Barcelona também tem seu próprio Arc de Triomf (arco do triunfo), no estilo neo-mudéjar, caraterístico dos primórdios do modernismo, como não poderia deixar de ser. O arco, desenhado pelo arquiteto Josep Vilaseca i Casanovas, foi construído para ser porta de entrada à Exposição Universal de 1888, que teve lugar na cidade, e impressiona com seus de 30 metros de altura.
A construção do arco foi feita utilizando tijolo aparente, seguindo um estilo neo-mudéjar, bem em moda na época. O mudéjar é um estilo artístico e arquitetônico, que aparece nas obras cristãs realizadas pelos muçulmanos que permaneceram na Espanha após 1492. O estilo mostra a fusão de elementos islâmicos com outros estilos de povos cristãos, tendo o tijolo aparente não só como material de construção como também de decoração.
Ao contrário de outros arcos nos quais o espírito militar é predominante, no arco de Barcelona há maior relevância ao progresso artístico, científico e econômico, do que a comemoração de vitórias militares. O arco simbolizava a porta de entrada de Barcelona à modernidade. Por essa razão, nos quatro frisos do arco são representadas cenas da vida cívil.
No arco, o escudo de armas de Barcelona destaca-se sobre os escudos das 49 províncias espanholas.
Como chegar
O Arc de Triomf encontra-se entre o começo do Passeig de Sant Joan e o Passeig Lluís Companys, no distrito do Sant Pere, Santa Caterina i La Ribera. Veja aqui a localização no mapa. A estação de metrô mais próxima é a Arc de Triomf na linha 1 (vermelha).
Dicas do passaporte BCN
Passar pelo Arc de Triomf e caminhar pelo Passeig Lluís Companys, em direção ao Parc de la Ciutadella, desperta uma sensação impressionante do que deve ter representado, em 1888, durante a Exposição Universal. Não deixe de apreciar todos os detalhes e o trabalho em ferro que sustenta a iluminação de todo o passeio até o Parc de la Ciutadella.
Adorando os artigos, gostei especialmente este. Imagens maravilhosas! É tão bom saber de coisas diferentes, além do circuito tipicamente turístico. Parabéns! bjs
Muito obrigado, Andrea, que bom que você gostou! No caso de Barcelona é preciso cobrir o circuito turístico, mas nossa intenção é ir além para aqueles que procuram lugares e experiências diferentes. Abs!
Estilo modernista??? Oi???
Temos como premissa básica atender a todos nossos leitores com atenção e respeito, afinal chegaram até aqui, se deram ao trabalho de ler atentamente nossos textos e, algumas vezes, até se empenham em dar seu feedback e/ou observações, fato que nos deixa muito felizes, ajudando no aperfeiçoamento do site e do nosso trabalho.
Como não entendemos muito bem seu comentário, gostaríamos que pudesse esclarecer um pouco melhor e citar suas fontes de informação. De posse dessas informações, entraremos em contato com a Ruta del Modernisme e a Ruta Europea del Modernismo para que tomem as devidas providências para a exclusão do monumento de seus roteiros.
Enquanto isso, o Arc de Triomf de Barcelona permanecerá na nossa lista de monumentos modernistas. Obrigado.
Oi Tony, tudo bem?
Será que vc sabe e pode me indicar um lugar para almoçar nesta redondeza? No dia eu vou ao Arco e tb no Parc de la Ciutadella .
Só se souber ok? Obrigada desde já.
Jaque
Jaque, ao longo do Passeig del Born você vai encontrar inúmeros bares e restaurantes. Caso interessar, na versão dos roteiros que publicamos no nosso Barcelona em 15 roteiros aparecem dicas de comidas ao longo dos roteiros. Abraço.
Tony, sempre quis saber: Porque os sobrenomes em Barcelona recebem um acréscimo, por exemplo: “Tony i Floreta”? É um título semelhante ao “Sir” na Grã-Bretanha?
Lucas, na verdade não existe nenhum acréscimo e não tem nada a ver com o “sir” britânico, que é um título honorário. Em catalão, é tradicional separar os sobrenomes materno e paterno com a letra “i” (uma tradição, aliás, com orígens castelhanas). Para citar dois exemplos ilustres, de conhecidos arquitetos modernistas, no caso de Josep Puig i Cadafalch e Lluìs Domènech i Montaner o “i” está simplesmente separando os sobrenomes. Abraço.
Obrigado pelo esclarecimento!
Oi, Tony,
Obrigada pelo blog que me ajudou muito a montar meu roteiro pela Espanha.
Eu estarei hospedada nessa região do Arco do Triunfo. Vc acha perigoso de andar por essa região à noite?
Estarei vindo de Zaragoza e vi que existe um trem por 7 euros mas que chega a Barcelona às 22:46 (Barcelona-Sants). Meu hostel fica a 2 quadras da estação de metrô ou de trem do Arco do Triunfo.
Eu perguntei ao hostel e me responderam que é tranquilo. O que vc acha?
Obrigada!
Bom dia, Livia, tomando cuidado e sabendo onde que você está indo, é tranquilo. Abraço.
Muito obrigada! ☺️