A Basílica de la Mare de Déu de la Mercè, ou simplesmente Basílica de la Mercè, é uma das igrejas mais importantes de Barcelona. Sua importância não está em seu valor artístico, mas pela devoção a la Mercè, consagrada como padroeira de Barcelona.
Conta a lenda que, em 1637, a virgem livrou Barcelona de uma praga de gafanhotos. Em agradecimento, o conselho de governo da cidade nomeou a virgem de la Mercè como padroeira de Barcelona.
A igreja, em estilo barroco, foi construída entre 1765 e 1775, sobre uma antiga igreja medieval, que já havia sido ampliada nos séculos XIV e XV, em estilo gótico. No interior, destacam-se a monumentalidade e a decoração no estilo rococó.
Dentro da basílica está uma valiosa imagem gótica da Mare de Déu de la Mercè.
Visitas
A Basílica abre de segunda a sexta, de 10:00h a 13:00h e de 18:00h a 20:00h. Nos feriados abre de 10:00h a 13:45h e de 18:30h a 19:45h. O horário de misas na basílica pode ser consultado aqui.
O Ajuntament (prefeitura) de Barcelona disponibiliza uma visita virtual à Basílica aqui.
Como chegar
A basílica está no Carrer de la Mercè, 1, na parte do Barri Gòtic mais próxima do mar. Veja aqui a localização no mapa. As estações de metrô mais próximas são a Jaume I e a Barceloneta na linha 4 (amarela) e a Drassanes na linha 3 (verde).
Dica do passaporteBCN
Visite a basílica no seu passeio entre o Barri Gòtic e o Port Vell.