roteiro: La Barceloneta e a orla marítima

BarcelonaBarcelonaBarcelonaBarcelona
BarcelonaBarcelonaBarcelonaBarcelona

O roteiro La Barceloneta e a orla marítima percorre a parte de Barcelona que está mais próxima ao mar, visitando o tradicional bairro de pescadores de La Barceloneta e a moderna região da Vila Olímpica e o Port Olímpic, no distrito de Sant Martí.

Dados práticos

  • Duração: 1/2 dia.
  • Periodo do dia: pode ser feito de manhã ou à tarde.
  • Melhor em: um dia de sol. O roteiro todo é ao ar livre e não tem a menor graça em um dia de chuva. É um roteiro especialmente bonito e gostoso na temporada de praia (entre junho e setembro), mas também pode ser feito em qualquer mês do ano.
  • Nível de esforço: leve. A caminhada é feita toda no plano.
  • Levamos as crianças?: sim, há lugares para correr e brincar, além de vários pequenos playgrounds na praia.
  • Transporte: usando o metrô para chegar até o ponto inicial e sair do ponto final (se preciso).
  • Categoria: Barcelona mediterrânea.
  • Você vai gostar desse roteiro se: gosta do mar e quer conhecer melhor a Barcelona mais mediterrânea.
  • Escolha outro roteiro se: quer focar nos grandes destaques turísticos de Barcelona. Não há muito de modernismo para ver no passeio.

O roteiro

PONTO INICIAL. O roteiro começa na estação Barceloneta da linha 4 (amarela) do metrô.

1. Saia do metrô, em direção ao bairro, pegando o Passeig de Joan de Borbó, onde o Port Vell, o porto antigo de Barcelona, se encontra com o bairro de La Barceloneta.

La Barceloneta, BarcelonaLa Barceloneta, Barcelona

O passeio está lotado de restaurantes para turistas e outros estabelecimentos de alimentação.

2. Entre no Carrer de la Maquinista até chegar no Mercat de La Barceloneta, que estará a sua direita.

La Barceloneta, BarcelonaLa Barceloneta, Barcelona

Logo mais será fácil perceber o caráter de La Barceloneta, que não é um bairro tão antigo, sendo que suas construções datam do começo do século XX. As linhas retas das suas ruas revelam que foi um bairro planejado. Foi construído para ser moradia de pescadores e operários e ainda mantém esse caráter de bairro operário.

La Barceloneta, BarcelonaLa Barceloneta, Barcelona

Chegando no mercado, e se estiver aberto, entre para uma visita rápida. Saiba mais sobre o mercado lendo aqui.

3. Saia pelo extremo oposto do mercado para entrar na Plaça del Poeta Bosca, no coração do bairro. Continue em frente pelo carrer de l’Almirall Churruca até sair em direção ao mar.

La Barceloneta, BarcelonaLa Barceloneta, Barcelona

À esquerda extende-se a praia de La Barceloneta. Bem em frente, está a praia de Sant Miquel e à direita a praia de Sant Sebastià. São as praias mais antigas e tradicionais de Barcelona.

La Barceloneta, BarcelonaLa Barceloneta, Barcelona

Na areia, você vai ver a escultura L’Estel Ferit, da artista alemã Rebecca Horn, que se tornou um símbolo de Barcelona. Saiba mais sobre a escultura lendo aqui.

5. Olhando à direita, você vai ver a silhueta de outro ícone inconfundível de Barcelona, o hotel W Barcelona, também conhecido como hotel vela.

La Barceloneta, BarcelonaLa Barceloneta, Barcelona

Se o dia estiver bonito e sobrar disposição e tempo, dá para esticar o passeio até o hotel e depois retomar o roteiro a partir daqui. Calcule uma hora para o passeio de ida e volta até o hotel W Barcelona. Numa área que fica na parte inferior do hotel, olhando para a praias, há vários restaurantes e lugares bem transados para tomar alguma bebida refrescante ou beliscar alguma coisa.

6. O caminho agora segue do bairro de La Barceloneta para o Port Olímpic, através de um calçadão bem bonito e amplo.

La Barceloneta, BarcelonaLa Barceloneta, Barcelona

Saindo do bairro de La Barceloneta, à esquerda, você vai ver a inconfundível torre da antiga fábrica de gás. Foi construída pelo arquiteto modernista Josep Doménech i Estapá e está coberta por cerâmica vitrificada.

7. Já próximo ao Port Olímpic, o Peix, obra do arquiteto americano Frank Gehry (autor, entre outros, do Museu Guggenheim em Bilbao), vai ganhando maior protagonismo.

La Barceloneta, BarcelonaLa Barceloneta, Barcelona

A escultura se encontra aos pés do Hotel Arts, um dos hotéis mais luxuosos de Barcelona. São dois arranha-céus bem próximos, o do Hotel Arts e o outro, com altura semelhante, ocupado pela seguradora Mapfre.

Port Olímpic, BarcelonaPort Olímpic, Barcelona

Aos pés de ambos arranha-céus está o Port Olímpic. O Porto Olímpico de Barcelona foi construído para os Jogos Olímpicos de 1992. Foi uma oportunidade de transformação, para uma área muito degradada da cidade, que resultou numa mudança profunda para toda essa região. Hoje a região é um importante polo de lazer.

8. A partir do Port Olímpic começa uma sucessão de praias “novas”, criadas a partir de 1992, data de celebração dos Jogos Olímpicos de Barcelona. São praias artificiais que foram criadas, quando a prefeitura de Barcelona resolveu mudar a cara da cidade, abrindo Barcelona para o mar.

BarcelonaBarcelona

As praias são, em ordem, Nova Icària, Bogatell, Mar Bella, Nova Mar Bella e Llevant.

PONTO FINAL. O roteiro termina na estação do metrô Ciutadella / Vila Olímpica.

BarcelonaBarcelona

Para chegar até a estação de metrô, você tem que passar por entre os prédios que foram construídos para hospedar os atletas durante os Jogos Olímpicos, e que depois viraram moradias de particulares: a Vila Olímpica.

4 dez2013
Daniela Nardon

Boa noite!!!

Estou chegando em Barcelona no dia 29\12\13 e volto dia 111,vou ficar hospedada no bairro Poblenou.Pretendemos conhecer as atrações com o transporte público,gostaria se possível uma ajuda para montar meu roteiro nesses dias.
Parabéns pelo site,muitas dicas valiosas e extremamente profissional.Obrigada.

    Tony
    6 dez2013
    Tony

    Daniela, veja no menu roteiros o trabalho que desenvolvemos para ajudar todos os leitores com a organização dos seus próprios roteiros. Com certeza nossas sugestões de roteiros permitirão que você selecione aqueles que mais se adaptem aos seus interesses. Abraços.

28 jan2014
André batista

Boa noite

No segundo semestre qual o mês baixa temporada que tem o clima ainda adequado para explorar melhor Barcelona sem pegar frio?

Parabéns pelo site!

    Tony
    28 jan2014
    Tony

    André, outubro é um bom mês. Em outubro de 2013 deu para pegar praia em Barcelona, mas nem sempre é assim. Mas seria o mês que você esta procurando, é difícil pegar frio em outubro. Se você tiver alguma outra dúvida sobre o assunto, use por favor a caixa de comentários de quando visitar Barcelona, reservamos esta caixa aqui para consultas sobre o roteiro por La Barceloneta. Abraço.

6 maio2014
Sol

Olá, esse passeio para pessoas idosas, com dificuldades de caminhada, existe algum meio de transporte para poder fazer? grata

    Tony
    7 maio2014
    Tony

    Sol, todos nossos roteiros foram pensados para serem feitos a pé. Em muitos casos, os roteiros percorrem lugares por onde não circulam carros. O mais legal de Barcelona é que é uma cidade perfeita para ser percorrida caminhando. Esse roteiro em particular está todo no nível do mar, totalmente plano e sem subidas. Para pessoas com dificuldades para caminhar há duas alternativas: fazer a caminhada em um ritmo bem lento, parando com frequência para descansar, ou aproveitar as três linhas do ônibus turístico de Barcelona. Abraço.

21 jun2014
izabel

Tony,se eu conjugar esse roteiro com o Parc de la Ciutadella,tem entrada para o parque pelos “fundos”?

    Tony
    22 jun2014
    Tony

    Izabel, infelizmente não tem, só se você estiver entrando pelo zoológico (e pagando o ingresso). Para entrar no parque precisa contornar o muro externo. Abraço.

21 jun2014
izabel

Tony,eu vou ter q pegar o metro para a estação Arc de Triomf p entrar no Parc?
desculpe-me a pergunta em 2 partes.

    Tony
    22 jun2014
    Tony

    Sim, Arc de Triomf. Também serve Barceloneta (entrando por um portão diferente).

22 ago2014
Tereza

Oi Tony!
Será que vale a pena fazer este roteiro à noite, ou perde a graça? Vou em janeiro, e como escurece cedo não vai dar tempo de ir antes do pôr do sol!
Obrigada!

    Tony
    23 ago2014
    Tony

    Prezada Tereza, estamos precisando de um descanso e vamos tirar umas férias rápidas. Na nossa volta, na quarta dia 27, responderemos sua consulta com a atenção e carinho que merece. Abraço.

      Tony
      27 ago2014
      Tony

      Prezada Tereza, o passeio pela orla marítima depois de escurecer não é muito interessante, não. Indicamos a escolha de outro roteiro que não dependa tanto da luz do dia (os roteiros pelo Eixample e os bairros antigos da cidade são mais indicados para as tardes do inverno). Abraço.

4 maio2015
Ricardo Schmitz

Oi Tony

Destas praias qual a menos turistica e mais legal pra “ir a praia” de fato? Esticar a toalha e tomar um solzinho.

Um abraço
Ricardo

    Tony
    5 maio2015
    Tony

    Olá Ricardo, no texto praias de Barcelona pode ver uma apresentação das diferentes praias da cidade, com links para os textos descrevendo cada uma delas. As praias mais muvucadas são Sant Sebastià, Sant Miquel, La Barceloneta e Somorrostro (as percorridas no presente roteiro). Procurando uma praia tranquila para tomar um solzinho, a Platja de la Nova Mar Bella seria uma bela escolha. Abraço.

      5 maio2015
      Ricardo Schmitz

      Tony

      É incrível sua dedicação ao site e por tabela aos seus leitores, incrível como você é sempre super atencioso com todos, até com aqueles bem “chatos” como eu. Sua ajuda pra minha viagem está sendo fundamental. Muito obrigado.

      Um grande abraço
      Ricardo

      Tony
      6 maio2015
      Tony

      Prezado Ricardo, leitor que faz muitas perguntas relevantes nunca é leitor chato. Tanto a Cecília quanto eu adoramos tentar ajudar na preparação das suas viagens! Continue aproveitando as caixas de comentários do site, você já sabe que estamos sempre de prontidão para tentar ajudar. Abraço.

5 nov2015
Tainah Fuligno

Olá, boa tarde!
Vou pela primeira vez para Barcelona no final de dezembro e gostei bastante desse roteiro, mas confesso que não sou tããão resistente ao frio… queria saber se ele é imperdível ou se posso trocá-lo por outra opção mais quentinha! rs

    Tony
    5 nov2015
    Tony

    Prezada Tainha, se você não curte frio então o melhor seria trocar a data da sua viagem, no final de dezembro as temperaturas noturnas em Barcelona podem cair próximo dos zero grau. Veja mais detalhes no texto Barcelona em dezembro. Todos nossos roteiros são ao ar livre e em caso de frio, este vai ser sentido de forma muito parecida em todos eles. Para os dias mais frios os roteiros 6 e 7 são boas pedidas. Abraço.

      19 nov2015
      Jorge J cruz

      Olá, em primeiro lugar parabéns pelo site. Estou indo para europa em dezembro, e como já conheço algumas cidades estava em duvida entre Veneza e Barcelona, Graças a seu blog a decisão já esta tomada. Rumo a Barcelona! rs

      Gostaria que me desse uma sugestão pq ficarei apenas 2 noites e 1 dia e meio na cidade. e será inverno na europa! se puder me ajudar também na melhor escolha do bairro do hotel para ficar mais fácil a locomoção! chegarei no BCN airport

      Tony
      20 nov2015
      Tony

      Prezado Jorge, com 1 dia e meio achamos que Veneza teria sido uma melhor escolha para sua viagem. Indicamos um mínimo de cuatro noites em Barcelona e mesmo assim ia faltar tempo. Há muitas muitas coisas para ver, e nem se fala nos excelentes bate-voltas saindo de Barcelona! Veja respostas para suas perguntas nos textos 2 dias em Barcelona e Como escolho meu hotel?. Abraço.

4 fev2016
Sergio

Tony, parabéns pelo fantástico site! Nunca vi algo feito com tanta dedicação, carinho e esmero para os futuros visitantes de Barcelona. Bom, estou indo conhecer a cidade em junho, mas especificamente para o Festival Primavera Sound. Vi que a área onde acontece o evento, Parc Del Forum, não parece possuir muitas atrações turísticas em volta. Por isso decidi escolher um outro bairro onde eu possa me divertir durante o dia e pegar um metrô pra lá no final de tarde. Estou em dúvida entre o Bairro Gótico, El Born ou La Barceloneta. Desses três, qual você indicaria para ter um maior agito na parte noturna? O festival acaba por volta de meia noite e gostaria ainda de aproveitar bares e boates que estejam abertas até tarde. O resumo é: qual desses tem o maior agito noturno ou haveria algum outro que você indicaria? Muito obrigado!!

    Tony
    4 fev2016
    Tony

    Prezado Sergio, seja bem-vindo ao passaporteBCN. Tanto a Cecília quanto eu ficamos muito felizes com suas palavras. Muito obrigado mesmo. Queriamos pedir uma pequena gentileza para você. Como no presente texto respondemos consultas sobre nosso roteiro por La Barceloneta, você poderia deixar sua consulta de novo (pode copiar e colar) no texto como escolho meu hotel? Desse jeito, nossa resposta, específica para seu caso, poderárá ser aproveitada por outros leitores com dúvidas semelhantes. Aguardamos você por lá! Abraço.

12 jul2016
Fabrício Sousa

Olá!
Estava pensando fazer este roteiro ao contrário, ou seja, iniciar o roteiro na estação de metro Ciutadella-Vila Olímpica. Queremos juntar o roteiro 10 (Parc de Montjuic) e fazer a transição de um para o outro através do teleférico. (Teleférico parte da Torre Sant Sebastià e saíamos nos Jardins de Miramar.) Percorriamos todo o parque (roteiro de 1/2 dia) e terminavamos na font màgica, ao final do dia. Será possível fazê-lo? Aguardo resposta e obrigado!

    Tony
    12 jul2016
    Tony

    Prezado Fabrício, é possível inverter a ordem dos roteiros e completá-los do jeito que você está querendo, sim. Lembre de escolher um dia em que a Fonte Mágica esteja funcionando (os dias de funcionamento mudam ao longo do ano, precisando de ajuda, aproveite para perguntar). Abraço.

21 jul2016
Amanda

Tony, tudo bem?

Em quantas horas é possível percorrer esse roteiro, sem fazer a parada no W hotel?

Vi acima que você não sugeriu esse passeio sem luz do dia. A que horas escurece no final de setembro?

Obrigada!

    Tony
    22 jul2016
    Tony

    Olá de novo, Amanda, se você não for até o hotel W, pode completar o roteiro em duas ou três horas. No final de setembro deve escurecer por volta das 19:30 horas. Abraço.

8 ago2016
Natália

Olá, Tony!

Ao pegar o metrô na estação sugerida, que linha devo pegar para uma estação mais próxima possível das Ramblas?

    Tony
    9 ago2016
    Tony

    Natália, não entendemos bem sua consulta. Qual seria a estação sugerida sobre a qual você está falando? Há uma no começo do roteiro e uma no final. Las Ramblas é formada por vários trechos de uma avenida muito extensa, ajudaria saber o ponto de Las Ramblas onde você está querendo chegar. Abraço.

9 ago2016
Natália

Oi, Tony! Realmente não fui muito clara. Gostaria de saber sobre o final do roteiro, que termina na estação do metrô Ciutadella / Vila Olímpica. De lá, penso em pegar o metrô ir para as Ramblas, pois meu hotel fica localizado próximo à Plaça de Sant Augustí, perto das Ramblas. Por isso a pergunta sobre qual linha do metrô é mais indicada para as Ramblas, mais próximo a Sant Augustí.

Obrigada!

    Tony
    10 ago2016
    Tony

    Natália, como não existe um metrô direto, o mais descomplicado seria pegar a linha amarela até a estação Jaume I, descer lá e atravessar o Bairro Gótico pela rua Ferran, que vai dar em Las Ramblas, próximo da Plaça de Sant Agustí. Veja o caminho aqui. Abraço.

6 out2016
Susana Gomes

Boa tarde Tony!
Estou a pensar visitar Barcelona nos primeiros dias de Dezembro.Será o meu presente de aniversário para o meu namorado. Será que chove muito? Estará frio? Que roteiros recomenda ver neste mês do ano? Abraço e obrigada.

    Tony
    7 out2016
    Tony

    Prezada Susana, veja o texto Barcelona em dezembro e aproveite a caixa de comentários do referido texto para deixar qualquer dúvida sobre o assunto. Aqui respondemos consultas sobre o roteiro que percorre La Barceloneta. Obrigado.

26 jan2017
Emerson Pedro Baduy

Boa tarde! Gostaria de saber se em Barcelona também existem bairros mais seguros e menos seguros, e em quais é melhor ficar hospedado. Vamos ficar, eu e minha esposa, quatro dias.

10 mar2017
Michelle

Boa noite, estou indo para Barcelona agora em Abril com meu marido e adorei a proposta do roteiro, gostaria de fazer o passeio de bike, é possível alugar no calçadão, e devolver com facilidade no fim do percurso? Obrigada.

    Tony
    10 mar2017
    Tony

    Michelle, na parte em que La Barceloneta se encontra com a praia, há várias empresas de aluguel de bikes. Você terá que fazer o roteiro no formato ida e volta, sendo que vai ter que retornar a bike no mesmo lugar onde você retirou. As distâncias não são grandes e dá para encarar esse passeio de ida e volta facilmente.

11 mar2017
Luciana

Oi Tony, mais uma dúvida: chego no aeroporto de Barcelona na sexta-feira de Páscoa, às 16:00. Por ser já um horário avançado (e feriado), pensei em realizar parte do roteiro de Barceloneta e orla, mas invertido para pegar os últimos raios de sol na área do porto olímpico. Aproveitaria para jantar na região. Gostaria de saber se é seguro circular nesta área à noite. Ou vc teria alguma outra sugestão mais adequada para indicar em substituição a esta programação de final de dia? Muito obrigada!

    Tony
    13 mar2017
    Tony

    Olá, Luciana, é seguro caminhar pela orla à noite, sim. Se o tempo estiver bom, finalizar o dia na orla é sempre um grande programa. Abraço.

2 jun2017
Joao

Estarei no dia oito de junho em Barcelona e gostaria de fazer este roteiro.
Do Centro até barceloneta de táxi é muito caro?
De metrô e fácil ?
Estarei hospedado no hotel dante.

    Tony
    3 jun2017
    Tony

    O “centro” é um conceito muito impreciso, há uma parte do centro que está encostada na Barceloneta. De metrô é muito fácil chegar, está explicado no começo do roteiro acima.

4 jun2017
Renata

Boa noite Tony,
Vou no final de junho para Barcelona, como é verão e amo Praia, gostaria de saber se o mar de La Barceloneta é próprio para banho e se a água é muito gelada. Você indica algum restaurante/bar de Praia para almoçar por lá? Obrigada e parabéns pelo site tão bem elaborado.

    Tony
    5 jun2017
    Tony

    Bom dia, Renata. Todas as praias de Barcelona são apropriadas para o banho. Já a questão da temperatura do mar é muito pessoal, quem é de Porto Alegre tem uma percepção do que é gelado muito diferente de quem é de Fortaleza. Em junho o mar está começando a esquentar, você vai ter que provar para saber se consegue tolerar a temperatura. Um restaurante de praia é o Plaja Ca La Nuri. A versão dos roteiros que aparece no nosso Barcelona em 15 roteiros conta com dicas de bares e restaurantes ao longo dos passeios, além de mapas dos roteiros. Abraço.

    6 jun2017
    Leone

    Como o Tony diz é a percepção é bem diferente, eu achei gelada de início, após uns 2 min o corpo acostuma e pra mim fica confortável deu pra molhar corpo todo, agora minha mulher entrou molhou os pés e saiu correndo rsrsrs

    Dica, se vc curte bicicleta, fiz quase todo esse roteiro de bicicleta o que me poupou muito tempo, fui até o final das praias e começa um lugar de eventos e tem até uma decatlhon depois voltei, levei em torno de 2h pedalando, ai em seguida fui pegar um sol e me banhar nas praias.

    Obs: cuidado com o sol, o vento gelado disfarça as percepção que está queimando, então passe protetor

      Tony
      7 jun2017
      Tony

      Obrigado por compartilhar sua experiência, Leone.

6 jun2017
Leone

Tony, curti muito seu roteiro, praticamente é um mapa escrito hehehe.

Pra não perder muito tempo caminhando até mesmo porque curto uma bicicleta, fiz todo percurso de bike fui meio longe ate o museu de história natural perto da decatlhon depois voltei, levei 2h parei diversas vezes pra bater foto, isso me poupou tempo para aproveitar e pegar uma praia em barceloneta.

Obrigado, vocês me ajudaram muito, vim pra ficar 6 dias e amanhã finalizou meu último roteiro o do bairro gótico.

    Tony
    7 jun2017
    Tony

    Leone, sua escolha de uma bicicleta para percorrer a orla marítima foi ótima, é uma das nossas indicações no texto de bicicleta em Barcelona. Esperamos que sua estadia em Barcelona tenha sido um sucesso!

19 jun2017
Daniela

Tony,

Chegarei em Barcelona no próximo domingo (dia 25/06), nosso voo está previsto para chegar às 16:30h. Depois dos procedimentos no aeroporto e chek in no hotel, será que daria para fazer esse roteiro ainda ou estaria muito tarde para iniciá-lo?

    Tony
    19 jun2017
    Tony

    Daniela, o problema é que você não tem como saber quando é que vai estar pronta para começar a bater perna. Com um voo chegando às 16:30h, você dificilmente vai conseguir sair do hotel antes das 18:30h. Mas como os dias são muito longos em junho, pode ser um bom roteiro no final do dia, sim. Faltou saber onde é que fica sua hospedagem para poder dar uma orientação mais precisa. Abraço.

6 ago2017
Patricia

Bom dia! Eu e meu marido estamos adorando o site para nos ajudar a fazer o roteiro para nossa 1ª viagem a Barcelona!

Há algum restaurante “pé-de-areia” que vocês recomendam para este passeio?

Obrigada!

    Tony | PASSAPORTE BCN
    6 ago2017
    Tony | PASSAPORTE BCN

    Prezada Patricia, seja bem-vinda ao passaporte BCN, vamos adorar tentar ajudar vocês na preparação da sua viagem a Barcelona. A versão dos roteiros que aparece no nosso Barcelona em 15 roteiros, além de ser mais detalhada nas informações dos roteiros e conter um mapa personalizado de cada um, conta com dicas de alimentação ao longo dos roteiros. No caso específico de La Barceloneta, um bom lugar para comer é o Nass, que é um dos nossos restaurantes prediletos de Barcelona. Fica a dois quarteirões da praia. Procurando um pé-de-areia, tente o Praia Ca La Nuri. Abraço.

Deixe seu comentário!