de trem

Apesar de contar com uma boa quantidade de linhas e várias estações espalhadas por Barcelona, os trens metropolitanos são um meio de transporte sem muito interesse para o turista, uma vez que não oferecem nenhuma vantagem sobre o metrô.

O trem é útil para os bate-voltas a partir de Barcelona, sobre os quais você vai encontrar mais informações aqui.

O site oficial da FGC (Ferrocarrils de la Generalitat de Catalunya), do organismo público responsável pela operação do serviço de trens, contém mais informações de interesse, incluindo um mapa da rede.

Em Barcelona circulam os trens da FGC e também os trens da RENFE (a operadora espanhola de trens) sobre os quais já falamos em chegando em Barcelona de trem.

1 jun2014
Daiana F. L. Ariotti

Oi!! Estamos de viagem marcada para a Espanha, e seu blog está sendo muito proveitoso para organizarmos a viagem. Parabéns! Vamos passar por Barcelona, Valência, Madrid, Sevilha. Entre as cidades pretendemos fazer o deslocamento de trem. É necessário comprar as passagens de trem antecipadas? Por ex., de Barcelona a Valência vamos dia 19/06, que inclusive é feriado de Corpus Christi, pelo site tem 40E de taxa… será que podemos deixar pra comprar lá em Barcelona? Existem pontos de venda de passagens pela cidade? Obrigada!

    2 jun2014
    Tony

    Daiana, você consegue os melhores preços para as passagens de trem comprando com antecedência. Fica mais complicado ainda por suas datas coincidirem com o Corpus Christi, que é uma data crítica com muita gente viajando. Se você deixar para comprar em Barcelona (a taxa do site que você consultou é salgada mesmo!) vai pegar o preço mais caro e se arrisca a não encontrar passagem. No caso do trem-bala, vai pagar os preços mais caros. Você encontra pontos de venda das passagens nas estações de trem. Você já tentou comprar pelo site da RENFE? Abraço.

21 jun2014
vanessa

Olá !
Talvez vocês possam me ajudar com uma dúvida.Estou indo de Málaga para Madrid de trem (RENFE). No site visualizo regras para bagagem de mão mas nada sobre bagagem despachada.Neste trem não há compartimento para bagagem que não seja de mão?

    21 jun2014
    Tony

    Prezada Vanessa, no momento estamos viajando, com acesso precário à internet. Se você puder aguardar, no dia 22, já de volta em casa, vamos responder a sua consulta com carinho e atenção. Abraço.

    22 jun2014
    Tony

    Vanessa, veja as regras do transporte de bagagem no trem-bala aqui: quanta bagagem posso levar no trem-bala?. Não existe bagagem despachada, você precisa subir no trem com sua bagagem. Abraço.

      23 jun2014
      vanessa

      Obrigada,Tony! Mais uma vez parabéns pelo site. Tenho conseguido tirar todas as minhas dúvidas.

2 dez2014
Paulo Velasco

olá Tony, boa tarde.
estamos de viagem marcada para Espanha em janeiro/2015, iremos direto para Barcelona onde ficaremos por 3’dias, e seu blog esta sendo de grande vália para nos prepararmos, ficaremos em um hotel situado na Calle Gravina, 12 na Ciutat Velha, chegaremos no dia 6, no dia 9 estaremos nos dirigindo para cidade de Arnedo (La Rioja), gostariamos de fazer essa viagem de trem, já estive consultando a Renfe e eles possuem algumas opções de horários e de classes e esta justamente ai nossa duvida:
1- existem 2 classes a turistica e a preferencial por exemplo na P+ qual a diferença entre uma e outra?
2- no que sai no primeiro horário as 7:30 da manhã com chegada em Calahorra as 10:47 horas tem uma observação (No incluye restauracíon a la plaza) não consegui entender isso, não tem refeições a bordo nem vagão restaurante? Seria isso?
3- no que sai as 12:10 com chegada prevista para as 16:01 dizem que tem transbordo sabe se nesse trem tem vagão restaurante servem refeiçoes a bordo?

Por hora essas são nossas duvidas, obrigado pela ajuda desde já.

27 out2015
Sarah Morais Emerick Reis

Bom dia Tony.

Vou para Barcelona com meu marido e minha filha de 10 anos em 18/12/2015. No dia 21/12 vamos para Madrid de trem bala e no dia 24/12 pegaremos outro trem para Sevilha.

Verifiquei no site da Renfe que a passagem Promo não permite a escolha de assento. Gostaria de saber se posso chegar na estação e sentar em qualquer lugar que estiver disponível, pois não gostaria de sentar longe da minha filha filha e marido. A passagem Promo + é bem mais cara, então, se houver esta possibilidade, eu prefiro chegar cedo e tentar pegar os lugares. Todavia, se não houver esta opção, prefiro pagar mais caro para não ficar longe deles.

Além disso, tenho dúvidas quanto às estações que devo escolher para descer em Madrid e depois quando for descer em Sevilha. Posso colocar todas, ao fazer a opção no site?

Agradeço a resposta, pois gostaria de comprar as passagens o quanto antes.

Em breve, lhe farei mais questionamentos, pois gostei muito do seu site e acredito que você pode me ajudar em várias escolhas.

Obrigada, desde já.

Sarah.

    28 out2015
    Tony

    Prezada Sarah, no nosso site Espanha Total contamos com um extenso dossiê com tudo sobre o trem-bala na Espanha. O dossiê contem respostas para todas suas perguntas, veja especialmente o texto como comprar sua passagem do trem-bala. Se você tiver qualquer outra dúvida sobre Barcelona, aproveite o passaporteBCN para perguntar. Por gentileza, deixe suas dúvidas sobre o trem-bala nos textos do nosso dossiê no Espanha Total. Abrço.

19 nov2015
Fatima Silva

como ir do aeroporto de barcelona para estación de Sants ?

14 fev2016
Roberta

Oi Tony,

Estou pesquisando passagem de trem de sevilla para granada em abril e não aparece esta opção. Será que por conta da implantação do trem bala, não tem nenhum trem fazendo este trajeto? A única opção seria de ônibus mesmo? Obrigada

    15 fev2016
    Tony

    Prezada Roberta, o passaporteBCN é um guia sobre a cidade de Barcelona. Para consultas sobre outros destinos na Espanha criamos o Espanha Total. Pode deixar sua consulta no texto como viajar de Sevilha a Granada. Obrigado.

22 fev2016
claudia aragão

Olá gostaria de alertar aos leitores desse blog sensacional o que aconteceu comigo neste mês de fev/16. Comprei ainda no Brasil e diretamente no site da Renfe, uma passagem ida e volta (Madrid/Barcelona) em trem de alta velocidade (AVE). Quando entrei no vagão, já tinha outro passageiro no meu assento com o mesmo número de assento (ele mostrou o bilhete dele). Ou seja, venderam 2 X o mesmo assento. Tive que ficar de pé, com malas, até um funcionário me realocar. Chegando em Barcelona, fui no setor de reclamação da estação Barcelona Sants e descobri que a minha volta (que seria 05 dias depois – Barcelona/Madrid) iria ocorrer o mesmo problema. Fiz reclamação por escrito tanto na ida quanto na volta e a postura dos funcionários foi de total desleixo e pouco caso. Como cheguei mais cedo na estação de Barcelona e após tentarem transferir a culpa para mim, dizendo que não comprei no site oficial da Renfe, me deram um outro assento. Como sou precavida, tinha uma cópia da confirmação de compra da Renfe comigo, o que acelerou todo o processo. Fiquem atentos. Obrigada. Claudia A.

    23 fev2016
    Tony

    Prezada Claudia, sentimos muito o que aconteceu com você, realmente é um situação muito estranha. Já acumulamos mais de 200 viagens de trem-bala e nunca vimos nada parecido, esperamos que a situação não se repita com frequencia. Realmente, no quesito atendimento ao cliente, a RENFE é uma caixa de surpresas, há funcionários muito atenciosos e outros que não dão a mínima. Esperamos que o acontecido não tenha interferido com seu aproveitamento da viagem. Abraço.

12 abr2016
Tainá

Olá Tony!

Primeiramente super parabéns pelo site! É bem completo e consegue tirar a maioria das dúvidas! Sucesso!
Apesar de já ter fuxicado muito o site, não consegui descobrir uma coisa sobre o transporte. Estou indo dia 03/05 pra ficar por três meses e vou ficar hospedada em EL Masnou. Vou com uma amiga que fica a primeira semana comigo e depois volta pro Brasil, então nessa primeira semana vou turistar com ela. Queria a sua ajuda para saber qual é o melhor bilhete tanto pra mim quanto pra ela para que a gente possa todo dia ir e voltar de Barcelona e nos locomovermos em Barcelona para irmos aos principais pontos turísticos?

Muito obrigada!!

    12 abr2016
    Tony

    Prezada Tainá, no texto as passagens e os bilhetes do transporte público em Barcelona explicamos em detalhe as diferentes opções de passagens existentes. No seu caso, você vai ter que adoptar uma estrategia mista, sendo que El Masnou fica na zona tarifária 2, com passagens mais caras. Por isso, você deverá comprar um tipo de passagem para chegar em Barcelona, e aproveitar outro tipo de passagem, mais econômica, para se locomover por Barcelona. Se você tiver qualquer dúvida sobre as escolhas, aproveite para deixar sua pergunta no texto mencionado. Abraço.

27 abr2016
Luiza

Olá, boa noite!
Comprei uma passagem pelo site da Renfe que seria 170 euros a mesa para 4 pessoas (42 pra cada um). Porém, estamos só em 3 pessoas (que vai dar 56 euros pra cada). Mas não conseguia comprar porque é obrigatório colocar o nome e passaporte do viajante 4.
Então eu coloquei as informações de uma pessoa que não vai, só para eu conseguir prosseguir a compra.
Emiti as 4 passagens e imprimi, já paguei pelo PayPal.
Se nós 3 chegarmos lá, teremos algum impedimento de viajar, porque o viajante 4 não está lá? E porque somos 3 mas nas nossas passagens está o valor de 42 euros, porque na vdd comprei pra 4?
Ou causará algum problema, ou isso é normal?

Obrigada

19 maio2016
Monica

Boa tarde.
Estou de viagem marcada para Espanha, e estarei indo a Barcelona também. Todas as informações estão sendo bem úteis.
No meu caso , como estarei só por um dia. (chego de manhã e vou embora a noite).Qual a passagem compensaria comprar, levando em consideração que estarei acompanhada (1 pessoa) e pretendo visitar somente alguns pontos turísticos (sagrada familia, alguma feira, estadio barcelona).

7 ago2016
Luiza

Vou para Barcelona amanhã, gostaria de saber qual a melhor opção para se locomover do aeroporto para o Yeah Hostel, Carrer de Girona, 176, e como devo fazer. Se posso utilizar o T-10 para esse percurso, e se consigo adquirir o T-10 no aeroporto com facilidade. Companhia aérea Tap, acho que meu desembarque será no terminal 1.

    8 ago2016
    Tony

    Por gentileza, não deixe sua consulta um dia antes de viajar, ainda mais em um domingo, quando costumamos aproveitar para descansar. Bem que gostaríamos de poder dar um serviço 24 horas por dia, 365 dias por semana, mas infelizmente não contamos com os recursos necessários para isso. No texto como sair do aeroporto de Barcelona você deve ter achado as respostas às suas perguntas. Caso contrário, aproveite para perguntar de novo.

23 ago2016
Herculano

Tony,

Seu blog é incrível parabéns nos ajuda demais.

Fiquei com uma dúvida na compra das passagens no site da RENFE
na colocação do nome e apellido 1(nome do pai) e apellido 2 (nome da mãe)
como meu nome é Herculano Maciel Lemos deveria colocar
Herculano Lemos Maciel ( nome do pai e depois nome da mãe) mas fica
diferente do que está no passaporte
Nome – Herculano Sobrenome – Maciel Lemos
não seria correto colocar
Nome – Herculano Apellido 1- Maciel Apellido 2 – Lemos
fico na dúvida?

    23 ago2016
    Tony

    Prezado Herculano, a ordem dos sobrenomes não é tão importante assim, sendo que essa infoemação sequer aparece impressa nas passagens do trem. Mas para facilitar as coisas, e no caso da compra de um bilhete de trem, o melhor é colocar seus sobrenomes na ordem que eles aparecem nos seus documentos. Apellido 1: Maciel. Apellido 2: Lemos. Não sabemos se você ja viu nosso dossiê, no Espanha Total, com tudo o que você precisa saber sobre o trem-bala na Espanha. Ele inclui um texto detalhando Como comprar sua passagem do trem-bala. Abraço.

28 ago2016
Herculano

Tony,

Tentei fazer a compra no site da RENFE mas na hora de pagar com o cartão
VISA que já está liberado para uso no exterior o site diz que
“operação no permitida para esta tarjeta o terminal RS 13”
Não sei como fazer para comprar?

14 set2016
Claudio Costa

Olá Tony, parabéns pelo site. Excelente a qualidade das informações. Já estou devorando os guias de Madri, Barcelona e Toledo adquiridos. Ótimos!
Estou tentando comprar passagem pelo site da Renfe, para 30/12, AVE de Madri para Barcelona, mas não abriram ainda, nas três últimas semanas do ano. Terias alguma informação de quando começarão a vende-las?
Obrigado. Abcs
Claudio

7 nov2016
Carlos

Ótimo tutorial, ainda vai ser útil pra mim quando for em Barcelona!

    10 nov2016
    Tony

    Carlos, de qual tutorial estamos falando?

13 nov2016
helen miglio

Tony,
Excelente site, excelentes dicas.
Estarei em BCN de 19/12 A 26/12/16.
P ir a Madrid de trem, AVE, a única estação de partida é SANTS?
Me hospedarei no Hotel Suizo.
Aguardo vc, mto obg, Hélen.

26 dez2016

Prezado Tony,

Estaremos hospedados (eu e minha esposa) em Barcelona em março do ano que vem.
Qual a melhor opção para ir do hotel ao Aeroporto no final da estadia?
Nosso hotel é o Tryp Barcelona Apolo.

Parabéns pelo excelente serviço de informações!

    28 dez2016
    Tony

    Prezado Lúcio, contamos com um espaço específico para consultas como a sua, é o como sair do aeroporto de Barcelona. Se você deixar sua consulta por lá, tentaremos respondê-la o antes possível. Abraço.

15 jan2017
Danilo

Olá Tony. teu site é maravilhoso, ajuda muito em nossas dúvidas. Parabéns!
Minha dúvida é a seguinte: Estarei indo com minha esposa para passar 5 dias em Barcelona, porem só conseguimos hospedagem num hotel chamado NEW HOTEL COLÓN, em Mataró. Percebi que é meio longe dos passeios legais de Barcelona(Centro). Gostaria de saber qual dica você me dá para o deslocamento desse hotel para o centro de Barcelona? Compensa ir de taxi, por ser mais confortavel, ou de trem? Compensa sair de manhã e retornar só de noite por ser longe e não da para ficar indo e voltando?
Preciso muito da sua ajuda!!!

    15 jan2017
    Tony

    Prezado Danilo, seja bem-vindo ao passaporte BCN. Não sabemos se vocês ainda conseguem trocar sua reserva de hotel, sua escolha é um verdadeiro mico (o primeiro dos nossos 5 erros na programação da sua viagem a Barcelona). Seu hotel fica em uma cidade a 30 km do centro de Barcelona. Um táxi até o centro de Barcelona deve custar por volta de 50€. Sua melhor opção seria dar uma caminhada até a estação de trem para pegar a linha de trem R1 até Barcelona. O tempo de viagem deve ficar por volta de 1 hora para ir, 1 hora para voltar. Abraço.

2 fev2017
Michele

Olá Tony,
Estou com viagem marcada para Barcelona em maio e depois seguiremos para Paris.
No entanto, estou com dificuldade em comprar as passagens de trem Barcelona – Paris. Você tem este tipo de serviço no ticket? Procurei, mas não achei.
Parabéns pelo site, está me ajudando demais.

    2 fev2017
    Tony

    Prezada Michele, no presente texto respondemos dúvidas sobre como se locomover de trem dentro de Barcelona. Contamos com um texto específico explicando como ir de Barcelona a Paris. O que deve estar acontecendo é que as passsagens para o mês de maio ainda não entraram no sistema. Veja Quando é possível e quando é melhor comprar as passagens do trem-bala. Se tiver qualquer outra consulta sobre Barcelona-Paris, aproveite para deixá-la no texto mencionado. Teremos o maior prazer em tentar ajudar. Abraço.

2 fev2017
Felipe

Olá,

Existe desconto para pessoas acima de 60 anos? É válido para estrangeiros?

Grato,

    2 fev2017
    Tony

    Felipe, nos trens metropolitanos de Barcelona não existe nenhum desconto que possa ser aproveitado por um turista estrangeiro. Abraço.

26 fev2017
José Ivan

Boa noite Tony,

Parabéns pelo site, suas orientações está nos ajudando muito a fazer nosso roteiro. Chegaremos em Barcelona dia 22.03, temos 06 dias pra ficar, reservei hotel em La Molina (22 a 24), Andorra (24 a 26) e Barcelona (26 a 28) quando embarcaremos de volta. só que após as reservas feitas pude perceber que não tenho transporte de La molina a Andorra, pergunto: deverei volta a Barcelona pra seguir pra Andorra ou tem alguma forma de ir de La molina a Andorra ?

Antecipadamente agradeço qualquer orientação que possa nos passar.

Um grande abraço

Ivan.
Juazeiro do Norte-Ceará

    27 fev2017
    Tony

    Bom dia, José Ivan. Seja bem-vindo ao passaporte BCN. No presente texto respondemos consultas sobre como se locomover de trem dentro da cidade de Barcelona. Por gentileza, aproveite qualquer um dos textos Andorra ou La Molina para deixar sua consulta. Abraço.

30 abr2017
Marcos

Olá Tony. Estaremos (eu+esposa) em Barcelona no mês de Agosto. Serão 4 dias, vindo de Zaragoza e com destino a Tarragona, Peñiscola, Valência e Madrid (tudo de carro). Por esse motivo (carro alugado), optamos em hospedar em Rubí, perto da estação de trem. Imagino que a melhor maneira de nos deslocarmos até Barcelona seria através de trem até a Plaza de Catalunya, e de lá seguir, certo? Mas também imagino que para Tibidabo, Montserrat e La Barceloneta a melhor opção é o próprio carro. Abraços e parabéns pelo site.

    1 maio2017
    Tony

    Olá Marcos, seja bem-vindo ao passaporte BCN. Para ir de Rubí até Barcelona a melhor opção é o trem até a Plaça Catalunya, sim. Rubí fica na zona tarifária 2, isso significa que você vai pagar mais caro pelas suas passagens Rubí-Barcelona, sendo que para circular por Barcelona você deverá comprar passagens válidas para a zona tarifária 1, mais em conta. Quando alguém escolhe hospedagem em uma localização afastada sempre chamamos a atenção sobre o custo-benefício da escolha (veja o ponto 1 da nossa lista de erros programando sua viagem a Barcelona). Para Tibidabo e Montserrat você pode ir de carro. Mas não para La Barceloneta, use o transporte urbano para chegar até ela. Abraço.

Deixe seu comentário!