viajando de AVE, o trem-bala, entre Madri e Barcelona

AVE, o trem bala espanhol

————————————————————–
Saiba tudo sobre o trem-bala espanhol através dos seguintes textos:

————————————————————–

Você sabia que é possível ir de Madri a Barcelona com o conforto e modernidade do trem-bala espanhol? O AVE (iniciais de Alta Velocidad Española), o trem-bala espanhol, faz o percurso Madri-Barcelona em duas horas e meia a três horas, no caso das viagens que tem mais paradas no trajeto.

AVE, o trem bala espanhol
AVE, o trem bala espanhol

O trem é operado pela RENFE, a empresa estatal de trens da Espanha. Além de ser um meio de transporte muito confortável e moderno, é incrivelmente rápido, chegando a viajar a mais de 300 km/h.

AVE, o trem bala espanhol
AVE, o trem bala espanhol

Se você pretende se deslocar de Barcelona a Madri, ou vice-versa, considere a possibilidade de viajar entre as duas cidades utilizando o trem-bala. Pode se um meio de transporte muito competitivo frente ao avião, considerando que não é necessário chegar com tanta antededência na estação de embarque e nem ficar aguardando pela saída da bagagem na chegada. Além de não precisar se deslocar até o aeroporto, pois você chega e sai, tanto do centro de Madri, como do centro de Barcelona.

Consultando preços e horários

Entre no site da Renfe.

Selecione origem e destino, datas e número de passageiros na parte superior.

Para pesquisar selecione:

  • Escolha Ida ou Ida y vuelta.
  • Em Origen, escolha Madrid-Puerta de Atocha.
  • Em Destino, escolha Barcelona-Sants.
  • Em Salida, escolha a data de saída.
  • Em Regreso, escolha a data de retorno (no caso de passagens de ida e volta).
  • Em Viajeros escolha o número de pessoas que vão viajar.

Na seguinte janela, você vai ver uma lista de trens com seus números, horários de saída e chegada, tempo de viagem e os preços nas diferentes classes tarifárias (Turista, Turista Plus e Preferente). Se você fizer a pesquisa com uns dois meses de antecedência, é provável que não apareçam trens ou apareçam com a informação de indisponíveis. Ocasionalmente, a RENFE faz mudanças no site e as ferramentas de pesquisa não geram resultados.

Passando o mouse acima dos símbolos você vai ficar sabendo das regras tarifárias associadas com cada um deles. O símbolo mais interessante é a letra P (Promo, a passagem mais barata). Saiba mais lendo os textos as diferentes classes no trem-bala espanhol e o preço das passagens no trem-bala espanhol.

Comprando as passagens

Agora é que são elas! Pesquisar horários é simples, mas comprar passagens, através do site da RENFE, é um tormento. A RENFE, que opera uma das maiores e mais modernas redes de trem de alta velocidade do mundo, comercializa as passagens através de um sistema prehistórico que não está integrado com nenhum outro sistema de distribuição de passagens do mundo. Mas a situação está melhorando. Saiba tudo sobre o processo de compra de passagens lendo o texto como comprar sua passagem do trem-bala.

Até julho de 2014, a RENFE só aceitava pagamento com cartão de crédito que utilizasse um sistema muito moderno de autenticação online, o Verified by VISA e o MasterCard SecureCode. Em teoria, só cartões de crédito com essa tecnologia poderia comprar através do site da RENFE. As opções para o comprador erão:

  • você pode tentar comprar, através do site da RENFE, mas sem garantia de conseguir finalizar a compra.
  • você pode tentar comprar, através de outros sites, onde o valor da passagem é maior, ou tem uma sobretaxa.

A partir de julho de 2014, a RENFE aceita também o pagamento via PayPal, que é o sistema de pagamentos online mais conhecido do mundo. Se você tiver conta no PayPal, comprar passagens da RENFE ficou muito fácil.

Posso comprar as passagens quando estiver na Espanha? Pode, sem dúvida. Comprando com algum dia de antecedência, ou até no mesmo dia, é bem provavél que você encontre passagem. O problema é que as passagens com bons descontos são vendidas com muita antecedência e se esgotam rapidamente. Comprando na última hora você vai pagar a tarifa cheia. Veja o texto quando é possível e quando é melhor comprar as passagens do trem-bala.

Saindo de Madri – Estação de Atocha

Estación de Atocha, Madri

Os AVEs com direção a Barcelona partem da estação de Atocha no centro de Madri. Aproveite para dar um rolê pela estação antiga, que é muito bonita, antes de se dirigir a sua plataforma de embarque, na parte moderna, onde ficam estacionados os AVEs. E não perca nossas dicas sobre Madri!

Estación de Atocha, Madri

Você embarca no AVE de forma parecida a como embarca em um avião. Tem que passar a bagagem por raio-X no controle de acesso e então descer com a bagagem até a plataforma de onde sairá seu trem. Confira o número do vagão e cuidado ao subir os dois degraus do trem com a bagagem.

Os trens tem espaço para acomodar a bagagem, mas costuma estar lotado, por não ser muito grande. Malas de tamanho pequeno podem ser colocadas na parte superior dos assentos, mas a bagagem mais volumosa precisa ficar na área de bagagens.

Veja o texto que dedicamos para responder à pergunta quanta bagagem posso levar no trem-bala?

Como é viajar no AVE

viajando no AVE

Logo depois de partir, você vai reparar que é possível saber a velocidade do trem, por uma tela instalada no princípio e final so seu vagão. Sai devagar e logo atinge grande velocidade, superando os 300 km/h em alguns momentos da viagem, sem que você se dê conta disso.

viajando no AVE

O mais interessante, ou pelo menos é a nossa impressão é a da maioria das pessoas com quem falamos, é que você não sente que o trem esteja andando tão rápido assim. É muito tranquilo. Porém, se você andar até o vagão onde fica a lanchonete, vai sentir de forma mais nítida os efeitos do balanço do trem.

viajando no AVE

Antes de cada parada, são feitos anúncios sobre a próxima estação.

Aproveite para curtir as distintas paisagem dessa parte da Espanha. O percurso entre Madri e Zaragoza é cheio de montanhas. O percurso entre Zaragoza e Lleida atravessa o desserto dos Monegros. Nos arredores de Lleida você vai ver muitas plantações de frutas. Mais perto de Barcelona, o AVE atravessa uma região onde são cultivadas as uvas, com as quais é produzido o cava, o champagne espanhol. Do lado esquerdo da janela, você vai ver a linda silhueta da serra de Montserrat.

Chegando em Barcelona – Estação Barcelona Sants

O ponto final da viagem é a estação Barcelona Sants. Leia mais informações em a estação de trem Barcelona Sants.

Estación de Sants, Barcelona

A parte final do percurso é feita através de túneis. A estação de Sants é toda subterrânea. Para sair da plataforma, pegue a escada rolante ou, se estiver com bagagem, utilize os elevadores.

Mais informação sobre Madri

Madri em 9 roteiros

Veja Madri em 9 roteiros, nosso guia com tudo o que você precisa saber para aproveitar Madri ao máximo.

6 jun2016
Aquiles Oliveira

Eu e minha esposa temos respectivamente 77 e 76 anos, e estamos pensando em ir a Madri em setembro e de lá para Barcelona de trem bala. Certamente teremos cada um de nós uma mala em torno de 23 quilos. Há problema com a bagagem neste volume ? Que dica poderia nos dar sobre a compra das passagens ? Isto porque teríamos ter certeza do dia de saída de Madri para fins de reservas de hotel em Barcelona.

21 jun2016
Luiz Henrique

Muito bom, parabéns pelo conteudo!

25 jul2016
Heloisa

Boa Tarde!
Tony, sou eu de novo pertubando rs, comprei passagem na renfe mas sem marcação de lugar, mas ao gerar o bilhete aparece o numero do coche e e plaza 11 D, esse plaza 11 d é o numero do assento?

Atenciosamente

    Tony
    30 jul2016
    Tony

    Prezada Heloisa, 11D é o número do assento, deve ser um assento junto à janela. Abraço.

26 jul2016
DEBORA NAKANO

OI Tony .. durante +/- 1 ano venho acompanhando e me deliciando aos poucos do seu site.. que me ajudou no roteiro .. na hospedagem .. e agora estou na fase do trem bala para dia 07-10-16 .. Barcelona – Madri ..
Bem ja li e reli e nao achei sobre tarifa acima de 60 anos (idoso) .. nao há mesmo é isso ??

Estaremos em 4 adultos e um é maior de 60 .. e mais meu filho de 4 anos… Fiz as silmulações para 4 adultos e 1 criança .. E dps tarifa 4 M preenchendo 4 adultos … mas dps nao consegui só comprar o assento de criança…
Queria saber se chegarmos no dia e comprarmos apenas da criança é possível e ele ir no colo na disposição 4M seria possível ??? ou nesse caso qual seria a melhor opção ??

27 jul2016
DEBORA NAKANO

OI Cecilia e Tony aproveitem ao maximo o finzinho pelo jeito de merecidas férias .. Se estao em ferias sera que teremos novidades rsss …
Obrigada pelo pronto retorno .. e aguardo …

Aproveitando esqueci de mais uma duvida sobre compra de passagem do trem bala .. antes (na figura de instruções de vcs) havia a possibilidade de marcação para quem viaja com BIKE (será o nosso caso), face competição em Calella ..
Agora não ha mais essa marcação .. Nao entendi no site da RENFE se tenho que comprar algum bagageiro para a bike ? Ou a bike entra na franquia de qtde e peso ?? A bike estara desmontada em uma mala propria dela (vou me certificar das dimensoes conforme informado no site da RENFE) .. No site da renfe tem uma informação que nao sei se aplica a esse trecho e ao trem bala – O custo de transporte de uma bicicleta é € 3 por viagem superior a 100 km.

Pelo site está mesmo claro sao no máximo 3 malas limite 25kg total por cada passageiro (no caso criança de 4 anos pagante) .. considera tb essa franquia ??

    Tony
    30 jul2016
    Tony

    Prezada Débora, este verão estamos aproveitando muito para gerar novos conteúdos tanto para o passaporte BCN como para o Espanha Total. Aliás, nas últimas semanas publicamos muitos textos novos, e ainda temos bastante material para ir publicando nas próximas semanas.
    Sobre suas dúvidas:
    – não há desconto para idoso.
    – se vocês deixarem para comprar a passagem da criança até o último momento, pode não ter disponibilidade no trem, criando a maior confusão na sua viagem.
    – no trem-bala unicamente é permitido o transporte de bicicletas desmontadas, colocadas em bolsas que não superem as dimensões 120 x 90 x 40 cm. Não é necessário pagar por esse transporte. No trem-bala não é possível viajar com bicicletas não desmontadas.
    – criança pagante (a partir de 4 anos) conta com franquia de bagagem.
    – para saber a passagem que será mais vantajosa, você terá que simular a compra dos bilhetes considerando 4 pessoas (uma delas poderia ser a criança, mas sem identificá-la como tal) e depois fazer uma nova compra de uma passagem avulsa (no mesmo trem e no mesmo horário). É a única forma de poder visualizar a tarifa 4M. Se você colocar 4 pessoas e 1 criança, já não aparecerá essa tarifa. O único problema dessa operação é que a designação de assentos das tarifas promo é feita pelo sistema e muito provavelmente essa passagem individual estaria inclusive em outro vagão. Como não há desconto para crianças a partir de 4 anos, às vezes encontramos melhores tarifas colocando a criança como se fosse adulto. Coisas da RENFE…
    Abraço.

11 ago2016
Frederico

Boa Dia!!! vou para Espanha no dia 29/08/16. assim, gostaria de saber qual o valor maximo da passagem de Madrid para Barcelona, pois algumas pessoas que ja moraram na espanha estao me falando que nao é necessario comprar a passagem pelo site, que basta chegar de manha no aeroporto e comprar nas máquinas os bilhetes do dia. att.

    Tony
    12 ago2016
    Tony

    Prezado Frederico, é impossível saber qual é o valor máximo de uma passagem, sendo que elas mudam dependendo de inúmeros fatores. Aproveite as instruções do texto Como comprar sua passagem do trem-bala e calcule o valor da passagem para a data da sua viagem. No texto quando é possível e quando é melhor comprar as passagens do trem-bala explicamos as razões pelas quais comprar a passagem no dia da viagem é um grande erro: você vai pagar o preço mais caro e arrisca não encontrar assento para o horário do seu interesse. Abraço.

      13 ago2016
      Frederico

      Douto Tonny,
      Obrigado pelas dicas! Achei conveniente já comprar as passagens entre Madri e Barcelona com antecedência mesmo !
      Como dica eu sugiro que para quem quiser realizar a compra no site da Renfe basta ligar na central do seu cartão de crédito e solicitar a liberação para compras em sites internacionais. Com o cartao liberado, a compra é simples e rapida. Inclusive já até imprimi o bilhete da viagem. att.

      Tony
      13 ago2016
      Tony

      Que bom que a compra deu certo, Frederico. Como você vai ver no texto como comprar sua passagem do trem-bala e nos comentários deixados pelos leitores, a liberação do cartão de crédito para as compras internacionais é imprescindível, mas isso não garante sucesso na empreitada de comprar uma passagem no site da RENFE. Muitas pessoas com cartões liberados não conseguem comprar ou precisam realizar inúmeras tentativas até conseguir finalizar a compra. Abraço.

5 set2016
Thais

Olá,
Eu e meu namorado vamos de Barcelona para Madri no dia 10 de Janeiro.
No caso passaremos alguns dias em Lisboa, em seguida vamos para Barcelona, depois Madri e após vamos para Paris de avião. Por esses motivos estaremos cada um com uma mala de viagem de 32kg, porém com no máximo 23kg já que de Madri para Paris a Ibéria só nos permite esse peso, além de uma mala de mão pequena de até 5kg. Essa bagagem é tranquila para o trem? Nós entramos no trem com ela e guardamos ou se “despacha” primeiro e a bagagem é colocada em um porão do trem?

Obrigada

6 set2016

Estou impressionada com a qualidade do site!!!! Muito bom, parabéns!!!

    Tony
    7 set2016
    Tony

    Muito obrigado, Raquel! Precisando de qualquer esclarecimento, aproveite as caixas de comentários do site, estamos aqui para tentar ajudar. Abraço!

19 set2016
Natália

Prezado Tony, em primeiro lugar parabéns! O site é incrível. Pretendo viajar de Madri a Barcelona no trem bala, e estarei com 26 semanas de estação. Já procurei informações a respeito porém não encontrei. Sabes me dizer se, enjoa? Se tem alguma contra indicação? Desde já, muito obrigada!

    Tony
    20 set2016
    Tony

    Prezada Natália, seja bem-vinda ao passaporte BCN. Imaginamos que você tenha querido escrever “gestação”. Se você ficar sentada, quase não dá para sentir a grande velocidade que atinge o trem. Já se você ficar em pé ou circulando entre os vagões, da um pouco de enjoo, sim. Pode ver muitas mais informações sobre o trem-bala no nosso dossiê especial com tudo sobre o trem-bala na Espanha. Abraço.

1 out2016
Eliane Bardana

Prezados, estou para comprar passagem de trem entre Barcelona e Madri, em outubro, e, inicialmente, fui ao site da Rail Europe (não sabida da Renfe). Observei que por lá pagarei o dobro (!) do que pagaria pela Renfe. O que isso significa? Na Renfe, ida e volta saem por 80 a 90 euros. Na Rail Europe esse é o preço só de ida ou volta. Achei estranho e temo estar fazendo ou vendo algo errado. Podem me dar uma luz. Obrigada!

    Tony
    2 out2016
    Tony

    Prezada Eliane, em primeiro lugar, queremos indicar a leitura do nosso dossiê especial com tudo sobre o trem-bala na Espanha, e também nossas 10 dicas para comprar as passagens de trem mais baratas. A dica 4, aliás, é:
    “Dica 4 | dispense intermediários. A única forma de conseguir comprar passagens de trem baratas é comprando diretamente na fonte, no site da RENFE. Os intermediários vão acrescentar uma comissão no preço final (em alguns casos, as comissões só são mostradas na hora de efetuar o pagamento, e podem ser exorbitantes!).”
    A RailEurope é um dos sites que acrescenta comissões exorbitantes e por isso sempre indicamos comprar as passagens diretamente no site da RENFE. Abraço.

6 out2016
Julio

Bom dia! Por que quando eu seleciono a data de ida ( ex: 28/10/2016 ) na página seguinte ele mostra minha “fecha” como 28/10/2016, porém quando ele me mostra os horários e preços e eu clico no + do opciones, ele mostra:

Detalles del trayecto
Tren AVE – 03063 Ida 27/10/2016 Duración 2 h. 50 min.

27/10/2016??

    Tony
    7 out2016
    Tony

    Bom dia, Julio, o que está acontecendo com vocè é uma anomalia no processo de compra que já tem sido relatada por outros leitores no texto Como comprar sua passagem do trem-bala, que forma parte do nosso dossiê com tudo sobre o trem bala na Espanha. Os leitores indicam que finalizada a compra, aparece a data correta selecionada inicialmente. Se você tiver qualquer dúvida sobre o processo de compra, aproveite para perguntar no texto mencionado, onde queremos concentrar todas as perguntas sobre o assunto. Abraço.

10 out2016
Aline Féres

Prezado Tony, antes de mais nada gostaria de elogiar e agradecer tamanha dedicação com o site.
Impecável, extremamente completo. PArabens.

Bom , minha dúvida é:

Quando seleciono Bercelona-Sants e para madri Atocha, escreve q possui trens. Sei q o site não pode colocar datas mais do que 2 meses a frente, mas qualquer data que coloco não está aparecendo trens =(.
Não sei mais o que posso está errando.

    10 out2016
    Aline Féres

    Escrevi errado.. O site diz q NÃO possui trens

    10 out2016
    Aline Féres

    El tren consultado no se encuentra disponible para la venta en estos momentos, por favor inténtelo más adelante y disculpe las molestias. O bien no existe conexión directa

    Tony
    11 out2016
    Tony

    Prezada Aline, seja bem-vinda ao passaporte BCN, e também ao Espanha Total, nosso site dedicado a destinos fora da Catalunha (onde você vai encontrar muitas dicas sobre Madri). Aliás, é no Espanha Total onde contamos com um extenso dossiê com tudo sobre o trem-bala na Espanha. No texto como comprar sua passagem do trem-bala acreditamos que esteja a solução ao seu problema. Na hora de escolher as estações, selecione Madrid (TODAS) e Barcelona (TODAS). Se tiver qualquer outra dúvida sobre o assunto, aproveite para perguntar por lá. Abraço.

18 out2016
Fernanda Lopes

Olá!! Obrigada mais uma vez pelo site incrível! Estou tentando comprar 3 passagens de Madrid para Barcelona. Ao processar a passagem o sistema computa 4 com o valor total de 3. Posso comprar as 4 e inventar um nome qualquer para a 4a? Será um erro do sistema? Obrigada

    Tony
    19 out2016
    Tony

    Prezada Fernanda, você está tentando comprar a tarifa 4M (veja maiores esclarecimentos no texto o preço das passagens no trem-bala espanhol). Quem quiser aproveitar uma tarifa 4M para três passageiros, deverá comprar um total de 4 passagens, colocando um nome inventado (ou real) para o quarto passageiro. Veja maiores esclarecimentos no texto Como comprar sua passagem do trem-bala. Se tiver qualquer outra dúvida, aproveite os textos mencionados para perguntar. Abraço.

19 out2016
Julio

Boa noite! O que significa a tarifa Acceso T.Turistico? Quem pode comprar?

    Tony
    19 out2016
    Tony

    Julio, contamos com um texto específico para responder consultas como a sua. Se você deixar sua consulta por lá, responderemos o antes possível: o preço das passagens no trem-bala espanhol. Abraço.
    P.S.: em tempo, já vimos que você deixou sua consulta aqui, acabamos de respondê-la.

31 out2016
Sarah

Boa tarde! Pretendo ir com meu esposo e minha bebê que estará com 10 meses à Madri e de lá para Barcelona. Como eu e meu esposo devemos proceder para conseguirmos ficar em assentos juntos? Podemos embarcar com carrinho de bebê? Onde ele deverá ser colocado ao embarcar? Obrigada

14 nov2016
Lu

Fizemos a viagem Barcelona-Madri no trem AVE no final de outubro 2016. Sensacional!!! Rápido, eficiente, limpo, poltronas confortáveis. E a paisagem é linda.

    Tony
    15 nov2016
    Tony

    Quem viajou de trem-bala não troca por outro meio de transporte! Abraço.

29 nov2016
Vivian

Boa tarde. Estou pensando em comprar passagens de trem saindo à noite de Barcelona para Madri. É seguro chegar e sair das estações a partir das 9 da noite?

    Tony
    30 nov2016
    Tony

    Vivian, é seguro chegar nas estações, sim. Se você estiver viajando com bagagem, e dependendo da localização da sua hospedagem, pegue um táxi para ir delas até seu hotel. Abraço.

15 dez2016
Leticia

Olá!
Eu entrei no site da Renfe, seguindo os passos como vocês explicaram para ver os horários e preços dos AVEs. Eu coloco a data da viagem que eu quero, que é 15/01/2017, porém, quando eu clico naquele “+” para ver detalhes, ele aparece escrito na parte “detalles del trayecto” dessa forma: “ida 14/01/2017”, ou seja, um dia antes do que eu marquei. E isso aconteceu com todas as opções de horários que apareceu! Você sabe me dizer o porquê? Esse “ida” significa mesmo o dia da viagem ou não tem nada a ver?

    Tony
    15 dez2016
    Tony

    Olá Leticia, esse comportamento estranho que você está descrevendo já foi relatado por outros leitores, principalmente no texto como comprar sua passagem do trem-bala do nosso Espanha Total. Aparentemente, na hora de finalizar a compra, as passagens aparecem com a data definida inicialmente. Compramos passagens de trem-bala com muita frequência e isso nunca aconteceu com a gente, por isso não podemos relatar nossa experiência pessoal, unicamente compartilhar as informações que outros leitores contaram para a gente. Abraço.

21 dez2016
michelle

Parabens pelo site!
Existe algum trem que vá de Zaragoza direto ao aeroporto de Barcelona?
Desde já agradeço

    Tony
    22 dez2016
    Tony

    Prezada Michelle, seja bem-vinda ao passaporte BCN. Não existe trem direto até o aeroporto, você vai chegar na estação de Sants onde poderá fazer baldeação para o trem do aeroporto. Veja como chegar no aeroporto de Barcelona. Abraço.

21 dez2016
Douglas

Olá Tony,

Vou para Madrid em janeiro e queria saber se no caso do trem saindo direto de Madrid pra Barcelona sem paradas é quanto tempo de viagem?

12 jan2017
Igor Silva

Boa tarde,

Estarei em Barcelona no período de 15/03/2017 e 20/03/2017. Gostaria de saber se compensa viajar de trem bala até Madri indo e voltando no mesmo dia exclusivamente para visitar o estadio Santiago Bernabeu.

Outra dúvida é com relação as passagens. Eu consigo comprar diretamente em algum local físico ou obrigatoriamente a compra precisa ser pelo site?

Muito obrigado.

    Tony
    13 jan2017
    Tony

    Boa tarde, Igor, só você sabe se compensa a despesa nas passagens de trem e o uso de quase um dia para visitar o Santiago Bernabeu. A gente nunca faria esse passeio, mas não temos como julgar a importância que tem para você a visita ao estádio. Você pode comprar as passagens na bilheteria da estação, mas no final do texto como comprar sua passagem do trem-bala apresentamos as razões pelas quais não indicamos que você faça isso. Abraço.

8 fev2017
Marilia gama

Nas tarifas onde não é possível escolher assento, como é feita a designação do assento?Colocam todo o grupo junto ou é aleatório. Essa questão me preocupa pois vou viajar com criança .

    Tony
    9 fev2017
    Tony

    Marilia, a designação de assento é feita automaticamente pelo sistema, que costuma sentar todo mundo junto. Veja essas e outras informações no texto como comprar sua passagem do trem-bala. Se você quiser uma garantia absoluta de que todo mundo vai ficar sentado junto, escolha uma tarifa que permita a seleção de assento.

5 mar2017
Elisangela Leite Melo

Tony,

Vamos em 4 adultos para Espanha no fim de Março e pretendemos ir de Barcelona a Madri no dia 05/04 de trem mas não encontro horários disponíveis nesse dia no site da Renfe. Alguma sugestão? Desde já agradeço.

    Tony
    6 mar2017
    Tony

    Elisangela, acabamos de conferir e existem inúmeros horários de trem ao longo do dia. Na hora de consultar horários, você seguiu nossas instruções no texto Como comprar sua passagem do trem-bala? Seria bom comprar as passagens o antes possível, sendo que a maioria das tarifas promocionais já estão esgotadas há bastante tempo. Abraço.

7 mar2017
Taciana

Olá, Tony! Parabéns pelo blog. Está me ajudando muito. Percebo que é elaborado com muito critério. É um dos melhores blogs de viagem que já acessei.

Tenho uma dúvida e preciso de esclarecimentos.

Estou indo em maio pra Espanha em família. Estamos programados para ir de Barcelona para Madri de AVE e gostaríamos de comprar assentos 4M, para irmos as 4 pessoas numa mesa, na classe turística.

A dúvida é: quando formos comprar pelo site da Renfe esta opção (4M), no campo de seleção da quantidade de passageiros tem que colocar a quantidade de 4 passageiros ou posso comprar a opção da mesa (4M) especificando apenas 1 passageiro? Se especificar na compra pelo site apenas 1 passageiro comprando a mesa, os outros 3 passageiros podem embarcar no trem apenas com esse mesmo bilhete? Ou necessariamente tem que ser mencionados no ato da compra que serão 4 passageiros?

Obrigada.

    Tony
    7 mar2017
    Tony

    Prezada Taciana, seja bem-vinda ao passaporte BCN (e também ao Espanha Total, que é nosso site dedicado a outros destinos dentro da Espanha; não perca nosso extenso dossiê de dicas sobre Madri). No texto o preço das passagens no trem-bala espanhol apresentamos com detalhe a tarifa 4M. A tarifa 4M só é válida quando você compra 4 passagens. Sempre será necessário comprar essas quatro passagens, caso contrário a tarifa não será aplicada. Abraço.

11 mar2017
Patricia

Olá Tony.
Estou fazendo a pesquisa de trem entre Madri e Barcelona, e tem dias que aparece valores promocionais e outros dias os valores são bem próximos. Vi que alguns dias os valores estão abaixo de 30 euros, porém a duração da viagem chega a ser de quase 7 horas. Essa viagem mais longa ocorre paradas em quantas cidades? É necessário fazer a troca de trem e por isso a viagem é mais longa?
Outra dúvida, muitas pessoas falam que se comprarmos pela internet e com antecedência é mais barato, mas estou pensando seriamente em comprar uns 2 ou 3 dias antes na própria estação de Madri, pois estou achando um custo alto para pagar em reais. Você já teve essa experiência de comprar na própria estação ao invés de ser pela internet? Os valores são realmente mais altos?
Obrigada mais uma vez e parabéns pelo blog, está me ajudando muito a organizar a minha viagem.

    Tony
    13 mar2017
    Tony

    Prezada Patricia, pode ser que a viagem de 7 horas que você está achando seja feita em etapas: a primeira em trem-bala até Valência, a segunda em trem convencional entre Valência e Barcelona. Sempre recomendamos observar os detalhes de cada viagem, principalmente daquelas muito longas. Tome cuidado para não cair no mico de comprar passagem para esse trem. Outro mico ainda maior é deixar a compra das passagens até a última hora, no texto quando é possível e quando é melhor comprar as passagens do trem-bala explicamos as razões. Nunca compramps passagens nas estações, lendo o texto você vai entender as razões. Abraço.

28 abr2017
Rogerio Lourenção

Tony, boa tarde.
Estou comprando passagem de trem de barcelona para madri, tenho um filho de 12 anos e gostaria de saber se posso comprar aquela passagem que vale até 13 anos? Ouvi dizer que precisa de uma carteira específica.
Grato,

    Tony
    29 abr2017
    Tony

    Bom dia, Rogerio, a passagem geral para crianças entre 4 e 13 anos não exige nenhuma carteira específica, unicamente um documento de identidade mostrando a idade da criança. Preste atenção, às vezes a tarifa promocional para adultos acaba saindo mais em conta que a tarifa para crianças (bizarrices da RENFE). Saiba mais lendo o texto Como comprar sua passagem do trem-bala. Abraço.

      2 maio2017
      Rogerio Lourenção

      Tony, boa noite
      Muito obrigado

16 maio2017
Fabricio

Olá! Sabe me dizer se existe limite de bagagens por passageiro? Farei o trecho Madri / Barcelona. Obrigado.

1 set2017
Luziana

Boa noite,
Gostaria de saber se o site da Renfe aceita cartao nacional? Visa ou mastercard? E apos compra, eles enviam a passagem oara o email? Obg desde ja

9 set2017
Rogerio Andrade

Vou para Espanha em março 2018. Gostaria de ir de treme bala de Madri a Barcelona . Pode fazer parada em Zaragoza e depois seguir para barcelona

18 out2017
Isabel Bartira

Bom dia, Tony!

Vou viajar em dezembro para para a Espanha e to tentando comprar as passagens de trem de Barcelona para Madrid no dia 12/12. Todavia, no site da Renfe, só aparece passagens até o dia 11/12. No dia que eu quero (12/12) e nos posteriores não aparece passagem e exibe uma mensagem dizendo que o percurso não está disponível para venda.

Por outro lado, no site da RailEurope, aparece a passagem nessa data, mas com o trajeto durando quase 7h…

Vc acha que eu compro essa da RailEurope ou espero mais um tempo para abrir na Renfe? E vc teria uma noção de quanto será iniciada a venda de passagem para essa data (12/12)?

Obrigada!
Isabel

    Tony | PASSAPORTE BCN
    19 out2017
    Tony | PASSAPORTE BCN

    Prezada Isabel, no texto quando é possível e quando é melhor comprar as passagens do trem-bala falamos sobre o que acontece todo dezembro, quando a Renfe segura a venda de passagens até o último momento, uma política muito chata para o consumidor. Você vai ter que aguardar e continuar conferindo. Evite comprar passagens no site da RailEurope, que cobra umas taxas escandalosas. Prefeira a plataforma Trainline, que é nossa indicação (veja como comprar sua passagem do trem-bala). Não compre o trem que demora 7 horas, é um trem horroroso que faz zilhões de paradas, não é um trem-bala e nem funciona com reserva de assento. Abraço.

Deixe seu comentário!