de bicicleta

capitel na Casa Macaya, Barcelona

Barcelona, uma cidade que aposta na bicicleta

Nos últimos anos, a cidade de Barcelona tem feito um grande esforço para promover a a bicicleta como meio de transporte. Atualmente, as magrelas compartilham as ruas com carros, motos e pedestres. A bicicleta é um meio de transporte muito utilizado pelos moradores, não só para atividades esportivas ou lazer, como também para ir ao trabalho.

bicing, Barcelona

A prefeitura de Barcelona tem um site dedicado a dar orientações e informações sobre como moverse em bicicleta. Vale a pena visitar o site.

A prefeitura também é responsável pelo Bicing, um sistema de locação de bicicletas semelhante ao encontrado em muitas outras cidades da Espanha e outras partes do mundo. É um sistema que, na prática, só está disponível para residentes na cidade.

de bicicleta em Barcelona

Investimento público maçico, com uma rede de 200 km de ciclovias e condições geográficas favoráveis (sem grandes subidas a não ser nas imediações do Park Güell) têm contribuído com que a bicicleta seja um grande sucesso em Barcelona.

de bicicleta em Barcelona

Bicicletas “turísticas”

de bicicleta em Barcelona

Em paralelo ao uso da bicicleta pelos moradores da cidade, tem crescido a oferta de locação de bicicletas para os turistas. São muitas empresas oferecendo esse serviço, algumas delas também organizam roteiros em grupo pela cidade.

de bicicleta em Barcelona

O site da prefeitura de Barcelona contém um diretório de empresas de aluguel de bicicletas.

Também é possível fazer o download de um documento em formato PDF com detalhes de algumas das empresas mais importantes e sua localização no mapa.

Andando de bicicleta em Barcelona de forma segura

de bicicleta em Barcelona

Antes de subir na bicicleta são várias as coisas que você deve saber:

  • onde houver ciclovia (carril bici), você está obrigado a utilizâ-la. Você pode andar pela calçada, em lugares onde não houver ciclovia, isso sempre que o espaço livre for de no mínimo 3 metros. Nas mesmas condições você pode andar também pelos parques. Na maioria dos lugares, está proibido circular pela faixa de ônibus.
  • andando pela calçada, a preferência é sempre do pedestre.
  • o capacete não é obrigatório, mas é uma boa ideia usá-lo.
  • a bicicleta deve estar obrigatoriamente equipada com uma campainha.

Um seguro é uma boa ideia

de bicicleta em Barcelona

Em saúde e vacinas vimos que a contratação de um seguro de saúde para visitar Barcelona é imprescindível.

Se você estiver pensando em utilizar a bicicleta em Barcelona, veja se seu seguro cobre essa atividade e também quaisquer danos que você possa ocasionar em outras pessoas (o que na Espanha se denomina “seguro de responsabilidad civil”).

Tome cuidado também na hora de estacionar a bicicleta, roubo de bicicleta é corriqueiro. Veja qual é a política da empresa onde você pretende alugá-la.

Onde andar de bicicleta em Barcelona?

As possibilidades são inúmeras e só descartaríamos duas zonas da cidade:

  • as íngremes encostas perto do Park Güell, no Parc de Montjuïc e em outras montanhas que rodeam a cidade.
  • a Ciutat Vella, a parte antiga de Barcelona, com ruas muito estreitas e uma alta circulação de pedestres, que tornam quase impossível andar de bicicleta.

Os parques de Barcelona são locais excelentes para andar de bicicleta, como também toda a orla marítima desde La Barceloneta até o Parc del Fòrum.

19 abr2014
Marcos

Olá Tony. O endereço correto do site com roteiro da Adriana Setti é: planetasustentavel.abril.com.br/pops/barcelona-europa-bike-pop.shtml.
Um abraço.

    19 abr2014
    Tony

    Obrigado, Marcos, o link estava quebrado mesmo, já arrumei.

      17 jan2015
      alexandra souza

      oi, boa tarde,
      não consigo comprar ingresso para o jogo do barcelona com real sociedade(dia 10 de maio de 2015).como faço???

      18 jan2015
      Tony

      Alexandra, para que a informação do passaporte BCN seja fácil de consultar, pedimos a colaboração de todos nossos leitores, para que deixem suas dúvidas em textos relacionados a elas. Aqui respondemos a consultas relacionadas com como se locomover de bicicleta por Barcelona. Por favor, deixe sua consulta aqui (mas leia primeiro atentamente o texto): como, quando e onde comprar seus ingressos para um jogo do Barça.

5 ago2014
Tais

Oi, Tony!

Como vou ficar 1 mês em Barcelona, gostaria de saber se sabe de alguma loja que aluga bicicleta por um bom preço para 1 mês. O que pesquisei e encontrei é apenas aluguel de 1 semana por cerca de 50 euros.

Ou se vocês conhecem alguma loja que venda bicicletas usadas, bicicletas simples mesmo, para usarmos e depois vendermos novamente.

Mais uma vez, muito obrigada!

    5 ago2014
    Tony

    Prezada Tais, no momento estamos batendo perna testando três novos bate-voltas para a guia. Na quinta-feira, já de volta em casa, responderemos sua consulta com a atenção que merece. Abraço.

      7 ago2014
      Tony

      Prezada Tais, não contamos com a informação que você solicita, o que aconselhariamos seria identificar um número de empresas de aluguel de bicicletas próximas do seu endereço (diretório de empresas de aluguel de bicicletas) e chegando em Barcelona visitar as lojas para ver os preços que você consegue obter. No momento, o aluguel de bicicletas é um grande negócio em Barcelona e a procura é muito alta. Sobre comprar e vender, é uma possibilidade, mas com um grande elemento de risco (já imaginou se você não conseguir vender?). Fora que você deveria pôr a bicicleta à venda muitos dias antes de partir de Barcelona. Abraço e sorte com a pesquisa.

4 jun2015
Renato

Olá, primeiramente, obrigado pela ajuda.

é possível combinar o transporte em Barcelona de bicicleta e também metro/trem?. Ou seja, os transportes aceitam me locomover se eu estiver portando uma bicicleta?

Pergunto, pois pretendo usar a bicicleta para me deslocar e usar trem/metro para ir a lugares que forem muito distantes.

muito obrigado

    5 jun2015
    Tony

    Renato, de segunda a sexta, você pode transportar a bicicleta no metrô de 5h a 7h, de 9:30 a 17h e de 20:30 até o fim do dia. Sábados, domingos, feriados e durante o mês de julho e agosto, o acesso ao metrô com bicicleta é liberado o dia todo. Nos trens locais, a bicicleta é liberada em todos os horários, mas sempre em função da ocupação dos trens. Isto é, com trem lotado, você vai ter que aguardar por outro trem. Abraço.

10 ago2015
Felipe Monteiro

Deve ser maravilhoso, andar pelas ruas de Barcelona de bicicleta!

    11 ago2015
    Tony

    Felipe, é muito legal andar pelas ciclofaixas próximas do mar. Já se enfiar na parte histórica da cidade de bicicleta, disputando espaço com os pedestres (que tem preferência, embora muitos ciclistas esqueçam disso!) e sem poder entrar para visitar nos monumentos, pode se tornar um grande mico para quem conta com pouco tempo na cidade. Abraço.

1 set2016
Flávia

Boa noite Tony. Estou desvendando Barcelona através do seu site e realmente estou encantada. Muito obrigada por isso. Gostaria de tirar uma dúvida. Estou indo para Barcelona dia 30 de setembro e passarei 8 dias por lá. Vamos eu, meu marido e meu filho de 1 ano e 3 meses. Gostamos muito de fazer passeios de bicicleta e por isso gostaria de saber se existe algum passeio recomendado para ir com o bebê e se eles disponibilizam cadeirinhas para levar o pequeno. Agradeço desde já e parabéns pelo incrivel trabalho.

    1 set2016
    Tony

    Prezada Flávia, seja bem-vinda ao passaporte BCN. Um ótimo passeio para ir com seu pequeno, por contar com calçadas muito largas, é a orla marítima de Barcelona. Partindo do hotel W e chegando até onde suas forças levem vocês. Não costumamos indicar passeios de bicicleta pelas zonas mais turísticas de Barcelona, que estão entupidas de turistas e tornam o que deveria ser uma experiência legal em um grande estresse. Há muitas empresas e guias turísticos ofrecendo passeios por zonas onde os pedrestres contam com a preferência absoluta e que nem sempre respeitam tal preferência, o que está gerando conflito na cidade. Prestem muita atenção ao assunto do seguro, contratem um seguro que inclua responsabilidade no caso de um acidente de bike. No texto acima há um link com um diretório de empresas idôneas que alugam bikes. Veja nos sites deles se oferecem cadeirinhas para o pequeno. Abraço.

24 abr2017
Ecila

Olá! Estarei com meu esposo em Barcelona no mês que vem e gostaríamos de alugar bikes para pedalar pela praia Barceloneta… essa opção que você falou que sai do hotel W, eu devo ir até esse hotel para alugar as bikes? No caso, queremos ficar apenas algumas horas da tarde com as bikes, será que isso é possível? (não queremos ficar o dia inteiro). Obrigada!

    24 abr2017
    Tony

    Olá, na verdade, você aluga as bicicletas em alguma empresa da Barceloneta, elas ficam no pedaço do bairro mais próximo do mar. Ali, você vira à direita para chegar no hotel W e à esquerda para ir até o Porto Olímpico. O aluguel é feito por horas, desse jeito, vocês ficam com as bikes o tempo que quiserem. Abraço.

14 jun2017
Roberta

Olá, primeiro parabéns pelo site, não consigo imaginar nada mais completo.
Tony, adorei o roteiro Barceloneta e gostaria de fazer de bicicleta, no entanto estou com crianças você sabe se existem aquelas bicicletas duplas ou família para alugar?
Muito obrigada.
Abs.

    15 jun2017
    Tony

    Bom dia, Roberta, seja bem-vinda ao passaporte BCN. Não muito longe de La Barceloneta, próximo do Parc de la Ciutadella (um lugar ótimo para andar de bike), você vai encontrar a Happy Rental Bike, que aluga diferentes modelos de bicicletas para adultos e crianças. Abraço.

20 jun2017

Tony, você ainda acha viável investir em uma empresa de bicicletas em Barcelona? ABS Rafael

    22 jun2017
    Tony

    Rafael, o escopo do passaporte BCN está nas viagens turísticas a Barcelona. Não temos como dar esclarecimentos sobre outros assuntos que fujam do tema turismo. Para poder responder sua pergunta precisaríamos ter um conhecimento especializado do mercado. Tudo indica que trata-se de um mercado saturado, mas não teríamos como fazer ou indicar uma avaliação profissional.

Deixe seu comentário!