Sagrada Família

Sagrada Família, Barcelona

Nenhuma outra atração turística de Barcelona tem instigado tanto a imaginação dos visitantes do mundo todo, como o incrível Temple Expiatori de la Sagrada Família. O templo é, sem dúvida, uma das atrações imperdíveis da cidade, uma das obras mais emblemáticas do gênio do modernismo catalão Antoni Gaudí.

Acreditamos que o magnetismo exercido pela Sagrada Família, no imaginário dos turistas, tem várias razões de ser:

  • o tamanho colossal e a verticalidade do templo, que ocupa um quarteirão completo do Eixample e pode ser visto a partir de muitos cantos da cidade.
  • é a obra-prima do gênial Antoni Gaudí, máximo representante do modernismo, refletido por toda a cidade de Barcelona. A Sagrada Família é o exemplo perfeito da creatividade e innovação de Gaudí.
  • é uma obra viva e em constante evolução. Visitar a Sagrada Família é uma oportunidade única de testemunhar a construção de um grandioso templo.
  • é um templo expiatório, construído com os donativos dos fiéis. As obras do templo são financiadas pelo dinheiro arrecadado com os ingressos. Estima-se que a conclusão das obras da Sagrada Família aconteça até o 2030.

Por estas e outras razões, a Sagrada Família foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, no ano de 2005. Na verdade, somente a fachada do Naixement e a cripta, partes construídas por Gaudí, receberam o título.

Um pouco de história

Sagrada Família, Barcelona

O projeto original da Sagrada Família, no estilo neogótico, foi feito pelo arquiteto Francisco de Paula del Villar (1828-1901). Em 1883, aos 31 anos, Gaudí assumiu a obra e esteve a frente dela até a data da sua morte, em 1926. Gaudí não abandonou a obra da Sagrada Família durante 43 anos, nos quais pensou e repensou o projeto do templo.

Gaudí queria que o templo fosse um grande monumento a Deus, mas também um ponto de referência em Barcelona.

Sagrada Família, Barcelona

Quando herdou o projeto original, Gaudí construiu a cripta e começou o trabalho na abside e no claustro. Porém, a chegada de uma grande doação anônima levou o arquiteto a abandonar o projeto neogótico para criar um novo projeto, grandioso e innovador.

Em 1892 Gaudí começou a trabalhar na fachada do Naixement (Natividade). Muito mais tarde, em 1911, elaborou o projeto da fachada da Passió (Paixão). Em 1923, a solução definitiva para as naves e as cobertas ficou pronta.

Na verdade, só a partir de 1914, Gaudí passou a se dedicar por completo ao templo. Essa dedicação total de Gaudí à Sagrada Família está presente no fato de não existirem outras obras importantes de sua autoria nos últimos 12 anos de sua vida. Seu comprometimento com a obra foi tal que passou a morar no templo, durante os últimos meses da sua vida.

Gaudí morreu em 10 de junio de 1926, três dias depois de ter sido atropelado por um bonde. Foi enterrado na capela del Carme, na cripta do templo.

Gaudí sabia que não veria a conclusão da Sagrada Família. As obras avançavam muito devagar e o artista já tinha afirmado “outros virão depois de mim. O que é necessário é conservar sempre o espírito da obra.”

Após a morte de Gaudí, a direção da obra foi transferida para Domènec Sugrañes, seu íntimo colaborador, que tocou a construção até 1938. Depois vieram outros colaboradores de Gaudí, que tiveram contato direto com o arquiteto. A partir de 1984 Jordi Bonet Armengol é o responsável pela obra, tentando respeitar sempre a ideia original de Gaudí.

Em 7 de novembro de 2010, o papa Bento XVI consagrou o templo, que foi declarado Basílica menor.

Vamos percorrer a Sagrada Família!

Façana do Naixement (Fachada da Natividade)

Sagrada Família, Barcelona

A impressionante Fachada da Natividade fica no Carrer de la Marina, em frente a praça que tem um laguinho. É preciso se afastar bastante para conseguir contemplar a fachada por completo. Com formas orgânicas, pouco comuns nas fachadas de outros templos, inclui também elementos inesperados, como folhas, animais e frutas, surpreendentes e inovadores. Nas laterais da porta central, há tartarugas na base das colunas.

