10 comidas típicas de Barcelona que você deve conhecer

comidas típicas

Este é um texto que completa nosso resumo das principais especialidades gastronômicas que você vai encontrar na Catalunha. São muitas as especialidades, e por isso decidimos fazer uma seleção de 10 comidas típicas de Barcelona, que recomendaríamos que você conhecesse – sempre que elas piscarem para você! 😉

1. Pa amb tomàquet

restaurante Nass, Barcelona

Você não vai precisar ir atrás do famoso “pão com tomate”, é muito provavél que ele apareça repetidas vezes na mesa dos restaurantes onde você for almoçar e jantar. O pa amb tomàquet nada mais é que uma fatia de pão, tipo pão italiano, tostada, na qual se esfrega um tomate bem vermelho e menor que o usado nas saladas. Também pode receber algum tipo de embutido como complemento.

Saiba mais sobre a iguaria lendo o texto “pa amb tomàquet”, o pão com tomate catalão.

2. Escalivada

Hotel Barceló Atenea Mar, Barcelona

A escalivada é uma delícia muito saudável e tipicamente catalã. É elaborada com pimentão vermelho, beringela e cebola, previamente assados na brasa (de preferência) e temperados com azeite e alho. Pode ser servida em um bom pedaço de pão tostado, untado com azeite de oliva, ou como acompanhamento de um prato principal de carnes ou peixes. Normalmente é servida como uma espécie de aperitivo antes da comida.

3. Coca de recapte

escalivada

As cocas são um producto muito típico da culinária catalã. São um tipo de torta de massa bem fina, quase como se fosse uma massa de pizza. A coca de recapte é uma das nossas prediletas: sobre a massa, ainda crua, são colocados molho de tomate, cebola, beringela, pimentão vermelho e verde assados no forno, além de algum tipo peixe salgado (arenques ou anchovas). Procure pela coca de recapte em uma boa padaria.

4. Butifarra

Butikfarra, Barcelona

A butifarra é um embutido típico da Catalunha. Com formato de salsicha, é elaborada com carne de porco moída e especiarias. Considerada durante muito tempo uma comida humilde, hoje a butifarra protagoniza um autêntico renascer em Barcelona. Estamos presenciando a abertura de restaurantes especializados em apresentações gourmet do tradicional alimento catalão.

5. Arròs caldoso

Fonda España, Barcelona

Quem quiser ir além da paella, pode experimentar um arròs caldoso, um prato elaborado com arroz de formato mais arredondado, que pode ser preparado com verduras e legumes, ou com carne, ou frango, ou peixe, ou ainda com frutos do mar. Não é parecido com um risoto, pois é servido com mais caldo, parecendo mais com uma sopa.

6. Arròs negre

arroz negro

Ainda no território do arroz, muito importante na culinária mediterrânea, o arròs negre (arroz negro) utiliza para seu preparo o mesmo recipiente da paella. O prato leva basicamente arroz branco, lula, sépia (uma espécie de lula grande e bem branca) e camarões pequenos, tudo preparado com caldo de peixe, condimentos e tinta de lula, que dá a cor característica e nome ao prato.

7. Fideuá

Lonja de Tapas, Barcelona

Para quem quiser conhecer um prato emparentado com a paella, a pedida é a fideuá, um prato que troca o arroz por um macarrão parecido com espaguete, com furinho central e em forma de semicírculo. Como a paella, a fideuá é originaria de Valência, mas é muito popular na Catalunha também, onde é preparada com camarões, caranguejo, lula, frango, pimentão e tomate. O acompanhamento imprescindível da fideuá é o molho alioli.

8. Bomba de la Barceloneta

bomba de la barceloneta

Entre os zilhões de tapas (os tradicionais tira-gostos) que habitam os balcões dos bares de Barcelona, há uma tipicamente barcelonesa: a bomba de la Barceloneta (ou, simplesmente, bomba) que, a história diz, foi inventada no antigo bairro de pescadores da cidade. A bomba é uma bola de batata recheada de carne moída e coberta com um molho apimentado. Já provamos bombas muito boas, entre outros, na Fábrica Moritz e no Tapas 24.

9. Mel i mató

Mel i mató

Entrando no território doce, mel i mató é uma sobremesa tipicamente catalã, que já fez muito sucesso entre os leitores do passaporte BCN, depois que seguiram nossa sugestão para prová-la. Mató é um tipo de queijo fresco, com menos gordura, elaborado com leite de cabra ou ovelha. A uma bela fatia de mató, ou a porções em pedacinhos, se acrescenta mel e pronto!

10. Crema catalana

crema catalana

No último lugar da nossa lista, a rainha das sobremesas, a crema catalana. É elaborada com leite, gemas, açúcar, amido (tipo Maizena), raspa de limão e rama de canela. O toque especial fica por conta da cobertura crocante de caramelo, feita com açúcar cristal queimado com maçarico culinário. Para saber mais sobre ela, leia nosso texto aqui. Três lugares muito indicados para experimentar a crema catalana são a Granja Viader, a Granja Dulcinea e a Granja La Pallaresa.

Veja também: especialidades gastronômicas | restaurantes: manual de uso | restaurantes testados | onde comer em Barcelona: nossos restaurantes prediletos | onde comer as melhores paelhas em Barcelona

12 pensamentos sobre “10 comidas típicas de Barcelona que você deve conhecer”

  1. Excelente a matéria sobre os pratos típicos da catalunha!
    Estarei para Barcelona com minha família agora em julho e vou tentar experimentar alguns destes pratos
    Gostaria de saber se vcs poderiam recomendar algum restaurante de comida catalã próximo ao Estádio do Barcelona (estarei hospedado num hotel nesta região)
    Obrigado e parabéns pelo trabalho!

    1. Tony

      Obrigado Márcia. Na verdade, o presente texto é sobre comidas e não sobre restaurantes, mas já indicamos o La Llavor dels Orígens nos textos onde falamos sobre restaurantes em Barcelona. Ainda mais, adivinhe a qual restaurante corresponde a fotografia no topo do presente texto? Abraço.

    1. Tony

      Prezada Noemi, as patatas bravas não são típicas de Barcelona, por isso não foram incluídas no post. É um prato (que adoramos!) que pode ser encontrado em qualquer canto da Espanha. Abraço.

  2. oi tony, estarei em barcelona entre os dias 18/12 e 22/12 com meu marido e meus dois fihos ( 1ano e 9 meses – 5 anos). adorei seu poste sobre os restaurantes. vc indica algum na regiao perto do Ramblas, estarei hospedada la. vi sobre o show de flamenco no tableo cordobe… achei fantastico. vc indica algum roteiro p esses dias: aguardo resposta.

    1. Tony

      Que ótimo, Ana Paula. Precisando de qualquer esclarecimento, aproveite as caixas de comentários do site para perguntar, teremos o maior prazer em tentar ajudar.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *