Menu

Andorra

AndorraAndorraAndorra
AndorraAndorraAndorraAndorra

Bem-vindos ao nosso especial sobre Andorra, um destino tão lindo quanto desconhecido. No especial vamos apresentar tudo o que tem para fazer em Andorra.

Andorra é um lugar tão bonito e com tantas atividades para se fazer que deveria ser entendido como uma extensão da sua viagem a Barcelona, muito mais do que como um simples bate-volta. Por essa razão estamos incluindo Andorra tanto na seção dos bate-voltas quanto na seção continuando a viagem.

O que é Andorra?

Andorra é um pequeno país localizado na cordilheira dos Pireneus, entre a França e a Espanha. O país é pequeno mesmo: entre os dois pontos mais distantes há pouco mais de 30 quilômetros.


Ver Andorra num mapa maior

O marca turística de Andorra é ser “o país dos Pireneus”. E razão não falta.

Andorra, as cidades ficam no fundo do vale

O território de Andorra é 100% montanhoso e as principais cidades cresceram no fundo dos vales, incluindo sua capital Andorra la Vella. A vida acontece no fundo do vale, enquanto no alto das montanhas encontram-se as estações de esqui, vários parques naturais, vilarejos encantadores e preciosas igrejas românicas.

O que fazer em Andorra?

Veja tudo o que fazer em Andorra e muitas outras informações nos diferentes textos do nosso dossiê.

Tudo sobre Andorra

Veja a seguir o índice do especial sobre Andorra do passaporte BCN.

Dúvidas sobre Andorra?

Quer visitar Andorra e ficou com alguma dúvida? Deixe sua consulta na caixa de comentários, vamos tentar te ajudar!

281 comentários em “Andorra”

  1. Avatar
    Gabriela B Monteiro

    Boa tarde, Tony.
    Parabéns pelo site. Estou indo com meu marido e meu filho de 06 anos, e passaremos por Andorras. Pensamos em ficar dois dias, 18 e 19 de dezembro. Me interessei em fazer os passeios que vimos nas dicas: o mushing (passeios em trenós puxados por huskis siberianos), os passeios em motos de neve e as caminhadas com raquetes de neve. Como fazemos? Tem ideia de preços? Alguma dica de hotel? Já vi que comprar eletrônicos é furada né? rsrsrs Alguma dica bacana de compras nessa época do ano? Estou tensa com Papai Noel…

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Bom dia, Gabriela, seja bem-vinda ao passaporte BCN. Vamos tentar responder suas dúvidas:
      – pode ver os detalhes do mushing aqui. Tem um custo de 39€ por um passeio de 30 minutos.
      – veja os detalhes das motos de neve aqui.
      – veja os detalhes dos passeios com raquetes de neve aqui.
      – veja nossa informação sobre hospedagem em Andorra aqui. Indicar hotéis às cegas é muito complicado, se entrar dentro do seu orçamento, o A Casa Canut Hotel Gastronòmic é muito legal.
      As compras mais interessantes em Andorra costumam ser as de alimentação. Procure chocolates, turrón e outros produtos típicos do Natal. Pode ser que produtos de perfumaria e cosméticos também tenham valores atrativos, se tiver interesse nesse tipo de produto faça uma pesquisa prévia para saber se vale a pena.
      Abraço.

  2. Avatar

    Oi Tony,
    Vou passar tres dias inteiros em Andorra-la-velha no fim de janeiro/2019 com marido e filhos (9 e 12 anos).
    A ideia é conhecer e brincar na neve, não pretendemos esquiar!
    Minha primeira dúvida: é verdade que não existem lojas para alugar roupas para neve (calça, casacos e sapatos)? Devo comprar tudo antes?
    Segunda: posso escolher a programação e comprar tudo lá mesmo ou preciso comprar antecipadamente algum ingresso? Pensei em ir para Naturlandia, Caldea e GrandVallira… e fazer o trenó, o tubbing e onibus pelo menos.
    Terceira: iremos de ônibus do aero de BCN para Andorra. Consigo fazer tudo com transporte publico ou taxi? Ou vc indica alguma empresa que faça transfers?
    Obrigada

