Ciutat Vella

bairros 01 ciutat vella

No distrito da Ciutat Vella (Cidade Velha em catalão) está a parte mais antiga da cidade de Barcelona, o equivalente ao centro histórico da cidade. Barcino, a colônia romana que deu origem à cidade de Barcelona, foi fundada aqui.

Maquete no MUHBA mostrando a Barcelona medieval.

Restos da muralha romana de Barcelona.

Enquanto o Eixample representa a Barcelona modernista, a Ciutat Vella é uma viagem até os tempos mais remotos da cidade.

Uma rua de El Born.

É a Barcelona das ruas estreitas e sinuosas, dos prédios grudados uns nos outros. A Ciutat Vella concentra um grande número de atrações turísticas e é uma região quase que obrigatória para todos que visitam Barcelona.

A Ciutat Vella está formada por quatro bairros:

  • El Raval. Clique aqui para obter mais informações.
  • Barri Gòtic (Bairro Gótico). Clique aqui para obter mais informações. Separando El Raval do Barri Gòtic se encontram Las Ramblas (veja mais informações aqui).
  • Sant Pere, Santa Caterina i La Ribera (El Born se encontra aqui). Clique aqui para obter mais informações.
  • La Barceloneta. Clique aqui para obter mais informações.

Além dos quatro bairros, Ciutat Vella também engloba o setor do Port Vell (o porto antigo). Clique aqui para obter mais informações. Os bairros estão representados no seguinte mapa.


Visualizar Ciutat Vella em um mapa maior

11 pensamentos sobre “Ciutat Vella”

    1. Tony

      Tadeu, furtos podem acontecer em qualquer parte da cidade, principalmente onde há aglomerações (veja o texto segurança e precauções), inclusive no metrô. Já lugares não aconselháveis, unicamente a parte mais próxima do mar do bairro de El Raval e as ruas estreitas, desertas e escuras da Cidade Vella à noite. Abraço.

  1. Tony, tudo bem?
    Vou a Barcelona no início de outubro e quero conhecer a parte mais velha da cidade.
    Você poderia me indicar a rua exata do “Maquete no MUHBA mostrando a Barcelona medieval.” e do “Restos da muralha romana de Barcelona.” que vc menciona acima?

      1. Tony

        Prezado Roberto, não há pergunta boba! A maquete fica dentro do MUHBA no Bairro Gótico. Já a muralha romana, pode ser vista em diferentes partes da cidade. Nosso roteiro 1, Barri Gòtic, passa por vários trechos da muralha. Abraço.

  2. Prezado Tony,
    Nos 5 dias que passaremos em Barcelona (Hotel CHI) e usando de seu utilíssimo site para coordenar a estada, vi que 1) no dia da chegada quarta 15/11 deveremos almoçar no Centro Comercial Arenas d Barcelona, descansar e 2) depois sair pra conhecer a Ciutat Vella, caminhando pelo el Raval, Las Ramblas e Barrio Gotico, com ideia de jantar no seu recomendado Maharaja. Pensamos em fazer isso a partir das 17h e est,icar até lá pelas 10 da noite. Vsc teriam alguma ponderação sobre isso? por onde deveríamos começar e como chegar até esse começo? qual seria um itinerário seguro e ao mesmo tempo instigante com passagem obrigatória pelo Gato “garfield” de Antonio Botero?E a volta pro hotel, pode sugerir algo? Muito obrigado.

    1. Tony

      Olá de novo, Luiz. Como você já deve deve ter descoberto, elaborar um roteiro é uma tarefa muito complicada que exige um grande conhecimento do lugar que você está visitando. Aqui no passaporte BCN não elaboramos roteiros personalizados (existem outras pessoas que o fazem para outras cidades, cobrando por um serviço que é profissional e demanda muito tempo). Nossa escolha foi investir muito tempo (e dinheiro!) para desenvolver 15 roteiros prontos que cobrem todos os pontos de interesse turístico da cidade. São roteiros testados onde tudo foi tido em conta na hora de estruturar um passeio perfeito pela cidade. Você é livre para seguir nossos roteiros, e de pedir tantas quantas orientações você quiser sobre eles, ou de fazer seus próprios roteiros. Neste caso, não temos como dar suporte personalizado. Não temos os recursos para dar esse tipo de suporte, preferimos focar no desenvolvimento de novos roteiros prontos. No seu caso, você está querendo condensar três roteiros, que levariam um mínimo de um dia e meio para serem completados (a versão curta), em um período de 5 horas. Abraço.

  3. Tony, desculpe pela redundância já que seus roteiros contemplam esses locais. Mas aqui seria algo mais pontual, uma tentativa de mesclar El Raval, Ramblae e Gótic num mesmo passeio…

  4. Muito obrigado pela orientação e desculpe por questionamentos às vezes impertinentes. É que seu site tem tamanha plenitude que deixa a gente empolgada. A propósito comprei seu Guia de Roteiros; será meu livro de cabeceira nas próximas noites. Alguma dúvida que tiver, posso enviar por aqui? Existe um foro específico para o Guia ou mandarei a pergunta ou observação para a página mais atinente ao assunto? Se a resposta já está contida no Guia, queira desculpar, ainda não o li. Abraços.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *