4 dias em Barcelona

Podemos considerar que 4 dias em Barcelona já é um tempo que permite percorrer as principais atrações turísticas da cidade. Aqui vamos apresentar propostas para aproveitar ao máximo seus quatro dias em Barcelona. Como cada pessoa é única, seus gostos e preferências podem ser totalmente diferentes de outras muitas pessoas, e nosso objetivo não é apresentar roteiros fechados e sim dar a você a oportunidade de escolher em função de seus interesses.

Para rechear de conteúdo seus quatro dias, escolha oito entre os seguintes roteiros (são todos roteiros de 1/2 dia), agrupados por interesses. Existe também a possibilidade de acrescentar algum bate-volta. Leia também nossas orientações no final do texto.

Roteiros para quem quer conhecer a Barcelona antiga

  • Roteiro 1 | Barri Gòtic. De manhã ou à tarde, indistintamente. O roteiro percorre o coração da Barcelona antiga. É um roteiro muito denso e um mergulho na história da cidade.

    Este roteiro pode ser combinado, no mesmo dia e sem precisar fazer nenhuma viagem de metrô, com os roteiros 2, 3, 4, 5, 6 ou 9. Veja a lista completa de roteiros aqui.

  • Roteiro 2 | Parc de la Ciutadella e El Born. De manhã ou à tarde, indistintamente. Uma visita ao parque mais antigo de Barcelona e a parte mais in da Barcelona medieval.

    Este roteiro pode ser combinado, no mesmo dia e sem precisar fazer nenhuma viagem de metrô, com os roteiros 1, 3, 4, 5, 6 ou 9. Veja a lista completa de roteiros aqui.

Roteiros para quem se interessa pelo modernismo

  • Roteiro 6 | Passeig de Gràcia com La Pedrera e a Casa Batlló. De manhã ou à tarde, indistintamente. Um percurso pelo endereço mais nobre de Barcelona, incluindo a visita (externa e interna) às duas casas mais famosas de Antoni Gaudí. Escolhendo este roteiro, não inclua o roteiro 9, que percorre também o Passeig de Gràcia, além de outros lugares.

    Este roteiro pode ser combinado, no mesmo dia e sem precisar fazer nenhuma viagem de metrô, com os roteiros 1, 3, 4 ou 8. Veja a lista completa de roteiros aqui.

  • Roteiro 7 | Sagrada Família e Hospital de Sant Pau. Preferivelmente de manhã. Uma visita a basílica da Sagrada Família, a obra mais famosa de Antoni Gaudí, e ao vizinho Hospital de la Santa Creu i Sant Pau, o maior tesouro do modernismo catalão é provavelmente um dos lugares menos visitados de Barcelona. O roteiro contempla tempo para visitar o interior da basílica e as instalações (exterior) do Hospital.

    Este roteiro pode ser combinado, no mesmo dia e sem precisar fazer nenhuma viagem de metrô, com o roteiro 9. Veja a lista completa de roteiros aqui.

  • Roteiro 8 | Park Güell e Gràcia. De manhã ou à tarde, indistintamente. Uma subida até o Park Güell, outra maravilha de Gaudí, um dos cantos mais charmosos de Barcelona, e uma descida atravessando o tradicional bairro de Gràcia. Escolhendo este roteiro, não inclua o roteiro 12, que percorre também o bairro de Gràcia

    Este roteiro pode ser combinado com os roteiros 6 ou 9, no mesmo dia e se feito de manhã, sem precisar fazer nenhuma viagem de metrô. Veja a lista completa de roteiros aqui.

  • Roteiro 9 | Modernismo no Eixample. De manhã ou à tarde, indistintamente. Uma rota para os mais interesados pelo modernismo, percorrendo casas e palácios modernistas do Eixample. Escolhendo este roteiro, não inclua o roteiro 6, que percorre também o Passeig de Gràcia, além de outros lugares.

    Este roteiro pode ser combinado, no mesmo dia e sem precisar fazer nenhuma viagem de metrô, com os roteiros 1, 3, 4 ou 8. Veja a lista completa de roteiros aqui.

Roteiros para quem se interessa pelos parques e jardins

  • Roteiro 10 | Parc de Montjuïc. Preferivelmente à tarde. Um percurso pelo maior parque de Barcelona e suas muitas atrações, com vistas muito bonitas da cidade e um final de tarde espetacular.

    Para combinar este roteiro com qualquer outro será necessária uma viagem de metrô. Veja a lista completa de roteiros aqui.

Roteiros pela Barcelona mais mediterrânea

  • Roteiro 3 | Las Ramblas. De manhã ou à tarde, indistintamente. Um passeio pela Barcelona mais turística, famosa e divertida, com inúmeros pontos de interesse ao longo da avenida.

    Este roteiro pode ser combinado, no mesmo dia e sem precisar fazer nenhuma viagem de metrô, com os roteiros 1, 4, 5, 6, 8 ou 9. Veja a lista completa de roteiros aqui.

  • Roteiro 4 | El Raval. De manhã ou à tarde, indistintamente. Uma visita ao bairro mais étnico da cidade, com um forte sabor mediterrâneo, africano e asiático, toques de modernidade no caminho e muita história também.

    Este roteiro pode ser combinado, no mesmo dia e sem precisar fazer nenhuma viagem de metrô, com os roteiros 1, 3, 5, 6, 8 ou 9. Veja a lista completa de roteiros aqui.

  • Roteiro 5 | La Barceloneta e a orla marítima. De manhã ou à tarde, indistintamente. Um passeio ao encontro da essência mediterrânea de Barcelona, o mar e sua renovada orla marítima. Passando também pelo antigo bairro de pescadores de La Barceloneta.

    Este roteiro pode ser combinado, no mesmo dia e sem precisar fazer nenhuma viagem de metrô, com os roteiros 1, 2, 3 ou 4. Veja a lista completa de roteiros aqui.

Roteiros pela Barcelona menos turística

  • Roteiro 12 | Gràcia. De manhã ou à tarde, indistintamente. Um passeio por um bairro muito tradicional de Barcelona, fora dos circuitos turísticos, conhecendo uma das primeiras casas de Antoni Gaudí e uma série de charmosas praças. Escolhendo este roteiro, não inclua o roteiro 8, que percorre também o bairro de Gràcia.

    Este roteiro pode ser combinado, no mesmo dia e sem precisar fazer nenhuma viagem de metrô, com os roteiros 6 ou 9. Veja a lista completa de roteiros aqui.

Bate-voltas

  • Bate-volta | Montserrat. Recomendamos dedicar um dia ao passeio. A montanha e o mosteiro de Montserrat são o bate-volta mais clássico a partir de Barcelona. Pode ser feito tranquilamente no mesmo dia.
  • Bate-volta | Vall de Núria. Bate-volta de um dia. Um bate-volta perfeito no inverno para ver a neve e/ou esquiar. Um bate-volta no verão para passeios pelas montanhas e muita diversão para as crianças.
  • Bate-volta | Cripta de la Colònia Güell. Bate-volta de meio dia. Uma obra de Antoni Gaudí que é Patrimônio Mundial da Humanidade e se encontra na grande Barcelona.

Dependendo do número de dias que você for passar em Barcelona, vai ter a chance de fazer vários bate-voltas. Veja a lista completa aqui.

Nossos roteiros – manual de uso

  • Se for sua primeira vez em Barcelona, nossa sugestão é que suas quatro escolhas se concentrem entre os roteiros 1, 2, 3, 5, 6, 7, 8 ou 10.
  • Os roteiros foram pensados para durar meio dia (um dia completo em algum caso). Se você quiser eliminar pontos do roteiro e tentar encaixar um terceiro roteiro no seu dia em Barcelona, nada impede tentar. Mas não temos como dar orientações sobre como combinar mais de dois roteiros, sendo que não foram criados e testados para serem feitos desse jeito.
  • Na maioria de nossos roteiros, as visitas aos museus não estão previstas. É lógico que você pode querer conhecer algum museu de seu interesse e isso pode significar uma troca em um roteiro de meio dia pela visita a um museu ou dois museus. O mesmo é válido para lugares específicos como o Camp Nou (estádio do FC Barcelona), que não foi incluído em nenhum de nossos roteiros.

E no final do dia?

Então, você é um daqueles viajantes que, mesmo após caminhar o dia todo, ainda tem energia suficiente para encarar a noite em Barcelona? Veja o texto onde apresentamos ideias de programas que podem ser feitos em Barcelona, quando cai o sol e termina o horário ideal para completar nossos roteiros: programas para a noite em Barcelona.

Quer ganar o e book “50 dicas para aproveitar Barcelona ao máximo?

É só curtir a página do passaporte BCN no Facebook clicando aqui.

26 mar2017
NATALIE

Tony,

Gostaria primeiramente de parabenizá-lo pela organização dos roteiros. Eu e meu marido adquirimos o roteiro extenso e estamos adorando! Organizei minha viagem da seguinte forma e gostaria da sua opinião, principalmente em relação aos dias da semana:
Dia 28/05 (domingo) – Roteiros 7 e 10.
29/05 (segunda) – Roteiros 1 e 5.
30/05 (terça) – Roteiros 2 e 3.
31/05 (quarta) – Roteiros 8 e 6.
01/06 (quinta) – Montserrat.

Grata desde já,

Natalie.

    27 mar2017
    Tony

    Prezada Natalie, sejam bem-vindos ao passaporte BCN. Que ótimo que vocês estejam gostando do nosso guia de Barcelona. Vamos tentar ajudar com sua programação:
    dia 28 – perfeito. Tentem marcar a Sagrada Família logo no começo do dia para aproveitar o dia ao máximo.
    dia 29 – ok.
    dia 30 – ok.
    dia 31 – ok.
    dia 1 ok.
    Na verdade, seu planejamento está muito bem, dá para perceber que você estudou bem as combinações. Precisando de qualquer outro esclarecimento, aproveite as caixas de comentários para perguntar, estamos aqui para tentar ajudar. Abraço.

      28 mar2017
      Natalie

      Obrigada!!

29 mar2017
Manuela

Chego em Barcelona dia 15 de abril as 13:40 (de tem), queria deixar as malas no hotel e começar pelo roteiro numero 1.
Você acha uma boa opção. Meu hotel esta na Rosselló, 238 Eixample.
Quero fazer os roteiros 1,2,3,5,6,7,8,10.
Ficarei na cidade até dia 20, saio bem cedo para Zaragoza.
Sendo que no dia 19 só quero fazer roteiro de manhã, queremos ficar com a tarde mais livre pois a noite vamos assistir um jogo no Camp Nou.
Obrigada!!!

    30 mar2017
    Tony

    Prezada Manuela, seu hotel conta com uma localização excelente. O roteiro 1 é bastante denso, pode não ser a melhor escolha para sua primeira tarde na cidade. O roteiro 6 começa muito próximo do seu hotel, poderia ser uma melhor escolha. Se você apresentar sua programação para a gente, poderemos ajudar a aprimorá-la. Abraço.

30 mar2017
Hugo

Boa tarde,
Desde já muitos parabéns pela excelente ajuda partilhando estes roteiros.
Estou já em cima da viagem =) mas queria questionar sobre a minha intenção, apesar de um pouco puxada, mas para aproveitar ao máximo a visita. Estou a falar de jovens de 20 anos 🙂
vou sexta a noite, e vou ficar hospedado num hostel junto a praça da catalunha, bem próximo das La ramblas. A minha ideia seria:
Sábado: Roteiro 3 – (c/opção ir directo ao camp nou após concluir roteiro 3) e de seguida fazer o Roteiro 10 regressando só a noite depois de jantar.
Domingo: Roteiro 1 – de seguida fazer o Roteiro 5 e concluir com o Roteiro 2 ( possibilidade de visitar o museu picaso se houver oportunidade)
Segunda: Sagrada Familia – Roteiro 8 e por fim o Roteiro 6.
Terça: Manha para relaxar regressando ao aeroporto depois de almoço, (tenho avião as 19H).

Qual a sua opinião e o que sugere?
Obrigado!

    31 mar2017
    Tony

    Prezado Hugo, seja bem-vindo ao passaporte BCN. Vamos com seu roteiro:
    – sábado. Faríamos primeiro o Camp Nou, seguido pelo 3 e o 10. Vai ficar muito puxado, visite o Camp Nou logo no primeiro horário. Achamos possível porque o roteiro 3 é mais curto.
    – domingo. No texto roteiros explicamos nossa opinião sobre a combinação de mais de dois roteiros no mesmo dia. Você está querendo fazer três roteiros e um museu.
    – segunda. Veja mais uma vez nosso comentário sobre três roteiros no mesmo dia.
    – terça. Ainda daria para encaixar parte da sua programação no período da manhã. Por exemplo, a Sagrada Família.
    Abraço.

31 mar2017
Manuela

Tony. Nossa programação é a seguinte para Barcelona. Se puder nos ajudar a aperfeiçoa-la

Dia 15/04 (Sábado): Chega em Barcelona as 13:40h (Trem)
Ir direto para o hotel e deixar as malas. (Rosselló, 238, Eixample)
– Fazer o roteiro número 6
Dia 16/04 (Domingo): Fazer o roteiro 7 (manhã) e 10 (a tarde)
Dia 17/04 (Segunda): Fazer o roteiro 1 (manhã) e 5 (tarde)
Dia 18/04 (Terça): Fazer roteiro 2 (manhã) e 3 (tarde)
Dia 19/04 (Quarta): Fazer roteiro 8 (manhã)
Tarde livre e a noite jogo no Camp Nou.
Quinta de Manhã: Trem para Zaragoza (1 dia)

No total vamos conhecer Madri (3 dias) Valencia (2 dias) Barcelona (5dias) Zaragoza (1 dia) Sevilha (2 dias) Volta para Madrid e fica mais uma noite e 1 dia. Nessa ordem. Seguindo todos seus guias! Está nos ajudando muito. Obrigada!!!

    31 mar2017
    Tony

    Bom dia, Manuela, vamos com sua programação:
    dia 15. Ok.
    dia 16. É uma pena fazer o roteiro 10 hoje, sendo que o espetáculo da Fonte Mágica não vai funcionar. Valeria a pena tentar o roteiro no dia 15, e hoje fazer o roteiro 7 mais o roteiro 6.
    dia 17. Ok.
    dia 18. Ok.
    dia 19. Ok.
    Precisando de qualquer ajuda sobre as restantes cidades no seu roteiro, aproveite os textos do Espanha Total para perguntar. Abraço!

      31 mar2017
      Manuela

      Olá Tony. Obrigada pela dica! Já fiz a troca dos roteiros no dia 15 e 16.
      Agora vou partir para as outras cidades, contando com as suas dicas.
      Muito Obrigada!
      Abraços!

11 abr2017
Midiã Novais

Olá, boa noite ! Felicidade define minha reação ao encontrar esse site com tantas dicas excelentes assim! Obrigada por compartilhar experiência e ajudar a todos !!!

Estarei fazendo um tour pela Europa agora em Maio e começarei por Barcelona. Gostaria de sua opinião se possível. Como nunca viajei para fora do Brasil estou meio perdida quanto a organização dos roteiros.

>>> ROTEIRO 4 dias e meio <<> Dia 1 – Chegada ( deixar malas no hotel e aproveitar a tarde e noite)
Roteiro 5 | La Barceloneta e a orla marítima (a tarde) e Font Mágica (a noite)

>> Dia 2: 7 de maio
Roteiro 1 | Barri Gòtic.
Roteiro 2 | Parc de la Ciutadella e El Born

>> Dia 3: 8 de maio
Roteiro 6 | Passeig de Gràcia com La Pedrera e a Casa Batlló.
Roteiro 8 | Park Güell e Gràcia.

>> Dia 4: 9 de maio
Roteiro 7 | Sagrada Família e Hospital de Sant Pau.
Roteiro 9 | Modernismo no Eixample

>> Dia 5: 10 de maio
Roteiro 3 | Las Ramblas.
Roteiro 4 | El Raval

>> Dia 6: Manhã Livre*

Faltou acrescentar o ROTEIRO: PARC DE MONTJUÏC… Porém não sei onde e como…
O que você acha desse roteiro? o que eu poderia mudar ?

    11 abr2017
    Tony

    Bom dia, seja bem-vinda ao passaporte BCN! Vamos tentar ajudar com seu roteiro.
    – dia 1. Ok.
    – dia 2. Faça primeiro o roteiro 2, que finaliza próximo do começo do roteiro 1.
    – dia 3. Faça primeiro o roteiro 8, que finaliza no ponto que começa o roteiro 6.
    – dia 4. O roteiro 9 tem muitas coincidências com o roteiro 6.
    – dia 5. Ok.
    – dia 6. O roteiro pelo Parc de Montjuïc é muito extenso, não é fácil identificar um lugar onde encaixá-lo. Só se você for trocar o roteiro 4 pelo roteiro 10 (dia 4). Você poderia tentar fazer o roteiro 4 (El Raval) hoje.
    Abraço.

