Vall de Núria

Vall de Núria

Que é o Vall de Núria?

Vall de Núria é um pequeno vale no Pireneu da Catalunha, na província de Girona, muito perto da fronteira com a França. Vall em catalão quer dizer “vale”. Veja a localização exata nesse mapa aqui. O acesso ao vale é feito exclusivamente com um trem cremalheira, o que confere ao passeio um charme especial.

O que vou encontrar?

Vall de Núria oferece dois bate-voltas diferentes.

  • No periodo do inverno, entre dezembro e abril, é um bate-volta para brincar na neve, esquiar e contemplar as montanhas todas brancas. Indicado para quem quer curtir um friozinho e uma paisagem com neve.
  • No periodo do verão, entre maio e outubro, é a época para passear pelas montanhas e contemplar o verde que domina a paisagem. Indicado para quem gosta de passear entre lindas paisagens de montanha.

Em ambos os casos, o bate-volta inclui um passeio de trem cremalheira pela montanha.

Voltei para agradecer a super dica de Vall de Nuria, estive lá semana passada e é realmente muito lindo, muita neve, foi um “Uau” coletivo quando o trem chegou na neve, muito legal, paisagem de cartão postal! – Kátia, leitora do passaporte BCN

Estive em Vall de Núria no fim de abril e foi o lugar mais bonito que já fui na vida. É algo fora da realidade para os brasileiros, é algo muito diferente. Ainda havia um pouco de neve nos topos da montanhas e tava bem frio, mas eu e minha esposa curtimos muito, foi maravilhoso. – Murilo, leitor do passaporte BCN

Realmente Vall de Nuria é um bate-volta perfeito! Fui com meu marido e nós simplesmente amamos! É tudo do jeito que vocês realmente descrevem! Chegado em Vall de Nuria aproveitamos para fazer o reconhecimento de área e dar umas voltas por umas trilhas. Optamos por não esquiar porque estávamos com vontade apenas de conhecer o lugar. Ah, e apenas para constar para quem ainda não foi ou está em dúvida quanto à logística para chegar em Vall de Nuria: basta seguir o passo-a-passo daqui do site que não tem erro! Tudo perfeito! – Mariana, leitora do passaporte BCN

Pegamos todas as dicas aqui para ir conhecer a neve e valeu muito a pena!!! Fui com meu marido e meus filhos de 6 e 10 anos. Optamos por passar a noite no hotel e foi sensacional. É tudo como descrito aqui: paissagem belíssima, hotel agradável, comida boa e brincadeiras inesquecíveis na neve! – Viviane, leitora do passaporte BCN

Estive hoje em Vall de Núria. O lugar é lindo, está “atolado” de neve, a visita é um passeio agradável e, principalmente, seguro, com todos os dados que vocês nos fornecem neste passaportebcn.com!!! Já havia pesquisado algo na internet, mas nada foi tão completo e correto quanto o que obtive aqui. Parabéns!!!! – Washington, leitor do passaporte BCN

Como chegar: passeio organizado

Se você gosta de ser levado, sem ter que se preocupar pela logística do transporte, há um ótimo passeio de ônibus que visita Ripoll e Vall de Núria e que o passaporte BCN testou e adorou. Pode ver mais detalhes sobre o passeio lendo o texto passeio até Vall de Núria nos Pireneus.

O passeio Pirineos – Vall de Núria deve ser comprado antecipadamente.

passeio com desconto

O passeio pode ser comprado online na Visit Barcelona Tickets, que é a loja oficial de turismo de Barcelona, parceira do passaporte BCN. Compre seu passeio online, com um desconto exclusivo, aqui.

Como chegar: por conta própria, a viagem é parte da aventura

A viagem até Núria é composta por dois trajetos:

  • 1. De Barcelona até o vilarejo de Ribes de Freser. A viagem é feita de trem.
  • 2. Do vilarejo de Ribes de Freser até Vall de Núria. A viagem é feita com o trem cremalheira.

Como chegar: de Barcelona até Ribes de Freser

Para chegar de Barcelona até Ribes de Freser é preciso pegar um trem da linha regional número R3. É um trem que tem como ponto de partida L’Hospitalet de Llobregat e que você poderá pegar, na cidade de Barcelona, nas estações Sants, Plaça Catalunya ou Arc de Triomf. Escolha a que fique mais perto do seu hotel.

A viagem dura por volta de duas horas. A paisagem é muito interessante: primeiro você vai atravessar a periferia industrial de Barcelona para depois se adentrar no rico interior agrícola da Catalunha. Na parte final da viagem, o trem passa pelo fundo de vales abrigados pelas montanhas dos Pireneus.

Vall de Núria

Em qualquer uma das três estações, procure a bilheteria dos trens de Rodalies de Catalunya, que são os trens regionais da Catalunha, que são operados pela RENFE, a empresa estatal. Normalmente estão perto da bilheteria do metrô. Com as passagens compradas, procure o caminho que indica a plataforma onde passa a linha R3, direção Vic ou Puigcerdá.

Vall de Núria

Para conferir os horários e preços dos trens, entre na página dos trens da Catalunha. Na parte superior da tela, preencha as seguintes informações:

  • 1. em Origen, selecione sua estação de partida
  • 2. em Destino, selecione Ribes de Freser
  • 3. em Salida coloque a data da sua viagem

Na seguinte tela você pode conferir os horários e preços. Clique em Los horarios de vuelta para el mismo día para ver os horários de retorno esse mesmo dia. O preço que aparece é da passagem individual para um único trajeto. A ida e volta custa o dobro da ida.

Fique atento, pois pelas plataformas das estações circulam trens com destinos diferentes. Preste atenção para subir no trem correto. Você verá que nas estações existem telas informando qual será o próximo trem que irá parar na estação. Em caso de dúvida, não hesite em perguntar a outros passageiros!

Vall de Núria
Vall de Núria

Chegando em Ribes de Freser, desça na estação. É uma estação pequena com uma sala de espera e também um barzinho onde é possível tomar um café ou fazer uma refeição rápida.

Vall de Núria

A estação do trem cremalhera, chamada de Ribes-Enllaç, fica muito perto da estação do trem, veja no final do texto o mapa do passeio com a identificação de cada estação.

Como chegar: de Ribes de Freser até Vall de Núria

Vall de Núria

Se você já comprou as passagens para o trem de cremalhera, é so aguardar sua saída. Caso contrário, dê uma passadinha pela bilheteria.

Vall de Núria

A segunda parte da viagem é feita em um trem cremalhera amplo e confortável.

Vall de Núria

A viagem tem um percurso de 12,456 km. O ponto de partida, em Ribes-Enllaç, está a 905 metros de altura com relação ao nível do mar. Ao chegar no Vall de Núria você estará a 1.964 metros de altura!

Vall de Núria

O trem leva aproximadamente 45 minutos para subir mais de 1.000 metros.

Vall de Núria

A viagem parecerá curta com as lindas paissagens de montanha que irão se sucedendo. No camino, o trem para nas estações de Ribes-Vila, Rialb e Queralbs.

Vall de Núria

No inverno, a maior parte do caminho está coberta de neve. No verão, o branco da neve é substituído pelo verde do gramado.

Veja no seguinte vídeo uma versão acelerada do percurso do trem cremalhera entre Vall de Núria – Ribes de Freser. Muito legal!

Confira os preços e horários do trem cremalheira aqui. Verifique os horários dos trens de Barcelona e a combinação com o trem cremalheira, para aproveitar ao máximo seu tempo em Vall de Núria. Veja que no inverno, na baixa estação, principalmente durante a semana, as frequências do trem cremalheira são menores. Uma combinação mal feita pode significar uma longa espera em alguma estação no meio do caminho.

Como funciona o trem cremalheira?

Vall de Núria

Sempre há alguma exposição interessante nas áreas comuns em Vall de Núria. Há exposições que explicam o funcionamento do mecanismo do trem cremalheira, um sistema que permite que o trem suba grandes desníveis em segurança. É possível ver mais informações sobre o sistema na estação Ribes-Vila, no museu do trem. Daremos mais informações no final do texto.

Vall de NúriaVall de Núria

Não perca!

No alto de Vall de Núria

Vall de Núria

Chegando na última estação, você vai entender logo mais como é o vale. Existe um lago e um grande prédio central, que abriga um Santuário, um hotel, um centro de informações e diferentes serviços, incluindo o aluguel de equipamentos para esquiar. Um teleférico sobe até a parte mais alta do vale. No inverno, muito provavelmente, tudo vai estar coberto pela neve, incluindo as montanhas onde estão as pistas de esqui. No verão, o verde vai dominar a paisagem.

O Santuario de la Virgen de Núria

Vall de Núria

Junto com a virgem de Montserrat, a virgem de Núria é a que tem maior importância simbólica para os catalães. A lenda da presença da virgem no vale se remonta até o século VIII.

Vall de Núria

O santuário, no centro do vale, está em uma construção moderna e dentro dele pode ser contemplada a valiosa imagem da virgem.

Vall de Núria

Preste atenção às datas de 29 de junho, 1 de setembro e 8 de setembro, quando muitos devotos sobem em peregrinação até Vall de Núria.

O Hotel do Vall de Núria

Vall de Núria

Junto ao santuário está o Hotel de Vall de Núria, de 3*. É um hotel com quartos modernos e muito aconhegantes, ideal para quem quiser passar a noite e curtir a montanha até as últimas horas do dia.

Vall de Núria
Vall de Núria

Veja mais informações, incluindo preços, no site do hotel.

O prédio principal

Vall de Núria

No prédio principal você encontrará todos os serviços. Subindo até Núria com o trem cremalheira, dá para aproveitar as diferentes exposições, que contam a história da vida no vale, a construção da estrada de ferro e muitos dados sobre a fauna e a flora da região. Os painéis explicativos são muito completos e dá para ficar um tempão conhecendo muitas coisas interessantes.

Vall de NúriaVall de Núria
Vall de NúriaVall de Núria

No mesmo prédio principal está o restaurante que funciona no sistema de buffet, muito delicioso, aliás.

Vall de Núria
Vall de Núria
Vall de Núria

Um café muito agradável, com vistas para as montanhas, completa a oferta gastronômica.

Vall de Núria

Vall de Núria no inverno

Passeio de trem e a possibilidade de brincar na neve? Um bate-volta perfeito para um brasileiro!

Vall de NúriaVall de Núria

Vall de Núria é uma excelente chance de brincar na neve, para quem estiver em Barcelona entre dezembro e abril. Atenção, pois Vall de Núria fecha no mês de novembro, para preparar a temporada de invierno.

Vall de Núria

Para quem esquia, Vall de Núria é uma pequena estação de esqui com várias pistas de dificuldades variadas. Pode ver um mapa das pistas aqui e os preços da estação aqui.

Vall de Núria

Na mesma página você pode consultar o custo de alugar equipamento, que inclui os esquis, as botas e os bastões, além de tábua de snowboard ou raquetes de neve. Não é possível alugar roupa de inverno (calças, casaco, etc), você deve subir na estação com ela (veja nosso texto sobre onde comprar roupa esportiva e de esqui em Barcelona).

Vall de Núria
Vall de Núria

Para quem não esquia e está com crianças, existe um Parque lúdico com trenós e outras diversões apropriadas para todas as idades.

Vall de Núria

Veja mais informações sobre o Parque lúdico aqui, incluindo os preços (o uso do parque é pago por horas).

Vall de Núria

Para quem só quiser botar a mão na neve, basta sair do prédio principal e curtir a paisagem branca por todo canto! Diversão pela qual não é preciso pagar nada. Se quiser caminhar um pouco pela neve, use um bom tênis, tipo de trekking, para não escorregar tanto. Óculos escuros também são indispensáveis.

Dica do passaporte BCN para quem for em Vall de Núria no inverno. Escolha bem o dia do seu passeio, ninguém merece ir para a montanha em dia de tempo ruim. Veja aqui o pronóstico do tempo para os próximos 7 dias em Queralbs, o municipio onde encontra-se Vall de Núria. Também, aproveite as webcams de Vall de Núria (na parte superior do site) para saber se há neve no vale.

Vall de Núria no verão

Vall de Núria

Se você estiver em Barcelona entre maio e setembro, não vai ter a chance de encontrar neve em Vall de Núria. Se você gostar de passeios nas montanhas e caminhadas ao ar livre, Vall de Núria continua sendo um bate-volta muito lindo.

Vall de Núria

Além do Parque lúdico, que continua funcionando no verão, oferecendo atividades sem neve, a principal oferta de Vall de Núria são as trilhas.

Uma parada no caminho

Vall de Núria

Descendo de Vall de Núria, e se você tiver tempo até a saída do trem para Barcelona, aproveite para descer na estação Ribes-Vila, que fica uma estação antes da final.

Vall de Núria

Bem do lado da estação encontra-se o museu do trem, com muitos trens que foram usados antigamente no vale. Se você se interessa por trens, vai curtir muito a visita.

Vall de Núria

Para chegar na estação Ribes-Enllaç, onde parte seu trem de volta para Barcelona, calcule 15 minutos a pé, caminhando tranquilamente. É tudo descida! Veja no mapa o caminho que deve seguir.

Pacotes combinados

Vall de Núria oferece alguns pacotes combinados, incluíndo a passagem de trem cremalheira e comida ou atividades, onde é possível economizar vários euros. Veja todas as informações aqui.

É possível também fazer um excelente passseio de ônibus visitando Ripoll e o Vall de Núria. Conheça os detalhes aqui.

Existe também um combinado de transporte, que permite economizar vários euros, e que inclui o trem Barcelona-Ribes e o trem cremalheira. Veja mais detalhes aqui. O combinado de transporte deve ser comprado nas bilheterias do trem em Barcelona.

Passeio para brincar na neve

Durante os meses de inverno, e unicamente nos sábados, o Catalunya Bus Turístic oferece um passeio muito legal para brincar na neve. O passeio parte de Barcelona às 8 da manhã e leva até o Vall de Núria. O passeio inclui o ônibus até Ribes de Freser, trem cremalheira até o Vall de Núria, telecabine na estação de esqui e passeio guiado com raquetes de neve, além de bastante tempo para curtir a neve. Os menores de 8 anos viajam de graça!

Veja todos os detalhes do passeio aqui. Aproveite para comprar ele com desconto exclusivo para compras online, na loja oficial de turismo de Barcelona, parceira do passaporte BCN.

Mapa do passeio


Ver Vall de Núria em um mapa maior

Site oficial

Visite o site oficial de Vall de Núria, que tem muitas informações de interesse sobre o passeio. É um site muito completo.

Precisa de ajuda?

Está querendo ir para Núria e precisa de alguma ajudinha? Pergunte para a gente e tentaremos ajudá-o a preparar seu passeio!

—————————————————–
Os autores do passaporte BCN escolheram escrever sobre o Vall de Núria por saber que certamente seria um assunto de interesse para nossos leitores. Na viagem ao Vall de Núria contamos com o apoio de FGC Turisme i Muntanya. As opiniões, comentários, avaliações e fotografias publicadas aqui refletem nossa experiência pessoal e nosso compromisso com nossos leitores.

Quer ganar o e book “50 dicas para aproveitar Barcelona ao máximo?

É só curtir a página do passaporte BCN no Facebook clicando aqui.

27 out2016
Fernanda Turtera Masironi

Ola Tony
muito bom seu site, parabens
Vou viajar com meus pais para Espanha em dezembro, e pelo roteiro estou vendo que unico dia para ir ver neve vai ser dia 24 de dezembro
Você acha uma data ruim por causa do natal? ou funciona normal?

Obrigada

    28 out2016
    Tony

    Prezada Fernanda, a data não é necessariamente ruim, mas tudo deve fechar as portas mais cedo por causa da noite de Natal. Seria bom confirmar os horários antes de fechar a viagem. Abraço.

3 nov2016
purpurine da costa lira

Ola Tony! Mais uma vez quero dizer que vcs são maravilhosos!!!
Estou programando fazer o passeio domingo dia 08/01, domingo tudo funciona normalmente?
Abs e desde já agradeço a atenção!

    4 nov2016
    Tony

    Purpurine, tudo deve funcionar normalmente, mas compre suas passagens antecipadamente. Se o tempo estiver bom, Vall de Núria estará megalotado, é final de semana (seguido do feriado do dia de Reis), quando os barceloneses aproveitam para subir nas montanhas para esquiar. Abraço.

      4 nov2016
      purpurine

      Muito bem lembrado Tony! Muito obrigada!! Eu estava querendo fazer o passeio que inclui Ripoll, mas nessa época não tem né? Então só me resta encarar a aventura de ir sozinha rsrsrs
      Tentei ver as passagens no link recomendado por vcs (http://rodalies.gencat.cat/es) mas para essa data ainda não esta disponível… pelo que vi, acho que disponibilizam apenas 20 dias para frente. Chegarei em Barcelona no dia 5 a noite, então segue as dúvidas:
      – Que horas fecha a bilheteria na Plaça de Catalunya?
      – Acha que preciso comprar antes do dia 5?
      – Pelo site (acima citado), não consigo comprar já com a cremalheira e o teleférico né?

      Muito obrigada mais uma vez!!
      Vcs são fundamentais!

      5 nov2016
      Tony

      O passeio que inclui Ripoll não é oferecido no inverno. O que vai ter é um passeio de ônibus e trem cremalheira até Vall de Núria, incluindo um passeio com raquetes de neve. Saídas nos sábados. Estamos aguardando a confirmação das datas. Se você estiver interessada no tal passeio, avise a gente para que possamos dar um retorno a você na hora que tivermos a confirmação. Respondendo suas perguntas:
      – a bilheteria deve fechar tarde, não sabemos o horário exato.
      – como é um final de semana com lotação máxima na estação, seria conveniente reservar o trem cremalheria.
      – o trem cremalheira e o teleférico você compra no site do Vall de Núria. Ainda não sabemos se vai ter alguma promo para a temporada de inverno incluindo o trem também. No caso do passeio de ônibus, você se despreocupa de ter que comprar os ingressos, está tudo incluído.
      Abraço.

9 nov2016
Kika Avellar

Olá Tony!!!
Estou indo a Barcelona em dezembro e estou querendo ir no dia 20/12 e voltar no dia 21/12 para Vall de Nuria. Estou indo com meu marido e meus três filhos. Quero ficar no Hotel Vall de Nuria uma noite. Não estou conseguindo uma quarto para 5 pessoas. Você sabe informar se posso reservar um quarto para 4 pessoas e pagar uma cama extra pra mais um? Esse hotel fica perto da estação de esqui? Preciso comprar o trem antes?
Obrigada!!! Seu site é maravilhoso!!!

    10 nov2016
    Tony

    Prezada Kika, seja bem-vinda ao passaporte BCN. Fizemos uma pesquisa no site do Vall de Núria (aqui), para as datas da sua viagem, e existe disponibilidade de quartos para 5 pessoas. O hotel fica ao lado da estação de esqui. Como o período é de temporada de esqui, seria mais do que interessante comprar o bilhete do trem cremalheira antecipadamente, se este não estiver incluído na sua reserva de hotel (há vários packs de hospedagem que incluem o trem cremalheira). Abraço.

      15 nov2016
      Kika Avellar

      Olá Tony!!! Muito obrigada pela resposta!!! Quero fazer uma reserva no Hotel Vall de Nuria, mas estou com algumas dúvidas . Existe alguma taxa de permanência ou de turista que o hóspede do hotel Vall de Nuria tem que pagar? Outra dúvida , a pessoa comprando o pacote com direito ao bilhete do trem cremalheira, se minha reserva é para 5 pessoas, tem direito a 5 bilhetes para o trem? Como faço para pegar esses bilhetes? Pego com o número da reserva, é isso? Onde?
      Desde já muito obrigada por todas as dicas!!!
      Kika

      15 nov2016
      Tony

      Olá de novo, Kika. As informações sobre as taxas cobradas pelo hotel devem ser mostradas durante o processo de reserva. Todos os hotéis da Catalunha são obrigados a cobrar uma taxa turística. Imaginamos que na hora de fechar a reserva do pacote com direito ao trem cremalheira, você deva receber os 5 bilhetes de trem na sua caixa postal. Abraço.

      15 nov2016
      Kika Avellar

      Olá Tony!!!
      Já te fiz duas perguntas no seu site, no que diz respeito a estadia no Hotel Vall de Núria . Não falo espanhol, por isso estou um pouco confusa. Fiz minha reserva no hotel para uma Noite de dezembro e depois que paguei ,vi que tinha uma informação adicional , com relação a um suplento obrigatório de cena de ano ( foi isso que entendi). Vou colar aqui o que recebi na reserva :

      Información Adicional
      Para llegar a Vall de Núria se tiene que subir con el tren cremallera. Recuerde consultar los horarios en la web: http://www.valldenuria.cat Para hacer uso de este Servicio es imprescindible el billete del cremallera. Este billete está incluido en los paquetes de VUESTRO GUSTO, ESQUÍ y MULTIACTIVIDADES o contratarlo suelto si reserva sólo habitaciones. Las reservas de los apartamentos de Vall de Núria tienen un suplemento obligatorio por persona por lo que se refiere a la cena de fin de año ( reservas con pensión contratada:adultos 102,50 euros / niños 58euros; reservas sin pensión adultos 127,50euros / niños 68euros)El pago es directo en la recepción del hotel.

      Minha dúvida é: fora o valor total da reserva , tenho que pagar esse valor por pessoa também ?

      Outra dúvida : você sabe quanto é a taxa de turismo por pessoa?

      Será que você pode me ajudar?
      Muito obrigada!!!

      16 nov2016
      Tony

      Prezada Kika, pode deixar todas as perguntas que quiser. Estamos por aqui para tentar ajudar. Não se preocupe pelo pagamento extra que aparece na sua reserva de hotel, se refere unicamente ao jantar de réveillon. No link que colocamos na nossa resposta anterior, com informações sobre a taxa turística, aparece seu valor. Se tiver qualquer dúvida estando já em Barcelona, pergunte sempre. Mesmo no falando espanhol, você vai ver como a maioria das pessoas estão dispostas a ajudar. Abraço.

9 nov2016
Antonio Penna

Parabéns. Excelente site. O melhor. Por favor, responda duas dúvidas
– Vamos estar, dois casais, em Barcelona no periodo de 29 de novembro a 2 de janeiro (embarque em navio). Podemos deixar para fazer as reservas para entrar nas atrações turísticas – especialmente a Sagrada Família – ao chegar a Barcelona no dia 29 na oficina de turismo na Praça da Catalunia? É arriscado?
– Um de nós tem dificuldade de locomoção. Pode este subir e descer pelo elevador da Torre de la Natividad? A escada para descida é muito difícil?
Agradeço desde já
A. Penna

    10 nov2016
    Tony

    Prezado Antonio, seja bem-vindo ao passaporte BCN. Para que a informação do site fique organizada, pedimos uma gentileza aos nossos leitores: que deixem suas consultas em textos relacionados com o assunto delas. No presente texto damos esclarecimentos sobre o Vall de Núria. Você vai encontrar respostas para suas dúvidas, e um lugar para deixar suas perguntas, no texto dúvidas frequentes sobre a Sagrada Família. Veja também o texto compra antecipada de ingressos para as atrações de Barcelona. Temos também um texto para quem vai embarcar em um cruzeiro saindo (ou chegando) de Barcelona, veja aqui. Abraço.

13 nov2016
Fernanda Lopes

Olá! Estou pensando em fazer o passeio para Vall de Nuria dia 06/12, será feriado. Acha que vale a pena? Ou fica muito cheio? Outra dúvida é que a empresa indicada por você parece que não faz mais este passeio (http://www.catalunyabusturistic.com/2013/index.php/en/). Indica outra?

    14 nov2016
    Tony

    Fernanda, o passeio sobre o qual falamos não é oferecido no inverno. A novidade para este ano é que será oferecido um passeio nos sábados, subindo a Vall de Núria. Inclui o ônibus, o trem cremalheira e ainda um passeio com raquetes de neve, além de bastante tempo na estação de esqui. Indicamos muito para quem quiser brincar com a neve. Pode ver os detalhes do passeio, chamado Pirineus Snow Experience aqui. Indo com o passeio organizado, você se despreocupa de tudo. Agora, se você quiser subir por conta própria, o dia 6 vai ser um feriado na Espanha, e se a estação de esqui já estiver funcionando, pode ter muita gente. Reserve as passagens do trem cremalheira com antecedência. Abraço.

17 nov2016
yuri

Olá, Tony. Estarei em barcelona no comecinho de janeiro de 2017 e tenho interesse em esquiar. Gostaria de saber sua opinião entre Núria e La molina? O que acha melhor? Pode considerar a qualidade, paisagens, preços, transporte etc. Obrigado pela atenção e parabéns pelo site, é sensacional!!!

    18 nov2016
    Tony

    Yuri, acabamos de responder sua consulta no texto sobre o passeio até o Vall de Núria. Por gentileza, não deixe suas consultas duplicadas, é mais trabalho para a gente. Se você ainda tiver dúvidas sobre qual destino escolher, aproveite para perguntar no texto sobre a neve próxima de Barcelona. Abraço.

21 nov2016
YEDDA

Olá Tony,
Estou querendo muito fazer esse passeio de Vall de Nuria em 24 DE DEZEMBRO. Será que ja via estar nevando?
Somos em 3 pessoas.
Se eu comprar o passeio no VISIT BARCELONA TICKETS eles ressarcem o valor caso eu nào possa ir por motivos supervenientes?
Grata,

    21 nov2016
    Tony

    Prezada Yedda, ainda não recebemos a máquina que vai permitir adivinhar como será o tempo dentro de 40 dias. Enquanto isso, nossa orientação é que você consulte a previsão do tempo poucos dias antes da sua viagem, quando você vai poder ter uma ideia mais clara de como será o tempo durante sua visita a Vall de Núria. Todos os ingressos comprados no Visit Barcelona Tickets podem ser cancelados até uns dias antes da data de uso. Pode confirmar as condições de venda dos ingressos na hora de fazer a compra.
    Se você quiser que a gente consulte a previsão de neve para você, volte por aqui para perguntar dias antes do passeio. Abraço!

21 nov2016
Marcelo

Tony
Eu, novamente. A viagem chegando e a ansiedade aumentando. Estamos querendo ir até Vall de Nuria no dia 19/12 (segunda-feira). Nossa duvida: preciso comprar passagens de trem com antecedência ou sempre há lugares disponiveis? Compro a volta já no embarque ou compro ao chegar nos destinos (com a preocupação de encontrar bilhetes)??
Vi no site da empresa que ainda não está disponível para venda o dia que pretendemos ir. Contudo, vc já comentou que é bom aguardar para avaliar as condições climáticas, pois uma tempestade pode estragar nosso passeio. Então, deixo para comprar na hora do embarque mesmo??
Obrigado, mais uma vez.
Marcelo

    22 nov2016
    Tony

    Olá de novo, Marcelo. Não precisa comprar as passagens de trem Barcelona-Ribes de Fresser com antecedência, mas no caso do trem cremalheira seria muito recomendável fazer a compra das passagens antecipadamente. Você vai comprar ida e volta. Pode comprar um ou dois dias antes do passeio. Abraço.

24 nov2016
YEDDA

Eu aqui de novo Tony!
Gostaria de saber se eles devolvem os euros pagos para o passeio a Vall de Núria caso desista do passeio devido ao tempo.
Na hora da compra, nas condições de venda, não me da essa informação.
Grata,

    24 nov2016
    Tony

    Yedda, nas “condiciones de venta”, que aparecem na página de pagamento do passeio, está escrito: “Una vez efectuada la compra, solamente se podrán realizar cambios y anulaciones hasta 48 horas antes de la prestación del servicio.” Isto é, até 48 horas antes do passeio, você consegue cancelar e receber um estorno do valor pago por ele. Abraço.

12 dez2016
André

Oi Tony! Estarei em Janeiro em Barcelona durante 4 dias. Quero apertar o roteiro em 3 dias para sobrar um dia para bate-volta. Estou em dúvida entre Vall de Núria e Montserrat. Quero muito conhecer neve (nunca vi) e vi que as paisagens são muito bonitas. Por outro lado tenho receio de abrir mão de Montserrat. Qual dos dois você considera mais imperdível?

    12 dez2016
    Tony

    André, os dois lugares são maravilhosos, e você vai ter que fazer uma escolha baseada nos seus gostos e interesses pessoais. Se a previsão do tempo for boa, Vall de Núria pode ser uma ótima escolha. Montserrat pode ser visitada em qualquer mês do ano, neve em Vall de Núria, só entre dezembro e março. Abraço.

      26 dez2016
      André

      Oi Tony! Estou pensando em ir a Vall de Núria, porém os horários de trem não estão colaborando. Só posso ir durante a semana. Para ir terei que pegar o trem as 06:27 na Plaça de Calatunya, chegar em Ribes de Freser as 08:46 e pegar o trem cremalleira as 09:10. Apesar de ter que acordar cedo dá pra encarar. Porém a volta é complicado, são poucos trens disponíveis. Um cremalleira chega em Ribes-enllaç as 14:25, só que o trem para Barcelona parte as 14:23. O outro chega em Ribes-enllaç as 18:00 e o trem para Barcelona parte as 18:05, será que dá tempo de fazer essa “conexão”? Outra opção é chegar com o cremalleira as 16:20 em Ribes-enllaç e esperar quase 2 horas para pegar o trem das 18:05 para Barcelona. Qual das opções você acha mais viável? Grato.

      28 dez2016
      Tony

      Prezado André, sempre ficamos com receio de conexões muito apertadas. A estação inferior do trem cremalheira e a estação do trem ficam bem do lado uma da outra. Em teoria, você deveria poder fazer a conexão com o trem das 18:05 sem muito problema. Mas sempre existe o risco de sofrer um atraso na chegada do trem cremalheira. Ficar duas horas em Ribes é muito tempo. Há um museu dos trens na vila de Ribes, que você poderia visitar. E depois aproveitar para tomar um café. Tudo vai depender da sua tolerância ao risco. Abraço.

26 dez2016
silvia lima damasceno

Oi, Tony!!
Estou pensando em fazer o passeio ao Vall de Núria de ônubus (Pirineos – Vall de Núria). Vi que o preço inclui um passeio de raquetes na neve.
queria saber se é necessário roupa especial para esse passeio???
Teria que alugar as raquetes e as botas??
obrigada.

    28 dez2016
    Tony

    Olá, Silvia. Você não precisa de roupa especial, mas seria muito aconselhável contar com bom calçado (imperveável, se possível) e umas boas calças também. Se o passeio com raquetes está incluso, o aluguel das raquetes faz parte também. Já fizemos passeio com raquetes de neve (em outra parte da Espanha) e as raquetes encaixam no seu próprio calçado. Abraço.

10 jan2017
Dalton Candido de Souza

Muita coincidência outro Dalton falar sobre Val Del Nuria, mas faz parte kkk.
Vou para Barcelona em fins de Março e quero comemorar meu aniversário (02 de Abril) naquela linda estação de esqui. Porém, no site da RENFE, tentando comprar passagens antecipadamente, aparece a mensagem de que a estação (de destino) Ribes de Freser não existe. E ai?
Uma outra coisa, é possível coordenar a compra antecipada, de ida e volta, para os trens da RENFE e da cremalheira que sobe a montanha?
02 de Abril é um domingo, esse passeio acontece nesse dia? Em quais horários?
Muito obrigado.

    11 jan2017
    Tony

    Prezado Dalton, grande coincidência mesmo! Você pesquisou as passagens de trem no site que indicamos no texto acima (este)? No site geral da RENFE não aparecem estações consideradas como “regionais”. É possível comprar uma passagem combinada incluindo o trem da RENFE e o trem cremalheira (pode ver mais detalhes e comprar o passe aqui. Para comprar, clique no link que aparece na parte direita da página). O passe pode ser utilizado os sete dias da semana, não é um passeio organizado, você compra o direito a usar tanto o trem convencional como o trem cremalheira. Não precisa comprar ainda, pode aguardar até mais próximo da data da sua viagem. Abraço.

      11 jan2017
      Dalton Candido de Souza

      Agradeço muito a atenção Tony, mas faltou uma informação:
      Aos domingos esse passeio sofre alguma alteração, como horários, quantidade de trens, os estabelecimentos lá em Nuria não abrirem ou fecharem mais cedo, coisas assim.
      Muito obrigado.

      12 jan2017
      Tony

      Prezado Dalton, na temporada de esqui o domingo é um dia muito importante, as estações recebem muitos esquiadores. Por isso tudo deve funcionar normalmente ou até com algum reforço. Na hora de comprar as passagens de trem, você vai poder conferir os horários disponíveis para a data. Abraço.

12 jan2017
Arthur

Bom dia, planejo conhecer Vall de Nuria no dia 24-Jan-2017.

Recomenda comprar tickets antecipadamente em algum lugar alguns dias antes?

Sou muito organizado e fiquei com medo de chegar na estação do trem cremalheira e não conseguir passagem de Ribes de Freser até Vall de Núria.

Primeira pergunta: É fácil conseguir?

Minha segunda preocupação foi não conseguir voltar no mesmo dia porque tenho compromisso dia 25-Jan-2017 em Barcelona.

Minha estratégia: (1) ao chegar em Sants, ou Plaza Catalunha ou Arc de Triomf, comprar ida e volta de Barcelona até Ribes de Freser. (2) Ao chegar em Ribes de Freser, comprar ida e volta de Ribes de Freser até Vall de Núria.

Segunda Pergunta: eu posso omitir a estratégia (1) pois devem haver passagens tranquilamente e concentrar-me somente na (2) para o meu “bate e volta”?

Observação: Por favor, como se fala “trem cremalhera” em espanhol?

Eu não sou de usar este tipo de recurso, mas devo confessar que fui obrigado porque o site é um dos melhores que já vi para o propósito a que foi concebido.

Parabéns !

    13 jan2017
    Tony

    Prezado Arthur, seja bem-vindo ao passaporte BCN. Pode aguardar até alguns dias antes para comprar as passagens para subir no Vall de Núria, mas compre as passagens antecipadamente, sem dúvida. Não vai ter problemas para conseguí-las.
    Existe um passe combinado que inclui o trem e o trem cremalheira, procure por ele nas bilheterias da RENFE (veja mais informações aqui). Aliás, em espanhol trem cremalheira é “tren de cremallera”. Precisando de qualquer outro esclarecimento relacionado com sua viagem, aproveite as caixas de comentários do site para perguntar, mesmo que você não seja de usar este tipo de recurso. Teremos o maior prazer em tentar ajudar. Abraço.

14 jan2017
Arthur

Boa noite.
Primeiro desculpe-me porque eu deveria ter lido suas respostas anteriores antes de fazer as perguntas, evitaria você ter que perder seu tempo repetindo algumas respostas antes já fornecidas.
Eu fiquei muito interessado na aquisição do passe combinado.
Pesquisei tudo seguindo toda sua orientação e fiquei com uma dúvida:
Caso vá dia 24-janeiro-2017 para Vall de Núria, no link fornecido vejo que existem muitos trens mas, os que vão para Ribes de Freset pela manhã são poucos. Um deles chega em Ribes de Freset às 8h47m e o outro chega às 10h23m. Eu gosto de chegar cedo então pensei em chegar em Ribes de Freset às 8h47m.
A dúvida surge quando eu consulto os horários do trem cremalheira para o dia 24-Janeiro-2017: ou saem de Ribes-enllaç 9h10m ou então 11h10m para Núria.
Caso eu chegue 8h47m em Ribes de Freset, eu deveria pegar o trem cremalheira às 9h10m.
Isso me deixou desconfortável pois o intervalo entre 8h57m e 9h10m é muito pequeno.
Quando eu for comprar o passe combinado, isso já é levado em conta?
Eu estou exagerando na minha preocupação?
Parabéns pelo site, eu nunca encontrei algo tão confiável e organizado, acho que eu e meu filho teremos uma ótima experiência e faremos questão de relatá-la após a viagem.
Arthur

    15 jan2017
    Tony

    Olá de novo, Arthur. Há poucos trens chegando até Ribes de Fresser mesmo. As escolhas são muito poucas. 20 minutos de intervalo entre o trem da RENFE e o cremalheira é tempo suficiente. Veja aqui a localização da estação onde chega o trem vindo de Barcelona e da estação do trem cremalheira. Ficam uma do lado da outra. Você não vai demorar dois minutos para chegar na bilheteria do trem cremalheira. Se houver algum atraso imprevisto na linha, não se preocupe, você vai poder pegar um trem cremalheira mais tarde.
    Esperamos que tanto você quanto seu filho tenham uma ótima experiência mesmo e que o tempo acompanhe também! Precisando de qualquer outro esclarecimento, aproveite para perguntar. Adoraremos saber como foi sua viagem quando você estiver de volta em casa! Abraço.

15 jan2017
Arthur

Tony,
Sobre seu comentário “Fique atento, pois pelas plataformas das estações circulam trens com destinos diferentes. Preste atenção para subir no trem correto.” referindo-se ao trem para Ribes de Freser, como posso minimizar os riscos de subir no trem errado?
Não seria somente ir até a plataforma onde passa a linha R3, direção Vic ou Puigcerdá e entrar no trem? Ou nessa mesma plataforma onde passa a linha R3 existem trens que não vão Vic ou Puigcerdá e por isso o seu alerta?
Muito Obrigado!
Arthur

    15 jan2017
    Tony

    Arthur, em primeiro lugar, identifique a linha de trem que você precisa pegar, e o destino final do trem, que aparecerá na frente do trem. Em segundo lugar, não sinta a mais mínima vergonha de perguntar a quem está aguardando pelo trem. Em espanhol “este tren va a Ribes de Fresser”? Sim, podem passar outros trens com destinos diferentes. Há trens que só chegam até Vic, por exemplo. Mas como você já sabe qual trem pegar, e o horário da chegada na estação, o risco de errar é muito pequeno. Abraço.

16 jan2017
Arthur

Boa noite Tony, obrigado pelas respostas tão completas e tão rápidas.

Minha primeira dúvida é se esse bilhete combinado tem horário certo para sair e voltar (tanto de Barcelona a Ribes de Freser como até Núria e vice-versa).

Minha segunda dúvida é se vale a pena pegar o trem na estação Arc de Trionf pois pelo que li acima é menor e menos confusa, consequentemente, é isso mesmo? Eu estarei do lado da estação Rocafort do metrô então desço no quinto ponto (estação Arc de Trionf).

Obrigado.

    16 jan2017
    Tony

    Arthur, fizemos esse passeio com o bilhete combinado há três anos e na data não tinha horários marcados, nem no trem nem no trem cremalheira. Não sabemos se as condições de transporte podem ter mudado. Pegar o trem na estação Arc de Triomf pode ser uma boa, sim. Abraço.

19 jan2017
Jorginho Paulo

Boa noite a todos.

Obrigado por todas as informações.

É possível ir ao Vall de Nuria, “por conta” na Segunda-feira (6/2)?

Existe algum passeio/guia algo do tipo para essa data?

Obrigado.

    19 jan2017
    Tony

    Jorginho, é possível ir por conta própria, sim, sem problema. É só seguir nossas orientações apresentadas no texto acima. Na data não haverá passeio organizado. Abraço.

19 jan2017
Arthur

Bom dia Tony.

Olhando a previsão do tempo pelo site que você nos indicou (muito bom, aliás), no dia 24 de janeiro de 2017 está uma probabilidade de precipitação de 25% sendo que começa a nevar a partir dos 1.200 metros, o que me faz pensar qual seria a altitude de Vall de Núria. Temperatura mínima de -7 graus Celsius e máxima de 5 graus Celsius.

1) Com suas condições limitadas de prever o tempo, sugere que 24 de janeiro se possa fazer o passeio?

2) Como começa a nevar depois de 1.200 m, você acha que poderá não haver neve em Vall de Núria nesse dia?

Obrigado Tony!

Abraços.
Arthur

    20 jan2017
    Tony

    Bom dia, Arthur. Você é muito generoso avaliando nossas capacidades para prever o tempo! Você consegue aguardar mais um dia para ter uma previsão mais confiável? Tudo indica que vai estar muito muito frio e que há possibilidade de nevar, mas sem ser um temporal. Não se preocupe, mesmo não nevando, Vall de Núria vai estar coberto de neve na segunda-feira, pode dar uma olhada nas webcams no site oficial do Vall de Núria. Abraço.

19 jan2017
Julie

Olá Tony,
Primeiramente, parabéns pelo site.. há meses venho pesquisando nele para minha viagem em março.
o site de comprar as passagens do trem R3 não está funcionando.
Qual o valor aproximado do trem que sai de barcelona até Ribes de Freser?

    20 jan2017
    Tony

    Prezada Julie, seja bem-vinda ao passaporte BCN. Qual é o site que não está funcionando? Acabamos de testá-los sem problemas. O trem de Barcelona até Ribes de Freser tem um custo de 9,10€ por trecho. Existem, porém, passagens combinadas que saem mais em conta, incluindo o trem e o trem cremalheira. Pode ver mais detalhes e comprar o passe aqui. Para comprar, clique no link que aparece na parte direita da página. Abraço.

20 jan2017
Arthur

Obrigado Tony.

Eu sinceramente não sei como faz para responder a tantos feeds, reconheço que seu site é extremamente completo e suas respostas são leves, divertidas mas totalmente completas.

Sobre os tickets combinados para Vall de Núria, vou comprar uns dois dias antes em Barcelona mesmo, que opina?

No regresso farei questão de comentar sobre o passeio!

Muito obrigado.

Um abraço.

Arthur

    21 jan2017
    Tony

    Prezado Arthur, todos os dias tanto a Cecília quanto eu dedicamos várias horas a responder as consultas dos leitores. Pode comprar o ticket combinado dois dias antes, sim, acreditamos que não deva ser um problema. Abraço.

21 jan2017
DANILO

Olá Tony, estarei em Barcelona nos dias 24/02/17 até 01/03/17, quero incluir visitar a neve e tentar esquiar com minha esposa. Você me indica Vall de Núria ou La Molina?

22 jan2017
Mariana Massara

Bom dia Tony,

Continuamos planejando a nossa viagem e gostaria de saber, desta vez, se é possível, para voltar de Val del Nuria, descer da cremalheira – Núria/Ribes de Freser – 17:20/18:00 e pegar o outro trem – Ribes Freser/Barc. – Pl. Catalunia – 18:05/20:24, já que as estações são vizinhas ou se vamos ter que esperar pelo próximo às 19:43/22:06 hs?
Acho que 5 minutos de diferença dos horários de um para o outro, com a mala da pernoite e com uma criança de 7 anos, pode dificultar, não é mesmo?

O nosso pacote do hotel já inclui o bilhete da cremalheira, de modo que vou ter que comprar somente o bilhete do outro trem, não é isto??

O aluguel do equipamento de sky deve ser feito com antecedência ou devemos alugar, no local mesmo?

Estaremos em Núria, nos dias 30 e 31 de janeiro próximos.

Muito grata.

Mariana.

    23 jan2017
    Tony

    Prezada Mariana, a estação do trem cremalheira e a estação do trem da RENFE ficam grudadas uma na outra. Não dá nem dois minutos caminhando. Mas se houver qualquer atraso na descida do trem cremalheira vocês podem perder o trem para Barcelona, tendo que aguardar até o próximo. Sem atrasos, vocês pegam o trem tranquilamente.
    Se sua hospedagem já inclui o bilhete do trem cremalheira você unicamente precisa comprar as passagens de ida e volta Barcelona-Ribes de Freser, sim.
    Não precisa reservar antecipadamente o aluguel do equipamento de sky, pode fazer no local. Um ótimo passeio para vocês, caiu muita neve nos últimos dias e a paisagem está linda demais. Abraço.

22 jan2017
ALESSANDRO PANCOTE

Ola tony, eu novamente!

Quanto ao passeio para Vall de Nuria, tinha pensado em fazer todo de trem seguindo as orientações aqui do site. E queria comprar o ingresso completo la em Ribes de Freser… não pesquisei tudo ainda, mas parece que tem um ingresso que inclui ida e volta no cremalheira, telecabina e entrada para o parque lúdico sem limite de horas, estou certo?

Alterando o roteiro para o sábado e usando o passeio de onibus sugerido como opção, vi que saímos as 8 com volta programada para 19:30. Sabe se esse horário de retorno é já em Barcelona? Quanto tempo aproveitamos de fato no local? E quanto pagaria para usar o parque ludico separadamente, pois isso me deixou um. Pouco confuso?

E os menores de 8 anos não pagam nada indo no passeio da Catalunya Bus Turístic ou somente a parte do ônibus é gratuita?

    23 jan2017
    Tony

    Olá de novo Alessandro. Não deixe a compra da passagem do trem cremalheria para o último momento. O número de passageiros transportados é limitado, e se houver um grupo de alguma escola (é comum na temporada de esqui) você pode ter que ficar várias horas aguardando pelo seguinte trem com vagas para seu grupo. Acreditamos que ingresso que você está descrevendo seja este. O problema é que é muito caro, ao incluir o “forfait”, que é o passe que permite esquiar. Você vai pagar por um passe que não vai aproveitar. Há um passe que combina o Parque Lúdico com o trem cremalheira, pode ver as tarifas aqui.
    O passeio de ônibus chega em Barcelona às 19:30h, vai partir de Vall de Núria quando já estiver próximo de ficar escuro. Vocês vão ficar no local aproximadamente 7 horas.
    No site de Vall de Núria não fica claro quanto custa o acesso ao Parque Lúdico comprado separadamente.
    Os menores de 8 anos não pagam nada no passeio do Catalunya Bus Turístic. Só vão pagar, igual que os adultos, aquelas atividades não incluídas no passeio.
    Abraço.

26 jan2017
Mariana Massara

Muito grata, Tony,

pelas suas prontas respostas!!

Att.

Mariana.

    26 jan2017
    Tony

    Esperamos que vocês façam um ótimo passeio. Vall de Núria é um lugar lindissimo o ano todo, mas com neve fica uma atmosfera ainda mais especial. Adoraremos saber como foi sua experiência na volta do passseio. Abraço.

1 fev2017
Arthur

Boa tarde

Retornamos antes de ontem de Barcelona e realmente o site é extremamente completo, atualizado e confiável.
As pessoas que fazem a alimentação das informações trazem detalhes que seriam quase impossíveis de obter em outro lugar. Na verdade, utilizei todo o site para fazer toda as visitas e não houve nenhum problema em nenhum aspecto. Além disso, usamos o site para orientar-nos em relação aos restaurantes e funcionou muito bem.

No caso específico de Vall de Nuria, seguimos à risca todas as orientações, chegamos no horário para comprar as passagens no mesmo dia do passeio e fomos de trem e de cremalheira até o ponto turístico. Antes havíamos checado o tempo conforme vocês nos orientaram e também pudemos checar sem problemas as condições para neve. Tudo saiu perfeito e meu filho no final do dia apenas comentou: “Valeu muito a pena”. Deixo meu testemunho para que conheçam esse maravilhoso lugar aonde podem levar crianças também. Alugamos o material para snowboard no local mesmo e não houve nenhum problema.

Obrigado e agradeço ter tido a oportunidade de conhecer vocês que definitivamente fazem este trabalho com muito Amor.

Parabéns !

Arthur
01-fev-2017

    2 fev2017
    Tony

    Prezado Arthur, suas palavras e seu retorno deixaram a gente muito feliz. A Cecília e eu nos perguntávamos: como terá sido a experiência deles? será que deu tudo certo? Adoramos saber que sim e que seu filho curtiu o passeio até Vall de Núria! Muito obrigado por compartilhar sua experiência conocco e com outros leitores.

6 fev2017
Bárbara

Olá
Estou em Barcelona e quero ir a val de nuria dia 7
Consigo comprar o combinado na estação?
Obrigada

    7 fev2017
    Tony

    Bárbara, você deveria poder comprar o combinado na estação de Barcelona, sem problemas.

19 fev2017
Fernanda Salles

Olá, Tony!

Estamos em Barcelona (De 18 a 24/02) e estamos na dúvida entre o bate e volta até Vall de Nuria ou Cordoniu. Não queremos esquiar e a duvida é se Vall de Nuria tem opcoes alem do esqui/neve e se as paisagens são tão bonitas nessa época do ano de forma a valer a pena deixar de ir na Terra do Cava.

Site espetacular. É o nosso guia permanente em Barcelona. Estamos no trem para Girona e todas as informações foram obtidas no seu site. Parabens!

Muito obrigada!
Fernanda

    21 fev2017
    Tony

    Prezada Fernanda, seja bem-vinda ao passaporte BCN. Por gentileza, não aguardem até o último momento para deixar suas consultas, não temos como dar um serviço 365 dias por ano! Nossa resposta provavelmente chegue tarde demais, mas aproveitariamos que as montanhas estão como muitíssima neve para conhecer o Vall de Núria, sem dúvida nenhuma. Hoje mesmo está um dia espetacular lá no alto. Abraço.

26 fev2017
Felipe

Olá, tudo bem?

Estamos indo para Barcelona em Março e tivemos alguns problemas em comprar a passagem do cremalheira antecipadamente por internet. É muito arriscado comprar a passagem na hora? Ou existe algum lugar em Barcelona em que podemos comprar a passagem antecipadamente?

O trem para Ribs, pelo que li por aqui, é mais tranquilo de comprar, certo?

Segundas-feiras seguem sendo um bom dia para visitar?

Muito obrigado!

Felipe

    27 fev2017
    Tony

    Olá Felipe, as vagas no trem cremalheira são limitadas, se houver algum grupo escolar no dia da sua viagem você pode não ter assento para subir e ter que aguardar muito tempo até o próximo trem. Nossa sugestão é que seja comprada com antecedência. Pode fazer isso em Barcelona, indo em uma bilheteria da RENFE e aproveitando para comprar o bilhete combinado incluindo o trem até Ribes de Freser e o trem cremalheira, para ir e voltar. Na temporada de esqui, pode ter muita gente em qualquer dia da semana, mas os períodos mais críticos são os finais de semana. Abraço.

3 mar2017
Cloris

Oi Queridos! Adorei o site de vcs! Quero uma ajuda. Não estou conseguindo comprar o passei Vall de Núria. Chego dia 16 de março e fico até dia 22. Vcs tem dica de algum site? já procurei no que vcs indicaram, no site oficial. não consigo comprar. obrigada.

    4 mar2017
    Tony

    Prezada Cloris, para poder ajudar você melhor, precisaríamos saber qual é exatamente o problema que você está tendo para comprar o passeio. Abraço.

Deixe seu comentário!