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Bom dia, Ana Luisa. Brincar na neve em Andorra é uma ótima ideia! Suas dúvidas:
      1) até onde a gente saiba e foi informado por muitas pessoas do setor turístico, não existem lojas para alugar roupas para neve, não. Nem Andorra nem na Espanha. Veja onde comprar roupa esportiva e de esqui em Barcelona.
      2) compre os ingressos lá mesmo. O único ingresso que pode valer a pena reservar antecipadamente, por tratar-se da temporada alta, é o de Caldea.
      3) no texto como se locomover em Andorra explicamos como é a mobilidade no país. Sem carro, você fica bastante preso. Sempre existe a alternativa do táxi. Tudo vai depender da localização da sua hospedagem. Não podemos indicar nenhuma empresa de transporte, sendo que sempre fomos para Andorra com nosso carro.
      Abraço.

      1. Avatar

        Obrigada mais uma vez, Tony 🙂
        Vou ter que comprar as roupas em Madri então, pois irei para BCN depois de Andorra apenas.

    2. Avatar

      Oi Tony! Parabéns pelo site! Está me ajudando muito na organização da nossa ida para Espanha. Bom, temos disponível no roteiro dia 1/12/2019 até 2/12/2019 para ir à Andorra. Minha dúvida é: acaso as estações de esqui não estejam abertas, ainda assim é possível visitá-las? Brincar na neve? De qualquer forma não iríamos esquiar, só praticar alguma outra atividade na neve, acaso já estejam abertas! Não achei no site de nenhuma estação a data certa da abertura do inverno 2019/2020. Obrigada!! Abraço!

      1. Tony | PASSAPORTE BCN
        Tony | PASSAPORTE BCN

        Bom dia, Carol, seja bem-vinda ao passaporteBCN (e ao passaporteMADRI e o EspanhaTotal). Vocês contam com uma noite em Andorra, mas não sabemos qual é seu ponto de partida e qual é a continuação da sua viagem. Dependendo, o tempo disponível em Andorra vai ser mínimo, um verdadeiro passeio maraturístico. Pode ser que nem valha a pena chegar até Andorra, dependendo do seu roteiro podem existir outras estações de esqui mais próximas. Se não tiver neve, não haverá muito o que fazer nas montanhas. Nenhuma estação da Espanha (ou de Andorra) vai informar a data de abertura para a próxima temporada porque ela depende da quantidade de neve caída nas montanhas. O mais habitual é abrir por volta da metade de dezembro, mas já aconteceu de adiar esse começo da temporada até o Natal em anos com pouca neve. Vai ter que aguardar para saber! Abraço.

  3. Avatar

    Boa tarde Tony, estou com viagem marcada no final do ano e gostaria de saber se as estações de ski abrem no dia 1o de janeiro, na verdade o que poderíamos fazer no dia 1o? será que a Naturlandia, Caldea e GrandVallira estão abertas neste dia ? obrigado!

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Bom dia, Samio. Ao contrário do que acontece nas grandes cidades, o dia 1 de janeiro tudo funciona normalmente nas estações de esqui, é um dia com muitos visitantes nas montanhas, que escolhem receber o ano novo rodeados de neve. As estações devem funcionar, assim como Naturlandia e Caldea. Abraço!

  4. Avatar

    Boa tarde Tony!
    Primeiro, gostaria de parabenizá-lo pelo verdadeiro guia de Andorra que elaborou.
    Temos um bebê de 1 ano, e queríamos fazer uma visita à Andorra chegando por Toulouse.
    A minha dúvida é: para entrar nas estações de esqui, mesmo que seja para uma visita, isto é, sem esquiar, tem que pagar o mesmo tíquete? Ou há a possibilidade de entrar no complexo das pistas sem bilhete? Ou há um tíquete específico somente para visita?
    Muito obrigado!

