Sagrada Família

Sagrada Família, Barcelona

Nenhuma outra atração turística de Barcelona tem instigado tanto a imaginação dos visitantes do mundo todo, como o incrível Temple Expiatori de la Sagrada Família. O templo é, sem dúvida, uma das atrações imperdíveis da cidade, uma das obras mais emblemáticas do gênio do modernismo catalão Antoni Gaudí.

Acreditamos que o magnetismo exercido pela Sagrada Família, no imaginário dos turistas, tem várias razões de ser:

  • o tamanho colossal e a verticalidade do templo, que ocupa um quarteirão completo do Eixample e pode ser visto a partir de muitos cantos da cidade.
  • é a obra-prima do gênial Antoni Gaudí, máximo representante do modernismo, refletido por toda a cidade de Barcelona. A Sagrada Família é o exemplo perfeito da creatividade e innovação de Gaudí.
  • é uma obra viva e em constante evolução. Visitar a Sagrada Família é uma oportunidade única de testemunhar a construção de um grandioso templo.
  • é um templo expiatório, construído com os donativos dos fiéis. As obras do templo são financiadas pelo dinheiro arrecadado com os ingressos. Estima-se que a conclusão das obras da Sagrada Família aconteça até o 2030.

Por estas e outras razões, a Sagrada Família foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, no ano de 2005. Na verdade, somente a fachada do Naixement e a cripta, partes construídas por Gaudí, receberam o título.

Um pouco de história

Sagrada Família, Barcelona

O projeto original da Sagrada Família, no estilo neogótico, foi feito pelo arquiteto Francisco de Paula del Villar (1828-1901). Em 1883, aos 31 anos, Gaudí assumiu a obra e esteve a frente dela até a data da sua morte, em 1926. Gaudí não abandonou a obra da Sagrada Família durante 43 anos, nos quais pensou e repensou o projeto do templo.

Gaudí queria que o templo fosse um grande monumento a Deus, mas também um ponto de referência em Barcelona.

Sagrada Família, Barcelona

Quando herdou o projeto original, Gaudí construiu a cripta e começou o trabalho na abside e no claustro. Porém, a chegada de uma grande doação anônima levou o arquiteto a abandonar o projeto neogótico para criar um novo projeto, grandioso e innovador.

Em 1892 Gaudí começou a trabalhar na fachada do Naixement (Natividade). Muito mais tarde, em 1911, elaborou o projeto da fachada da Passió (Paixão). Em 1923, a solução definitiva para as naves e as cobertas ficou pronta.

Na verdade, só a partir de 1914, Gaudí passou a se dedicar por completo ao templo. Essa dedicação total de Gaudí à Sagrada Família está presente no fato de não existirem outras obras importantes de sua autoria nos últimos 12 anos de sua vida. Seu comprometimento com a obra foi tal que passou a morar no templo, durante os últimos meses da sua vida.

Gaudí morreu em 10 de junio de 1926, três dias depois de ter sido atropelado por um bonde. Foi enterrado na capela del Carme, na cripta do templo.

Gaudí sabia que não veria a conclusão da Sagrada Família. As obras avançavam muito devagar e o artista já tinha afirmado “outros virão depois de mim. O que é necessário é conservar sempre o espírito da obra.”

Após a morte de Gaudí, a direção da obra foi transferida para Domènec Sugrañes, seu íntimo colaborador, que tocou a construção até 1938. Depois vieram outros colaboradores de Gaudí, que tiveram contato direto com o arquiteto. A partir de 1984 Jordi Bonet Armengol é o responsável pela obra, tentando respeitar sempre a ideia original de Gaudí.

Em 7 de novembro de 2010, o papa Bento XVI consagrou o templo, que foi declarado Basílica menor.

Vamos percorrer a Sagrada Família!

Façana do Naixement (Fachada da Natividade)

Sagrada Família, Barcelona

A impressionante Fachada da Natividade fica no Carrer de la Marina, em frente a praça que tem um laguinho. É preciso se afastar bastante para conseguir contemplar a fachada por completo. Com formas orgânicas, pouco comuns nas fachadas de outros templos, inclui também elementos inesperados, como folhas, animais e frutas, surpreendentes e inovadores. Nas laterais da porta central, há tartarugas na base das colunas.

O ingresso dos visitantes no templo é feito por esta fachada.



Antes de sua morte, Gaudí finalizou esta fachada por completo. Como as obras de construção sempre dependeram das doações, o avanço é muito lento. Gaudí sabia que não veria o templo finalizado e quis deixar, pelo menos, uma fachada terminada, que serviria como um guia para o resto do templo.

Sagrada Familia, Barcelona

A fachada tem três portas:

  • a Porta de la Caritat (da Caridade), no meio. Nela estão representadas cenas no nascimento de Jesus. No alto da coluna aparece a estrela do Natal, a Anunciação, e a coroação da virgem em um nível superior.
  • a Porta de l’Esperança, na esquerda. Está dedicada a São José. Nela aparece também a matança dos santos inocentes e a fuga para Egito.
  • a Porta de la Fe, na direita. Nela aparece o jovem São José trabalhando, a visita de María a Isabel e a apresentação de Jesus ao templo. A mão com o olho no meio represnta a Divina Providência, o Deus que tudo vê.

A fachada está coroada por quatro torres. As escadas localizadas no interior das torres recebem luz natural de suas inúmeras janelas, que também favorecerão a acústica dos sinos, quando forem nelas instalados.

Façana da Passió (Fachada da Paixão)

Sagrada Família, Barcelona

A Fachada da Paixão fica no Carrer Sardenya, em frente a praça que não tem laguinho.

Sagrada Família, Barcelona

Esta fachada foi inteiramente realizada depois da morte de Gaudí. Sob a responsabilidade de Josep Maria Subirachs (falecido em abril de 2014), seguindo seu estilo pessoal e inspirando-se em Gaudí, essa fachada mostra guerreiros cujas cabeças lembram muito as chaminés de La Pedrera.

Sagrada Família, Barcelona
Sagrada Família, Barcelona

As imagens representam os últimos dias na vida de Jesus, com cenas de sofrimento representadas em três níveis da fachada. As seis colunas sobre as quais se apoia a fachada estão inspiradas nos troncos das gigantescas sequoias americanas.

Sagrada Família, Barcelona

Façana de la Glòria (Fachada da Glória)

Sagrada Família, Barcelona

A Fachada da Glória fica no Carrer Mallorca e ainda está sendo construída. Atualmente se assemelha a um canteiro de obras. Quando estiver finalizada, será a fachada principal do templo, a maior e mais monumental.

Sagrada Família, Barcelona

As portas da fachada já estão no lugar, com frases do Pai Nosso em 50 idiomas diferentes.

O interior

Sagrada Família, Barcelona

A Sagrada Família surpreende e impressiona tanto externa como internamente.

Sagrada Familia, Barcelona

Assim que entrar, preste atenção nos maravilhosos e coloridos vitrais. O principal deles representa a ressurreição, enquanto os laterais simbolizam santos e santuários.

Sagrada Família, Barcelona

No grande espaço central, você terá uma sensação de harmonia com a natureza. As colunas sobre as quais o templo está apoiado são como troncos de árvores, por entre os quais os raios de sol se filtram como em uma floresta. Gaudí mais uma vez se inspirou na natureza para combinar, de forma harmônica, o estético e o funcional.

Sagrada Família, Barcelona

O claustro da Sagrada Família também é diferente de todos os outros já vistos. Quando estiver finalizado, rodeará todo o templo, funcionando como elemento de isolamento e proteção do meio externo.

Sagrada Família, Barcelona

As torres

Sagrada Família, Barcelona

Quando o templo for finalizado terá 18 torres: uma para cada apóstolo, quatro para cada evangelista e os zimbórios de Jesus e da Virgem Maria. A torre mais alta, a de Jesus, terá 172 metros de altura.

Sagrada Família, Barcelona
Sagrada Família, Barcelona

Dependendo da tipología das torres são usadas diferentes soluções arquitetônicas. Hoje já é possível ver os pináculos de mosaico, que coroam as torres dos apóstolos, adornados com o anel e o báculo episcopais. Em cada torre pode ser vista uma escultura do apóstolo que representa.

Sagrada Família, Barcelona
Sagrada Família, Barcelona
Sagrada Família, Barcelona

As torres servirão de campanário. Gaudí realizou complexos estudos de acústica, quando desenhava as torres.

Como é feita a visita as torres?

A subida nas torres da Sagrada Familia é feita de elevador e a descida por uma escada em forma de caracol não indicada para quem tiver problemas de mobilidade. A altura da escada é equivalente a um prédio de 20 andares.

Qual das duas torres escolher?

A experiência de visitar cada uma das torres da Sagrada Família é bastante parecida. A principal diferença está nas vistas, de distintas regiões de Barcelona, a partir de cada torre. No quesito vistas, não há uma que se destaque sobre a outra.

Aqui no passaporteBCN indicamos a subida na torre da Fachada da Natividade, porque permite contemplar de perto a única fachada do templo desenhada inteiramente por Antoni Gaudí. A Fachada da Natividade é, junto com a cripta, a única parte do templo declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

A cripta

cripta, Sagrada Familia, Barcelona

Leia nosso detalhado texto dedicado à cripta da Sagrada Família. Vale muito a pena conhecer, e o ingresso é gratuito!

Visita ao templo

A web oficial da Sagrada Família contém muitas informações de interesse para quem quer visitá-la.

Horários

A Sagrada Família abre todos os dias do ano.

  • de novembro até fevereiro, abre de 9:00h a 18:00h.
  • março, abre de 9:00h a 19:00h.
  • de abril até setembro, abre de 9:00h a 20:00h.
  • outubro, abre de 9:00h a 19:00h.

Nos dias 25 e 26 de dezembro e 1 e 6 de janeiro só abre de 9:00 a 14:00h.

Não deixe de confirmar aqui os horários atualizados.

Visita virtual

Só para dar mais vontade de realizar uma visita real ao templo, no site oficial da Sagrada Família é possível fazer uma visita virtual sem sair de casa.

Quanto tempo demora uma visita a Sagrada Família?

É impossível dar uma estimativa universal, sendo que diferentes pessoas, com distintos interesses e velocidades para apreciar o que cada destino pode oferecer, podem discrepar bastante no tempo dedicado a cada lugar.

No caso da Sagrada Família, uma visita acelerada não vai levar menos de uma hora (sem incluir a subida às torres). Já para quem gosta de saborear os lugares extraordinários com calma, será fácil demorar entre duas horas e três horas percorrendo cada cantinho da basílica, incluindo o interessante museu que fica no subsolo.

Ingressos

O texto como comprar ingressos para a Sagrada Família contém informação muito detalhada sobre o assunto.

Como chegar

A Sagrada Família está no distrito do Eixample. Veja aqui a localização no mapa. Existe uma estação de metrô bem do lado do templo, a Sagrada Família, na linha 5 (azul).

O acesso ao templo

acesso a Sagrada Familia
Houve uma mudança recente nos pontos de entrada e venda de ingressos para visitar a Sagrada Família. Atualmente está sendo feito assim:

  • o ponto de venda de ingressos fica no Carrer de Sardenya, onde está a Fachada da Paixão, a mais moderna, e ainda inacabada.
  • o ponto de acesso ao templo, tanto para quem comprou os ingressos na Sagrada Família, quanto para quem comprou os ingressos online antecipadamente, fica no Carrer de la Marina, onde está a Fachada da Natividade, a mais antiga. Como quem chega no acesso já tem o ingresso comprado, não costuma ter fila na entrada. Quando se formam filas, costumam ser muito rápidas, de menos de 5 minutos.

Quem comprou seus ingressos online deve ir diretamente ao ponto de entrada no Carrer de la Marina.

Código de vestimenta

Não existe nenhum código de vestimenta predeterminado para entrar na Sagrada Família. Fomos tirar essa dúvida diretamente com os funcionários que trabalham no templo: mesmo nos dias mais quentes do verão, não abuse dos shorts megacurtos nem das camisetas demasiadamente decotadas ou cavadas (do tipo que o sutiã fica todo à mostra ou que se veja toda a lateral do corpo – tanto para eles quanto para elas); nesses casos pode ser solicitado que se cubram um pouco. Na dúvida, nossa dica é se guiar pelo código de vestimenta na catedral de Barcelona.

Um encontro com o futuro

Já mencionamos que estima-se que a conclusão das obras da Sagrada Família aconteça até o 2026. Quem não puder ou quiser aguardar tanto tempo pode se deliciar com o seguinte vídeo mostrando a basílica terminada.

Alguma dúvida?

Se você tiver qualquer dúvida sobre a Sagrada Família, aproveite a caixa de comentários do presente texto para perguntar. Mas antes queremos pedir uma gentileza de você, dê uma olha nas dúvidas frequentes sobre a Sagrada Família, é muito provável que sua dúvida tenha sido respondida já no texto mencionado.

Dica do passaporte BCN

A Sagrada Familia é uma atração turística muito popular. Em 2012 recebeu mais de 3 millões de visitantes. Como resultado, é inevitável encontrar filas enormes ou falta de disponibilidade de ingressos, o que pode significar uma espera de quatro horas para entrar na basílica. Em qualquer mês do ano.

Nossa recomendação é que a compra online dos ingressos para a Sagrada Família seja feita antecipadamente. É, sem dúvida, a melhor alternativa para evitar uma dura espera nas filas.

10 ago2016
Valeria Camargo

Olá,
Estarei com meu filho em Barcelona do dia 02/11 a 07/11, vindo de Madri, logo chegarei pela Estação Sants. Meu filho é cadeirante e gostaria de saber como é a acessibilidade de modo geral na cidade. Também gostaria de uma orientação se ficar em um apartamento na Rua Corsega parece ser uma boa opção para o nosso caso, já que gostamos de fazer passeios a pé e também qual é a distância da estação até esse endereço.
Você pode também nos dizer se todas as estações de metro tem acessibilidade e quais os passeios interessantes que conseguiríamos fazer?
Muito obrigada desde já.

15 ago2016
Cristina

Olá Tony!
Parabéns pelo site! Suas dicas e roteiros são impecáveis!
Eu e meu marido estamos indo pra Barcelona em setembro. Gostaria de saber se a compra antecipada de ingresso para a Sagrada Família deve ser feita online antes de chegarmos em Barcelona ou posso comprar antecipado quando chegar na cidade (uma semana antes), uma vez que ficaremos duas semanas lá.
Aproveitando… para as outras atrações como Park Güell, La Pedrera, Casa Batló e Montjuic, vc aconselha a comprar antes também?
Obrigada.

    Tony
    16 ago2016
    Tony

    Prezada Cristina, seja bem-vinda ao passaporte BCN. Pode fazer a compra dos ingressos já em Barcelona, mas não a faça um dia antes, pode ser que não tenha horários disponíveis para o dia seguinte. Se você não puder comprar os ingressos online, nos escritórios de turismo da cidade você vai poder comprá-los pagando uma pequena taxa de conveniência. Não vá até a Sagrada Família unicamente para comprar os ingressos, seria uma grande perda do seu valioso tempo. Sobre as demais atrações, leia nosso texto compra antecipada de ingressos, é necessária? Abraço.

      17 ago2016
      Cristina

      Tony,
      Obrigada pela atenção!
      Lendo em alguns posts, vi que os ingressos para a Sagrada Família e Park Güell ou são comprados online ou pessoalmente na igreja/no parque. É isso mesmo? Os escritórios de turismo não comercializam esses ingressos? É que estava querendo fugir do IOF do cartão e pagar na moeda…

      Tony
      18 ago2016
      Tony

      Cristina, na nossa resposta à sua consulta anterior, já respondemos sua dúvida sobre a venda de ingressos nos escritórios de turismo.

21 ago2016
José Márcio Gomes Bessa

Parabéns, Tony, pelo site do Passaporte BCN. Visitarei Barcelona nos dias 08/09 a 11/09/2016 (três dias) e as informações que vocês lançaram neste site foram muito importantes para o roteiro que fiz. Porém, antes de conhecer este site, adquiri pela Internet as entrada para a Igreja Sagrada Família (pra mim, minha esposa e minha filha, às 09:00 horas do dia 09/09/2016). É essencial visitar as torres? Se sim, consigo adquirir pelo Passaporte BCN só as entradas para as torres para o dia 09/09/2016, para o horário por volta das 10:00 horas?

    Tony
    22 ago2016
    Tony

    Prezado José Márcio, seja bem-vindo ao passaporte BCN. Agora já vai ser tarde para você, mas no texto como comprar ingressos para a Sagrada Família explicamos que a única forma de visitar as torres é comprando o ingresso “Las Mejores Vistas”, o único tipo de ingresso que inclui a visita às torres. Essa visita não pode ser comprada separadamente. A visita às torres é interessante, mas não essencial. Se você quiser ajuda com a elaboração do seu roteiro, aproveite para consultar a gente no texto 3 dias em Barcelona. Abraço.

      22 ago2016
      José Márcio Gomes Bessa

      Prezado Tony: muito obrigado pela resposta e pelos esclarecimentos. Agradeço-lhe novamente pelas excelentes informações disponibilizadas no site do Passaporte BCN, que foram de enorme utilidade para a elaboração do roteiro que fiz para a viagem à Barcelona (de 3 dias). Aproveito para tirar outra dúvida: quero comprar de uma vez os ingressos para visitação à “La Pedrera” e à “Casa Batlló” – só consigo adquirir ingressos com horário marcado ou existe sem horário marcado? Qual você aconselha para estas atrações: ingresso com ou sem horário marcado?

      Tony
      23 ago2016
      Tony

      José, respondemos sua consulta aqui. Por gentileza, não deixe uma mesma pergunta em dois lugares diferentes; nunca deixamos de responder aos nossos leitores. Obrigado!

24 ago2016
José Márcio Gomes Bessa

Prezado Tony, desculpe por mais este incômodo. Ficarei hospedado no Hotel Royal Passeig de Gràcia (na Passeig de Gràcia nº 84) e tenho ingressos para visitação à Igreja Sagrada Família para às 09:00 horas do dia 09/09/2016. Qual o meio de transporte mais fácil e mais rápido que deverei utilizar?

    Tony
    25 ago2016
    Tony

    Prezado José Márcio, suas perguntas não incomodam a gente! É muito fácil chegar na Sagrada Família saindo do seu hotel. Caminhe um quarteirão e meio até a estação Diagonal do metrô. Suba na linha 5 (azul), no sentido Vall d’Hebron e desça na estação Sagrada Família. Calcule entre 15 e 20 minutos para fazer essa viagem. Tome cuidado com os batedores de carteira no metrô, eles são especialmente ativos na linha da Sagrada Família (muito utilizada por turistas). Abraço.

24 ago2016
Amanda

Tony, tudo bem?

Existe algum dia da semana que a visita à Sagrada Família é mais vazia? Estarei em Barcelona de 19-09 a 26-09.
Devido ao horário limitado da cripta, estava pensado em visitá-la às 9h e entrar na Sagrada Família por volta das 10:30h-11h. Você acredita que neste horário ainda é possível ver as mudanças de iluminação dentro do salão?

Abraços!

    Tony
    25 ago2016
    Tony

    Prezada Amanda, a Sagrada Família está sempre cheia. Os horários mais “tranquilos” são o começo do dia e o final do dia. Feliamente a entrada de visitantes está escalonada por horários, repartindo-os ao longo do dia, mas sempre vai ter muitos turistas visitando o templo. Por volta das 11 da manhã, se o dia não estiver nublado, você deve poder ver a luz do sol entrando na basílica através dos vitrais. Abraço.

6 set2016
Juliana

Ola Tony,

Vi que vc mencionou o problema na descida das Torres para quem tem mobilidade reduzida. Estarei indo com a minha sogra e ela usa bengala. A descida somente é feita pela escada até para deficientes ou não há distinção para deficientes e por isso eles não podem subir ?

    Tony
    6 set2016
    Tony

    Juliana, como explicado no texto acima, a descida é feita “por uma escada em forma de caracol não indicada para quem tiver problemas de mobilidade. A altura da escada é equivalente a um prédio de 20 andares.” Uma pessoa com bengala não deveria subir nas torres. Excepcionalmente, os funcionários podem autorizar a descida de pessoas com problemas de mobilidade pelo elevador, mas você deve levar em conta que a visita às torres começa em uma torre e percorre um monte de escadas para chegar até a otra torre, onde fica a escada de caracol. Se sua sogra for descer de elevador, vai subir na torre à toa, sendo que quase não vai conseguir fazer a visita, tendo que ficar na primeira torre aguardando a descida. Abraço.

2 out2016
caroline cardoso

Olá,
Irei para barcelona agora no mês de outubro e vou comprar o ingresso para entrar na sagrada familia pelo site oficial deles, porém como existem varias opções de ingresso, gostaria de saber se vale mais a pena comprar o que possui a visita a sagrada familia + torres ou o que possui visita a sagrada familia + casa de gaudi?

Obrigado!

    Tony
    2 out2016
    Tony

    Prezada Caroline, no texto como comprar ingressos para a Sagrada Família explicamos em detalhe como é cada tipo de ingresso. A Casa de Gaudí não fica na Sagrada Família e sim no Park Güell. A escolha entre torres e Casa Gaudí vai depender dos seus interesses. As torres são uma parte interessante da basílica. Já a Casa Museu, é um pequeno museo sobre Gaudí. Entre as opções mais básicas, a visita audio-guiada é um bom investimento. Abraço.

13 out2016
Juliana

Tony,

Eu de novo rs

Acabei de entrar no site da sagrada família para verificar os valore atualizados, e tem um aviso de que ela esta fechada para obras. Sabe me dizer se o período de fechamento vai ser grande ?

Obigada

    Tony
    14 out2016
    Tony

    Olá de novo, Juliana. Gostaríamos de saber onde é que você viu o aviso de que a Sagrada Família está fechada por obras, sendo que essa é uma informação surpreendente. A Sagrada Família, como explicado no texto acima, é um templo inacabado, onde estão acontecendo obras o tempo todo. Mas ela continua aberta à visitação. Aguardamos sua informação.

14 out2016
VERA LUCIA

Olá Tony, eu estou com a mesma duvida da Juliana, Na pagina inicial do site, para compra dos ingressos, da Sagrada Família diz que a nave central da Basílica está em obras de melhoria. A duvida é: vamos em dezembro, será que essas obras afetam a visitação? já terão terminado?

    Tony
    15 out2016
    Tony

    Prezada Vera, ficamos surpresos com o comentário da Juliana, que acreditamos esteja divulgando uma informação equivocada, e que não voltou para dar maiores esclarecimentos sobre o texto que ela viu afirmando que a Sagrada Família estava fechada por obras. Damos muita importância à publicação de informações atualizadas, e por isso incomoda quando alguém divulga uma informação que não está baseada em fatos reais. É só ler o texto acima para entender que a Sagrada Família ainda não foi finalizada. Quem quiser evitar a visão de guindastes, operários, capacetes, andaimes e interdições deverá esperar até o ano 2026, quando estima-se que a basílica ficará pronta. Enquanto isso, quem visita o templo está percorrendo uma obra maravilhosa, mas que ainda convive com um canteiro de obras muito ativo. O interior do templo já ficou pronto. Porém, por causa das obras na parte superior da basílica, há uma interdição ao redor do altar. Hoje não é possível chegar perto do altar. A interdição representa menos do 5% da superfície visitável do templo e não sabemos quando pode terminar. Todas as pessoas que visitaram a Sagrada Família o fizeram com algum tipo de restrição à visitação por conta das obras em constante andamenento. Abraço.

14 out2016
VERA LUCIA

Oi Tony, outra pergunta. Por onde é a entrada para visitar a Torre Natividade. É preciso sair da Basílica ou é por dentro dela. Obrigado

    15 out2016
    Monique

    Exatamente. Fui tentar agora e na página inicial tem o aviso das obras. Estava planejando ir lá no dia 22/10 e agora fiquei sem entender.

      Tony
      15 out2016
      Tony

      Monique, veja nossa resposta para a Vera e leia o texto acima com atenção, achamos que vai tirar suas dúvidas. Não confunda uma interdição parcial com um fechamento do templo. Até 2026, a Sagrada Família continuará sendo um canteiro de obras.

    Tony
    15 out2016
    Tony

    Olá de novo, Vera. O acesso às torres é feito por dentro da basílica. Logo depois de atravessar a fachada da Natividade, vire à direita para chegar no elevador. Há muitos atendentes na basílica, caso você precisar de qualquer orientação. Abraço.

      17 out2016
      VERA LUCIA

      Muito Obrigado. Suas informações são muito valiosas e estão me orientando para minha 1ª visita a Barcelona.

18 out2016
Tatiana

Olá Tony, parabéns pelo seu site!! Estou anotando e copiando várias dicas e informações aqui divulgadas. Acho que nem vai ser preciso alugar o audioguia na Sagrada Família, basta levar as informações do seu guia já impresso rs rs rs. Muito bom seu esclarecimento sobre as obras, também tinha visto no site da Sagrada Família o aviso: “Actualmente, algunas zonas de la Basílica, como la nave central del templo, están afectadas por obras de mejora. Les rogamos que disculpen las molestias”, já estava começando a ficar em dúvida.

    Tony
    18 out2016
    Tony

    Prezada Tatiana, estamos preparando um novo texto com dúvidas frequentes sobre a Sagrada Família, que deve ficar pronto logo mais. Mas Indicamos muito o aluguel do audioguia, é imprescindível para aproveitar a visita ao máximo e não perder nenhum detalhe. Abraço!

      Tony
      18 out2016
      Tony

      Tatiana, o texto ficou pronto, veja nossas respostas às dúvidas frequentes sobre a Sagrada Família. Abraço.

      20 out2016
      Tatiana

      Perfeito Tony o novo texto sobre as dúvidas frequentes sobre a Sagrada Família, muito esclarecedor! Obrigada!

20 out2016
Juliana

Tony,

Infelizmente eu não posso acompanhar o blog diariamente, e por esse motivo só pude ver sua resposta agora.
O site da Sagrada Familia continua com a informação que a Nau principal encontra-se afetada por obras.

http://www.sagradafamilia.org/wp-content/uploads/2014/12/Avi%CC%81s-afectacions-web-actualitzat-CAT.jpg

A minha pergunta, foi justamente por nunca ter ido à Barcelona, se a nau principal encontra-se fechada ou apenas em obras, como é comum nessa igreja.

Era apenas uma dúvida, e voce poderia ter respondido do mesmo modo que respondeu à Vera Lucia, e em hipotese alguma eu quis divulgar fato equivocado, apenas questionei se sabia da questão de estar ou não fechada.

    Tony
    20 out2016
    Tony

    Prezada Juliana, como você já deve saber, porque fez várias consultas anteriormente no site, respondemos todas as perguntas dos nossos leitores com carinho e atenção. Acontece que o que é publicado no site tem grande repercussão. E se falamos de um texto sobre a atração mais popular de Barcelona, você não pode nem imaginar. Então, se um leitor entra no site afirmando que a Sagrada Família está fechada por obras, vamos querer questionar essa informação logo mais. E quantos mais dias esse questionamento ficar sem resposta, mais inquietos vamos ficar. A informação que você trouxe agora para a gente fala em uma interdição parcial do templo, sobre a qual já tratamos várias vezes aqui e sobre a qual damos detalhes nas nossas dúvidas frequentes sobre a Sagrada Família. Mas na sua mensagem original você falou:
    “Acabei de entrar no site da sagrada família para verificar os valore atualizados, e tem um aviso de que ela esta fechada para obras. Sabe me dizer se o período de fechamento vai ser grande ?”
    Você deve concordar que uma coisa é uma interdição parcial, outra bem diferente é falar que o templo está fechado por obras. Por isso nosso questionamento e a urgência em obter um retorno que esclarecesse o afirmado no seu texto original, evitando o alarme entre outros leitores do site que consultam tanto os textos como também os comentários. É só isso.
    Sinta-se à vontade para continuar deixando suas consultas tanto no presente texto quanto em outros textos do site. Teremos o maior prazer em tentar voltar a ajudar você. Abraço.

6 nov2016
Mara

boa noite tony, com que antecedencia tenho que comprar ingressos para os pontos turisticos de barcelona, como sagrada familia, casa mila, museu de picasso, etc…… desde ja agradeçoa sua atençao. viajo dia 20/02/17.

    Tony
    6 nov2016
    Tony

    Prezada Mara, você pode comprar ao longo do mês de janeiro, tranquilamente. Até uma semana antes da visita, principalmente no caso da Sagrada Família, deve ser tranquilo. Veja o texto, compra antecipada de ingressos, é necessária? Abraço.

      6 nov2016
      Mara

      Tony muito obrigado pelo retornol. Agradeço muito a sua atenção, Abraços

2 dez2016
Marcia Codorniz

1- Bom dia Tony! Queria uma ajuda. Comprei as entradas para a sagrada família para as 10;30 min da manha de domingo. Pretendo depois visitar o Hospital de la Santa Creu i Sant Pau. A noite tenho o jogo do Barça as 20h45min. O que poderia fazer de passeio após a visita do hospital e o horário do jogo??? queria algo que fosse perto e que fosse legal para crianças, pois estarei com meus filhos de 9 e 11 anos.

2- Segunda dúvida, estou fazendo pela manha um passeio ao Aquariun. O que mais poderia colocar nesse dia e que seja perto e interessante para crianças???

    Tony
    3 dez2016
    Tony

    Prezada Marcia, no pedaço da Sagrada Família e o Hospital de Sant Pau não há muito o que fazer. Por isso, você pode escolher uma das atrações que apresentamos no texto Barcelona para crianças, se deslocando até ela de metrô.
    No dia do aquário, você pode fazer o roteiro pela Barceloneta, a orla de Barcelona. Dependendo, poderia ser até divertido alugar uma bike para percorrer a orla, é um passeio muito bonito. Abraço.

12 dez2016
Marcel

Oi, Tony, parabéns pelo site. Estou querendo fazer Park Guell e Sagrada Família no domingo (19/03), mas como pretendemos ir ao jogo do Barça (provavelmente fim de tarde), estou pensando em ir primeiro ao Park, já que abre às 08h30 e a Sagrada Família apenas às 09h. Qual a melhor forma de chegar ao Park Guell, saindo da carrer Sicília 159? Estas atrações são muito lotadas no domingo? Espero que não, pois ainda será o finalzinho do inverno.

    Tony
    13 dez2016
    Tony

    Prezado Marcel, seja bem-vindo ao passaporte BCN. Deve existir algum erro na sua consulta, sendo que você vai demorar entre 20 y 30 minutos para se deslocar entre o Park Güell e a Sagrada Família. Se você chegar no Park Güell às 8h30 e quiser estar na Sagrada Família às 9h, não vai ter tempo de visitar o parque. Aguardamos seus esclarecimentos.

13 dez2016
Júlio César

Tony, venho relatar meu passeio na sagrada família, minha esposa adorou, maravilhoso. Comprei o ingresso com antecedência via internet e comprei com direito de visitar a torre, mas no dia da visita estava chovendo e não foi liberado o acesso para torre. Após questionar a funcionaria da igreja sobre o valor pago para visitar a torre a mesma pediu para ir na bilheteria que eles devolveriam o valor pago pela torre, mas não quis pegar fila e perder tempo com isso, acabei deixando para lá, mas para minha surpresa logo quando voltei recebi uma mensagem do cartão de credito falando do estorno do valor da torre. Parabéns ao pessoal da Sagrada Família pela organização, não sei se teria esse tratamento em outro lugar.

    Tony
    14 dez2016
    Tony

    Olá de novo, Júlio César, mais uma vez obrigado pelo seu retorno. Que bom que tudo deu certo na Sagrada Famíla. Em teoria, se a visita às torres tiver que ser cancelada por causa da meteorologia adversa, você tem direito ao estorno do valor pago pela subida às torres. Que bom que o estorno desse valor foi feito rapidamente. Com o elevado número de visitantes que a Sagrada Família recebe diariamente, se tornou imprescindível oferecer um serviço de mais qualidade, evitando a perda de tempo e o desgate daqueles que visitam o templo. Abraço.

19 dez2016
João

Olá, estou indo para barcelona na semana que vem, já comprei o ingresso para sagrada familia mas fiquei com uma dúvida. Eu agendei a visita para as 9h e a visita a torre para as 10h. Tem algum problema? Eu posso visitar a torre e depois voltar para continuar olhando por dentro? Eu comprei para visitar a torre da paixão, a visita é feita por dentro da sagrada familia?
E mais uma duvida, é fácil de ir para o park guell depois da sagrada familia?
Muito obrigado e parabéns pelo site! Ótimas dicas!

    Tony
    20 dez2016
    Tony

    Prezado João, seja bem-vindo ao passaporte BCN. Você vai subir na torre às 10 horas, a partir das 9h (horário do seu ingresso à Sagrada Família) e depois de descer da torre vai poder visitar as demais partes do tempo tranquilamente. O acesso à torre é feito pelo interior do templo. O ponto 4 das nossas dúvidas frequentes sobre a Sagrada Família responde a questão do transporte até o Park Güell. Abraço.

8 jan2017
André Porto

Prezados,

Primeiro quero parabenizar pelo site. Fantástico. Muita informação e dedicação! Parabéns. Estou indo para Barcelona no final de janeiro, terei 4 dias inteiros. Estou seguindo a sugestão dos roteiros que vocês disponibilizam. Pensei em combinar Sagrada Família e Park Guell num mesmo dia. O que acham? Sagrada Família pela manhã e Park Guell a tarde. É melhor eu me deslocar de táxi entre os dois pontos? O que vocês acham?

    9 jan2017
    André Porto

    Tony. Outra dúvida. Estarei hospedado próximo a estação Rocafort. Qual é o melhor para ser visitado primeiro? Park Guell ou Sagrada Família? Os ingressos online precisam marcar hora, como você me aconselharia a dividir o tempo?

    Tony
    10 jan2017
    Tony

    Prezado André, seja bem-vindo ao passaporte BCN. A visita à Sagrada Família, se programada no começo do dia, dificilmente vai se extender a manhã toda. Pode ser combinada com o Park Güell no mesmo período da manhã. Mas nada impede visitar a Sagrada Família tranquilamente de manhã e o Park Güell a tarde. Nunca cansamos de indicar a visita ao sensacional Hospital de la Santa Creu i Sant Pau, que fica próximo da Sagrada Família. No ponto 4 do texto dúvidas frequentes sobre a Sagrada Família você vai encontrar como se deslocar entre a Sagrada Família e o Park Güell. Abraço.

23 jan2017
Rafael

Ola.
Parabens pelo site, sensacional.
Em relaçao as torres, apos a descida é possivel voltar a igreja?
Cerca de 1 hora na igreja e 1 hora nas torres é um tempo bom para conhecer?
Obrigado.

2 fev2017
beatriz

Hola estarei em Barcelona por dois dias e meio de 22 a 25 de abril. Penso fazer tour en bus com Hop-on Hop-off e minha dúvida é para que hora comprar os ingressos por exemplo para a Sagrada Familia? Vai fechar c horario q o bus passa por la? Obrigada

    Tony
    2 fev2017
    Tony

    Beatriz, os ônibus circulam o dia todo, cada 10-15 minutos. O melhor seria fazer a visita logo no começo do dia para dedicar o restante do dia ao passeio de ônibus.

6 fev2017
Lourdes

Olá Tony e Cecília,
já escrevi para vc. mas não estou encontrando aonde então escrevo novamente.
Primeiramente parabéns pelo site é magnífico.
Gostaria que vcs me tirassem uma dúvida, em algum lugar do site li que escritórios de informações turisticas podem comprar ingresso para Sagrada Família com adicional sobre o serviço, é isso mesmo?Vcs saberiam me informar aproximadamente de quanto seria ?
Grata,
Lourdes

    Tony
    7 fev2017
    Tony

    Respondemos sua consulta inicial aqui. Por gentileza, anote o lugar onde você deixa suas consultas para evitar trabalho dobrado para a gente. Está faltando tempo para responder todas as consultas que recebemos diariamente! Obrigado!

      7 fev2017
      Lourdes

      Muito obrigada e desculpe o transtorno,
      Lourdes

5 mar2017
aline

Olá Tony,
Gostaria de saber se crianças de colo podem subir na torre.

18 mar2017
Rejane

Olá Tony!
Há um melhor horário ou dia para visitar a Sagrada Família?
Estarei em Barcelona entre os dias 09 e 15 de abril.
Ao adquirir o ingresso agora, antecipadamente, é possível trocá-lo para um outro dia?
Obrigada

    Tony
    19 mar2017
    Tony

    Olá, Rejane, no texto dúvidas frequentes sobre a Sagrada Família tentamos responder as perguntas mais frequentes dos nossos leitores sobre o templo. Não existe um horário ou dia melhor. O ingresso é com horário marcado, não pode ser trocado. Abraço.

20 mar2017
Luciene Rodrigues

Ola Tony,
Um mês pra viagem e já estou nos preparativos finais com a ajuda preciosa de vocês!
Minha questão agora é que não gostamos de comprar os ingressos antecipadamente e, como não viajamos na alta temporada nunca, damos sorte e nunca pegamos filas de mais de 30 minutos em nenhum lugar. Por isso, acabamos tendo esse habito não muito recomendado rsrsrs… No dia reservado para a Sagrada Família minha amiga, que irá nos encontrar de Roma, chegará as 11 hs. Eu poderia ir de manhã cedo para comprar os ingressos pra um horário da tarde? Ou o ingresso comprado na Igreja é pra entrada imediata?
Obrigada! Obrigada! Vocês são o máximo!
Abraço

    Tony
    20 mar2017
    Tony

    Prezada Luciene, mesmo não gostando de comprar ingressos antecipadamente, você vai ter que abrir uma exceção para a Sagrada Família. Se você for no dia da visita, podem acontecer duas coisas:
    – que não tenha mais ingressos para esse dia.
    – que você seja obrigada a comprar ingressos para o primeiro horário disponível. Na bilheteria você não escolhe o horário, eles vão te dar o primeiro horário disponível, que pode ser quatro horas mais tarde do momento da compra. Comprando na bilheteria, você não vai poder se programar, e vai perder um tempo precioso aguardando o horário da entrada no templo.
    Sempre recomendamos a compra antecipada, pensando no que será melhor para nossos leitores.

      20 mar2017
      Luciene Rodrigues

      Muito obrigada, Tony!
      Realmente essa informação faz muita diferença pois minha amiga chegará em BCN no final da manhã… Acho melhor nos programarmos pra ir a tarde.
      Mais uma vez foi valioso!
      Abç!

      Tony
      20 mar2017
      Tony

      Por nada, Luciene, precisando de outros esclarecimentos, aproveite as caixas de comentários do site para perguntar. Abraço.

7 abr2017
|Paulo

Olá Tony. Marquei a visita a Sagrada Família as 15:00 hs. Será que da para fazer a visita a casa Batilo e Casa Mila na parte da manhã sem muita correria. Não sei quanto tempo de visita levo para as duas Casas. Pretendo fazer todo o percurso a pé. Obrigado

    Tony
    8 abr2017
    Tony

    Paulo, calcule entre uma hora e meia e duas horas para cada casa. Fazer ambas casas e a Sagrada Família no mesmo dia é, no nosso entender, maraturismo. Você vai visitar três lugares excepcionais, um seguido do outro, sem tempo para assimilar todas as belezas contempladas.

      10 abr2017
      Paulo

      Obrigado Tony. Vou mudar o cronograma. Possivelmente vou fazer uma das casas e depois a Igreja.
      Fica mais tranquilo. A outra faço outro dia.

1 maio2017
Paula

Estarei em Barcelona em julho. Gostaria da sua opinião sobre horário de entrada na Sagrada Família, com relação à questão da luminosidade e ao excesso de pessoas. Acredito que comprando os ingressos antecipadamente, não haveria problema de fila, né?
Estou na dúvida de comprar as entradas para o início do dia às 9hs (ou 10 hs no caso de visitarmos a Cripta) ou para o final do dia às 17hs (nesse caso visitaríamos a Cripta após). Dispensamos a subida nas torres.
A propósito, o site e os guias são muito úteis e caprichados!!! Agradeço desde já. 🙂

    Tony
    2 maio2017
    Tony

    Olá Paula. Em julho não vai ter jeito, Barcelona estará com muitos, mas muitos turistas. Como o ingresso na Sagrada Família é com horário marcado, você não vai ter problemas para entrar. Mas se você quiser percorrer uma basílica com a menor quantidade possível de turistas, compre ingressos para o primeiro horário do dia. Como não existe uma limitação no tempo que você pode ficar dentro do templo, ao longo do dia o acúmulo de visitantes vai ficando cada vez maior. Abraço.

14 jul2017
Karina

Tony,

Estou querendo comprar o ingresso antecipado da Sagrada Família porém o horário marcado por exemplo aparece Templo – 09:00h e Torre – 09:15h, isso significa que só tenho 15 minutos para visitar a igreja ou após a visita da torre tenho direito de entrar e continuar conhecendo a igreja ?
Obrigada

19 jul2017
Fabiano

Bom dia!
Simplesmente espetacular o site de vocês. Quem dera houvesse um assim para cada grande cidade do mundo..rss Parabéns.
Estou montando minha passagem por Barcelona inteiramente através de suas dicas e queria uma ajuda.
Estou pensando em sair da Sagrada Família no meio da tarde, pegar o metro até a Barceloneta, caminhar até o teleférico, pegar o Ari del Port, subir até o montjuic, passear lá e descer de funicular até a fonte mágica para assistir ao show das 20:00h. É possível ou errei algo no planejamento? Alguma dica? Muito obrigado!

    Tony
    20 jul2017
    Tony

    Prezado Fabiano, seja bem-vindo ao passaporte BCN! No presente texto respondemos consultas específicas sobre a Sagrada Família. Se quiser ajuda com o planejamento dos seus dias em Barcelona, aproveite para deixar sua consulta no texto correspondente do menu roteiros. Muito obrigado!

Deixe seu comentário!