Menu

Arc de Triomf

Arc del Triomf, Barcelona

Barcelona também tem seu próprio Arc de Triomf (arco do triunfo), no estilo neo-mudéjar, caraterístico dos primórdios do modernismo, como não poderia deixar de ser. O arco, desenhado pelo arquiteto Josep Vilaseca i Casanovas, foi construído para ser porta de entrada à Exposição Universal de 1888, que teve lugar na cidade, e impressiona com seus de 30 metros de altura.

Arc del Triomf, Barcelona

A construção do arco foi feita utilizando tijolo aparente, seguindo um estilo neo-mudéjar, bem em moda na época. O mudéjar é um estilo artístico e arquitetônico, que aparece nas obras cristãs realizadas pelos muçulmanos que permaneceram na Espanha após 1492. O estilo mostra a fusão de elementos islâmicos com outros estilos de povos cristãos, tendo o tijolo aparente não só como material de construção como também de decoração.

Arc del Triomf, Barcelona

Ao contrário de outros arcos nos quais o espírito militar é predominante, no arco de Barcelona há maior relevância ao progresso artístico, científico e econômico, do que a comemoração de vitórias militares. O arco simbolizava a porta de entrada de Barcelona à modernidade. Por essa razão, nos quatro frisos do arco são representadas cenas da vida cívil.

Arc del Triomf, Barcelona

No arco, o escudo de armas de Barcelona destaca-se sobre os escudos das 49 províncias espanholas.

Arc del Triomf, Barcelona
Arc del Triomf, Barcelona

Como chegar

O Arc de Triomf encontra-se entre o começo do Passeig de Sant Joan e o Passeig Lluís Companys, no distrito do Sant Pere, Santa Caterina i La Ribera. Veja aqui a localização no mapa. A estação de metrô mais próxima é a Arc de Triomf na linha 1 (vermelha).

Dicas do passaporte BCN

Arc del Triomf, Barcelona

Passar pelo Arc de Triomf e caminhar pelo Passeig Lluís Companys, em direção ao Parc de la Ciutadella, desperta uma sensação impressionante do que deve ter representado, em 1888, durante a Exposição Universal. Não deixe de apreciar todos os detalhes e o trabalho em ferro que sustenta a iluminação de todo o passeio até o Parc de la Ciutadella.

9 comentários em “Arc de Triomf”

    1. Tony

      Muito obrigado, Andrea, que bom que você gostou! No caso de Barcelona é preciso cobrir o circuito turístico, mas nossa intenção é ir além para aqueles que procuram lugares e experiências diferentes. Abs!

    1. Tony

      Temos como premissa básica atender a todos nossos leitores com atenção e respeito, afinal chegaram até aqui, se deram ao trabalho de ler atentamente nossos textos e, algumas vezes, até se empenham em dar seu feedback e/ou observações, fato que nos deixa muito felizes, ajudando no aperfeiçoamento do site e do nosso trabalho.
      Como não entendemos muito bem seu comentário, gostaríamos que pudesse esclarecer um pouco melhor e citar suas fontes de informação. De posse dessas informações, entraremos em contato com a Ruta del Modernisme e a Ruta Europea del Modernismo para que tomem as devidas providências para a exclusão do monumento de seus roteiros.
      Enquanto isso, o Arc de Triomf de Barcelona permanecerá na nossa lista de monumentos modernistas. Obrigado.

  1. Avatar

    Oi Tony, tudo bem?
    Será que vc sabe e pode me indicar um lugar para almoçar nesta redondeza? No dia eu vou ao Arco e tb no Parc de la Ciutadella .

    Só se souber ok? Obrigada desde já.

    Jaque

  2. Avatar

    Tony, sempre quis saber: Porque os sobrenomes em Barcelona recebem um acréscimo, por exemplo: “Tony i Floreta”? É um título semelhante ao “Sir” na Grã-Bretanha?

    1. Tony

      Lucas, na verdade não existe nenhum acréscimo e não tem nada a ver com o “sir” britânico, que é um título honorário. Em catalão, é tradicional separar os sobrenomes materno e paterno com a letra “i” (uma tradição, aliás, com orígens castelhanas). Para citar dois exemplos ilustres, de conhecidos arquitetos modernistas, no caso de Josep Puig i Cadafalch e Lluìs Domènech i Montaner o “i” está simplesmente separando os sobrenomes. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima