Vall de Núria

Vall de Núria

Que é o Vall de Núria?

Vall de Núria é um pequeno vale no Pireneu da Catalunha, na província de Girona, muito perto da fronteira com a França. Vall em catalão quer dizer “vale”. Veja a localização exata nesse mapa aqui. O acesso ao vale é feito exclusivamente com um trem cremalheira, o que confere ao passeio um charme especial.

O que vou encontrar?

Vall de Núria oferece dois bate-voltas diferentes.

  • No periodo do inverno, entre dezembro e abril, é um bate-volta para brincar na neve, esquiar e contemplar as montanhas todas brancas. Indicado para quem quer curtir um friozinho e uma paisagem com neve.
  • No periodo do verão, entre maio e outubro, é a época para passear pelas montanhas e contemplar o verde que domina a paisagem. Indicado para quem gosta de passear entre lindas paisagens de montanha.

Em ambos os casos, o bate-volta inclui um passeio de trem cremalheira pela montanha.

Voltei para agradecer a super dica de Vall de Nuria, estive lá semana passada e é realmente muito lindo, muita neve, foi um “Uau” coletivo quando o trem chegou na neve, muito legal, paisagem de cartão postal! – Kátia, leitora do passaporte BCN

Estive em Vall de Núria no fim de abril e foi o lugar mais bonito que já fui na vida. É algo fora da realidade para os brasileiros, é algo muito diferente. Ainda havia um pouco de neve nos topos da montanhas e tava bem frio, mas eu e minha esposa curtimos muito, foi maravilhoso. – Murilo, leitor do passaporte BCN

Realmente Vall de Nuria é um bate-volta perfeito! Fui com meu marido e nós simplesmente amamos! É tudo do jeito que vocês realmente descrevem! Chegado em Vall de Nuria aproveitamos para fazer o reconhecimento de área e dar umas voltas por umas trilhas. Optamos por não esquiar porque estávamos com vontade apenas de conhecer o lugar. Ah, e apenas para constar para quem ainda não foi ou está em dúvida quanto à logística para chegar em Vall de Nuria: basta seguir o passo-a-passo daqui do site que não tem erro! Tudo perfeito! – Mariana, leitora do passaporte BCN

Pegamos todas as dicas aqui para ir conhecer a neve e valeu muito a pena!!! Fui com meu marido e meus filhos de 6 e 10 anos. Optamos por passar a noite no hotel e foi sensacional. É tudo como descrito aqui: paissagem belíssima, hotel agradável, comida boa e brincadeiras inesquecíveis na neve! – Viviane, leitora do passaporte BCN

Estive hoje em Vall de Núria. O lugar é lindo, está “atolado” de neve, a visita é um passeio agradável e, principalmente, seguro, com todos os dados que vocês nos fornecem neste passaportebcn.com!!! Já havia pesquisado algo na internet, mas nada foi tão completo e correto quanto o que obtive aqui. Parabéns!!!! – Washington, leitor do passaporte BCN

Como chegar: passeio organizado

Se você gosta de ser levado, sem ter que se preocupar pela logística do transporte, há um ótimo passeio de ônibus que visita Ripoll e Vall de Núria e que o passaporte BCN testou e adorou. Pode ver mais detalhes sobre o passeio lendo o texto passeio até Vall de Núria nos Pireneus.

O passeio Pirineos – Vall de Núria deve ser comprado antecipadamente.

passeio com desconto

O passeio pode ser comprado online na Visit Barcelona Tickets, que é a loja oficial de turismo de Barcelona, parceira do passaporte BCN. Compre seu passeio online, com um desconto exclusivo, aqui.

Como chegar: por conta própria, a viagem é parte da aventura

A viagem até Núria é composta por dois trajetos:

  • 1. De Barcelona até o vilarejo de Ribes de Freser. A viagem é feita de trem.
  • 2. Do vilarejo de Ribes de Freser até Vall de Núria. A viagem é feita com o trem cremalheira.

Como chegar: de Barcelona até Ribes de Freser

Para chegar de Barcelona até Ribes de Freser é preciso pegar um trem da linha regional número R3. É um trem que tem como ponto de partida L’Hospitalet de Llobregat e que você poderá pegar, na cidade de Barcelona, nas estações Sants, Plaça Catalunya ou Arc de Triomf. Escolha a que fique mais perto do seu hotel.

A viagem dura por volta de duas horas. A paisagem é muito interessante: primeiro você vai atravessar a periferia industrial de Barcelona para depois se adentrar no rico interior agrícola da Catalunha. Na parte final da viagem, o trem passa pelo fundo de vales abrigados pelas montanhas dos Pireneus.

Vall de Núria

Em qualquer uma das três estações, procure a bilheteria dos trens de Rodalies de Catalunya, que são os trens regionais da Catalunha, que são operados pela RENFE, a empresa estatal. Normalmente estão perto da bilheteria do metrô. Com as passagens compradas, procure o caminho que indica a plataforma onde passa a linha R3, direção Vic ou Puigcerdá.

Vall de Núria

Para conferir os horários e preços dos trens, entre na página dos trens da Catalunha. Na parte superior da tela, preencha as seguintes informações:

  • 1. em Origen, selecione sua estação de partida
  • 2. em Destino, selecione Ribes de Freser
  • 3. em Salida coloque a data da sua viagem

Na seguinte tela você pode conferir os horários e preços. Clique em Los horarios de vuelta para el mismo día para ver os horários de retorno esse mesmo dia. O preço que aparece é da passagem individual para um único trajeto. A ida e volta custa o dobro da ida.

Fique atento, pois pelas plataformas das estações circulam trens com destinos diferentes. Preste atenção para subir no trem correto. Você verá que nas estações existem telas informando qual será o próximo trem que irá parar na estação. Em caso de dúvida, não hesite em perguntar a outros passageiros!

Vall de Núria
Vall de Núria

Chegando em Ribes de Freser, desça na estação. É uma estação pequena com uma sala de espera e também um barzinho onde é possível tomar um café ou fazer uma refeição rápida.

Vall de Núria

A estação do trem cremalhera, chamada de Ribes-Enllaç, fica muito perto da estação do trem, veja no final do texto o mapa do passeio com a identificação de cada estação.

Como chegar: de Ribes de Freser até Vall de Núria

Vall de Núria

Se você já comprou as passagens para o trem de cremalhera, é so aguardar sua saída. Caso contrário, dê uma passadinha pela bilheteria.

Vall de Núria

A segunda parte da viagem é feita em um trem cremalhera amplo e confortável.

Vall de Núria

A viagem tem um percurso de 12,456 km. O ponto de partida, em Ribes-Enllaç, está a 905 metros de altura com relação ao nível do mar. Ao chegar no Vall de Núria você estará a 1.964 metros de altura!

Vall de Núria

O trem leva aproximadamente 45 minutos para subir mais de 1.000 metros.

Vall de Núria

A viagem parecerá curta com as lindas paissagens de montanha que irão se sucedendo. No camino, o trem para nas estações de Ribes-Vila, Rialb e Queralbs.

Vall de Núria

No inverno, a maior parte do caminho está coberta de neve. No verão, o branco da neve é substituído pelo verde do gramado.

Veja no seguinte vídeo uma versão acelerada do percurso do trem cremalhera entre Vall de Núria – Ribes de Freser. Muito legal!

Confira os preços e horários do trem cremalheira aqui. Verifique os horários dos trens de Barcelona e a combinação com o trem cremalheira, para aproveitar ao máximo seu tempo em Vall de Núria. Veja que no inverno, na baixa estação, principalmente durante a semana, as frequências do trem cremalheira são menores. Uma combinação mal feita pode significar uma longa espera em alguma estação no meio do caminho.

Como funciona o trem cremalheira?

Vall de Núria

Sempre há alguma exposição interessante nas áreas comuns em Vall de Núria. Há exposições que explicam o funcionamento do mecanismo do trem cremalheira, um sistema que permite que o trem suba grandes desníveis em segurança. É possível ver mais informações sobre o sistema na estação Ribes-Vila, no museu do trem. Daremos mais informações no final do texto.

Vall de NúriaVall de Núria

Não perca!

No alto de Vall de Núria

Vall de Núria

Chegando na última estação, você vai entender logo mais como é o vale. Existe um lago e um grande prédio central, que abriga um Santuário, um hotel, um centro de informações e diferentes serviços, incluindo o aluguel de equipamentos para esquiar. Um teleférico sobe até a parte mais alta do vale. No inverno, muito provavelmente, tudo vai estar coberto pela neve, incluindo as montanhas onde estão as pistas de esqui. No verão, o verde vai dominar a paisagem.

