Menu

panorâmica de Barcelona

Um olhar sobre Barcelona de cima para baixo.

Barcelona é uma cidade onde orientar-se é algo relativamente fácil, em parte por estar concentrada entre a montanha (o Tibidabo) e o mar (o Mediterrâneo).

O Eixample, a Ciutat Vella e o mar.

Aqui você poderá entender um pouco melhor como é Barcelona e como estão distribuídas suas atrações turísticas.

A Torre de Collserola, à esquerda, e o Tibidabo, à direita.

A montanha do Tibidabo, com seus 512 metros de altura, é o ponto mais alto da serra de Collserola. No alto da montanha do Tibidabo está o Parc d’Atraccions del Tibidabo. A montanha pode ser vista a partir de muitas partes de Barcelona. Se você estiver olhando para a montanha, deve saber que o mar estará nas suas costas.

O Mar Mediterrâneo.

Os bairros de Barcelona mais próximos da serra tem as ruas mais íngremes, pouco convidativas para passeios em bicicleta. Já os bairros mais próximos ao mar são perfeitos para caminhadas, passeios em bicicleta, skate ou patins.


Visualizar BCN distritos em um mapa maior

Um dos muitos passeios interessantes que dá para fazer em Barcelona é descer a pé desde o Park Güell, cruzando o bairro de Gràcia, percorrendo o Passeig de Gràcia e toda a extensão das Las Ramblas até o mar. A vantagem é que tudo é descida!

Em Barcelona se misturam dois tipos de bairros muito característicos. Por um lado, bairros de ruas estreitas e irregulares, principalmente na região da Ciutat Vella. Veja um pedacinho do Barri Gòtic no mapa abaixo:


Exibir mapa ampliado

Por outro lado, bairros de ruas quadriculadas e geometricamente perfeitas, na região do Eixample. Veja no mapa abaixo:


Exibir mapa ampliado

Uma única rua pode separar a ordem do Eixample do caos da Ciutat Vella. É muito interessante!

Grande parte das atrações turísticas de Barcelona estão concentradas em uma área muito compacta da cidade. A maioria dos turistas que visitam a cidade não vão sair dos límites de quatro dos dez distritos de Barcelona: a Ciutat Vella, o Eixample, Gràcia e Sants-Montjuïc.

Além disso, o fato do transporte público de Barcelona, principalmente o metrô, chegar até quase todos os pontos turísticos da cidade, fica evidente que Barcelona é uma cidade muito fácil para o turista.

Não deixe de consultar os otros textos da seção a cidade, para entender melhor Barcelona e seus bairros.

8 comentários em “panorâmica de Barcelona”

  1. Avatar

    Estou adorando suas dicas. Estamos indo passar 6 dias em barcelona no proximo dia 30. Gostaria de sugestão do que fazer no domingo em barcelona pois já li que muitas atrações fecham. Temos interesse em ir o alguma praia e tv gostaria de dica da melhor na costa brava, inclusive o dormir em algum hotel.

    Obrigada

    Ticiana

  2. Avatar

    caro tony

    estou indo a barcelona em 19/ 2/2017, ficarei 3 dias e depois continuarei pela espanha , voltando dia 2/03 vindo de trem de valencia.
    queria voltar dia 1/03 e ficar mais uma noite em barcelona , mais não tem mais hoteis, vc sabe qual evento tem em barcelona este dia?.

  3. Avatar

    Tony, boa noite
    vou para Barcelona em Novembro/2017 e vou me hospedar por 2 dias e meio (neste meio dia embarco em cruzeiro no porto). Estou programando para nestes dois dias fazer o passeio turístico de ônibus pela cidade e visitar a Sagrada Família e passear pela Rambla. Estava vendo hotéis próximo a sagrada família para ficar fácil o acesso a ela e também por estar na “linha do ônibus” turístico. Para esta minha programação você poderia sugerir qual o melhor bairro para me hospedar? Gostei da sugestão de me hospedar no bairro gótic.

      1. Avatar

        Quero deixar aqui minha modestíssima contribuição. Vc, Tony, e seu blog muito foram essenciais no planejamento da viagem q fiz a Barcelona, em maio de 2017. A cidade é fantástica. Kids friendly (fui com meus dois meninos, na época com 12 e 2 anos), pet friendly, o clima estava perfeito, a cidade é linda, charmosa e vibrante. Vivemos momentos inesquecíveis. Quero voltar tão logo possa. A cidade nos oferece a oportunidade de fazer os passeios tradicionais, como os q não configuram facilmente nos guias tradicionais. E seu guia, Tony, é diferenciado.
        Parabéns!!

      2. Tony | PASSAPORTE BCN
        Tony | PASSAPORTE BCN

        Prezada Micaela, tanto a Cecília quanto eu ficamos muito felizes com seu feedback, adoramos saber que sua estadia em Barcelona foi um sucesso. Grande abraço e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima