top 5: erros na programação da sua viagem a Barcelona

Bem-vindos ao nosso top 5: erros programando sua viagem a Barcelona, um ranking que elaboramos a partir de observações realizadas nos comentários e consultas já publicadas no passaporte BCN.

A finalidade deste ranking é tentar evitar que nossos leitores repitam os mesmos erros no futuro!

1 | Escolher um hotel muito afastado só para economizar

Hotel Acta Ink 606

Já tivemos leitores que reservaram hotéis em Castelldefels, Cornellà, Sant Boi de Llobregat, Santa Coloma ou Sant Joan Despi, municípios vizinhos de Barcelona. Se a única razão para a escolha está baseada no valor da diária, isso é realmente uma loucura. A economia na diária do hotel é muito relativa, pois você vai precisar gastar mais para se deslocar até Barcelona (sem falar que muitas vezes a localização remota do hotel vai obrigar você a pegar um táxi para sair do aeroporto ou chegar no aeroporto). Somado a isso, você tem que computar o seu bem mais valioso durante as férias: seu tempo.

Não temos nenhum problema em indicar hospedagem em localizações mais afastadas do centro de Barcelona, como a região da Diagonal Mar que adoramos. São lugares com diárias mais em conta, hotelaria de um excelente nível e muito bem comunicadas com o centro. Agora, sair de Barcelona para economizar uns trocados? Faça bem essa conta e não se esqueça de também colocar o valor do seu tempo nessa equação.

Em como escolho meu hotel? você encontrará muitas dicas para auxiliar na escolha do seu hotel em Barcelona. Precisando de ajuda, pode utilizar nossa consultoria gratuita.

2 | Planejar bate-voltas malucos

Madrid

Planejar Barcelona como um bate-volta no mesmo dia a partir de Madri é o erro que provavelmente deixa a gente mais triste. Já foram tantas consultas sobre esse assunto que acabamos dedicando um texto para ele: nem Barcelona nem Madri são bate-voltas. Considerando só o fator tempo, você vai levar umas 3 horas para ir até Barcelona e outras 3 horas para voltar, isso utilizando o AVE, o trem-bala espanhol. Já em Barcelona, sua alternativa básica será pegar o ônibus turístico para dar uma volta pela cidade, sem se dedicar a muitas paradas. Vai ter um tempo para comer algo e pouco mais. Será que vale a pena? Na nossa opinião, não vale.

Outro bate-volta maluco no mesmo dia, que já apareceu várias vezes nas caixas de comentários do site, é o das Ilhas Baleares. Já pensou em ir e voltar de Natal à Fernando de Noronha no mesmo dia? Parece uma loucura, não é mesmo? Sem contar o investimento financeiro, um bate-volta no mesmo dia até às Baleares só permitiria chegar nas capitais de Mallorca, Menorca ou Ibiza, dar meia-volta e retornar para Barcelona. Voltamos a perguntar: será que vale a pena? A resposta continua sendo a mesma, não vale.

Aproveite para se informar sobre os maravilhosos bate-voltas que podem ser feitos a partir de Barcelona aqui. Veja também nossos textos como escolher seu bate-volta e top 5: bate-voltas.

3 | Não comprar seus ingressos antecipadamente

filas

Você está querendo visitar o interior da Sagrada Família e aparece no templo sem ter comprado o ingresso pela internet com antecedência: grande mico! Você pode estar horas parado em uma fila, perdendo seu precioso tempo, sendo que poderia evitar esse transtorno com a compra do ingresso online.

No texto compra antecipada de ingressos para as atrações de Barcelona tentamos responder uma pergunta que se repete nas caixas de comentários do passaporte BCN: para quais atrações de Barcelona preciso comprar antecipadamente meus ingressos? Veja também na seção ingressos, da nossa loja, como comprar os ingressos para as principais atrações da cidade.

4 | Alugar um carro para se deslocar por Barcelona

Barcelona

Acreditamos que usar o carro para se locomover por Barcelona não é uma boa ideia. Sabe quando o carro deixa de ser um conforto e passa a ser um transtorno? Onde estaciono, para onde vou agora, o centro antigo é só para pedestres? Com transporte público de boa qualidade, não há motivo para alugar um carro para percorrer Barcelona. Pode ser útil se você for continuar sua viagem e quiser utilizar o carro como meio de transporte. Então, alugue o carro e deixe para retirá-lo no momento em que estiver saindo de Barcelona.

Saiba tudo sobre como se locomover por Barcelona usando o transporte público aqui.

5 | Achar que em Barcelona faz sempre calor

Barcelona

Já tivemos vários leitores perguntando sobre a possibilidade de pegar praia em Barcelona no mês de janeiro, se esquecendo que o verão do Brasil corresponde ao inverno europeu: as diferenças climáticas sempre devem ser levadas em conta no seu planejamento de viagem.

Sem dúvida, o inverno em Barcelona não se aproxima, nem de longe, às duras condições do inverno em outras capitais da Europa. O inverno de Barcelona é muito mais ameno que o de Londres ou Paris. Mas não se deixem enganar, o inverno em Barcelona é frio, sim. A média das temperaturas mínimas no mês de janeiro, o mais frio do inverno, é de 4,4°C. Estamos falando de médias, há dias mais quentes como há dias nos quais a temperatura mínima chega a 0°C.

Não se deixe enganar pelas temperaturas máximas durante o dia. Em um dia de sol, os termômetros podem subir facilmente acima dos 10°C. Mas na hora de saber que roupa levar para Barcelona, o que conta é a temperatura depois de escurecer. E no inverno, escurece muito cedo.

Para evitar surpresas, pesquise quando visitar Barcelona, como é o clima e o tempo ao longo do ano e quando são os feriados e temporada alta.

A série top 5

Veja outros textos da série top 5: top 5: museus | top 5: mercados e feirinhas | top 5: igrejas | top 5: parques | top 5: hotéis de Barcelona para quem viaja com crianças | top 5: a Barcelona de Gaudí | top 5: modernismo em Barcelona | top 5: praças de Barcelona | top 5: melhores atrações de Barcelona para crianças | top 5: bate-voltas | top 5: erros na programação da sua viagem a Barcelona | top 5: dragões de Barcelona | top 5: restaurantes de culinária mediterrânea | top 5: melhores sorveterias de Barcelona | top 5: bares de Barcelona | top 5: hotéis BBB de Barcelona

5 jan2015
Luciana Rodrigues - Turismo em Roma

Post maravilhoso, pessoal!

    Tony
    6 jan2015
    Tony

    Obrigado, Luciana, quem sabe não inspira um texto similar no Turismo em Roma? Beijos!

23 jan2015
Igor

Olá Tony.

Fuçando hospedagem em Barcelona achei a “Àgora BCN Residência Universitária”, que pra mim seria um excelente custo x benefício.

Ela fica a 5 minutos andando da estação Mundet da L3. Pesquisando na internet li que não há necessidade de baldeação para chegar na maioria dos pontos turísticos de Barcelona e que é entre 15-20 min até o centro.

Gostaria de saber sua opinião a respeito e como também se o que li realmente procede.

Antecipo meus agradecimentos

Igor

    Tony
    23 jan2015
    Tony

    Igor, a residência está muito longe dos pontos turísticos de Barcelona e só seria uma opção no caso das diárias serem muito em conta. Abraço.

11 fev2015
Verena

Gente, que site maravilhoso!

Já futuquei ele todo! vcs estão de parabééns!

Agora será que vcs podem indicar um site similar de Lisboa?

Obrigada desde já!

    Tony
    12 fev2015
    Tony

    Obrigado, Verena. Temos um texto explicando como ir de Barcelona a Lisboa, mas infelizmente não conhecemos nenhum site similar ao nosso dedicado a Lisboa. Abraço!

      3 mar2015
      Verena

      Ohh,Obrigada!

18 abr2015
LEILA OLIVEIRA

Hummm acabei de ficar com vergonha de mim mesmo….hehehehhe. Ia fazer um bate volta em Madri, mas ok o BCN venceu, irei passar uma noite lá. Obrigada por mais esta dica.

    Tony
    19 abr2015
    Tony

    Ficamos felizes de termos evitado um bate-volta maluco 🙂 Madri tem muitos lugares interessantes para serem percorridos. Três dias seria o período mínimo necessário para ver os lugares básicos da cidade (isso sem contar vários excelentes bate-voltas, como a imperdível Toledo). Com tanto bate-volta interessante perto de Barcelona (veja nossos prediletos em top 5: bate-voltas), será que não vale a pena deixar Madri para uma viagem futura e se concentrar em Barcelona desta vez? Abraço.

29 jul2015
Quezia

Viagem marcada para novembro e o site está ajudando muuuuuito! Parabéns pela qualidade das informações!

    Tony
    29 jul2015
    Tony

    Quezia, muito obrigado pelas suas palavras e seja bem-vinda ao passaporteBCN. Aproveite as caixas de comentários do site para tirar todas as dúvidas sobre sua viagem. Estamos sempre por aqui para tentar ajudar. Abraço.

26 ago2015
Décio Lavos Coimbra

O post é sensacional, e nem seria preciso repetir isso.

Mas tenho duas dúvidas de imediato (outras podem vir depois, hehe):

1) pode-se fazer a reserva antecipada à Sagrada Família (online) já tendo o desconto de algum passaporte?; como seria isso?

2) ainda que seja melhor comprar logo um passaporte online (e pretendo ficar 5 dias inteiros em Barcelona), posso comprar na cidade? Nesse caso, nem teria como ter o desconto de lugares cuja reserva antecipada já fosse feita, certo?

Enfim, desde já, obrigado

    Tony
    26 ago2015
    Tony

    Prezado Décio, bem-vindo ao passaporteBCN! Vamos tentar ajudar com suas dúvidas:
    1) na verdade, você não vai fazer reserva antecipada online, você vai comprar seus ingressos online. Mas se você quiser aproveitar o desconto oferecido por algum passe turístico, isso só poderá ser feito presencialmente, encarando a fila.
    2) pode comprar o passe turístico na cidade sem problemas (você viu nosso texto passes turísticos?). Em todos os lugares acontece igual que na Sagrada Família, para poder obter os descontos, a compra dos ingressos deverá ser feita na bilheteria das atrações.
    Abraço.

      26 ago2015
      Décio Lavos Coimbra

      Muito obrigado, Tony.

      Abração.

      Tony
      27 ago2015
      Tony

      Precisando tirar qualquer outra dúvida relacionada com sua viagem, estamos aqui para tentar ajudar. Abraço.

28 ago2015
Décio Lavos Coimbra

Não provoque, Tony, hehe. Sua gentileza, seus conhecimentos sobre a cidade, e sua forma didática de responder às questões são tentadoras no sentido de se querer saber mais e mais.

Se me permite, então, pedirei uma opinião geral: irei à Barcelona dia 31/10, ficando até dia 06/11 (ou seja, 5 dias inteiros). Sou dos que gosta de ver tudo voltado à história, passeando por ruas, visitando museus e igrejas. Ao contrário, não sou de compras e nem de grandes refeições.

Dividindo a cidade em 4 áreas (Cidade Velha, Montjuic, Eixample, e “fora do centro), imagino um dia inteiro para cada uma dessas regiões, ficando um quinto dia, e mais o dia da chegada, para cobrir o que faltar (e, certamente, muito ainda continuará faltando).

Sei que, assim como roteiro de cinema e televisão, um roteiro turístico depende do que sabemos “cortar” (entender, de boa, o que não dará para ser explorado naquela viagem).

Dessa forma, o que tem a me dizer sobre isso (em relação à Barcelona), unindo com a questão objetiva da compra do passaporte de 5 dias: vale a pena comprar esse passaporte? O quanto ele vai “me prender” a ter que visitar determinados pontos (para “compensar” o dinheiro gasto) e o quanto eu seria “mais feliz” estando “solto” pelas atrações de cada sítio?

Entendendo que a vontade de aproveitar todas as visitas grátis, ou com desconto, depende de cada um, agradeço se puder dissertar sobre isso tão geral em relação ao tempo disponível.

Abraço.

    Tony
    28 ago2015
    Tony

    Prezado Décio, quando você fala do passaporte de 5 dias, entendemos que está se referindo ao Barcelona Card. No texto sobre o passe (clique no link anterior) avaliamos se vale a pena ou não, caso você quiser acrescentar alguma consideração naquele texto.
    No texto 5 dias ou mais em Barcelona damos orientações sobre como distribuir seu tempo na cidade, caso você quiser acompanhar nossos roteiros (sua divisão de Barcelona em 4 áreas nem sempre dá certo). Se você quiser organizar um rascunho de programação e consultar a gente, aproveite as caixas de comentários do texto 5 dias ou mais em Barcelona. Abraço.

      29 ago2015
      Décio Lavos Coimbra

      Novamente, muito obrigado.

      Abração.

3 out2015
Luciana Martins

Olá Tony… o site está me ajudando bastante a planejar a viagem que faremos em 10 dias divididos entre Lisboa e Barcelona. Estaremos hospedados no Hotel Travelodge Barcelona Poblenou, acho que o bairro é Poble Nou. Os preços em bairros mais centrais estavam bem mais altos e assim optamos por esse. Vi que fica próxima a duas estações de metro, dai imaginei que tenha sido uma escolha acertada. Fizemos bem? Ficaremos 4 dias em Barcelona (entre 10 e 15 de outubro), um dos dias queremos fazer o “bate e volta” MontSerrat”… nos outros três devemos dividir entre atrações naturais, culturais e históricas. O que você recomenda de acordo com a nossa localização? obrigada pela atenção! Abraços!!!

    Tony
    4 out2015
    Tony

    Prezada Luciana, no momento estamos viajando. Na nossa volta, no dia 7 de outubro, responderemos sua consulta com a atenção e carinho que merece. Aproveite enquanto isso para dar uma olhada nos textos do site, com muitas informações para ajudar a preparar sua viagem. Abraço.

      Tony
      7 out2015
      Tony

      Prezada Luciana, não sabemos se você já viu nossa resenha do Travelodge, um hotel onde já ficamos várias vezes: Hotel Travelodge Barcelona Poblenou. Em termos de localização, não é um endereço central, mas sua escolha não é um mico, está muito bem comunicado.
      Aproveite o texto 4 dias em Barcelona para fazer um rascunho da sua programação e a caixa de comentários do texto mencionado para tirar suas dúvidas com a gente. Abraço.

24 maio2016
Ewerton

Boa noite, acabei de ler a matéria e me bateu uma dúvida, espero que me ajudem. Vou pra Barcelona em Julho e reservei o hotel ibis Barcelona Ripollet por ficar na região metropolitana e estar em conta, porém depois de ler a matéria fiquei na dúvida. Vocês poderiam me orientar se nessa região de Ripollet fica muito fora de mão? Sendo que chegarei no aeroporto por volta de 23h? E se for o caso de ser um local menos afastado, qual a melhor opção de transporte para lá? Obrigado desde já.

    Tony
    24 maio2016
    Tony

    Prezado Ewerton, no momento estamos fazendo trabalho de campo. A partir do domingo, já de volta em casa, responderemos sua consulta com a atenção que merece. Abraço.

      25 maio2016
      Ewerton

      Bom dia Tony, aguardo seu retorno, mas por via das dúvidas já fiz outra reserva no hotel íbis Barcelona Meridiana, localizado próximo ao Heron City. Obrigado.

