5 dias ou mais em Barcelona

Podemos considerar que 5 dias em Barcelona já é um tempo que permite percorrer as principais atrações turísticas de Barcelona, além disso incluir também algum bate-volta. Com mais de cinco dias, abrem-se múltiplas possibilidades de conhecer a cidade e outros destinos próximos também. Aqui vamos apresentar propostas para aproveitar ao máximo seus cinco ou mais dias na cidade. Como cada pessoa é única, seus gostos e preferências podem ser totalmente diferentes de outras muitas pessoas, e nosso objetivo não é apresentar roteiros fechados e sim dar a você a oportunidade de escolher em função de seus interesses.

Para rechear de conteúdo seus cinco dias, escolha dez entre os seguintes roteiros (são todos roteiros de 1/2 dia), agrupados por interesses. Leia também nossas orientações no final do texto.

Roteiros para quem quer conhecer a Barcelona antiga

  • Roteiro 1 | Barri Gòtic. De manhã ou à tarde, indistintamente. O roteiro percorre o coração da Barcelona antiga. É um roteiro muito denso e um mergulho na história da cidade. Estando muito interessado em história, é possível extender o roteiro até ocupar o dia todo, com visitas à catedral de Barcelona e o Museu de História da cidade.

    Este roteiro pode ser combinado, no mesmo dia e sem precisar fazer nenhuma viagem de metrô, com os roteiros 2, 3, 4, 5, 6 ou 9. Veja a lista completa de roteiros aqui.

  • Roteiro 2 | Parc de la Ciutadella e El Born. De manhã ou à tarde, indistintamente. Uma visita ao parque mais antigo de Barcelona e a parte mais in da Barcelona medieval.

    Este roteiro pode ser combinado, no mesmo dia e sem precisar fazer nenhuma viagem de metrô, com os roteiros 1, 3, 4, 5, 6 ou 9. Veja a lista completa de roteiros aqui.

Roteiros para quem se interessa pelo modernismo

  • Roteiro 6 | Passeig de Gràcia com La Pedrera e a Casa Batlló. De manhã ou à tarde, indistintamente. Um percurso pelo endereço mais nobre de Barcelona, incluindo a visita (externa e interna) às duas casas mais famosas de Antoni Gaudí. Escolhendo este roteiro, não inclua o roteiro 9, que percorre também o Passeig de Gràcia, além de outros lugares.

    Este roteiro pode ser combinado, no mesmo dia e sem precisar fazer nenhuma viagem de metrô, com os roteiros 1, 3, 4 ou 8. Veja a lista completa de roteiros aqui.

  • Roteiro 7 | Sagrada Família e Hospital de Sant Pau. Preferivelmente de manhã. Uma visita a basílica da Sagrada Família, a obra mais famosa de Antoni Gaudí, e ao vizinho Hospital de la Santa Creu i Sant Pau, o maior tesouro do modernismo catalão é provavelmente um dos lugares menos visitados de Barcelona. O roteiro contempla tempo para visitar o interior da basílica e as instalações (exterior) do Hospital.

    Este roteiro pode ser combinado, no mesmo dia e sem precisar fazer nenhuma viagem de metrô, com o roteiro 9. Veja a lista completa de roteiros aqui.

  • Roteiro 8 | Park Güell e Gràcia. De manhã ou à tarde, indistintamente. Uma subida até o Park Güell, outra maravilha de Gaudí, um dos cantos mais charmosos de Barcelona, e uma descida atravessando o tradicional bairro de Gràcia. Escolhendo este roteiro, não inclua o roteiro 12, que percorre também o bairro de Gràcia

    Este roteiro pode ser combinado com os roteiros 6 ou 9, no mesmo dia e se feito de manhã, sem precisar fazer nenhuma viagem de metrô. Veja a lista completa de roteiros aqui.

  • Roteiro 9 | Modernismo no Eixample. De manhã ou à tarde, indistintamente. Uma rota para os mais interesados pelo modernismo, percorrendo casas e palácios modernistas do Eixample. Escolhendo este roteiro, não inclua o roteiro 6, que percorre também o Passeig de Gràcia, além de outros lugares.

    Este roteiro pode ser combinado, no mesmo dia e sem precisar fazer nenhuma viagem de metrô, com os roteiros 1, 3, 4 ou 8. Veja a lista completa de roteiros aqui.

Roteiros para quem se interessa pelos parques e jardins

Roteiros pela Barcelona mais mediterrânea

  • Roteiro 3 | Las Ramblas. De manhã ou à tarde, indistintamente. Um passeio pela Barcelona mais turística, famosa e divertida, com inúmeros pontos de interesse ao longo da avenida.

    Este roteiro pode ser combinado, no mesmo dia e sem precisar fazer nenhuma viagem de metrô, com os roteiros 1, 4, 5, 6, 8 ou 9. Veja a lista completa de roteiros aqui.

  • Roteiro 4 | El Raval. De manhã ou à tarde, indistintamente. Uma visita ao bairro mais étnico da cidade, com um forte sabor mediterrâneo, africano e asiático, toques de modernidade no caminho e muita história também.

    Este roteiro pode ser combinado, no mesmo dia e sem precisar fazer nenhuma viagem de metrô, com os roteiros 1, 3, 5, 6, 8 ou 9. Veja a lista completa de roteiros aqui.

  • Roteiro 5 | La Barceloneta e a orla marítima. De manhã ou à tarde, indistintamente. Um passeio ao encontro da essência mediterrânea de Barcelona, o mar e sua renovada orla marítima. Passando também pelo antigo bairro de pescadores de La Barceloneta.

    Este roteiro pode ser combinado, no mesmo dia e sem precisar fazer nenhuma viagem de metrô, com os roteiros 1, 2, 3 ou 4. Veja a lista completa de roteiros aqui.

Roteiros pela Barcelona menos turística

  • Roteiro 12 | Gràcia. De manhã ou à tarde, indistintamente. Um passeio por um bairro muito tradicional de Barcelona, fora dos circuitos turísticos, conhecendo uma das primeiras casas de Antoni Gaudí e uma série de charmosas praças. Escolhendo este roteiro, não inclua o roteiro 8, que percorre também o bairro de Gràcia.

    Este roteiro pode ser combinado, no mesmo dia e sem precisar fazer nenhuma viagem de metrô, com os roteiros 6 e 9. Veja a lista completa de roteiros aqui.

Bate-voltas

  • Bate-volta | Montserrat. Recomendamos dedicar um dia ao passeio. A montanha e o mosteiro de Montserrat são o bate-volta mais clássico a partir de Barcelona. Pode ser feito tranquilamente no mesmo dia.
  • Bate-volta | Vall de Núria. Bate-volta de um dia. Um bate-volta perfeito no inverno para ver a neve e/ou esquiar. Um bate-volta no verão para passeios pelas montanhas e muita diversão para as crianças.
  • Bate-volta | Cripta de la Colònia Güell. Bate-volta de meio dia. Uma obra de Antoni Gaudí que é Patrimônio Mundial da Humanidade e se encontra na grande Barcelona.

Dependendo do número de dias que você for passar em Barcelona, vai ter a chance de fazer vários bate-voltas. Veja a lista completa aqui.

Nossos roteiros – manual de uso

  • Se for sua primeira vez em Barcelona, nossa sugestão é que suas quatro escolhas se concentrem entre os roteiros 1, 2, 3, 5, 6, 7, 8 ou 10.
  • Os roteiros foram pensados para durar meio dia (um dia completo em algum caso). Se você quiser eliminar pontos do roteiro e tentar encaixar um terceiro roteiro no seu dia em Barcelona, nada impede tentar. Mas não temos como dar orientações sobre como combinar mais de dois roteiros, sendo que não foram criados e testados para serem feitos desse jeito.
  • Na maioria de nossos roteiros, as visitas aos museus não estão previstas. É lógico que você pode querer conhecer algum museu de seu interesse e isso pode significar uma troca em um roteiro de meio dia pela visita a um museu ou dois museus. O mesmo é válido para lugares específicos como o Camp Nou (estádio do FC Barcelona), que não foi incluído em nenhum de nossos roteiros.

E no final do dia?

Então, você é um daqueles viajantes que, mesmo após caminhar o dia todo, ainda tem energia suficiente para encarar a noite em Barcelona? Veja o texto onde apresentamos ideias de programas que podem ser feitos em Barcelona, quando cai o sol e termina o horário ideal para completar nossos roteiros: programas para a noite em Barcelona.

Quer ganar o e book “50 dicas para aproveitar Barcelona ao máximo?

É só curtir a página do passaporte BCN no Facebook clicando aqui.

23 abr2017
Luciene e Marcelo Costa

Oi Tony e Cecília!

Ficamos 8 dias em Barcelona e digo que é pouco, muito pouco rsrsrsrs… Acho que o ideal mesmo é morar lá! Cidade linda com povo muito acolhedor e gentil! Sempre encontramos alguém disposto a nos ajudar!
Abraços!

    24 abr2017
    Tony

    Que ótimo saber disso, Luciene e Marcelo. Abraço para vocês também!

25 abr2017
Dayse

Olá, Tony! As sugestões de roteiro do site são ótimas! Será que você poderia dar sua opinião sobre a programação que planejei a partir dos roteiros do Passaporte BCN?

Dia 1 – seg: como chegarei por volta das 10 da manhã, acho mais prudente reservar só o período da tarde para os passeios. Pensei no roteiro 6, porque já é perto da minha hospedagem.
Dia 2 – ter: Roteiro 1 | Barri Gòtic (acho que vou fazer a versão estendida, que ocupa o dia inteiro)
Dia 3 – qua: Roteiro 8 | Park Güell e Gràcia (manhã)
Roteiro 3 | Las Ramblas (tarde)
Dia 4 – qui: Roteiro 7 | Sagrada Família e Hospital de Sant Pau (manhã)
Roteiro 2 | Parc de la Ciutadella e El Born (tarde)
Dia 5 – sex: Montserrat
Dia 6 – sáb: Roteiro 10 | Parc de Montjuïc (passeio do dia completo)
Dia 7 – dom: alguma sugestão do roteiro do domingo histórico pela manhã
Passeio de bicicleta Ciclotour Barcelona, à venda no Visit Barcelona Tickets, pela tarde.
Dia 8 – seg: só dá tempo de ir para o aeroporto

Essa divisão está viável? Nos dias em que programei roteiro tanto pela manhã quanto pela tarde, você indica inverter alguma ordem?

Muito obrigada.

    25 abr2017
    Tony

    Olá de novo, Dayse. Vamos com seu roteiro!
    dia 1 – perfeito.
    dia 2 – perfeito
    dia 3 – perfeito
    dia 4 – perfeito. Mas uma combinação com melhor aproveitamento da logística de transporte seria os roteiros 7 e 8 para o dia 3 e os roteiros 2 e 3 para hoje (na ordem indicada). O roteiro 2 finaliza próximo do começo do roteiro 3.
    dia 5 – perfeito.
    dia 6 – perfeito.
    dia 7 – perfeito.
    dia 8 – indo embora, uma pena!
    Seu planejamento está ótimo. É uma pena não poder encaixar algum bate-volta a mais, mas Barcelona conta com muito conteúdo e achamos perfeito ter focado na cidade no caso da sua viagem. Abraço.

      25 abr2017
      Dayse

      Obrigada, Tony. Entendi sua sugestão de combinar os roteiros 7 /8 e 2/ 3. Meu receio é querer passar muito tempo na Sagrada Família (7) e no Park Guell (8), por isso não coloquei os dois no mesmo dia. A logística de transporte para os dias 3 e 4 fica muito complicada? Perde-se muito tempo?

      26 abr2017
      Tony

      Dayse, no ponto 4 das dúvidas frequentes sobre a Sagrada Família explicamos como ir até o Park Güell a partir da basílica. No dia 4, a logística é muito simples, como já indicamos, o final do roteiro 2 fica próximo do começo do roteiro 3.
      Se você achar que Sagrada Família e Park Güell no mesmo dia podem comprometer seu passeio, sinta-se à vontade para manter sua programação original, onde o problema principal é a logística de transporte entre o final do roteiro da manhã e o começo do roteiro da tarde. Abraço.

Deixe seu comentário!