15 abr2017
Simone Tosto

Ola!

Estou amando as dicas!!! Poderia me orientar qto aroteiro e dias da semana? E minha 1a vez em Barcelona!!

Chego dia 15/05 bem cedo e vou embira dia 20/05 a noite

Mto obrigada

    16 abr2017
    Tony

    Olá Simone, seja bem-vinda ao passaporte BCN. O intuito do texto acima é que você consiga organizar sua programação baseada nos seus próprios gostos e interesses, e aproveitando nossos roteiros prontos.

17 abr2017
Ramon

Olá Tony, bom dia! Estou organizando os roteiros das minhas férias na Espanha. Seu site é fantástico e está sendo muito útil. Já adquiri os guias do Espanha Total de algumas cidades e gostaria de uma ajuda no ajuste do meu roteiro em Barcelona. Bem, meu voo tem chegada às 09:20 de um domingo e minha hospedagem fica em frente à Estació de Francia. Vi que o trem do aeroporto não chega até essa estação, sendo necessária uma conexão na Estació Sants. Seria melhor pegar o metro do que o trem, nesse caso? Eu chego pelo T1 do aeroporto. A estação do metro próxima é Barceloneta.
Quanto aos roteiros, pensei da seguinte forma:
DOMINGO: Roteiro 3 – Como chegarei pela manhã e, portanto, gastarei tempo de deslocamento e check-in na hospedagem, deixei apenas 1 roteiro para esse dia, no caso Las Ramblas. É um bom roteiro para um domingo? Daria para incluir algo mais?
SEGUNDA: Roteiros 7 e 10
TERÇA: Roteiros 6 e 8
QUARTA: Roteiros 1 e 5
QUINTA: Roteiro 2 – Meu voo de volta decola às 16:30.

Desde já agradeço pela atenção e disponibilidade em ajudar.
Abraços!

    18 abr2017
    Tony

    Bom dia, Ramon, seja bem-vindo ao passaporte BCN (e ao Espanha Total também!). Esperamos que você aproveite muito os guias. Contamos com um texto específico aqui no passaporte BCN onde respondemos dúvidas sobre a saída do aeroporto, é o como sair do aeroporto de Barcelona, convidamos você a deixar sua consulta sobre o assunto por lá. Vamos com sua programação:
    – domingo. O roteiro 3 não é uma boa escolha para o domingo, o Mercado de la Boquería vai estar fechado. Veja o texto programas para um domingo em Barcelona.
    – segunda. O roteiro 10 é bastante denso, o dia pode ficar bem puxado.
    – terça. Faça ao contrário, primeiro o roteiro 8 seguido pelo roteiro 6.
    – quarta. Ok.
    – quinta. Ok.
    Abraço.

25 abr2017
Vera

Tony,
Gostaria da sua opinião
Vou para Barcelona com um grupo de amigos no próximo dia 29 sábado e chegamos ao apartamento por volta das 11h30. Que acha deste roteiro:
Sabado: roteiro 8 e 6 e a fonte mágica.
Domingo:7 e 10
Segunda:2, 3 e 4. Se der tempo senão temos de escolher entre duas
Terca:5 apenas porque no inicio da tarde temos voo de regresso.
Obrigada

    26 abr2017
    Tony

    Vera, nossa opinião:
    sábado. A Fonte Mágica fica no final do roteiro 10, por isso o mais lógico seria fazer o roteiro 10 no mesmo dia da Fonte Mágica. Tente fazer 8 e 10 hoje.
    domingo. Faça 7 e 6 hoje.
    segunda. Pode ficar apertado mas como está ficando escuro tarde e o roteiro 3 é curto podem tentar.
    Estranhaos o fato de vocês não terem incluído o roteiro 1 pelo Bairro Gótico, que costuma ser uma escolha de quem visita Barcelona. Abraço.

Deixe seu comentário!