as “rebajas”

rebajas

As rebajas (rebaixes em catalão) são o momento mais esperado pelos consumidores na Espanha. É quando as lojas sacam seus estoques a preços reduzidos e os consumidores têm as maiores e melhores chances de garimpar ótimas pechinchas.

rebajas

“Rebajas” de inverno e de verão

Há dois períodos de rebajas durante o ano:

  • as rebajas de enero (ou rebajas de invierno). Começam depois do dia 1 de janeiro e se extendem até o final do mês de fevereiro. Recentemente estamos vendo cartazes nas lojas, anunciando as rebajas, logo depois do Natal, rompendo com o calendário oficial das rebajas.
  • as rebajas de julho (ou rebajas de verano). Começam depois do dia 1 de julho e se extendem até o final de agosto.

A data oficial das rebajas costumava ser determinada pelo governo de cada região. Hoje cada comerciante é livre de escolher a data. Mas a maioria acompanha o calendário tradicional para evitar confundir os consumidores.

rebajas

Durante as rebajas, os descontos podem variar de 20% até o 90%, dependendo do produto e da loja. Em geral, os descontos são menores logo no início das rebajas, quando ainda é possível encontrar grande variedade de numerações e os itens mais cobiçados começam a sumir das prateleiras. É possível encontrar muita gente nas lojas, inclusive com longas filas para os provadores ou para pagar.

rebajas

Já no final das rebajas estão os melhores descontos, em geral para produtos menos interessantes ou com numerações mais limitadas. Por isso, comprar logo no começo das rebajas pode ser bom, principalmente se você já tem algum produto em mente; deixar para o final também pode ser uma boa para quem quer comprar algo pelo melhor preço.

rebajas
rebajas

O periodo final das rebajas é conhecido como segundas rebajas ou até terceras rebajas, sinalizando o número de vezes que os preços podem ser reduzidos.

Não esqueça do passaporte

Vale lembrar que, para pagamento com cartão de crédito nas lojas da Espanha, pode ser necessária a apresentação de documento de identificação. No caso dos brasileiros será preciso apresentar o passaporte original, não adianta apresentar uma cópia, pois já vimos não serem aceitas. Lembre-se também que as lojas espanholas não parcelam as compras no cartão de crédito. Finalmente, leia nosso texto moeda e câmbio, onde relatamos vários problemas na utilização do VISA Travel Money na Espanha.

a devolução do IVA continua valendo!

Durante o periodo das rebajas continua sendo possível solicitar a devolução do IVA, sempre que o estabelecimento participe do programa Tax Free. Na Espanha, existe a possibilidade de devolução de parte do IVA (impuesto sobre el valor añadido, saiba mais aqui) pago pelos turistas na compra de produtos que não ficarão no território espanhol. Essa tramitação é conhecida como Tax Free. Leia mais detalhes aqui.

30 comentários em “as “rebajas””

  1. Estive lá no início de novembro/2013. Pelo menos atualmente ,se o cartão de crédito for com chip e senha, os vendedores não pedem para ver o passaporte ( ou cópia dele). Fiz compras sem pedir o tax free, portanto não sei informar sobre o procedimento nestes casos.

    Responder
    • João Luis, tem lugar que está pedindo identificação na hora do pagamento com cartão com chip e senha, tem lugar que não. Legalmente não é obrigatório mostrar, mas como o comércio é responsável em caso de clonagem de cartão ou qualquer outra fraude, muitos pedem para o cliente se identificar. Eu acho legal, se todo mundo fizesse desse jeito seria bem mais difícil usar um cartão roubado ou clonado. A conclusão é, melhor carregar documentação caso você quiser comprar alguma coisa, pois pode acontecer de pedirem uma identificação. Obrigado, mais uma vez, por compartilhar sua experiência.

      Responder
  2. Ok , Tony. Realmente a minha experiência de compra é restrita não deve ser generalizada. De qualquer modo este é um item muito importante, já que ter de andar com o passaporte, em vez de deixá-lo guardado em segurança no cofre do hotel, acarreta riscos. Não estou fazendo recomendações de conduta para futuros visitantes de Barcelona, mas, depois do que eu vivenciei lá nos primeiros 02 dias, passei a circular só com uma cópia do passaporte. Abraço

    Responder
    • Deixar o passaporte no cofre do hotel é sem dúvida uma ótima ideia. Se as compras não fossem prioridade, então não pegue o passaporte. Minha cunhada não conseguiu fazer uma compra na Espanha com cartão de crédito com chip porque não estava com o passaporte (não aceitaram seu RG). Mas já ficou estabelecido que as normas variam de uma loja para outra. Obrigado por todas suas contribuições!

      Responder
  3. Olá Tony, tudo bem?
    Estou aqui em Barcelona e hoje comprei umas roupas de bebê em uma loja lá em Passeig de Gracia. Paguei com cartão de crédito e não pediram mais nada. Mas acho que depende da loja, não é?

    Abraços

    Responder
    • Olá Thiago. Sim, depende muito da loja e da pessoa. Mas via de regra, é solicitada identificação. Esperamos que você esteja aproveitando muito seus passeios! Abs.

      Responder
  4. Estou morando há 3 meses em barcelona e jamais me pediram documento de identificação. Como meu cartão de crédito (brasileiro) é de senha, não pedem por isso, como é a maioria dos cartões no brasil hoje.

    Devem ter o costume de pedir só em caso o cartão não peça senha seria bom atualizar o post pra não assustar o pessoal.

    Responder
    • Prezado Pedro, modificamos o texto para refletir a realidade de que nem sempre é solicitado documento de identificação. Isso vai depender da política de cada estabelecimento comercial. Agora há pouco, fomos em uma loja e a atendente informou que era política da empresa solicitar sempre identificação, independente do tipo de cartão usado para o pagamento. Por isso, preferimos recomendar levar o passaporte para evitar a frustração de não poder realizar uma compra, como já aconteceu com um familiar nosso que tentou pagar com cartão de crédito com chip e apresentar uma cópia do passaporte, que não foi aceita. Abraço.

      Responder
      • Como andar com o passaporte eu particularmente acho arriscado, mostrar a identidade brasileira costuma ser aceito também. Algumas lojas que comprei nos últimos meses e não pediram identificação para pagamento: Corte Inglés (e grupo), Zara (e grupo inditex), H&M, Apple Store, postos de gasolina, Bon Preu, Lidl, restaurantes. Das vezes que precisei me identificar aqui por alguma razão, a carteira de identidade do Brasil resolveu bem, melhor que se arriscar a andar (e peder) o passaporte pela rua.

    • Prezado Antonio, o iPhone vendido em Barcelona está desbloqueado para uso no Brasil, mas por favor, confirme na hora de realizar a compra. Pode comprar em muitos lugares como as lojas de El Corte Inglés ou a FNAC. Mas como o preço é tabelado, onde você vai achar maior variedade (e especialistas que vão poder tirar todas suas dúvidas) é na própria Apple Store. Há uma na esquina da Plaça Catalunya com o Passeig de Gràcia, no coração de Barcelona. Veja sua localização no mapa aqui. Para poder solicitar a devolução do IVA, você terá que pagar sua compra em dinheiro ou com um cartão de crédito (pagando em dinheiro você evita surpresas com o câmbio e o maior valor de IOF). Abraço.

      Responder
  5. Boa noite. Estive ano passado em Madri e usei cartão pré-pago em compras. Nunca me pediram passaporte. Comprei principalmente em grandes lojas de departamentos (FNAC e Lefties, por exemplo) e em diversos supermercados (Carrefour, Eroski, Dia). Obrigado e um abraço.

    Responder
    • Obrigado, Enaldo. Acabamos de voltar de Madri e presenciamos, várias vezes, como os caixas solicitavam algum tipo de identificação de quem estava fazendo compras com cartão de crédito. Na verdade, nem a FNAC (uma livraria com diversas seções especializadas em informática, música e fotografia) nem Lefties (outlet de roupa do grupo Inditex) podem ser descritos como lojas de departamentos, uma categoria onde hoje na Espanha somente restou El Corte Inglés (antes também havia outras como Galerias Preciados ou SEPU). Antes comprávamos regularmente no Eroski onde sempre era solicitada alguma forma de identificação, quando pagávamos com cartão de crédito. Pode ser que a identificação não tenha sido pedida no seu caso por estar usando um cartão pré-pago. De qualquer jeito, é um pouco como a situação de quem passa pela imigração na chegada na Espanha e não tem que mostrar qualquer documento ou comprovante além do passaporte. Como editores responsáveis, devemos informar aos leitores sobre a existência de uma exogência de identificação que não é comum no Brasil. Se eventualmente não for solicitado nenhum tipo de identificação, mais fácil para o comprador. Mas preferimos que a pessoa saia com o passaporte e não precise utilizá-lo, do que acabar perdendo uma compra por não estar com o passaporte. Voltando à comparação com o controle de imigração, nunca orientaremos que as pessoas se apresentem na imigração sem todos os documentos que podem eventualmente ser exigidos pela autoridade, mesmo sabendo que em certas ocasiões nada vai ser solicitado. Abraço.

