil. Essas repressas impedem a oxigenação correta do rio.

Mas então, dá para beber?

Se dá para beber, até dá. A água que sai das plantas de tratamento é apta para o consumo humano. Mas muito provavelmente você vai estranhar seu sabor. E ainda existe a pequena probabilidade de que o excesso de tratamento para potabilizar a água de Barcelona acabe provocando algum tipo de desarranjo intestinal que estrague parte de suas férias. Dá para usar a água da torneira durante a escovação dos dentes? Não há perigo nenhum. Já para o consumo habitual, evite a água da torneira e compre água mineral engarrafada.

É muito fácil comprar garrafas de água em muitos tamanhos diferentes nos inúmeros mercados e supermercados da cidade. Aproveite para comprar vários litros de água assim que chegue na cidade.

20 mar2017
Décio Lavos Coimbra

Tony, o que podem dizer da água dos bebedouros da cidade? Especificamente sobre a “Font de Caneletes” (onde os torcedores do Barça comemoram suas conquistas), bebedouro nas Ramblas: pode-se tomar essa água sem grandes riscos para a saúde? Sei que vocês já comentaram isso em outro tópico (e muitos insistem que essa água é potável), mas de repente também seria interessante um comentário aqui. Abraços.

    Tony
    20 mar2017
    Tony

    Décio, sempre um prazer ver você por aqui. A água dos bebedouros da cidade é exatamente a mesma que sai pelas torneiras das casas. A água é potável, porém com um sabor e cheiro fortes que faz que até os habitantes de Barcelona prefiram beber água engarrafada. Abraço.

Deixe seu comentário!