      Tony
      29 maio2016
      Tony

      Olá de novo, Ewerton. Ripollet é muito, mas muito fora de mão. Não é uma localização que recomendemos. Veja nossas informações sobre o Hotel Ibis Meridiana clicando no link. O hotel não conta com uma localização central, mas é melhor do que ficar em Ripollet. Abraço.

27 mar2017
Clara

Olá Tony, tudo bem? Estou planejando uma viagem para a Espanha em agosto de 2018 e tenho 6 destinos que gostaria de conhecer: Barcelona, Madri, Ibiza, Valência, Sevilha e Salamanca. Você acha que esses destinos compensa? Ou poderia trocar algum deles? Quantos dias seria o adequado para cada um desses lugares, na sua opinião? E você me aconselharia a fazer como esse roteiro? Começando por Barcelona e tal?
Desde já, agradeço muito a sua atenção.

    Tony
    28 mar2017
    Tony

    Prezada Clara, no presente texto respondemos consultas sobre os erros na programação da viagem a Barcelona. Contamos com um site, o Espanha Total, e uma consultoria de roteiros, um lugar perfeito para sua consulta. Abraço.

28 maio2017
zelia cavalcanti

Olá, acho que já li o que pude sobre Barcelona. O BCN é um espetáculo.Vou com marido e mais dois casais mês que vem. Compramos passagem e hotel com um agente e, só agora, vi que nosso hotel fica um pouco longe. Holiday In Express city 22. Problemas no Brasil e a alta do euro comprometeram um pouco nossa viagem. Somos adultos com mais de 50 e gostaríamos de tour geral guiado, em português. Depois dele até podemos comprar o onibus hop on hop off para os deslocamentos e onde não der tempo.Você pode ajudar?

    Tony
    28 maio2017
    Tony

    Prezada Zelia, seja bem-vinda ao passaporte BCN. Já publicamos uma resenha extensa do seu hotel, pode ler ela aqui: Hotel Holiday Inn Express Barcelona City 22@. O hotel não é central mas não uma escolha ruim, fica bem comunicado e próximo do Poblenou, um bairro que adoramos. Dedicamos muito tempo e recursos para desenvolver o guia Barcelona em 15 roteiros, escrito na língua portuguesa, que você pode levar no seu smartphone ou tablet e que vai acompanhar você por Barcelona, com indicações muito claras e detalhadas. Os leitores do guia ficam muito satisfeitos com a compra! Abraço.

23 jun2017
Aline

Olá Tony,
Parabéns pelo site! Muito organizado e com certeza ajuda muuuitas pessoas!

O que você acha do passeio que vai até Andorra e depois a cidade francesa de Ax Les Therms?

Ficaremos 10 dias em Barcelona, e pensamos em fazer esse passeio, obrigada!

Ah, estaremos em um casal, com uma criança de 7 anos e duas senhoras de 65 🙂

    Tony
    24 jun2017
    Tony

    Prezada Aline, seja bem-vinda ao passaporte BCN. Não sabemos qual é o passeio que você está mencionando, mas unicamente indicamos Andorra para aqueles que podem dedicar um mínimo de três dias ao país. Pode ver toda a informação sobre ese destino no nosso dossiê especial sobre Andorra. Abraço.

30 out2017
Adriana

Boa tarde gostaria de saber de o hotel Hilton Barcelona é bem localizado? e também o Iberostar Gran Via em Madrid?

    Tony | PASSAPORTE BCN
    31 out2017
    Tony | PASSAPORTE BCN

    Adriana, a rede Hilton tem vários hotéis em Barcelona, de qual estamos falando? Aproveite nossa consultoria gratuita de hospedagem para perguntar por ele. Igualmente, aproveite o texto hospedagem em Madri para perguntar pelo Iberostar Gran Via.

Deixe seu comentário!