O ingresso dos visitantes no templo é feito por esta fachada.



Antes de sua morte, Gaudí finalizou esta fachada por completo. Como as obras de construção sempre dependeram das doações, o avanço é muito lento. Gaudí sabia que não veria o templo finalizado e quis deixar, pelo menos, uma fachada terminada, que serviria como um guia para o resto do templo.

Sagrada Familia, Barcelona

A fachada tem três portas:

  • a Porta de la Caritat (da Caridade), no meio. Nela estão representadas cenas no nascimento de Jesus. No alto da coluna aparece a estrela do Natal, a Anunciação, e a coroação da virgem em um nível superior.
  • a Porta de l’Esperança, na esquerda. Está dedicada a São José. Nela aparece também a matança dos santos inocentes e a fuga para Egito.
  • a Porta de la Fe, na direita. Nela aparece o jovem São José trabalhando, a visita de María a Isabel e a apresentação de Jesus ao templo. A mão com o olho no meio represnta a Divina Providência, o Deus que tudo vê.

A fachada está coroada por quatro torres. As escadas localizadas no interior das torres recebem luz natural de suas inúmeras janelas, que também favorecerão a acústica dos sinos, quando forem nelas instalados.

Façana da Passió (Fachada da Paixão)

Sagrada Família, Barcelona

A Fachada da Paixão fica no Carrer Sardenya, em frente a praça que não tem laguinho.

Sagrada Família, Barcelona

Esta fachada foi inteiramente realizada depois da morte de Gaudí. Sob a responsabilidade de Josep Maria Subirachs (falecido em abril de 2014), seguindo seu estilo pessoal e inspirando-se em Gaudí, essa fachada mostra guerreiros cujas cabeças lembram muito as chaminés de La Pedrera.

Sagrada Família, Barcelona
Sagrada Família, Barcelona

As imagens representam os últimos dias na vida de Jesus, com cenas de sofrimento representadas em três níveis da fachada. As seis colunas sobre as quais se apoia a fachada estão inspiradas nos troncos das gigantescas sequoias americanas.

Sagrada Família, Barcelona

Façana de la Glòria (Fachada da Glória)

Sagrada Família, Barcelona

A Fachada da Glória fica no Carrer Mallorca e ainda está sendo construída. Atualmente se assemelha a um canteiro de obras. Quando estiver finalizada, será a fachada principal do templo, a maior e mais monumental.

Sagrada Família, Barcelona

As portas da fachada já estão no lugar, com frases do Pai Nosso em 50 idiomas diferentes.

O interior

Sagrada Família, Barcelona

A Sagrada Família surpreende e impressiona tanto externa como internamente.

Sagrada Familia, Barcelona

Assim que entrar, preste atenção nos maravilhosos e coloridos vitrais. O principal deles representa a ressurreição, enquanto os laterais simbolizam santos e santuários.

Sagrada Família, Barcelona

No grande espaço central, você terá uma sensação de harmonia com a natureza. As colunas sobre as quais o templo está apoiado são como troncos de árvores, por entre os quais os raios de sol se filtram como em uma floresta. Gaudí mais uma vez se inspirou na natureza para combinar, de forma harmônica, o estético e o funcional.

Sagrada Família, Barcelona

O claustro da Sagrada Família também é diferente de todos os outros já vistos. Quando estiver finalizado, rodeará todo o templo, funcionando como elemento de isolamento e proteção do meio externo.

Sagrada Família, Barcelona

As torres

Sagrada Família, Barcelona

Quando o templo for finalizado terá 18 torres: uma para cada apóstolo, quatro para cada evangelista e os zimbórios de Jesus e da Virgem Maria. A torre mais alta, a de Jesus, terá 172 metros de altura.

Sagrada Família, Barcelona
Sagrada Família, Barcelona

Dependendo da tipología das torres são usadas diferentes soluções arquitetônicas. Hoje já é possível ver os pináculos de mosaico, que coroam as torres dos apóstolos, adornados com o anel e o báculo episcopais. Em cada torre pode ser vista uma escultura do apóstolo que representa.

Sagrada Família, Barcelona
Sagrada Família, Barcelona
Sagrada Família, Barcelona

As torres servirão de campanário. Gaudí realizou complexos estudos de acústica, quando desenhava as torres.

Como é feita a visita as torres?

A subida nas torres da Sagrada Familia é feita de elevador e a descida por uma escada em forma de caracol não indicada para quem tiver problemas de mobilidade. A altura da escada é equivalente a um prédio de 20 andares.

Qual das duas torres escolher?

A experiência de visitar cada uma das torres da Sagrada Família é bastante parecida. A principal diferença está nas vistas, de distintas regiões de Barcelona, a partir de cada torre. No quesito vistas, não há uma que se destaque sobre a outra.

Aqui no passaporteBCN indicamos a subida na torre da Fachada da Natividade, porque permite contemplar de perto a única fachada do templo desenhada inteiramente por Antoni Gaudí. A Fachada da Natividade é, junto com a cripta, a única parte do templo declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

A cripta

cripta, Sagrada Familia, Barcelona

Leia nosso detalhado texto dedicado à cripta da Sagrada Família. Vale muito a pena conhecer, e o ingresso é gratuito!

Visita ao templo

A web oficial da Sagrada Família contém muitas informações de interesse para quem quer visitá-la.

Horários

A Sagrada Família abre todos os dias do ano.

  • de novembro até fevereiro, abre de 9:00h a 18:00h.
  • março, abre de 9:00h a 19:00h.
  • de abril até setembro, abre de 9:00h a 20:00h.
  • outubro, abre de 9:00h a 19:00h.

Nos dias 25 e 26 de dezembro e 1 e 6 de janeiro só abre de 9:00 a 14:00h.

Não deixe de confirmar aqui os horários atualizados.

Visita virtual

Só para dar mais vontade de realizar uma visita real ao templo, no site oficial da Sagrada Família é possível fazer uma visita virtual sem sair de casa.

Quanto tempo demora uma visita a Sagrada Família?

É impossível dar uma estimativa universal, sendo que diferentes pessoas, com distintos interesses e velocidades para apreciar o que cada destino pode oferecer, podem discrepar bastante no tempo dedicado a cada lugar.

No caso da Sagrada Família, uma visita acelerada não vai levar menos de uma hora (sem incluir a subida às torres). Já para quem gosta de saborear os lugares extraordinários com calma, será fácil demorar entre duas horas e três horas percorrendo cada cantinho da basílica, incluindo o interessante museu que fica no subsolo.

Ingressos

O texto como comprar ingressos para a Sagrada Família contém informação muito detalhada sobre o assunto.

Como chegar

A Sagrada Família está no distrito do Eixample. Veja aqui a localização no mapa. Existe uma estação de metrô bem do lado do templo, a Sagrada Família, nas linhas 2 (lilás) e 5 (azul).

O acesso ao templo

acesso a Sagrada Familia
Houve uma mudança recente nos pontos de entrada e venda de ingressos para visitar a Sagrada Família. Atualmente está sendo feito assim:

  • o ponto de venda de ingressos fica no Carrer de Sardenya, onde está a Fachada da Paixão, a mais moderna, e ainda inacabada.
  • o ponto de acesso ao templo, tanto para quem comprou os ingressos na Sagrada Família, quanto para quem comprou os ingressos online antecipadamente, fica no Carrer de la Marina, onde está a Fachada da Natividade, a mais antiga. Como quem chega no acesso já tem o ingresso comprado, não costuma ter fila na entrada. Quando se formam filas, costumam ser muito rápidas, de menos de 5 minutos.

Quem comprou seus ingressos online deve ir diretamente ao ponto de entrada no Carrer de la Marina.

Código de vestimenta

Não existe nenhum código de vestimenta predeterminado para entrar na Sagrada Família. Fomos tirar essa dúvida diretamente com os funcionários que trabalham no templo: mesmo nos dias mais quentes do verão, não abuse dos shorts megacurtos nem das camisetas demasiadamente decotadas ou cavadas (do tipo que o sutiã fica todo à mostra ou que se veja toda a lateral do corpo – tanto para eles quanto para elas); nesses casos pode ser solicitado que se cubram um pouco. Na dúvida, nossa dica é se guiar pelo código de vestimenta na catedral de Barcelona.

Um encontro com o futuro

Já mencionamos que estima-se que a conclusão das obras da Sagrada Família aconteça até o 2026. Quem não puder ou quiser aguardar tanto tempo pode se deliciar com o seguinte vídeo mostrando a basílica terminada.

Alguma dúvida?

Se você tiver qualquer dúvida sobre a Sagrada Família, aproveite a caixa de comentários do presente texto para perguntar. Mas antes queremos pedir uma gentileza de você, dê uma olha nas dúvidas frequentes sobre a Sagrada Família, é muito provável que sua dúvida tenha sido respondida já no texto mencionado.

Dica do passaporte BCN

A Sagrada Familia é uma atração turística muito popular. Em 2012 recebeu mais de 3 millões de visitantes. Como resultado, é inevitável encontrar filas enormes ou falta de disponibilidade de ingressos, o que pode significar uma espera de quatro horas para entrar na basílica. Em qualquer mês do ano.

Nossa recomendação é que a compra online dos ingressos para a Sagrada Família seja feita antecipadamente. É, sem dúvida, a melhor alternativa para evitar uma dura espera nas filas.

18 out2017
CARLOS ALBERTO

Bom dia,
Meu nome é Carlos Alberto (sou brasileiro), fiz uma compra para visita a Sagrada Familia “las Mejores Visitas” porem me confundi com a data.

È possível alterar a data para o dia 22/10 (domingo), mantendo o mesmo horário ou outro horário ?

Fiz a solicitação para o dia 23/10 (segunda) mas eu deveria ter escolhido o dia 22/10.

Grato,

    Tony | PASSAPORTE BCN
    19 out2017
    Tony | PASSAPORTE BCN

    Bom dia, Carlos Alberto, se você comprou os ingressos no site oficial da Sagrada Família (que é nossa orientação), entre em contato com eles através do email soporte@clorian.com para tentar mudar a data. Obrigado.

20 out2017
JOSE R G ROCHA

Minha filha é cadeirante. Pelo visto, será impossível que ela visite uma das torres, mesmo dispondo de elevador. É isso?

    Tony | PASSAPORTE BCN
    21 out2017
    Tony | PASSAPORTE BCN

    É isso.

20 out2017
Nilcéia

Visita no dia 08/11 –
Qual melhor horário da aproveitar a luminosidade?

    Tony | PASSAPORTE BCN
    21 out2017
    Tony | PASSAPORTE BCN

    Se o dia não estiver encoberto, qualquer horário entre 10 horas e 16 horas deve ser bom.

30 out2017
Marcio Ferreira Machado

Olá, estarei em Barcelona em Novembro e pretendo visitar a Sagrada Família e estou com dúvida sobre a questão de idade para compra do ingresso.

Tenho 22 anos e gostaria de saber se tenho o desconto pela idade ou é necessário alem da idade ser cidadão espanhol e/ou europeu???

Agradeço desde já a resposta, abraço.

    Tony | PASSAPORTE BCN
    31 out2017
    Tony | PASSAPORTE BCN

    Bom dia, Marcio, no texto como comprar ingressos para a Sagrada Família explicamos a questão dos descontos. No caso da Sagrada Família, e quando não existe uma restrição claramente definida, não há discriminação por nacionalidade, os descontos são válidos independentemente do passaporte. Abraço.

1 nov2017
Gigi Dantas

Olá!! Vi que no site oficial são oferecidas diversos tipos de visitas. Gostaria de saber qual a diferença entre elas, por exemplo, a diferença da visita vermelha e da visita que fala da vida e obra do Gaudí.
As outras dá pra perceber que são mais simples, mas essas duas, fiquei na dúvida.
Qual delas você sugere?
Obrigada!

Deixe seu comentário!