de carro

Carro para se deslocar por Barcelona? Não, obrigado.

Acreditamos que usar o carro para se locomover por Barcelona não é uma boa ideia (veja nosso top 5: erros na programação da sua viagem a Barcelona), por várias razões:

  • o trânsito costuma ser muito pesado nos horários de rush
  • a dificuldade (impossibilidade em algumas regiões) de estacionar
  • o custo

Se você não dispensa o conforto de andar de carro, pegue um táxi. Vai sair mais barato e com muito menos estresse.

E se estiver chegando de carro em Barcelona?

Pode ser que você esteja fazendo um roteiro de carro pela Espanha ou pela Europa. Nesse caso:

  • se Barcelona for o ponto inicial ou final do seu roteiro, retire o carro só na hora de sair, ou assim que chegar em Barcelona, dependendo do seu destino.
  • se Barcelona for na metade do seu roteiro, procure um lugar onde estacionar o carro durante sua estadia na cidade. Tome muito cuidado para não deixar objetos pessoais no carro, especialmente em lugares visíveis, para evitar que alguém tente arrombá-lo.

E os bate-voltas?

No caso dos bate-voltas (você vai encontrar muita informação sobre eles em bate-voltas) o aluguel de um carro pode ser interessante. Dá mais liberdade de ir parando em diferentes lugares e fazer tudo no seu próprio ritmo. Entrar e sair de Barcelona não é muito complicado e as estradas, em geral, estão em bom estado.

Com quem alugo?

Todas as grandes companhias internacionais de aluguel de carro estão presentes em Barcelona. Pesquise preços na internet e escolha a empresa de sua preferência.

Tudo o que você precisa saber sobre dirigir na Espanha

Não perca nosso dossiê especial, publicado no Espanha Total, com tudo o que você precisa saber sobre dirigir na Espanha.

Veja no seguinte índice a lista de textos que formam parte do dossiê:

8 nov2013
Pedro Moura

Olá Tony, procuro um motorista brasileiro ou português, para um City-tour em Barcelona, somos 3 pessoas. Poderia indicar um ou mais contatos ? Muito obrigado

    8 nov2013
    Tony

    Prezado Pedro, infelizmente ainda não temos uma indicação de confiança para te dar. Estamos à procura de parceiros de confiança para poder indicar para nossos leitores, mas ainda não temos um motorista. Abraço.

10 abr2014
Enio Machado

Caro Tony,

Primeiramente, quero transmitir meus entusiasmados parabéns ao Passaporte BCN. Afirmo, sem medo de exagerar, que o trabalho desenvolvido por vocês é simplesmente fantástico. Não havia visto nada semelhante.

E como sou um planejador, já comecei a estudar as possibilidades para minha viagem a Barcelona, marcada para janeiro de 2015. Vou com minha esposa e uma filha de 12 anos, além de um outro casal também com um filho.
Nossa ideia era alugar carros, talvez dois, para fazer um itinerário que inclua Zaragoza, Madri, Toledo, Valencia e de novo Barcelona. Temos 13 dias disponíveis.
Você acha viável, ou muito intenso? Nesse caso, acho que não temos muita opção além de alugar carro, correto?
Caso queira fazer algum comentário a partir de sua espetacular experiência, fico muito agradecido.
Grande abraço e até a próxima, pois me tornarei visitante habitué do portal.

    10 abr2014
    Tony

    Prezado Enio, seus elogios deixam a gente muito feliz! Obrigado. Temos uma notícia que achamos que você vai gostar. Estamos desenvolvendo um site para dar informação e tirar dúvidas sobre a organização de roteiros pela Espanha. Como você percebeu, o passaporte BCN é dedicado a Barcelona e sua região, e não queremos perder o foco. Eu acho que em menos de um mês já vamos colocar uma estrutura básica do site no ar para poder começar a tirar dúvidas dos leitores. Fique de olho no passaporte BCN porque faremos um anúncio aqui. Mas enquanto o novo site não fica pronto, não vamos deixar você sem resposta. Olha, o carro na Espanha faz sentido quando a estrada vira parte da viagem. Percorrer as montanhas dos Pireneus, a costa norte da Espanha, os pequenos vilarejos da Andaluzia. Mas para se deslocar entre cidades distantes não é uma boa ideia, sendo que, em geral, também é difícil e caro estacionar dentro das cidades. Todas as cidades mencionadas por você estão conectadas pelo trem-bala (menos Valência e Zaragoza e Barcelona e Valência). Pode ser uma boa ideia esquecer do carro e se utilizar do trem-bala para os deslocamentos, especialmente considerando que 13 dias não são tantos dias assim. Pense também que em janeiro pode dar problema de neve e gelo nas estradas. Abraço.

      10 abr2014
      Enio Machado

      Caro Tony,

      Então você acaba de me dar a notícia de que o já era bom, pode ficar ainda melhor. Iniciativa brilhante de extrapolar as fronteiras de Barcelona para outras regiões da Espanha. Ficarei desde já aguardando ansiosamente por essa grande novidade.
      Mas enquanto isso, já me deu dicas valiosas para meu planejamento. E como ainda tenho um bom tempo, vou realmente considerar a adoção do transporte via trem-bala. Ontem vi aqui no Passaporte BCN a opção de Andorra, que também me agradou. Caso eu tire Valencia ou Zaragoza do meu roteiro e inclua Andorra, ainda assim será que consigo optar pelo trem?

      Muitíssimo obrigado por sua atençao e um grande abraço.

      11 abr2014
      Tony

      Enio, 13 dias com tantos destinos quantos vocês estão querendo visitar não deixam muito tempo para Andorra, mesmo tirando Valência, que é o destino mais fora de mão. Andorra em janeiro só faz sentido se vocês estão querendo esquiar. A RENFE (operadora dos trens espanhóis) vende uma combinação de trem-bala Madri-Lleida e ônibus Lleida-Andorra. Depois vocês precisariam pegar um ônibus de Andorra até Barcelona. Não indicamos o carro para Andorra em janeiro, sendo que há um grande risco de existir neve e gelo nas estradas, fazendo obrigatório o uso de correntes nos pneus. Aguarde mais umas semanas e conversamos sobre seu roteiro no novo projeto. Como estamos com seu endereço de email, avisaremos na hora que estivermos respondendo consultas. Abraço.

11 abr2014
Enio Machado

Muito obrigado novamente Tony,

Vou aguardar as novidades para conversarmos mais para frente.
De qualquer forma, as informações que você já me passou são valiosíssimas
para que eu possa reavaliar os meus interesses e possibilidades.

Grande abraço.

15 abr2014
Fabiana Aguiar

Olá Tony!
Adorei seu site. Muitas dicas legais. Parabéns!
Estarei com minha família em Barcelona de 08 à 11/05, quando embarcaremos num cruzeiro pela NCL. Chegaremos de trem e já até fiz reserva de um carro para irmos no dia seguinte a Montserrat. Minha dúvida é: preciso tirar alguma licença ou posso usar a carteira de motorista do Brasil? É muito difícil ir para lá de carro? Desde já, obrigada!

    15 abr2014
    Tony

    Fabiana, para dirigir na Espanha como turista sua carteira de motorista brasileira é suficiente. Você faria a gentileza de deixar sua dúvida sobre Montserrat no texto que temos sobre esse maravilhoso lugar? O texto fica aqui. Desse jeito, nossa resposta à sua dúvida poderá ser aproveitada por outros leitores interessados em viajar até Montserrat de carro. Abraço.

1 nov2014
Sergio

Oi Tony,

Simplesmente fantastico este site esta me ajudando muito. Mas gostaria de uma orientacao sua chegarei em BCN no dia 12/11 e ficarei ate 16/11 quando sairei de carro para uma volta pela Espanha. Minha duvida é se alugar o carro apenas a partir do dia 16 terei um custo de taxi na chegada ate o hotel depois terei que ir ao aeroporto para retirar o carro. Neste caso nao seria melhor ja retirar o carro no dia 12 e deixar estacionado proximo ao hotel? Ficarei hospedado na Villarroel, 163, L’Eixample quanto gastaria num estacionamento nesta localidade?

    5 nov2014
    Tony

    Prezado Sergio, desculpe a demora em responder, estávamos viajando. Um táxi para o aeroporto vai ser muito mais barato que quatro dias de aluguel de um carro e mais quatro dias de estacionamento. Você já está sabendo que carro em Barcelona não será de muita utilidade. Retire o carro no último dia da sua estadia em Barcelona. Aliás, você sabe que a retirada do carro no aeroporto torna o valor do aluguel mais caro? Você já verificou a possibilidade de retirar o carro em algum escritório da locadora dentro de Barcelona? Abraço.

7 dez2014
Silvia

Tony, muito bom encontrar pessoas que estão dispostas a nos ajudar, estou indo com a família para Pas de la Casa esquiar em fevereiro/20015 e gostaria de saber como é a estrada até lá. Se tem neve na estrada, se precisa ser colocado corrente?
Somos 4 pessoas e achamos mais econômico do que pagar o transfer. Temos receio porque nunca dirigimos na neve.
Você sabe informar se em Pas de La Casa tem estacionamento para deixarmos o carro?

    8 dez2014
    Tony

    Prezada Silvia, temos uma seção do site dedicada inteiramente a Andorra. Está aqui. Aproveite para deixar suas consultas sobre esse destino, inclusive sua consulta sobre Pas de la Casa, na caixa de comentários do texto mencionado. As estradas costumam ser limpas por máquinas, mas pode acontecer uma grande nevasca e não dar tempo de limparem a estrada. Nesse caso, você vai ter que colocar correntes no carro. Mais complicado do que dirigir com correntes e colocar as correntes nos pneus. Quem nunca colocou correntes costuma ficar perdido. Abraço.

13 fev2015
Almir Guimaraes

Bom dia Tony, já comprei e achei ótimo o guia.

Só estou com uma dúvida, estaremos de carro alugado, no dia 1 queremos fazer os roteiros 1 ao 5 , onde seria mais conveniente deixarmos o carro para não andar tanto ?? nos indique área de estacionamento no começo do roteiro 1, e exemplo ou opçoes de outro local onde deixar, por exemplo, após concluir roteiro 3 tiro o carro e paro em outro local indicado por você.

No dia 2 queremos fazer os roteiros 6 ao 8 , de igual modo nos oriente onde deixar o carro?

Vamos avaliar se compensa deixar o carro no Hotel , que ainda não fechamos , sempre preferi fazer consulta de vespera, pois pegamos promoções melhores.

Grato

    13 fev2015
    Tony

    Prezado Almir, lendo o texto acima você já deve ter sacado que andar de carro em Barcelona é uma péssima ideia. Em muitos dos lugares indicados por você não há nenhum lugar para estacionar na rua, você vai ter que entrar em um estacionamento pago. Sai muito mais barato (e rápido) andar de táxi. Você não vai ter que se preocupar de andar rodando em um trânsito congestionado para encontrar o estacionamento. Nem vai ter que refazer o roteiro inteiro para voltar no ponto inicial onde você deixou o carro. Pense que os roteiros não são circulares, eles começam em um ponto de Barcelona e terminam em um ponto diferente.
    Todos os roteiros do guia estão pensados para ser realizados em um mínimo de 1/2 dia cada um. Veja no texto roteiros nossa opinião sobre fazer mais de dois roteiros no mesmo dia.
    Se você quiser nossa opinião sobre a distribuição dos roteiros (máximo 2 por dia), deixe suas escolhas aqui para que possamos informar sobre a melhor forma de aproveitar seu tempo.
    Abraço.

      13 fev2015
      Almir Guimaraes

      Obrigado pela ajuda Tony.
      Chegaremos em Barcelona , vindo de Andorra no sábado dia 28, por volta das 13 horas, pensei em passar no Hotel, que ainda não reservamos, deixamos sempre para pegar oferta de ultima hora, mas creio que as 14 já estaria disponível para fazer o roteiro 10 do Parque.
      Dia 01/3 – fariamos os roteiros 1 – 2 – combinando os 6 – 9.
      Dia 02/3 – roteiros 3 – 4 -combinando 7 – 8

      Dia seguinte pretendo retornar a Madri almoçando em Valencia, e ainda passar em Toledo.

      Confira essas combinações e faça sugestões, por favor. Obrigado.

      14 fev2015
      Tony

      Prezado Almir, no texto que pedimos para você ler (roteiros) explicamos a razão pela qual não podemos dar esclarecimentos sobre a combinação de mais de dois roteiros no mesmo dia. Desenhamos, desenvolvemos e testamos nossos roteiros para serem completados em um mínimo de meio dia. Você é livre de fazer tantos quantos roteiros você quiser em um único dia, mas nós não podemos explicar como fazê-lo. Se você apresentar para a gente combinações de dois roteiros no mesmo dia explicaremos qual seria a melhor forma de otimizar seu tempo. Abraço.

6 mar2015
Maria Aparecida

Boa noite Tony, gostaria de saber se preciso de licença especial para dirigir em Andorra?

    6 mar2015
    Tony

    Prezada Maria Aparecida, não precisa de licença especial. Abraço.

7 abr2015
Daniel Luiz Costa

Olá Tony,

Depois de passar por barcelona, ficaremos alguns dias em Palma de Mallorca. Lá pretendo alugar um carro.

Sabe me dizer se eu preciso de PID (permissão internacional para dirigir) ou se basta eu levar a minha CNH brasileira para poder dirigir e alugar um carro em Mallorca?

Abraço!
Daniel

24 nov2015
Maisa

Ola Tony
Quais empresas de aluguel vc indicaria?
Sempre aluguei com a Hertz, mas verifiquei que aos sabados só recebem o veículo até as 13h, só reabrindo na segunda.
Preciso devolver o carro num sabado à noite, no centro de Barcelona. Vou retirar o carro em Madrid.
Muito obrigada novamente!
Abraço

    24 nov2015
    Tony

    Maisa, no Espanha Total temos um extenso texto com dicas para alugar um carro na Espanha. Na dica 2 mencionamos as empresas com as quais já alugamos carro. Devolução de carro à noite, na cidade, nem sempre é uma opção, que normalmente fica reservada às locadoras no aeroporto. Mas pode conferir com as outras locadoras mencionadas no nosso texto para ver se alguma aceita a devolução no sábado à noite. Abraço.

25 nov2015
Bruna

Oi Tony! Tudo bem?

Eu e mais 3 amigos vamos para Barcelona no dia 02.12.
Estamos pensando em alugar um carro dia 03.12 e ir para Valencia (bate e volta).
Você acha que vale a pena?

Ficamos em Barcelona at´dia 05.12.

Obrigada!
Bruna.

    25 nov2015
    Tony

    Prezada Bruna, Valência não é um bate-volta, não, ainda menos no inverno quando escurece às 17:30h. Deixem Valência para uma futura viagem, quando possam dedicar dois dias completos para a cidade. Abraço.

28 dez2015
Guilherme

Estarei viajando em fevereiro num grupo de 8 a 11 pessoas e queremos fazer um bate e volta a La Molina. Alguma indicação de empresa/motorista que faça o nosso transporte de ida e volta numa Van?

    29 dez2015
    Tony

    Para que a informação disponível no passaporte BCN seja fácil de consultar, pedimos a colaboração de todos nossos leitores, para que deixem suas dúvidas em textos relacionados a elas. Aqui respondemos a consultas relacionadas com como se locomover de carro por Barcelona. Pode deixar sua consulta sobre La Molina no texto La Molina.

11 mar2016
Marco Gavioli

Amigo Tony, bom dia. Tenho varias duvidas para visitar BCN. Eu não falo espanhol, será que terei muito trabalho conversando em portugues? Não há no site a opção de se locomover com scooter, pois vou alugar um. Vc poderia me dar as dicas? Vi aqui no site uma otima esplicação sua sobre o chip a ser comprado em BCN para podermos utilizar o celular. Mas me parece que tem que fazer alguma configuração via rede. Como farei, se não falo espanhol, tem alguma dica? Gde abraço, o seu site é espetacular.

    12 mar2016
    Tony

    Prezado Marco, indicamos em primeiro lugar a leitura do texto dúvidas frequentes, que vai ajudar você com várias das suas dúvidas, inclusive a relacionada com a língua. Em Barcelona o ideal é a aproveitar a excelente rede de transporte público. Carro ou moto são um atrasso de vida. Não indicamos a compra de um chip em Barcelona e sim o aluguel de um módem. Pode ver as informações no texto WiFi no bolso em Barcelona e na Espanha. Aproveite os textos mencionados para deixar as dúvidas relacionadas com eles. Abraço.

2 abr2016
Andressa

Oi Tony,

adorei o seu site, super util!!Parabens!! Estou chegando em Barcelona em maio, eu e meu esposo apenas. ficaremos 10 dias, sendo nossa ida e volta por barcelona. Estamos na duvida se faremos madri tambem nesses 10 dias ou Aix-en-Provence. De qualquer maneira a nossa maior duvida esta sendo: alugar um carro ou trem, qual você indica, sendo que achamos aluguel de carro para os 10 dias p 125 euros,sera que gasto com combustivel e pedagios será alto?

Obrigada

    4 abr2016
    Tony

    Prezada Andressa, bem-vinda ao passaporteBCN. Não podemos escolher por você, mas sendo que você já está na Espanha, valeria a pena visitar Madri também (veja nossas informações sobre a capital da Espanha no texto Madri do nosso Espanha Total). No caso, o aluguel do carro seria completamente dispensável, dentro das cidades ia atrapalhar (e gerar despesas), e para viajar de Barcelona a Madri existe o trem-bala (veja mais informações no texto viajando de AVE, o trem-bala, entre Madri e Barcelona). Abraço.

28 maio2016
Liana Hespanhol Marçal

Parabéns pela qualidade de informaçöes da PASSAPORTEBCN , estou lendo tudo com muita atenção.

Peço que me ajude.
Estou planejando nossa primeira viagem para Espanha que será entre janeiro e fevereiro de 2017.
Estamos em 05 pessoas ( casal e filhos jovens- adultos)
Iniciaremos em Barcelona, pretendemos seguir para Valença e depois para Andorra aonde iremos esquiar por 07 dias .
Alem da semana de esqui temos 11 dias para explorara a regiao e não sabemos quanto tempo dedicar em cada lugar ( Barcelona e Valença)
Aonde ficar em Barcelona e Valença?
Devido ao curto período de tempo, consideramos difícil estender a visitar a Madri , mas talvez seja necessário pernoitar em Saragosa antes de chegar em Andorra.
Gostaria da sua opniáo.
Em Andorra , com o objetivo de esquiar por 07 dias, com 03 jovens ,o que sugeri, quanto a localização de hospedagem ? ski in / out , e /ou vida noturna?
Por estarmos transportando equipamento de esqui e o inverno, pensávamos que o ideal seria alugarmos um carro , o que acha ? o que sugere?
Grata Liana

    29 maio2016
    Tony

    Prezada Liana, o passaporteBCN é um site dedicado à cidade de Barcelona.
    Pedimos uma gentileza aos nossos leitores, para que deixem suas consultas em textos relacionados com elas. No presente texto respondemos consultas sobre como se locomover de carro dentro da cidade de Barcelona.
    Para suas demais dúvidas:
    – para orientações sobre seu roteiro pela Espanha, deixe sua consulta aqui, no nosso Espanha Total.
    – nosso extenso dossiê sobre Andorra contém todas as informações necessárias para visitar o pequeno país, e ainda um espaço para deixar suas consultas.
    – veja como escolho meu hotel em Barcelona?
    – pode deixar suas consultas sobre Valência no texto os destinos: Valência.
    Abraço.

8 jan2017
Bruce de Melo Narcizo

Estou indo terca dia 10.01 para Barcelona e ficaremos só na cidade mesmo (quando muito Pirineus). Vi que a locação de veículo é muito barato… 186 reais por 6 dias um carro com 7 lugares. Li que um táxi do aeroporto até o hotel são 30 euros, ou seja, só o táxi desse trajeto quase paga o carro. Nem que seja para deixar o carro quieto, locar apenas para ir e voltar do hotel não seria interessante?

    10 jan2017
    Tony

    Prezado Bruce, você tem certeza que vai pagar 186 reais por 6 dias? 186 reais não é o valor diário do aluguel? É um preço tão baixo que desconfiamos dele. Mas sendo verdadeiro, vale muito a pena, sim. Ao valor do aluguel do carro, você terá que adicionar o estacionamento, caso seu hotel não tenha isso incluído no valor da diária. Abraço.

28 abr2017
Eduardo Rodriguez

Olá, em primeiro lugar, parabéns pelo site, utilíssimo para que visitará BCN. Gostaria de uma ajuda, se possível. Chegarei de um cruzeiro no porto de Barcelona e devo alugar um carro para ir ao Parque Port Aventura, no mesmo dia. Estou com dificuldades de descobrir locadora de veículos no porto. Será que não existe? Há algum local próximo que concentre algumas locadoras?

    29 abr2017
    Tony

    Prezado Eduardo, seja bem-vindo ao passaporte BCN. Realmente, não existe locadora de carros no porto de Barcelona. Você teria que ir até a estação Barcelona Sants, onde há escritórios de várias locadoras. No texto como chegar no porto de Barcelona explicamos também como sair do porto. Abraço.

Deixe seu comentário!