de carro

Pode ser que você tenha se animado a alugar um carro e dar um rolê pela Espanha, incluindo Barcelona.

É uma boa escolha. Viajar de carro pela Espanha é uma experiência interessante e as estradas, em geral, são muito boas. Chegar de carro em Barcelona não é um grande problema. Há inúmeras estradas com direção à capital da Catalunha. Elas podem ser:

  • autovías. Estradas duplicadas gratuitas.
  • autopistas. Estradas duplicadas pedagiadas.

Veja no mapa as principais vias de acesso à cidade:


Exibir mapa ampliado

As principais entradas em Barcelona estão ao sur (vindo do aeroporto, do sul da Catalunha ou do oeste da Catalunha, no caso da A-2) e ao norte (vindo da Costa Brava ou da França).

Do mesmo jeito que achamos uma boa ideia alugar um carro para passear pela Espanha, o mesmo não será de muita utilidade na cidade de Barcelona (veja mais informações em como se locomover de carro em Barcelona). Se você alugou um carro para um longo período, provavelmente vai deixá-lo em um estacionamento em Barcelona. Se esse é seu ponto final da viagem, poderá até devolvê-lo para a locadora.

Tudo o que você precisa saber sobre dirigir na Espanha

Não perca nosso dossiê especial, publicado no Espanha Total, com tudo o que você precisa saber sobre dirigir na Espanha.

Veja no seguinte índice a lista de textos que formam parte do dossiê:

27 jul2014
Aline

Boa noite, Tony! Eu e meu esposo chegaremos em Barcelona no dia 18/09/14, pela manhã. Ficaremos hospedados no hotel Vasanta (Casp street, 31, Eixample). Teremos 5 dias completos na cidade e no dia 23/09/14 alugaremos um carro e seguiremos viagem para o sul da França. Retornaremos para Barcelona somente no dia 30/09/14 – para pegarmos um vôo no dia 01/10/14, logo cedo, para o Brasil. Não sei como resolver a logística do aluguel do veículo: no dia 23 busco o carro em uma locadora no aeroporto? Procuro uma locadora de veículos que tenha loja no bairro que estarei hospedada (como a Sixt, por exemplo)? Devolvo o carro no aeroporto só no dia do retorno ao Brasil? Me recomenda alguma locadora de veículos? Muito obrigada pela sua atenção.

    27 jul2014
    Tony

    Aline, locadora de aeroporto sempre cobra um valor mais alto que locadora na cidade. Por isso, sendo que você não vai retirar o carro ao chegar no aeroporto, indicamos que faça isso na cidade, no endereço da sua conveniência. Carro na cidade de Barcelona é mais um problema que uma ajuda, assim deixe para retirar o carro no último momento, já quando estiver saindo de viagem para a França. Sempre tome muito cuidado com pertences e bagagem no interior do carro. Os carros alugados são fáceis de identificar e se tornam alvo no caso de furto de bagagens ou objetos deixados no interior do veículo. Na volta, retorne o carro na hora que chegar na cidade de Barcelona. Você irá economizar uma diária de aluguel, estacionamento e evita qualquer estresse no dia da sua partida para o Brasil. Escolha uma das grandes empresas internacionais. Já alugamos com a Sixt, Europcar e Avis sem problemas. Abraço.

      27 jul2014
      Aline

      Você é incrível! É uma enorme alegria encontrar pessoas no mundo disposta a ajudar os outros com tanta boa vontade e presteza. MUITO OBRIGADA!!!

      28 jul2014
      Tony

      🙂 Precisando de outras orientações, estamos aqui para tentar ajudar!

13 ago2014
Frank

Qual a melhor opção (custo/benefício) de transporte do aeroporto até o Novotel Barcelona?

18 set2014
Carolina

Olá tony, parabéns pelo seu site!
Para alugar carro na Espanha, é preciso carteira de motorista internacional? Já recebi diferentes orientações, e estou um pouco insegura. Pode me ajudar? Obrigada! Abs., Carolina

    18 set2014
    Tony

    Carolina, existe um convênio entre a Espanha e o Brasil pelo qual brasileiros à turismo na Espanha podem dirigir no país com sua habilitação brasileira. Não há necessidade de tirar a Carteira Internacional. Abraço.

23 set2014
RICARDO AMAT REGO MONTEIRO

Tony,
Consultei diversas locadoras e realizei inúmeras pesquisas na internet, onde dizem que esse convenio de reciprocidade Espanha/Brasil já não esta mais em vigor, e que seria necessário a PID = Permissão Internacional para Dirigir =. Você sabe algo concreto sobre o assunto????? Estarei viajando pela Espanha – aluguei um carro – de 24/10 a 07/11 -. Inclusive a própria Europcar me afirmou a necessidade do documento (PID).
Agradeço as informações.
Parabéns pelo seu blog. É Show.

Abrx

Ricardo.

    23 set2014
    Tony

    Prezado Ricardo, obrigado pelos elogios. Fica fácil saber quando um convênio é aprovado e difícil quando ele deixa de estar em vigor. O texto do convênio pode ser consultado aqui.

    A informação no site oficial de turismo da Espanha é similar:

    Caso tenha a CNH brasileira segundo o Boletín Oficial del Estado (BOE núm. 61 de 12 de março de 2009), há um acordo de reconhecimento recíproco entre a Espanha e o Brasil. O titular deve estar com a CNH em vigor e válida, ter idade mínima exigida pelo Estado, tendo o direito de dirigir temporariamente veículos referentes a categorias que constem em sua carta, de acordo com seu tipo. O prazo para utilizar a carteira na Espanha é de 180 dias.

    Porém, site de turismo nem sempre é uma fonte confiável sobre legislação.
    Gostaríamos muito que quem está informando que o convênio já não está em vigor pudesse indicar o texto oficial onde apareça a notificação do fim desse acordo.
    De qualquer jeito, se uma locadora afirma que você precisa de PID, vai ter que tirar o PID, não tem jeito. A regra é deles.
    Abraço.

20 abr2015
Carol

Bom dia, Tony!

Estou com mais uma dúvida, vou de carro para Barcelona e reservei o estacionamento Parking Viajeros para deixar o carro enquanto ficamos na cidade, você conhece? Foi o lugar mais barato que encontrei na internet.

Obrigada desde já

    21 abr2015
    Tony

    Prezada Carol, não conhecemos o Parking Viajeros (nunca viajamos de carro para Barcelona), mas pelos comentários na internet parece bom (sempre é recomendável tomar cuidado com as avaliações na internet, podem ser genuínas ou falsas, nunca sabemos). Não tem uma localização central mas isso não importa, sendo que vocês unicamente irão até lá para deixar o carro e para retirá-lo mais tarde. Tem uma linha de metrô por perto. Abraço.

Deixe seu comentário!