      Responder
  6. Boa noite Tony, irei para a Europa em Janeiro e devo voltar lá pelo meio de fevereiro, mesmo eu fazendo compras no meu cartão de crédito em lojas diferentes posso pedir o IVA?

    Responder
  7. Bom dia. Parabéns pelo seu site, está sendo de grande ajuda para minha viagem à Barcelona! Uma dúvida, vou chegar em BCN dia 26/09 e saio dia 02/10, será que ainda terá lojas com as “rebajas”? Agradeço!

    Responder
  8. Tony, bom dia!

    Desculpe utilizar este espaço para lhe solicitar ajuda, não soube como faze-lo de outra forma. Eu e minha esposa estamos indo à Europa e passaremos por Barcelona. Ela deseja muito comprar abanicos (aqui no Brasil chama-se leque) originais em madeira. Você poderia nos orientar onde comprar este produto aí?
    Parabéns pelo seu site, ESPETACULAR!

    Muito obrigado.

    Responder
    • Bom dia, Roque. Você pode deixar suas consultas sobre compras no texto compras, mas vamos responder sua consulta aqui. Você vai encontrar zilhões de lojas vendendo abanicos, mas são reproduções chinesas de qualidade mais do que duvidosa. Desconfie de valores baixos. Entre as lojas vendendo abanicos artesanais de qualidade, estão a Ítaca (no Carrer de Ferran, 26, no Bairro Gótico) e a Abanicos Ymbert (na rua Sant Pere Més Alt, 31, muito próxima do Palau de la Música Catalana). São dois endereços muito centrais. Abraço.

      Responder
  9. Bom dia Tony:

    Irei com uma amiga em setembro para aí e ficarei 8 dias no hotel Barcelona 226 Exclusive Rooms, que foi o de maior custo beneficio e boa localização. Espero que tenha acertado. Entretanto (ainda estou estudando seu site) gostaria de saber qual valor aproximado devo preparar para custos diários, de passeios, tours, comidinhas, museus (sem compras é claro), pois não achei este item.
    Também viajo com dois passaportes (brasileiro e italiano) e pergunto se preciso de algum visto para o brasileiro.

    Grata e estou apreciando muito o site! Abraços

    Responder
    • Prezada Suzana, seja bem-vinda ao passaporte BCN! Para podermos ajudar você, vamos pedir a gentileza de deixar suas consultas em textos relacionados com o assunto delas. No presente texto respondemos consultas sobre as “rebajas” em Barcelona.
      – contamos com uma consultoria gratuita de hospedagem onde podemos informar sobre sua escolha de hotel.
      – sobre dinheiro, veja o texto quanto vou gastar em Barcelona? e também todos os textos do menu dinheiro.
      – sobre documentação, veja o texto imigração e vistos.
      Abraço!

      Responder
  10. Olá Tony
    Estou indo com a família em fevereiro para Barcelona e Madri
    Uma coisa que gosto de fazer nas viagens e ir no supermercado
    Alguma dica sobre isso
    Desde já grato e parabéns pelo site

    Responder
  11. Olá, Tony! Estive em Tarragona em 2013/14 passei 2 meses e amei. Agora estou aposentada e gostaria de morar lá. Quais os passos que eu deveria seguir? Se vc puder me orientar, gradeço desde já.

    Responder
    • Bom dia, Eleonice, por gentileza, escolha para deixar suas consultas textos relacionados com o assunto delas… aqui falamos sobre as “rebajas”. Lembrando que o escopo do site são as viagens turísticas à Catalunha. Obrigado!

      Responder

Deixe um comentário