O Santuario de la Virgen de Núria

Vall de Núria

Junto com a virgem de Montserrat, a virgem de Núria é a que tem maior importância simbólica para os catalães. A lenda da presença da virgem no vale se remonta até o século VIII.

Vall de Núria

O santuário, no centro do vale, está em uma construção moderna e dentro dele pode ser contemplada a valiosa imagem da virgem.

Vall de Núria

Preste atenção às datas de 29 de junho, 1 de setembro e 8 de setembro, quando muitos devotos sobem em peregrinação até Vall de Núria.

O Hotel do Vall de Núria

Vall de Núria

Junto ao santuário está o Hotel de Vall de Núria, de 3*. É um hotel com quartos modernos e muito aconhegantes, ideal para quem quiser passar a noite e curtir a montanha até as últimas horas do dia.

Vall de Núria
Vall de Núria

Veja mais informações, incluindo preços, no site do hotel.

O prédio principal

Vall de Núria

No prédio principal você encontrará todos os serviços. Subindo até Núria com o trem cremalheira, dá para aproveitar as diferentes exposições, que contam a história da vida no vale, a construção da estrada de ferro e muitos dados sobre a fauna e a flora da região. Os painéis explicativos são muito completos e dá para ficar um tempão conhecendo muitas coisas interessantes.

Vall de NúriaVall de Núria
Vall de NúriaVall de Núria

No mesmo prédio principal está o restaurante que funciona no sistema de buffet, muito delicioso, aliás.

Vall de Núria
Vall de Núria
Vall de Núria

Um café muito agradável, com vistas para as montanhas, completa a oferta gastronômica.

Vall de Núria

Vall de Núria no inverno

Passeio de trem e a possibilidade de brincar na neve? Um bate-volta perfeito para um brasileiro!

Vall de NúriaVall de Núria

Vall de Núria é uma excelente chance de brincar na neve, para quem estiver em Barcelona entre dezembro e abril. Atenção, pois Vall de Núria fecha no mês de novembro, para preparar a temporada de invierno.

Vall de Núria

Para quem esquia, Vall de Núria é uma pequena estação de esqui com várias pistas de dificuldades variadas. Pode ver um mapa das pistas aqui e os preços da estação aqui.

Vall de Núria

Na mesma página você pode consultar o custo de alugar equipamento, que inclui os esquis, as botas e os bastões, além de tábua de snowboard ou raquetes de neve. Não é possível alugar roupa de inverno (calças, casaco, etc), você deve subir na estação com ela (veja nosso texto sobre onde comprar roupa esportiva e de esqui em Barcelona).

Vall de Núria
Vall de Núria

Para quem não esquia e está com crianças, existe um Parque lúdico com trenós e outras diversões apropriadas para todas as idades.

Vall de Núria

Veja mais informações sobre o Parque lúdico aqui, incluindo os preços (o uso do parque é pago por horas).

Vall de Núria

Para quem só quiser botar a mão na neve, basta sair do prédio principal e curtir a paisagem branca por todo canto! Diversão pela qual não é preciso pagar nada. Se quiser caminhar um pouco pela neve, use um bom tênis, tipo de trekking, para não escorregar tanto. Óculos escuros também são indispensáveis.

Dica do passaporte BCN para quem for em Vall de Núria no inverno. Escolha bem o dia do seu passeio, ninguém merece ir para a montanha em dia de tempo ruim. Veja aqui o pronóstico do tempo para os próximos 7 dias em Queralbs, o municipio onde encontra-se Vall de Núria. Também, aproveite as webcams de Vall de Núria (na parte superior do site) para saber se há neve no vale.

Vall de Núria no verão

Vall de Núria

Se você estiver em Barcelona entre maio e setembro, não vai ter a chance de encontrar neve em Vall de Núria. Se você gostar de passeios nas montanhas e caminhadas ao ar livre, Vall de Núria continua sendo um bate-volta muito lindo.

Vall de Núria

Além do Parque lúdico, que continua funcionando no verão, oferecendo atividades sem neve, a principal oferta de Vall de Núria são as trilhas.

Uma parada no caminho

Vall de Núria

Descendo de Vall de Núria, e se você tiver tempo até a saída do trem para Barcelona, aproveite para descer na estação Ribes-Vila, que fica uma estação antes da final.

Vall de Núria

Bem do lado da estação encontra-se o museu do trem, com muitos trens que foram usados antigamente no vale. Se você se interessa por trens, vai curtir muito a visita.

Vall de Núria

Para chegar na estação Ribes-Enllaç, onde parte seu trem de volta para Barcelona, calcule 15 minutos a pé, caminhando tranquilamente. É tudo descida! Veja no mapa o caminho que deve seguir.

Pacotes combinados

Vall de Núria oferece alguns pacotes combinados, incluíndo a passagem de trem cremalheira e comida ou atividades, onde é possível economizar vários euros. Veja todas as informações aqui.

É possível também fazer um excelente passseio de ônibus visitando Ripoll e o Vall de Núria. Conheça os detalhes aqui.

Existe também um combinado de transporte, que permite economizar vários euros, e que inclui o trem Barcelona-Ribes e o trem cremalheira. Veja mais detalhes aqui. O combinado de transporte deve ser comprado nas bilheterias do trem em Barcelona.

Passeio para brincar na neve

Durante os meses de inverno, e unicamente nos sábados, o Catalunya Bus Turístic oferece um passeio muito legal para brincar na neve. O passeio parte de Barcelona às 8 da manhã e leva até o Vall de Núria. O passeio inclui o ônibus até Ribes de Freser, trem cremalheira até o Vall de Núria, telecabine na estação de esqui e passeio guiado com raquetes de neve, além de bastante tempo para curtir a neve. Os menores de 8 anos viajam de graça!

Veja todos os detalhes do passeio aqui. Aproveite para comprar ele com desconto exclusivo para compras online, na loja oficial de turismo de Barcelona, parceira do passaporte BCN.

Mapa do passeio


Ver Vall de Núria em um mapa maior

Site oficial

Visite o site oficial de Vall de Núria, que tem muitas informações de interesse sobre o passeio. É um site muito completo.

Precisa de ajuda?

Está querendo ir para Núria e precisa de alguma ajudinha? Pergunte para a gente e tentaremos ajudá-o a preparar seu passeio!

—————————————————–
Os autores do passaporte BCN escolheram escrever sobre o Vall de Núria por saber que certamente seria um assunto de interesse para nossos leitores. Na viagem ao Vall de Núria contamos com o apoio de FGC Turisme i Muntanya. As opiniões, comentários, avaliações e fotografias publicadas aqui refletem nossa experiência pessoal e nosso compromisso com nossos leitores.

Quer ganar o e book “50 dicas para aproveitar Barcelona ao máximo?

É só curtir a página do passaporte BCN no Facebook clicando aqui.

27 out2017
Arhyna

Ola!!!! Estarei em Bcn dia 27/12 o passeio a Vall de Núria estará disponível?! Pode me ajudar .,

    Tony | PASSAPORTE BCN
    27 out2017
    Tony | PASSAPORTE BCN

    Acabamos de responder una consulta sua idêntica aqui. Por gentileza, não duplique suas consultas, e mais trabalho para a gente.

19 nov2017
Marco Paulo Farinha da Rosa

Olá, pergunto, estaremos de carro alugado, em fevereiro, trajeto a partir de Salamanca, até Bilbao, depois Zaragoza e Valencia.. De onde teremos melhor acesso a Val de Núria? Grato!

    Tony | PASSAPORTE BCN
    19 nov2017
    Tony | PASSAPORTE BCN

    Olá Marco, na verdade, seu roteiro não passa perto de Vall de Núria. O ponto mais próximo seria Zaragoza, mas calcule 6 horas de carro até a estação do trem cremalheira que leva a Vall de Núria. Na nossa consultoria de roteiros do Espanha Total podemos tentar otimizar seu roteiro para encaixar da melhor forma possível a visita a Vall de Núria. Abraço.

      19 nov2017
      Marco Paulo Farinha da Rosa

      Obrigado, acho que iremos até Girona de onde fica mais próximo, talvez consigamos fazer um bate-volta, certo?

      Tony | PASSAPORTE BCN
      20 nov2017
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Você não tinha mencionado Girona na sua resposta anterior. Tudo muda, Girona é próxima do Vall de Núria. Porém, é difícil dar uma orientação sem saber como será seu roteiro. Abraço.

5 dez2017
DEBORA

Oi Tony. Já tinha falado com você antes e fiquei de voltar pra saber em relação à possibilidade de comprar previamente pela internet um pacote combinado do trem de barcelona para Ribes de Freser + trem cremalheira até Vall de Nuria. Iremos no início de março (provavelmente em 04/03).
A temporada de esqui já está aberta? Não consegui achar no site de Vall de Nuria muitas opções de pacotes combinados.
Obrigada pela ajuda de sempre. Abraços!!

    Tony | PASSAPORTE BCN
    7 dez2017
    Tony | PASSAPORTE BCN

    Prezada Débora, começando pelo final da sua mensagem, a estação acabou de inagurar a temporada de inverno, deve ficar aberta até uma data ainda não definida em março ou abril. A informação sobre o passe combinado trem+trem cremalheira está aqui. O passe pode ser comprado em Barcelona. Se tiver qualquer outra dúvida, aproveite para perguntar. Abraço.

      12 dez2017
      Debora

      Oi Tony. Nâo sei se entendi direito mas nesse site indicado diz que a venda pode ser online. Mas não achei onde realizar essa consulta. Será que ainda está muito cedo para isso? Ou realmente só poderei comprar presencialmente? Desculpe tantas perguntas. Mais uma vez agradeço sua ajuda. Abraços

      Tony | PASSAPORTE BCN
      12 dez2017
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Pois é, a página informa que a compra pode ser feita online, mas não existe onde fazer a compra. Mas não se preocupe, você poderá comprar presencialmente em qualquer estação da RENFE. Abraço.

2 jan2018
Mário Mateus Freitas

Tony, estarei em Barcelona, de 22 a 26/01/18, vamos para o Vall de Núria em algum desses dias, seremos 10 pessoas, pergunto se existe algum desconto para um grupo desse tamanho para ir de trem + cremalhera?

    Tony | PASSAPORTE BCN
    2 jan2018
    Tony | PASSAPORTE BCN

    Bom dia, Mário, não somos cientes da existência de nenhum desconto para grupos de 10. Aproveitem muito a paisagem e a neve! Abraço!

2 jan2018
Lucas

Olá Tony. Estou tentando comprar o combinado cremalheira + parque lúdico + telecabine no site ( https://vol.valldenuria.cat/customer/account/create/) mas quando vou criar uma conta para fazer a compra na hora de selecionar o pais não aparece Brasil como opção. E é um item obrigatório do cadastro. Será que posso usar o endereço do hotel que ficaremos?

    Tony | PASSAPORTE BCN
    3 jan2018
    Tony | PASSAPORTE BCN

    Prezado Lucas, você poderia tentar completar a compra indicando o endereço do seu hotel, A única coisa é que o endereço do hotel não vai bater com o endereço do seu cartão de crédito, pode dar problema no momento de realizar o pagamento. Abraço.

4 jan2018

tem uma cópia do seu post nesse site. está com os créditos mas é cópia inteira….[url editada]

    Tony | PASSAPORTE BCN
    5 jan2018
    Tony | PASSAPORTE BCN

    Muito obrigado pelo aviso, Bruno, apagamos a url para não dar divulgação à pessoa. Já denunciamos a cópia e solicitamos a retirada do material. Quando será que as pessoas vão entender que “dar créditos” não legitima o uso indevido de material protegido pelos direitos autorais? É como se falássemos “robei do site tal…”. Santa paciência. Muito obrigado mais uma vez.

8 jan2018
Luiz Henrique Lopez

Olá, Vou viajar para barcelona no dia 24/01/18. gostaria de fazer um bate e volta(sair de manha e voltar a noite) pelo vall de nuria, alguma sugestão para alguém que queira ir para lá sem poder gastar muito dinheiro (infelizmente) e que queria apenas conhecer a beleza e paisagem do lugar e ter uma experiencia na neve (esquiar ou algo parecido). Gostaria de um pouco mais de detalhes sobre transporte, qual o mais viável e se lá tem disponibilidade de alugar equipamento para esquiar na neve para iniciante?

    Tony | PASSAPORTE BCN
    8 jan2018
    Tony | PASSAPORTE BCN

    Olá, no texto acima está indicado, de forma muito detalhada, como realizar o passeio até Vall de Núria por conta própria, a forma mais econômica de completar o bate-volta. Lá em Vall de Núria você poderá alugar o equipamento para esquiar, mas a roupa de esqui (imprescindível) fica por sua conta.

    11 jan2018
    REJANE

    Luiz…sua pergunta serviu perfeitamente para mim. (gostaria de informação exatamente igual)

Deixe seu comentário!