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Prezado Lucas, seja bem-vindo ao passaporteBCN. Você não paga para entrar nas estações de esqui. Se houver neve na base das estações, já dá para brincar com ela. Agora, para subir nas partes mais elevadas das estações, que é o que os esquiadores fazem, você precisa comprar um passe, que no caso de quem não vai esquiar, é um investimento caro que não é aproveitado. Algumas estações de Andorra contam com teleféricos que levam você até pontos elevados, pode valer a pena comprar simplesmente uma passagem de ida e volta para esses teleféricos.
      Qual é a data da sua viagem?
      Abraço.

  5. Avatar

    Olá, adorei sua matéria sobre Andorra. Clara, objetiva e esclarecedora. Não identifiquei uma curiosidade q acho importante a comprar o ticket. Já q a vista é muito linda do trajeto Barcelona- Andorra, qual lado é mais indicado para apreciação da vista? Ambos lados tem vista panorâmica ou um dos lados é mais interessante que o outro ( considerar o lado como se estivesse sentado). Muito Obrigada

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Bom dia, Ale, seja bem-vindo ao passaporteBCN. Na verdade, as vistas lindas acontecem no trecho final da viagem, de qualquer um dos dois lados. Abraço.

  6. Avatar

    Olá adorei o blog de voces, Boas Dicas!!! Gostaria de saber se tem algum controle de passaporte na entrada de Andorra, já passei dos meus 3 meses na Europa e não posso passar por nenhum controle!!! Se puder ajudar agradeço!!! Abs

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Bom dia, Cristina, seja bem-vinda ao passaporteBCN. Há controle de passaporte tanto na entrada como na saída de Andorra. Na entrada, os guichês da alfândega costuma estar vazios, mas na saída a fiscalização, que é feita por amostragem, é muito rígida.

  7. Avatar

    Prezados, boa tarde. Vou a Androrra vindo de Carcassone, na França, no final de novembro/2019. Vocês têm alguma informação sobre a estrada? Serão necessárias correntes para os pneus nessa época? Pneus de neve resolvem o problema? Agradeço sua informação, abraço, Mário.

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Bom dia, Mário, seja bem-vindo ao passaporteBCN (e ao passaporteMADRI e o EspanhaTotal). Em um ano normal, a neve não seria um problema em novembro. Porém, 2019 não está sendo um ano normal e já caiu muitíssima neve nas montanhas, permitindo o começo muito adiantado da temporada de esqui. Você vai ter que acompanhar de perto a previsão do tempo e estado das estradas. Durante a semana passada foi crítico, mas deve melhorar nos próximos dias.
      Seu principal problema é que são poucas (não conhecemos nenhuma) as locadoras que forneçam os carros com, ou correntes, ou pneus de neve (aqui são chamados de “neumáticos de invierno”). Vai ter que pesquisar bastante sobre o assunto para encontrar uma locadora que ofereça o que você está procurando. Na Espanha você não é obrigado a levar correntes no carro, mas se houver neve na estrada e você não contar com correntes ou pneus de neve, a polícia pode imobilizar seu carro até que a neve seja retirada da pista. Abraço.

  8. Avatar

    Ola,
    Estou estudando seu site com carinho..rsss
    Iremos para Andorra ( 2 adultos e 2 crianças de 10 e 12 anos), e gostaria de uma dica de hotel que seja bem próximo a alguma estacão de esqui. De preferencia que tenha o ski lift já incluso.
    Pegaremos ônibus de Barcelona para Andorra e ficaremos 6 dias. A ideia e esquiar e não te que sair muito.
    O que acha? Conhece algum hotel que nos atenda?
    Obrigada e sucesso!!

  9. Avatar

    Boa noite Tony.

    Estarei em Barcelona em fevereiro, e gostaria de ir até Andorra pra conhecer uma pista de esqui como a viagem não é muito longa pensei em fazer um bate e volta. Acha que é viável? Carro ou ônibus devo usar?

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Bom dia, Jorge, não achamos que Andorra seja um bate-volta viável, você vai demorar quatro horas para chegar em uma estação de esqui, e quatro horas para voltar (não deixe que o Google engane você, uma coisa é o tempo de viagem até a fronteira de Andorra, outra coisa bem diferente é o deslocamento até uma estação). Consideramos que há melhores alternativas para quem quer conhecer a neve, veja nossas indicações no texto onde ver neve perto de Barcelona. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima