qual é a origem do termo “Barça”?

Uma das palavras mais escutadas por quem visita Barcelona é Barça. O grito Barça, Barça, Barça ecoa no Camp Nou cada vez que o FC Barcelona disputa um jogo por lá.

No texto os nomes de Barcelona já vimos que Barça é o apelido do Fútbol Club Barcelona. E deixamos também um alerta, porque unicamente um estrangeiro desinformado fala “Barça” para se referir à cidade.

Mas, qual é a origem do termo Barça?

O FC Barcelona foi fundado no final do século XIX, em 1899. Não se sabe ao certo quando é que o termo Barça, que seria uma forma abreviada de falar “Barcelona”, foi usado pela primeira vez. Mas o primeiro registro escrito do termo Barça é bastante posterior à data de fundação do clube.

A primeira menção escrita é de 1921. Uma publicação especial do jornal semanal La Jornada Deportiva incluía cinco vezes o termo Barsa (grafado com s). Tudo indica que a inclusão do termo na publicação devia refletir um uso generalizado, por parte dos torcedores do FC Barcelona. Um ano mais tarde, em 1922, foi visto pela primeira vez o termo Barça, com a grafia usada até hoje, com ç.

Atualmente todo mundo usa o termo Barça para falar do FC Barcelona. Não importa se você é torcedor culé ou se torce pelo Real Madri. Todo mundo usa. Na fala, na escrita, no jornal, no rádio, na TV.

Aqui no passaporte BCN não escondemos por qual time torcemos, e por isso nosso grito para fechar este texto é Visca el Barça!

Deixe seu comentário!