um cruzeiro no Norwegian Epic partindo de Barcelona

Norwegian Epic

Aqui no passaporteBCN estamos sempre de olho nos assuntos que mais interessam aos nossos leitores. Sabemos que muitos embarcam em cruzeiros em Barcelona, e para eles já dedicamos vários textos: como chegar no porto de Barcelona, como ir do aeroporto ao porto de Barcelona e como é o embarque e o desembarque de um cruzeiro no porto de Barcelona.

Norwegian Epic

Estava na hora de realizar um cruzeiro para poder relatar a experiência completa para você. No caso, escolhemos um cruzeiro com origem e retorno a Barcelona, no navio Norwegian Epic da companhia americana NCL. Realizamos o cruzeiro no mês de maio.

Norwegian Epic

1. Check-in e embarque

porto de Barcelona

O Norwegian Epic estava ancorado no Moll Adossat, o grande pier usado pelos maiores cruzeiros que visitam Barcelona. Chegamos nele de táxi (poderíamos ter chegado também de ônibus, veja como chegar no porto de Barcelona).

Chegando no terminal, procuramos a entrada do prédio onde funcionários da armadora davam orientações para os passageiros. Como já tínhamos feito o check-in online antes de sair de casa, entregamos nossa bagagem, que foi rapidamente etiquetada e embarcada pelos funcionários da empresa. A bagagem foi entregue na porta da nossa cabine antes do final do dia.

porto de Barcelona

Logo depois de entregar a bagagem, fomos no balcão de check-in. Com muitos funcionários,  apenas aguardamos cinco minutos antes de sermos atendidos. Apresentamos a reserva do cruzeiro, informamos os dados do cartão de crédito que seria utilizado para cobrir qualquer despesa adicional à bordo e que não estivesse incluída no nosso pacote, e recebemos um cartão cada um, destinado para entrar e sair do navio, acessar sua cabine e aproveitar os serviços do cruzeiro.

porto de Barcelona

O embarque no Epic é feito por passarelas. Na entrada do navio passamos por um controle de segurança. Estávamos dentro do cruzeiro!

2. A cabine

Norwegian Epic

Para nosso cruzeiro, escolhemos a cabine mais econômica do navio para poder avaliar uma opção que certamente interessará para aqueles que quererm economizar ao máximo na sua viagem. Nossa cabine interior, de 12 m2, contava com uma cama de casal e no lugar onde estaria a janela, havia um painel como se fosse uma janela fechada.

Norwegian Epic

Nada mais entrar no nosso quartinho fomos percebendo como cada detalhe havia sido desenhado para aproveitar, de forma extraordinária, seus 12 m2. A cabine contava com numerosos armários, um deles de grande tamanho, além de um box com chuveiro, uma pia, um pequeno escritório e várias gavetas. Já ficamos hospedadados em quartos de hotel com muitos mais m2 onde tivemos certa dificuldade para guardar nossa bagagem.

Norwegian Epic

Além dos ítens já mencionados, a cabine contava com telefone, cofre, geladeira, ar condiciondo, secador de cabelo e uma tv interativa onde, entre outras opções, era possível ver as manobras de chegada e partida dos portos, controlar as despesas realizadas no navio e reservar horário para restaurantes e shows.

Norwegian Epic

3. Visão geral do navio

Norwegian Epic

Tanto antes como depois do embarque, o Epic impressiona pelo seu tamanho. É um navio gigantesco, com 21 decks e quilômetros e quilômetros de corredores.

Norwegian Epic

Apesar do tamanho, achamos que a excelente sinalização e a forma de distribuição dos espaços tornou a tarefa de desvendá-lo algo bastante fácil.

Norwegian Epic

Aproveitamos nossas primeiras horas no navio para entender como está estruturado e saber como se locomover de uma parte a outra do navio. Os elevadores foram nossos maiores aliados. Nos decks inferiores, o Epic não conta com corredores ao ar livre, na parte externa do navio, como é o caso em outros grandes navios.

Norwegian Epic

Os decks mais importantes são:

  • deck 5. Nele está o teatro principal do navio assim como vários bares e restaurantes. O balcão de atendimento ao cruzeirista está neste deck.
  • deck 6. Também com acesso ao teatro principal do navio e contando também com mais bares e restaurantes.
  • deck 7. Bares e restaurantes.
  • deck 15. Com o maior restaurante do navio, o parque aquático e a piscina infantil.
  • deck 17. Aqui está o complexo esportivo.
  • decks 18 e 19. Espreguiçadeiras na parte mais alta do navio no Posh Beach Club.

4. Entretenimento ao ar livre

Norwegian Epic

O divertimento ao ar livre oferecido no Norwegian Epic está concentrado nos decks superiores do navio. A principal atração é o parque aquático, no deck 15, que conta com vários tobogãs, incluindo um em formato circular e com 61 metros de comprimento, duas piscinas e cinco jacuzzis.

Norwegian Epic
Norwegian Epic
Norwegian Epic
Norwegian Epic
Norwegian Epic

Existe também uma zona especial para crianças, com piscina e tobogã infantil.

Norwegian Epic

No deck 16 está o club Spice H20, que durante o dia funciona como um lindo espaço para sentar, deitar e aproveitar o sol com mais tranquilidade. À noite, a piscina no centro do Spice H20 simplesmente desaparece e magicamente se transforma em uma pista de dança!

Norwegian Epic

No deck 17 está o complexo esportivo do Epic, que conta com uma grande quadra de basquete e um muro de escalada de 18 metros de altura.

Norwegian Epic

Finalmente, o Posh Beach Club é uma zona tranquila do Epic, situada nos andares mais altos do navio, e onde não é permitida a presença de crianças.

Norwegian Epic

Conta com espreguiçadeiras e cadeiras muito confortáveis onde é possível descansar, tomar o sol e contemplar a paisagem.

Norwegian Epic

5. Entretenimento dentro do navio

Norwegian Epic

Os decks 5, 6 e 7 concentram a oferta de entretenimento interno do navio. O destaque está por conta de um teatro com capacidade para 600 pessoas. A programação do teatro é variada e muda ao longo do ano. É bom conferir quais serão os shows oferecidos na data na qual pretende fazer seu cruzeiro. Quando fizemos o nosso, tinha finalizado a temporada do Blue Man Group e estava quase começando a temporada do musical Priscilla Queen of the Dessert.

Norwegian Epic

Os shows estão incluídos no preço da passagem, mas é necessário reservar previamente seu ingresso escolhendo o horário no qual você vai querer assistir o espetáculo. A reserva pode ser feita online, antes de começar o cruzeiro, ou durante o cruzeiro (no balcão de reservas, usando a TV dda cabine ou nas telas espalhadas pelo navio).

Norwegian Epic

Espalhados pelo navio, há um grande número de bares e também espaços onde é possível escutar música à noite (gostamos especialmente do clube de jazz).

Norwegian Epic

Existe também um bar com apresentações de comediantes.

Norwegian Epic

Não é nossa praia, mas a parte do casino, unicamente operativa durante os períodos de navegação, ocupa uma grande extensão interna do Epic.

Norwegian Epic

Finalmente, duas pistas de bowling oferecem divertimento para quem não quiser sair nos decks abertos.

Norwegian Epic

A oferta completa de entretenimento do Epic pode ser conferida aqui.

6. Restaurantes e comida

Garden Cafe

Um dos diferenciais da proposta da NCL é seu “freestyle cruising”, que no caso da restauração significa que nem há um horário pré-determinado para jantar, nem você precisa compartilhar a mesa com outros passageiros, e nem é preciso vestir elegantemente para visitar os restaurantes do navio. Gostamos muito da proposta, que confere grande flexibilidade. Você pode jantar na hora que quiser. Como é lógico, nos horários de maior movimentação, pode existir um tempo de espera até a próxima mesa ficar pronta. Nas três noites que jantamos nos restaurantes do Epic não encaramos fila nenhuma.

O Epic conta com 15 restaurantes. Os dois principais, assim como o buffet e algum bar, estão incluídos no preço do cruzeiro (bebidas não alcoólicas também!). Os demais devem ser pagos à parte.

Vamos dar uma olhada rápida nos principais restaurantes do cruzeiro.

Garden Café

Garden Cafe

O Garden Café, que na sua extensão na parte da piscina é conhecido como Great Outdoors, é o grande buffet do Epic, incluído no preço do cruzeiro. Está no deck 15, e conta com mais de 700 lugares. É gigantesco! Conta com grandes janelas que permitem contemplar as  bonitas vistas do mar.

Garden Cafe

Nos diferentes balcões, encontram-se diferentes propostas culinárias: há balcões de comida americana (burguers e hot-dogs), asiática, italiana e muitas outras. Balcão de pães, de sobremesas, de fruta, de sorvetes. Os balcões se repetem para facilitar que mais pessoas consigam se servir ao mesmo tempo.

Great Outdoors

Há várias máquinas de bebida onde, além de água, é possível encontrar refrigerantes e chás. O café também está incluso.

Garden Cafe

O Garden Café é um dos dois endereços do navio onde é servido o café da manhã. Durante o dia e o final da tarde e começo da noite, fica aberto permanentemente e por isso é o lugar ideal para quem estiver com fome. Nos horários mais movimentados, e apesar do seu grande tamanho, o Garden Café pode ficar muito tumultuado.

Manhattan Room e Taste

Norwegian Epic

O Manhattan Room e o Taste são os dois principais restaurantes do Epic, incluídos no preço do cruzeiro. Com capacidade para 592 e 526 pessoas respetivamente, são grandes restaurantes, com decoração elegante e serviço rápido.

Norwegian Epic
Norwegian Epic
Norwegian Epic

O Manhattan Room abre para jantar. O Taste serve jantar e café da manhã à la carte.

Norwegian Epic
Norwegian Epic
Norwegian Epic

O jantar é à la carte. O passageiro escolhe uma entrada, um prato principal e uma sobremesa entre uma grande lista de opções. As propostas culinárias dos dois restaurantes são muito parecidas.

Norwegian Epic
Norwegian Epic
Norwegian Epic

Jantamos duas vezes no Manhattan Room e uma no Taste. Nossa experiência com a comida foi muito similar. Apresentação impecável dos pratos e sabor desigual. Comemos pratos deliciosos e também outros carentes de sabor. Em todos os casos, a comida é servida em fartas porções (exageradamente fartas em alguns casos).

Norwegian Epic

Restaurantes pagos

Garden Cafe

O Epic conta com uma dúzia de restaurantes que não estão incluídos no preço do cruzeiro, os quais não chegamos a experimentar. A lista de restaurantes pode ser conferida aqui. Entre outros, conta com um restaurante de carnes nobres, um restaurante francês, um restaurante chinês, uma churrascaria brasileira, um restaurante japonês e até um combinação de restaurante com circo!

O’Sheehan’s Neighbourhood Bar & Grill

Norwegian Epic

O O’Sheehan’s é um bar que serve comidas no estilo pub irlandês e que também está incluído no preço do cruzeiro.

Norwegian Epic

É um ótimo lugar quando bate aquela fome, mas você não quer subir no deck superior, onde está o buffet, ou não quer encarar as multidões.

Norwegian Epic

Além do mais o O’Sheehan’s serve comidas as 24 horas do dia!

Norwegian Epic

7. As escalas

Norwegian Epic

Nosso cruzeiro, que partiu de Barcelona, teve duas escalas programadas: uma em Palma de Mallorca e outra em Marselha, na França. Resolvemos descer na primeira escala, para revisitar a linda capital de Mallorca, e permanecer no navio para poder explorá-lo melhor e curtir tranquilamente alguns espaços durante a segunda escala.

A descida nas escalas é muito organizada. Quem contratou algum passeio ou transfer tem um horário a ser cumprido. Mas quem desembarca por conta própria (muito fácil no caso de Palma de Mallorca, onde o porto está bem comunicado por transporte público com o centro da cidade) pode fazer isso com a maior tranquilidade, saindo e voltando dentro dos horários estabelecidos pela empresa.

8. O desembarque

porto de Barcelona

Os passageiros recebem instruções detalhadas sobre o procedimento de desembarque. Quem não quis desembarcar com suas malas, teve que deixá-las prontas, no final do dia, um dia antes da chegada. Os funcionários da NCL retiraram as malas e as entregaram no terminal de Barcelona, de forma similar a como é feito nos aeroportos.

porto de Barcelona

A NCL permite escolher o horário do desembarque. Para isso, disponibiliza etiquetas coloridas associadas com diferentes horários, as quais você deve colocar nas suas malas para que elas sejam entregues no horário da sua saída.

Igualmente, a NCL também permite que você desembarque com suas próprias malas, sem depender de terceiros. Como não estávamos viajando com bagagem volumosa, esta foi nossa escolha, que permitiu que desembarcássemos tranquilamente.

9. Avaliação final do passaporteBCN

porto de Barcelona

Antes de realizar nossa avaliação final, devemos confessar que, por diversas razões, não somos grandes fãs do turismo em cruzeiros. Porém, gostamos muito da experiência de navegar no Norwegian Epic e repetiríamos em uma companhia que oferecesse um padrão de serviço igual ou superior ao encontrado na NCL.

O que mais gostamos do Norwegian Epic

  • o cabine. Apesar de termos contratado a cabine mais básica, achamos que foi confortável, atendendo todas nossas necessidades.
  • a estabilidade do navio. Com seus estabilizadores, o Norwegian Epic oferece uma experiência de navegação supreendentemente tranquila e confortável. Em muitos momentos é difícil perceber que o navio está navegando à máxima velocidade!
  • a comida. A NCL oferece uma grandíssima variedade de opções culinárias, incluídas no preço do cruzeiro, e ainda opções pagas para quem quiser ir além. O fato das bebidas não alcoólicas estarem incluídas no preço do cruzeiro ajuda muito a controlar o orçamento.
  • o freestyle dining. Adoramos poder tomar a decisão de fazer nossas refeições no lugar preferido em cada momento sem necessidade de reservar mesa.
  • o entretenimento noturno. Grande variedade de opções para se divertir à noite. Gostamos especialmente dos barzinhos com música o vivo.
  • a sinalização. O navio está muito bem sinalizado e apesar do seu tamanho gigantesco você nunca se sente perdido.
  • os procedimentos de embarque e desembarque, muito tranquilos considerando a grande quantidade de passageiros à bordo.
  • a higiene e limpeza em geral, e muito especialmente nas áreas de alimentação.
  • o preço do cruzeiro, que inclui tantas opções, da comida ao entretenimento, que você não precisa realizar nenhuma despesa adicional à bordo (a exceção são as bebidas alcoólicas).

O que menos gostamos do Norwegian Epic

  • quando contratamos o cruzeiro, o grande espetáculo oferecido na navegação era o show do Blue Man Group, que tínhamos bastante vontade de conhecer. Porém, entre a data da compra do cruzeiro e a realização do mesmo, a programação do teatro mudou, com a saída do Blue Man Group e a entrada de um show diferente. Seja consciente que isso pode acontecer com você também.
  • os horários das escalas nem sempre são os melhores. Em Palma de Mallorca, por exemplo, o navio partia do porto às 15 horas, limitando muito a visita à cidade.
  • a NCL é uma empresa dos Estados Unidos e o idioma oficial no navio é o inglês. Para a gente isso não foi problema nenhum, mas fique sabendo que conseguir se comunicar em inglês vai ser de muita ajuda se você escolher navegar com a NCL.
  • o tamanho das porções servidas nos restaurantes do navio seguem um padrão americano, absurdamente fartas. Era interessante ver a cara de espanto das pessoas, principalmente mulheres, quando alguns pratos aterrisavam na mesa. Detestamos desperdiço de comida!

Mesmo não sendo grandes fãs dos cruzeiros, gostamos muito da experiência no Norwegian Epic partindo de Barcelona. Avaliamos muito positivamente o padrão de serviço oferecido pela armadora NCL e voltaríamos a escolhê-la para um cruzeiro no futuro. Embarcar e desembarcar em Barcelona, com um porto perfeitamente preprado para receber cruzeiros, é também um grande diferencial positivo.

10. Alguma dúvida?

E você, está com alguma dúvida sobre como é embarcar em um cruzeiro em Barcelona ou querendo saber mais detalhes sobre o Norwegian Epic? Aproveite a caixa de comentários para perguntar.

——————

O passaporte BCN navegou no Norwegian Epic de forma anônima, pagando todos os gastos relacionados com a viagem.

26 out2015
LuiS Nossler

Excelente viagem, parabéns!
Quantos dias foi a viagem?
Abraço Tony

    Tony
    27 out2015
    Tony

    ¡Buenos días, Luis! A viagem foi curta, de 4 dias/3 noites, o suficiente para poder testar o navio e avaliar a experiência de navegar com a NCL. Abraço.

26 dez2015
Fernanda Silva

Gostaria de saber a temperatura ambiente(interna) no Epic, Pq vou viajar em janeiro e gostaria de me programar em relação às roupas para o jantar. Obrigada e aguardo.

    Tony
    28 dez2015
    Tony

    Prezada Fernanda, para perguntas tão específicas como a sua, indicamos que consulte diretamente seu agente de viagens, que com certeza deve ter um canal de comunicação direto com a NCL. Fizemos nosso cruzeiro em maio e a temperatura do navio, naquela época, pode não ser a mesma que em janeiro. Abraço.

5 maio2016
Rose

Olá,
Esta experiência caiu fito uma luva, porque vou embarcar no mesmo navio e no mesmo porto, para um cruzeiro de 7 noites.

Amei as dicas e vou imprimir para não esquecer nada…só tenho dúvidas em qual hotel escolher para passar uma noite.

Queria algum bem pertinho para poder descer a pé…tem alguma sugestão? Ah…e barato…mas não hostel e nem hostal.

Agradeço muito…
Abraço,
Rose

16 jun2016
Manuela

Boa tarde

Tenho uma dúvida, o meu avião de regresso parte às 9.55 do aeroporto de Barcelona tenho tempo de chegar? o barco atraca às 5H00. posso sair às 6H00?

    Tony
    18 jun2016
    Tony

    Manuela, a ordem de desembarque é estabelecida seguindo os critérios da empresa. No caso do Norwegian Epic, peça o primeiro horário disponível. Entre o porto e o aeroporto você não deve demorar mais de 30 minutos de táxi. Se houver qualquer atraso na chegada no porto, você corre o risco de perder seu voo. Nunca indicamos realizar conexões com tão pouco tempo.

23 jun2016
Manuela

Boa tarde
Estou a tentar registar-me no ncl epic a fim de proceder às reservas de excursões, escolha de espetáculos, etc, a por um motivo ou outro não consigo (ou porque o n.º de reserva está mal, ou a data do cruzeiro não está correta até não reconhecer o meu nome próprio) como ultrapassar isto?

    Tony
    25 jun2016
    Tony

    Prezada Manuela, o passaporte BCN é um guia turístico sobre Barcelona. Entre em contato com a agência com quem você contratou seu cruzeiro ou diretamente com a NCL para esclarecer sua dúvida.

22 ago2016
Elisabete

Desejava saber se exite pack só de cerveja, e se as bebidas não alcolicas estão incluidas porquê fazem promoçoes a oferecer pack de gasosas.

E já agora a unica maneira de pagar dentro do navio é com cartão de crédito?.

Obrigada

    Tony
    23 ago2016
    Tony

    No texto acima relatamos nossa experiência no Norwegian Epic. Pode pedir qualquer esclarecimento sobre ela, teremos o maior prazer em tentar ajudar. Para questões comerciais, por gentileza, consulte diretamente a Norwegian ou um agente de viagens da sua confiança, sendo que não temos nenhum relacionamento com a companhia e também não temos acesso a informações atualizadas sobre preços e tarifas.
    Ao fazer o check-in no navio, você terá que cadastrar um cartão de crédito onde serão debitados todos os gastos extras feitos durante o cruzeiro. Na hora de realizar qualquer consumo, você vai mostrar o cartão da sua cabine, que está associado ao seu cartão de crédito. Não é possível realizar pagamentos em dinheiro. Obrigado.

31 ago2016
Marinete poli

estaremos embarcando em Barcelona em setembro gostaria saber a temperatura dentro do navio , e se deve ser roupa social ,ou esporte

    Tony
    1 set2016
    Tony

    A temperatura dentro do navio vai depender muito da temperatura externa. Fizemos o cruzeiro em maio e o ar condicionado era moderado. O código de vestimenta no navio é muito descontraído. Veja o seguinte texto em espanhol detalhando o código de vestimenta a bordo.

29 set2016
Guilherme Alves

DÚVIDA !!

Olá,

gostaria de mais detalhes de como é a logística das escalas, se desce no porto da cidade ou próximo à cidade, qual a distancia e como se locomover do porto à cidade. Vi que comentou de Maiorca, mas gostaria das outras escalas também, por favor !

Desde já agradeço a atenção.

    Tony
    30 set2016
    Tony

    Prezado Guilherme, a logística das escalas depende 100% do porto e do itinerário do seu cruzeiro. No caso do cruzeiro que fizemos, tinha uma escala em Palma de Mallorca, onde é fácil descer a pé do navio e ir ao centro por conta própria; em Marselha, onde é necessário contratar algum tipo de transporte para sair do porto e chegar na cidade. Iniciamos e finalizamos o cruzeiro em Barcelona, que conta com transporte fácil até pontos de interesse turístico da cidade. Abraço.

      30 set2016
      Guilherme Alves

      Perfeito, o meu passará por:

      – Barcelona
      – Nápoles
      – Roma
      – Florença/Pisa
      – Cannes
      – Palma de Maiorca
      – Barcelona

      Voce teria mais alguma informação sobre estes no caso ?

      Obrigado pela atenção.

      Tony
      1 out2016
      Tony

      Prezado Guilherme, o passaporte BCN é um site dedicado à cidade de Barcelona. No Espanha Total informamos sobre destinos na Espanha. Mas não temos nem os conhecimentos nem os recursos para informar sobre destinos fora da Espanha. A NCL costuma oferecer informação detalhada sobre todas as escalas do cruzeiro. Abraço.

20 abr2017
Maria Teresa

Oi gostariande saber se no
Porto há guarda volumes e quanto custa??

0brigada

Deixe seu comentário!