Menu

Aire de Barcelona – banhos árabes

Aire de Barcelona

A tradição do hammam

Por trás de uma enorme porta de um prédio do século XIX, no bairro de El Born, encontra-se um surpreendente e luxuoso tesouro: Aire de Barcelona, um estabelecimento que recupera uma tradição histórica na Península Ibérica, o hammam, os banhos árabes. Banhos que, por sua vez, resgatavam a tradição dos banhos romanos. Sempre à procura de novas experiências que enriqueçam sua viagem a Barcelona, fomos conhecer o lugar para poder compartilhar nossa impressão.

Aire de Barcelona

Aire de Barcelona é parte de um grupo que também conta com banhos árabes em Sevilha, Almeria e Nova Iorque. O hammam de Barcelona foi aberto em 2008, dentro de um antigo armazém de carne que fazia parte do Mercat del Born, que até 1977 foi o mercado central de frutas e verduras de Barcelona. No espaço onde estão os banhos árabes também se encontravam poços de abastecimento de água da cidade. Antes de instalar as piscinas, o prédio foi cuidadosamente restaurado, inclusive as abóbadas de tijolo à vista.

As instalações

Aire de Barcelona

Quem for utilizar os serviços do Aire, vai passar primeiro pela recepção para logo mais ser encaminhado para um dos dois modernos vestiários (masculino e feminino). O vestiário femenino conta com um lindíssimo toucador. No locker, destinado a guardar a roupa e objetos pessoais, há um kit com chinelos, necessários para caminhar pelos banhos, uma toalha e, dependendo do tratamento, um roupão também. Só será necessário levar seu próprio maiô ou calção de banho (se não tiver um, o Aire poderá emprestar um sem custo adicional).

Aire de Barcelona

O espaço dos banhos pode ser acessado descendo uma escada ou com um elevador. A primeira sensação ao entrar na área dos banhos é de tranquilidade e aconchego, transmitidos pelo aroma de canela, que antecipa uma experiência sensorial muito relaxante. No momento que se chega no nível das piscinas, um funcionário do Aire mostrará as diferentes piscinas e espaços que poderão ser utilizados.

Aire de Barcelona

Aire de Barcelona conta com várias piscinas com diferentes temperaturas (16°, 36° e 40°), incluindo uma piscina de água salgada e também uma grande piscina com hidromassagem. A iluminação é tênue e os visitantes são convidados a manter conversações em voz baixa para não quebrar a magia do lugar.

Aire de Barcelona

Situada entre as piscinas, uma área de descanso permite relaxar em uma superfície aquecida, enquanto você bebe uma água ou, ainda melhor, um delicioso chá de menta.

Aire de Barcelona

Dependendo do tratamento que for contratado (a seguir daremos mais detalhes), um funcionário avisará a sequência a ser seguida, além de quando e onde receberá os tratamentos. Uma pulseira, que é fornecida ao entrar no espaço, permite que os funcionários saibam quais são os tratamentos que foram contratados.

Os tratamentos

Aire de Barcelona oferece mais de uma dúzia de tratamentos diferentes. Os principais são:

  • Banho + aromaterapia. Um percurso pelas piscinas de águas mornas (36°), quentes (40°) e frias (16°), seguido por um banho de mil jatos, um banho de vapor e um banho de sal. A duração aproximada do tratamento é de 90 minutos.
  • Banho + aromaterapia + massagem relaxante. Um percurso pelas piscinas de águas mornas (36°), quentes (40°) e frias (16°), seguido por um banho de mil jatos, um banho de vapor e um banho de sal, finalizando com uma massagem relaxante de 15 minutos (costas, pernas, braços, pés e cabeça). A duração aproximada do tratamento é de 90 minutos.
  • Banho + aromaterapia + massagem relaxante. Um percurso pelas piscinas de águas mornas (36°), quentes (40°) e frias (16°), seguido por um banho de mil jatos, um banho de vapor e um banho de sal, finalizando com uma massagem relaxante de 30 minutos (costas, pernas, braços, pés e cabeça). A duração aproximada do tratamento é de 105 minutos.
  • Ritual andaluz. O banho com aromaterapia, seguido por uma exfoliação sobre uma mesa de mármore aquecida, com pérolas, sais ou especiárias, uma massagem aromatizada com flor de laranjeira e a degustação de um chá com menta. A duração aproximada do tratamento é de 105 minutos.

Como reservar

Só um pequeno número de pessoas pode acessar os banhos em cada horário, para garantir uma experiência relaxante tranquila. Por essa razão, o Aire de Barcelona, que é um dos spas mais requisitados da cidade, tem ocupação completa de seus horários, especialmente durante os finais de semanas. Veja todas as informações aqui.

ATENÇÃO!, é absolutamente imprescindível reservar antecipadamente seu tratamento. No caso dos finais de semana, a reserva deve ser feita com muitas semanas de antecedência.

Como chegar

Aire de Barcelona fica no Passeig de Picasso, 22, no bairro de El Born, entre o Mercat del Born e o Parc de la Ciutadella. Veja sua localização no mapa aqui.

Há três estações do metrô de Barcelona que ficam a uma distância similar do Aire de Barcelona:

  • a Jaume I, na linha 4 (amarela)
  • a Barceloneta, na linha 4 (amarela)
  • a Arc de Triomf, na linha 1 (vermelha)

A opinião do passaporte BCN

O hammam é um programa excelente para qualquer pessoa que estiver procurando relaxamento e fugir da rotina acelerada da viagem. Um tratamento no Aire de Barcelona é superindicado para casais ou grupos de amigos.

Aproveite para surprendeer seu acompanhante de viagem reservando um tratamento nos banhos árabes!

Aire de Barcelona oferece um serviço de alto nível por um preço muito accesível para os tratamentos mais básicos. Vale a pena conhecer uma tradição com raízes históricas na Península Ibérica.

Nota: fomos conhecer o Aire de Barcelona por acharmos que oferece um serviço muito interessante para os leitores do passaporteBCN. Não recebemos nenhuma cortesia nem compensação de tipo nenhum por parte do Aire de Barcelona em troca do presente texto, que relata nossas opiniões independentes.

16 comentários em “Aire de Barcelona – banhos árabes”

  1. Avatar

    Olá pessoal do Passaporte BCN! Adorei a ideia conhecer esse Spa Aires de Barcelona! Poderiam me informar se para realizar a reserva deve haver o pagamento integral do valor? Ou o pagamento é feito somente quando chegarmos lá? Agradeço desde já pela informação. Att. Ana Vitória Capistrano

    1. Tony

      Prezada Ana Vitória, bem-vinda ao passaporteBCN! O pagamento integral do valor do tratamento é realizado no momento da reserva. Abraço.

  2. Avatar

    Oi Tony, tdo bem?
    Primeiramente excelente seu site, está perfeito, meus parabéns! Está me ajudando muito a planejar a minha primeira visita a Barcelona que acontecerá agora em Agosto ou Setembro!
    Surgiu uma dúvida, tenho lido muito sobre segurança, achei esse lugar interessante e provavelmente muito relaxante e apaziguador, porém onde ficam guardado nossos documentos? Existe um armário com chave onde guardamos os pertences e retemos a chave no pulso?
    Desde já, muito obrigado e abraços!

    1. Tony

      Prezado Diego, bem-vindo ao passaporteBCN! Aproveite as caixas de comentários do site para tirar todas as dúvidas relacionadas com sua próxima viagem!
      No vestiário masculino e no feminino do Aire de Barcelona há lockers com chave onde você vai poder deixar sua roupa e seus pertences. Você recebe roupão e chinelos para poder circular pelos banhos. Os banhos são um lugar muito bonito e relaxante mesmo! Abraço.

  3. Avatar

    Amei essa dica! Estamos indo comemorar aniversário de casamento em Barcelona. Esse tratamento será perfeito depois de dias de passeios! Obrigada pela dica ?

  4. Avatar

    Primeiramente, parabéns! Este é o melhor e mais completo site sobre uma localidade que eu já encontrei. Comecei agora a planejar minha viagem para Barcelona e Paris (entre jul e set de 2017), pretendo passar 6 dias em cada, mas cada vez que vou descobrindo os inúmeros atrativos de Barcelona por aqui, me dá vontade de esticar os dias para 7, 8, 9, 10… vai ser dureza programar tudo o que quero ver para poucos dias, e tenho certeza que Barcelona pedirá uma nova viagem. Gostaria que vc abordasse mais sobre o aluguel de bicicletas e scooters aqui, aluguel de carro eu já percebi que não vale a pena, mas e essas opções de duas rodas, há alguma vantagem? Obrigado e mais uma vez, parabéns.
    Obs: apenas uma correção ortográfica: onde está femenino, é feminino.
    Um abraço!

    1. Tony

      Prezado Diego, seja bem-vindo ao passaporte BCN. Pedimos de todos nossos leitores a gentileza de deixar suas consultas em textos relacionados com o assunto das perguntas. Aqui respondemos consultas sobre o Aire de Barcelona. Aproveite o texto 5 dias ou mais em Barcelona se você quiser que a gente ajude a aperfeiçoar sua programação na cidade. Pode deixar sua consulta sobre locomoção no texto de bicicleta em Barcelona. Abraço!
      P.S.: agradecemos muito sua correção ortográfica!

  5. Avatar

    Oi Tony. Mais uma dica muito oportuna de seu site. Que ótimo! Sem querer abusar mas já aproveitando de sua imensa empatia e experiência, poderia me dizer se esse banho teria um efeito revigorante se nós nesta idade (64 e 51) o fizéssemos já na chegada, após a dura viagem de quase 18 horas? Que é super-relaxante eu sei, mas uma reposição de forças seria o perfeito pra garantir bem-estar nos próximos cinco dias de Barcelona intensa…

    1. Tony

      Prezado Luiz, para sermos sinceros com você, nunca testamos os banhos árabes logo depois de chegar de uma longa viagem, e por isso não podemos responder relatando nossa experiência. Mas acreditamos que seja uma escolha deliciosa para começar sua estadia em Barcelona! Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima